Dawkins fez ‘favor’ ao escrever sobre Deus, diz pastor


pastor David Robertson
Robertson faz ironia que
soa como ressentimento 
O pastor David Robertson (foto), da Igreja Livre da Escócia, surpreendeu ao falar em uma feira de livros na Ilha de Lewis que o cientista e militante ateu Richard Dawkins fez um “favor” às igrejas ao escrever um best-seller abordando Deus e a Bíblia, o “Deus — um Delírio” (Cia das Letras, 528 págs., R$ 60).

“O livro abriu uma discussão que muitas pessoas achavam que tinha acabado”, disse. Antes do livro, segundo ele, “milhões de pessoas nunca tinham pensado seriamente sobre Deus e a Bíblia.”

O (pseudo) elogio a Dawkins serviu ao pastor de introito para uma piadinha que ouviu de um comediante. Ele disse que Marcus Brigstocke, em um show, contou que era ateu e que se tornou agnóstico depois que leu o livro de Dawkins. “Eu não quero lê-lo novamente para não correr o risco de se transformar em um cristão”, teria dito o comediante.

Deus, um delírio, de Richard Dawkins
Livro tirou muita gente
do armário ateísta
Dawkins sempre reconheceu que “Deus — um delírio” foi escrito para estimular ateus a saírem do armário. Quanto a isso, o próprio Robertson admitiu que o livro tem alcançado em parte o seu objetivo.

O livro foi lançado há seis anos, e, de lá para cá, coincidência ou não, muita gente saiu do armário ateísta, impulsionando o fenômeno da secularização, principalmente na Europa, o que inclui a Escócia, pais do pastor.

Há ateus que também criticam “Deus — um delírio” por ser, no entendimento deles, um livro excessivamente panfletário. São críticas muito mais consistentes do que a do pastor piadista.

Com informação do Christian Today.

Dawkins mostra na TV como a razão pode substituir a religião
outubro de 2012

Dawkins   Ateísmo



Comentários

  1. Voltaire, Galilei, Bruno, Ingersoll, Paine e tantos outros tambem foram " demonizados" pela critica religiosa…Nao adiantou - a ciencia progride todos os dias e as religioes insistem em continuar com seus dogmas criados ha mais de 2000 anos, quando asseguravam que a terra era plana, era o centro do universo, as doencas eram castigos de deus, os cataclismos geograficos e do tempo eram mandados por deus etc, etc. O livro de Hawkins (a exemplo de Hitchens) realmente arrasa as religioes, de maneira logica, usando a ciencia e nunca a feh, tao ao gosto dos alucinados religiosos.

    ResponderExcluir
  2. Um exemplo típico de conceitos que amiúde intimidam os leigos é a seguinte asserção feita por Richard Dawkins: “A teoria de Darwin goza agora do apoio de toda a evidência relevante disponível, e sua verdade não merece dúvidas da parte de qualquer biólogo moderno sério.”

    New Scientist, “A Necessidade do Darwinismo”, de Richard Dawkins, 15 de abril de 1982, p. 130.


    Mas, é este realmente o caso? De jeito nenhum. Um pouco de pesquisa revelará que muitos cientistas, incluindo ‘biólogos modernos sérios’, não só duvidam da evolução, mas não crêem nela.

    Impact (Impacto), setembro de 1981, p. ii.

    Crêem que a evidência a favor da criação é muito, muito mais forte mesmo. Assim, declarações taxativas, como esta feita por Dawkins, incidem em erro. Mas, são bem típicas das tentativas de enterrar a oposição sob tal linguagem. Notando isto, um observador escreveu na revista New Scientist (Novo Cientista): “Será que Richard Dawkins tem tão pouca fé na evidência a favor da evolução que precisa recorrer a indiscriminadas generalizações a fim de rejeitar os oponentes das suas crenças?”

    New Scientist, “Cartas”, 13 de maio de 1982, p. 450.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita Manguaça, Meliantes com Mestrado...

      Excluir
    2. Não dê comida aos trolls, deixe-os passar fome e frio.

      Excluir
    3. E lá vamos nós de novo....7 de novembro de 2012 20:25

      RacioSímio:

      1. A evolução não é consenso científico.
      2. É preciso ter para acreditar na evolução.
      3. Logo, Deus existe e o cristianismo é verdadeiro.

      (Talvez um 2.1) Apesar de o Universo ter 13,7 bilhões de anos e a Terra 4,5 bilhões, Deus esperou esses bilhões de anos, que para Ele são como alguns dias, e criou todo o Universo, com bilhões de galáxias (cada uma contendo bilhões de estrelas) do modo como consta no Gênesis, sem evolução - ou seja, durante quase 4,5 bilhões de anos a Terra não tinha vida, e Deus magicamente criou-a há menos de 10 mil anos -, e logo depois enviou seu Filho à Terra, especificamente à Galileia, um pedacinho insignificante do Império Romano - depois de bilhões de anos - ao nosso planeta, considerando as outras bilhões de galáxias e sextilhões de estrelas no Universo. Mas os caminhos de Deus são misteriosos...

      Excluir
    4. Cara na boa, xiu...
      Evolucionismo é científico, na biblia está escrito que Deus criou tudo como é, não há nada sobre evolucionismo, e vc é ridículo, dono da verdade, a pior coisa é querer distorcer a realidade para incorporar ideias e ter domínio sobre elas assim como as religiões o fazem.
      Razão e fé não caminham juntos, só não é isso se você pensar como filósofos de 300 a.C.
      Acho que o capeta enterrou uns ossos estranhos pra nos enganar né!!!

      Excluir
    5. "Evidencias a favor da criação"??? Quais seriam? Luz que surge sem uma fonte? Acharam uma serpente tagarela? Religião e' um delírio, mesmo. Faz as pessoas como esse troll perderem o senso do ridículo.

      Excluir
    6. A EVOLUÇÃO é um fato, queira você ou não, um fato não depende de você acreditar ou não.

      ps. não existe deuses ou mágicos na evolução.

      Excluir
    7. Caramba quanta bobagem com artigos duvidosos do seculo passado. Até parece coisa de testemunha de Jeová. Opa! É testemunha de Jeová.
      Conta agora a estória dos 7000 anos para cada dia criativo que levaram as testemunhas de Jeová a esperar o Armagedom novamente em 1972. Depois conta a última piada do significado de "geração".

      Excluir
    8. Correção: 1975. Embora tenham tido "CERTEZA" de outras datas como 1875 para a "presença" de Cristo", 1799 para começo dos últimos dias, 1914 para o armagedom,assim como 1915, 16, 17, 18, 20, 25 depois um reboot nas datas e 1914 virou "presença" de Cristo reinando no céu e começo dos "últimos dias", 1919 a religião foi investiganda da por Jeová (ha ha ha) e aprovada como unica verdadeira e muito mais bla bla bla.
      Tudo isso escrito como sendo uma verdade incontestável.

      Com certeza é a Teoria Cientifica da Evolução Biológica que está errada. não sendo digna de confiança.

      Excluir
    9. O cara usa textos de 19xx pra criticar coisa atual, Dawkins disse que atualmente e não 30 anos atrás...

      Excluir
    10. Outra obra de Dawkins que agora pode ir para o lixo é o livro "O Gene Egoísta".

      As hipóteses abordadas lá podem ser completamente descartadas com base em pesquisas científicas atuais.

      Veja o link abaixo:

      http://pos-darwinista.blogspot.com.br/2012/09/o-gene-egoista-ja-era.html


      Excluir
  3. Marcus Brigstocke contou que era ateu e que se tornou agnóstico depois que leu o livro de Dawkins. "Eu não quero lê-lo novamente para não correr o risco de me transformar em cristão"

    Competência de Dawkins!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já se ele tivesse lido algum coisa escrita por teu querido astrólogo, ele teria se tornado satanista.

      Competência do astrólogo!

      Excluir
  4. huasshuahasuhuas, sinceramente? não foi por causa de um livro que me tornei ateu, até porque quando tinha 16 não tinha esse livro ai...

    ResponderExcluir
  5. Gosto bastante do livro. Digamos que a maior parte de suas ideias batem com as minhas, um ateu já de longa data. Não vejo onde esse pastor achou o livro bom para a religião. Ele faz, sim, questionar a (gi)bíblia - mas não da maneira como ele pensa. Uma das coisas que fortaleceu meu ateísmo, por exemplo, foi a leitura desse livro bizarro adorado pelos cristãos.

    ResponderExcluir
  6. Esse cara ta é delirando, na verdade perdeu o rumo. Ta flertando com o inimigo.

    ResponderExcluir
  7. Caramba como que os cristãos são ridículos e intolerantes, qualquer coisinha eles já vem cheios de condenações e pedras nas mãos. São ridículos simplesmente ridículos, essas pessoas são tão intolerantes e preconceituosas que deveriam ser banidas da sociedade.

    Comentário sobre a foto do artista semi nú dentro da igreja.

    ResponderExcluir
  8. tipico do engano e da ludibriação: elogiar e criticar (ao mesmo tempo) alguma coisa a fim de (tentar) minimizar o estrago que ela fez. Mais do mesmo.



    Próximo!

    ResponderExcluir
  9. Olha a cara de psicopata desse pastor... o.0

    Att.,

    Espancador de Pastores

    ResponderExcluir

Postar um comentário