Pular para o conteúdo principal

Anglicana vira piada ao aceitar bispos gays, mas celibatários

por Alan Cowel para Herald Tribune

 Imprensa discute se ser cristão na
 Inglaterra se tornou ridículo
É ridículo ser um cristão na Inglaterra? Ou, dito de outra forma, será que os anglicanos são cada vez mais objeto de ridículo na terra que consagrou sua denominação como a igreja estatal séculos atrás?

A resposta para a primeira pergunta diz respeito principalmente à fé, ou à religião em que se foi criado, ou talvez ao eterno anseio de decifrar a miríade de enigmas da vida. Mas a segunda é praticamente uma declaração da verdade uma vez que os líderes da igreja nas últimas semanas estiveram envolvidos em contorções doutrinárias sobre gênero e sexualidade, provocando indignação, zombaria e divisão.

A primeira decisão aconteceu em dezembro quando a Igreja da Inglaterra aprovou – com pouca margem e contra o julgamento de seus sacerdotes e bispos – a rejeição da ideia de as mulheres aderirem ao episcopado, apesar de o governador supremo titular da igreja ser uma mulher: a rainha Elizabeth 2ª.

Em janeiro, os próprios bispos deram continuidade a uma decisão que marca uma época admitindo abertamente bispos gays em parcerias civis em sua organização, desde que, ao contrário dos bispos heterossexuais, eles permanecem celibatários.

"Eles podem viver uns com os outros e partilhar as tarefas domésticas e passar a noite juntos jogando Scrabble ou assistindo à caixa de DVDs 'O Vigário de Dibley,''", escreveu o The Sunday Times de Londres, referindo-se a uma série de televisão sobre uma mulher vigário. ''Mas em nenhum momento eles podem levantar e fazer qualquer ato libidinoso."

"É inevitável se perguntar como isso pode funcionar", imaginou a colunista Barbara Ellen no The Observer, listando uma série irreverente de medidas para fazer cumprir o celibato episcopal. "Verificar manchas nos lençóis eclesiásticos?''

Giles Fraser, um padre do sul de Londres, foi tão longe a ponto de perguntar se "padres ou bispos gays ativos têm a responsabilidade moral de dizer a verdade" sobre sua sexualidade. ''Na verdade, acho que não'', ele escreveu no The Guardian. ''Eu iria mais longe: nesta situação, eles têm a responsabilidade moral de mentir."

Isso pareceu aprofundar o enigma.

Quando um padre diz para as pessoas mentirem, você sabe que há algo errado, escreveu Jake Wallis Simons, romancista e jornalista, no The Daily Telegraph. "Se o Sr. Fraser realmente quer lutar pelos direitos dos homossexuais, ele deveria parar de hesitar e incentivar outros a fazerem o mesmo."

Esses debates não se limitam à Igreja da Inglaterra. Na verdade, devido aos escândalos de abuso sexual que incomodaram a Igreja Católica Romana em particular, não é de surpreender que a visão de fora seja, como observou uma emissora de rádio, de que a igreja é "obcecada por sexo".

A igreja tampouco está completamente sozinho na preocupação com o casamento entre pessoas de mesmo sexo, que tem alimentado debates políticos acalorados e não resolvidos na França e na Grã-Bretanha. No mês passado, o governo do primeiro-ministro David Cameron criou uma fórmula para permitir as uniões entre pessoas do mesmo sexo que pareceu tão complicada quanto a doutrina da Igreja da Inglaterra para os bispos gays.

O governo disse que o casamento entre parceiros do mesmo sexo seria legalizado, mas nenhuma igreja seria obrigada a executar missas de casamento.

Além disso, a Igreja da Inglaterra e a Igreja do País de Gales permaneceriam isentas da legislação proposta, aprofundando a impressão de que a discussão está tão dividida por exceções discriminatórias – entre denominações, entre homens e mulheres, entre homossexuais e heterossexuais – a ponto de ser digna da ridicularização dos colunistas.

Algumas vezes escrevi sobre uma pequena igreja anglicana no norte de Londres que frequento vez ou outra. Nas últimas semanas, as missas e sermões têm variado ao longo da gama sazonal das festas cristãs – Advento, Natal, Epifania. Houve apresentações de coral e peças da Natividade para as crianças, avisos paroquiais sobre arranjos de flores, limpeza da igreja e doações de caridade, e até mesmo um batismo.

Nas missas a que compareci, talvez como o personagem de televisão Basil Fawlty evitando discutir a 2ª Guerra Mundial, ninguém mencionou sexo. Enquanto o sectarismo estimulava derramamento de sangue e o caos no Paquistão e na Irlanda do Norte, essas orações pareciam muito mais recatadas.

Esse contraste entre a modéstia dos fiéis e as questões de gênero e sexualidade que absorvem os líderes da igreja parecem sublinhar a sensação de que a elite anglicana e os fiéis comuns, assim como os Magos bíblicos após a visita ao menino Jesus, foram embora por caminhos diferentes.



Pode-se argumentar que os próprios fiéis estão numa espécie de negação, recitando suas orações por repetição em busca de redenção e afastando-se de temas inspirados pela sociedade em mudança da Inglaterra. Mas ninguém deve negar as estatísticas reveladas no mês passado pelo censo de 2011 para a Inglaterra e País de Gales.

Embora o cristianismo tenha permanecido a religião dominante, a porcentagem da população de 56 milhões que se autodenomina cristã caiu para 59,3% em relação a 71,7% há mais de uma década, enquanto as outras religiões, especialmente o Islã, cresceram. E a proporção de pessoas que não professam nenhuma crença religiosa aumentou de 14,8% para 25,1%.

Milhões de pessoas, em outras palavras, desistiram do cristianismo e abraçaram o ateísmo ou o agnosticismo – certamente uma tendência mais ameaçadora do que o gênero ou a sexualidade de cada um.

Anglicano apoia união gay e diz que Davi gostava de Jônatas
agosto de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Isto é impossível um gay celibario? só foi motivo de sarros, porque o cerne do movimento gay é o sexo, e uma vez que o gay aceite o celibato, é um passo para deixar de ser gay e isto eles n aceitam de jeito algum, por isto foi noticiado com gozação
Anônimo disse…
Falar merda qualquer um fala, quero ver provar.
Anônimo disse…
A questão não é essa. Qual o sentido de um par de bispos gays e celibatários? Os bispos anglicanos casados podem se deitar com suas esposas, mas se não fossem o fazer, qual seria a razão de se fazer um casamento? Se os bispos gays vão se "casar" apenas para ter uma companhia, então para que um "casamento"? Seria equivalente a uma dupla de amigos do mesmo sexo que divide um lar e se ajuda mutuamente. Essa proposta é totalmente sem sentido.
Anônimo disse…
Anônimo seu comentário não tem o menor fundamento. Se deixar de fazer sexo é um passo pra deixar de ser gay? Não tem como deixar de ser gay e a gozação não foi por isso.
Anônimo disse…
Anônimo19 de janeiro de 2013 16:53

Não falar nem merda nenhuma, e ainda querer prova do que vc sabe que verdade.

Anônimo disse…
Até agora nenhuma novidade. Quando que religião qualquer que seja teve alguma coerencia.
Agora se o sujeito la em cima quisesse saber da verdade, não estaria aqui vomitando sua ira, estaria fazendo uma pesquisa com isenção, pondo em cheque suas crenças, confrontando paradigmas. Mas crente não quer isso, quer ser enganado sempre.
Anônimo disse…
Igrejas Inclusivas no Brasil: mais poluição de mentes! Gays sem auto-estima e pastores mercenários!
Fernando disse…
Anglicana é Igreja ?
"Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este. Jeremias 7:4.

Anglicana é igreja ?
"E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 1 Coríntios 12:28

Anglicana é Igreja ?
"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16"



Deus não é Deus de confusão.
"Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. 1 Coríntios 14:33"
Sergio disse…
Tolos sao os gays que se sujeitam a isso.
Juliano Correa disse…
Eu estava lendo anglicana e, por bobeira, com a católica na cabeça... então para mim parecia haver coerência interna, pois qualquer padre católico deve fazer voto de celibato, seja ele gay ou hétero. Ia até defender a postura da igreja, mas né? Na anglicana os padres héteros se casam e transam com suas esposas e nenhum deles é estimulado a jogar scrabble... aí acabou toda a coerência interna da questão e a incoerência homofóbica mostrou sua cara. Pela infinitésima vez.
Angelo Costa disse…
Anônimo das 13:35, diga-me. você é boçal, homofóbico, imbecil...ou os três? Tipo, quando você souber O MÍNIMO sobre homossexualidade e homoafetividade, você vem falar alguma coisa, porque, por enquanto, o sr./sra só falou é muita merda. Quem sabe, pesquisando um pouquinho, vossa senhoria não passa de "sou boçal e tô falando merda" para "estou tentando evoluir"? :)
Angelo Costa disse…
Anônimo das 13:35, você é boçal, homofóbico, troll...ou os três? Quando você souber O MÍNIMO sobre homossexualidade e homoafetividade, o sr./sra. vem falar alguma coisa, porque, por enquanto, ta falando merda. Quem sabe, pesquisando um pouquinho - adquirindo conhecimento, sabe - vossa senhoria não passa de "sou boçal e falo muita merda" para "estou tentando evoluir!"? :)

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová