Morre filósofo que combateu preconceito contra ateus

Paul Kurtz
Kurtz escreveu livros
sobre ética sem religião
Paul Kurtz (foto), filósofo americano e ex-professor universitário de Buffalo (EUA), morreu aos 82 anos de idade em Amherst, no Estado de Nova York, neste fim de semana, de acordo com as agências internacionais. Ele se notabilizou por combater o preconceito contra ateus e agnósticos.

Em 1991, fundou o CFI (Centro para a Investigação), entidade laica e humanista. Ele estava afastada da entidade desde 2010 por causa de disputa sucessória. Como militar, ajudou a libertar em 1945 o campo de concentração de Dachau.

No obituário divulgado hoje (22), o CFI afirma que Kurtz foi uma das figuras mais influentes nos movimentos humanista e cético a partir do fim da década de 1960 e na primeira década do século 21.

Kurt nasceu em uma família judia de Nova York. Escreveu ou editou cerca de 50 livros sobre ética sem religião, críticas da religião e dos fenômenos paranormais, e sobre o ceticismo. Ele se considerava um contestador de "sabedoria recebida".

Inventou termo "eupraxsofia" para descrever filosofias de vida como o humanismo secularista, que rejeita a crença no sobrenatural e enfatiza a importância de uma vida ética com base na razão, na lógica e na ciência.

Para Kurtz, o significado da vida não é para ser descoberto após a morte em algum reino inexistente, porque ele pode “ser encontrado ao se comer uma fruta suculenta da árvores da viva, no viver do aqui e agora”.





Fontes: agências.

Bispos debatem como enfrentar o ‘tsunami da influência secular’
outubro de 2012

Secularismo.    Ateísmo.


Comentários

  1. Espancador de ateus22 de outubro de 2012 21:40

    Se Deus não existe, agora ele está podre e sendo devorado por vermes.

    Att espancador de ateus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, assim como todos os cristãos, que passam A VIDA INTEIRA na ignorância e jogam o bem mais precioso que a natureza foi capaz de provê-los, estarão, servindo de matéria prima para os demais seres.

      Excluir
    2. "Teísmo resumido: eu sou especial demais para morrer." Trace Ahlers
      Rodrigo*

      Excluir
    3. Ah o "amor" cristão...

      Excluir
    4. Crentoide. Abra o caixão de algum parente ou amigo crente seu e veja se o corpo lá não esta' podre. O fim e' igual para todos, sua anta. Viva sua vida feito um zumbi esperando por ' vida após a morte e quebre a cara.

      Excluir
    5. Se Deus existe, Kurtz está tendo uma oportunidade de rever seus conceitos e suas "certezas humanistas".

      Excluir
    6. Exatamente como você vai estar quando morrer!

      Excluir
  2. Com certeza Kurtz foi um dos nomes mais influentes quando se fala em combate ao preconceito contra ateus... Paulo, qual foi a causa da morte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que apurei, até agora a família não divulgou.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta e parabéns pelo post!

      Excluir
  3. Respostas
    1. O meu argumento é que sem Deus a vida não faz sentido.

      Aproveitem e leiam o blog do Snowball, para deixarem de serem um pouco burros.

      Excluir
    2. ''Deixarem de serem''? Não sabe sequer escrever e quer discutir sobre argumentação... saia do casulo, crentinho tosco, não ser capaz de achar algum sentido para a vida sem uma ilusão, isso sim é uma grande burrice!

      Excluir
    3. Anônimo(22 de outubro de 2012 21:55)

      A vida não faz sentido sem deus apenas para aqueles que crêem nesse deus.

      Nós ateus somos os responsáveis por dar sentido e importância à nossa vida, já que ela é provavelmente a única que temos.

      Excluir
    4. Vida sem sentido, ou um sentido falso. Qual será o melhor?

      Excluir
    5. Quando se para de acreditar em deus, um dos efeitos é que se aprende a dar sentido à própria vida em vez de ficar esperando que algum "ungido" tente te dizer pra quê você serve; o outro é que se pode valorizar ainda mais a vida.

      Excluir
  4. Uma grande perda para a humanidade! Pq deus nao leva os Malufaia e os Edir da vida ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que vaso ruim não quebra, infelizmente.

      Excluir
    2. O Paul Kurtz morreu com 82 anos. O Oscar Niemeyer já passou dos 100. Pra vida, essa regra não se aplica: as pessoas nascidas depois do final do século XIX estão, em média, vivendo mais, tanto teístas quanto ateus. Graças à Ciência.

      Excluir
  5. Graças á Deus que vaso ruim não quebra, assim eu vou viver por muitos anos ainda.

    ResponderExcluir
  6. O papai aqui está dizendo que já passou a hora dos meus filhinhos irem dormir. Boa noite e sonhem com os macaquinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem te ensinou o argumento sobre o Dawkins ter 'filhinhos'? o pastorzinho da sua igreja, que completou o ensino fundamental num curso à distância ou você viu uma reportagem sobre o assunto no site super legal revolucionário dos crentes jovens da nova geração?
      Macaquinhos? Você deve achar que o evolucionismo acredita que o homem evoluiu do macaco, hehe, não tem problema, esse pensamento é típico das pessoas sem informação e com cérebro afetado, vulgo crentes!

      Excluir
    2. Cara discutir com crentroll é perda de tempo, tenho certeza que sabem que tão falando besteira, mas o fazem por necessidade de atenção.

      Excluir
  7. Paulopes, olhe a redundância. Abs.

    "Em 1991, fundou o CFI (Centro para a Investigação), entidade laica e humanista fundada por ele em 1991.


    ResponderExcluir
  8. Vai fazer falta.

    Winston Smith

    ResponderExcluir
  9. Homens que iluminam os caminhos da humanidade.

    ResponderExcluir
  10. Pena que pouco divulgado por aqui. Procurarei alguns livros dele.

    ResponderExcluir
  11. Se ele fosse mais conhecido, seria mais um que "se converteu à beira da morte" ou "gritou de dor das chamas à beira do abismo". Necrofilia, sadismo e mitomania, o gozo do fã-clube divino.

    ResponderExcluir
  12. acho que não há livros dele publicados no Brasil... uma pena... mas o que mais se podria esperar da gentalha?!?

    ResponderExcluir
  13. Silas malafaia transforma igreja em ideologia politica e causa divisões entre evangélicos. . E segue silas firme no proposito da igreja prostituta.. Satanas agradece porque dele é a gloria deste mundo e ele da a quem quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Satanás não só deve agradecer como também cair na gargalhada de um deusinho que em matéria de administração é um grande fiasco. Dizem que é o "dono do pedaço", mas quem deita e roal é o diabo.

      Se eu construísse um playground pros meus filhos brincarem mas deixasse brechas pra gatunos entrarem e fazerem mal a meus filhos, eu seria chamado de incompetente. Se eu visse os gatunos e não os expulssasse, eu seria cruel. Deus vai nesse rumo.

      Excluir
    2. correção: deita e rola...

      Excluir
    3. Este malamerda depois limpa a boca e diz eu não fiz nada, ele simplesmente distruiu a igreja e perverteu seu verdadeiro carater e espirito, um pastor sem carater cristão e megalomaniaco, quem é que se veste de purpura e escarlate de ouro e joias preciosas? Pra bom entendor pingo é letra , o mal esta infiltrado entre o povo cristão, obra os olhos e não bebam deste calice da prostituição, esta igreja é proética e o fim dela é o fogo, esta igreja não é a noiva de Cristo.

      Excluir

    4. É impressionante essa OBSESSÃO PATOLÓGICA que alguns gays e ateus têm em relação ao Silas Malafaia.

      Têm que repetir suas mentiras, lamentações fingidas e teorias conspiratórias em toda oportunidade possível, mesmo quando o assunto é outro.

      E exibir todo seu ódio e sua MALAFAIOFOBIA.

      Gente doente!

      Excluir
    5. Michelle Alerta

      Da mesma forma que é impressionante a obsessão, raiva e ódio patológicos que Silas Malafail tem em relação aos homossexuais.

      Toda essa obsessão, raiva e ódio voltada contra um grupo social não é normal. Ele - sendo psicólogo - deveria saber disso e procurar fazer uma terapia para resolver isso. A nossa simples existência parece incomodar o Silas Malafaia às raias da loucura. E tanta raiva e ódio assim dentro de uma pessoa não faz bem. Esses sentimentos negativos prejudicam mais o Silas Malafail do que a nós...pode ter certeza disso.

      Excluir
    6. Michele alerta 23 de outubro de 2012 20:38
      Ou você é uma alienada ou totalmente desinformada.
      Não sei qual é o pior.
      Pqdrocha.

      Excluir
    7. Silas Malafaia apenas reage aos ataques que gayzistas dementes, autoritários e totalitaristas desferem e contra toda a sociedade (e contra ele em especial, por ele ser atento e não se omitir).

      Enquanto tantos se calam.

      O Brasil tem muito a agradecer a Silas Malafaia por ele não se calar, e por ele reagir aos atentados gayzistas contra a democracia.

      Excluir
    8. Silas Malafaia apenas reage aos ataques que gayzistas dementes, autoritários e totalitaristas desferem contra toda a sociedade (e contra ele em especial, por ele ser atento e não se omitir).

      Enquanto tantos se calam.

      O Brasil tem muito a agradecer a Silas Malafaia por ele não se calar, e por ele reagir aos atentados gayzistas contra a democracia.

      Excluir
    9. Só pq o Mala ataca os gays a olavete defende esse safado manipulador. Patético

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    11. grato,

      Silas Malafaia é mais outro preconceituoso que vomita palavras cheias de ódio e raiva contra os homossexuais e contra pessoas que praticam outras religiões que não a dele. Isso é patético.

      Sabe o que tb é patético? Ter gente que defende e aplaude o preconceito desse indivíduo.

      Preconceito e discriminação são atitudes que devem ser condenadas, não aplaudidas.

      Mas infelizmente são pessoas como vc que dão popularidade à um ser desprezível como Silas Malafaia e que fazem com que ele continue defecando pela boca palavras de ódio e preconceito contra todo mundo que não faz parte da religião dele e que não segue os dogmas pregados pela mesma entre os pedidos de dízimos exorbitantes.


      Excluir
  14. Então, será que eu posso me apresentar como um "eupraxsófilo"?

    ResponderExcluir
  15. A disputa on-line entre
    partidários de Obama e de seu
    adversário republicano Mitt
    Romney se acirrou durante o
    debate de segunda-feira depois
    que Romney fez uma observação
    sobre o fato de a marinha
    americana ter menos navios que
    em 1917. Rápido na resposta,
    Obama disse que Romney não
    entendia a questão militar
    moderna, explicando que "nós
    também temos menos cavalos e baionetas"

    \0/ , so pra descontrair um pouco.

    ResponderExcluir
  16. Façam as apostas... e cada um escolha a opção de crer ou não crer. Tudo além disso é vã necessidade de estar certo em relação ao outro e não em ralação a sim mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo23 de outubro de 2012 17:45.
      Não é bem assim.
      Vivemos em uma sociedade hipócrita e em sua grande maioria religiosa. Para uma pessoa religiosa e muito fácil de dizer sou cristão, não há censura, não discriminação, nada.
      Já ateus, quando se revelam, tem que estar bem amparado em argumentos, que é o propósito do blog, senão!
      Pqdrocha.

      Excluir

Postar um comentário

-------- Busca neste site