Pular para o conteúdo principal

Bispos debatem como enfrentar o ‘tsunami da influência secular’

Donald Wuerl Washington
Washington pede mais
empenho dos cristãos
Na abertura do 13º Sínodo dos Bispos, que se realiza em Roma, o cardeal Donald Wuerl Washington (foto) disse no domingo (7) que os cristãos precisam “superar a síndrome de constrangimento” para enfrentar com firmeza o "tsunami da influência secular", que está varrendo "o casamento, a família, o conceito de bem comum”.

O papa Bento 16 nomeou Washington para ser o coordenador do sínodo, que vai durar três semanas. Um documento preparatório do encontro já tinha manifestado preocupação com a “morte de Deus” em sociedades tradicionalmente cristãs, principalmente na Europa.

Os debates no sínodo têm como tema principal a necessidade de haver uma nova evangelização, e não só em países europeus onde a secularização tem mais avançado, mas também em países como o Brasil, da América Latina. Trata-se de países de tradição católica onde a instituição do casamento na igreja, por exemplo, têm apresentado forte declínio, ao mesmo tempo em que o número de divórcio se encontra em ascensão.

Na percepção de líderes católicos, a dinâmica da secularização tem sido “muito agressiva” com o propósito de reduzir o papel da Igreja na esfera pública, empurrando-a para o ambiente privado.

A professora Ilaria Morali, da Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, disse que a Igreja pretende, com a “nova evangelização”, reforçar a pregação da fé em países cristãos onde tem havido indiferença religiosa.

Na avaliação dela, contudo, esse esforço deveria incluir a revitalização da própria Igreja Católica, de modo que os fiéis possam descobrir “a responsabilidade e a alegria” que vêm com a fé.

Com informação do Huffington Post, entre outras fontes.

Documento de bispos manifesta preocupação com a ‘morte de Deus’
outubro de 2012

Secularismo.

Comentários

Anônimo disse…
Dando murro em ponta de faca '-'
romulo disse…
Como combater a influência secular: sucateie a educação, controle a mídia, censure a internet.
Anônimo disse…
Tudo isso já vêm sendo feito, só falta a "neoinquisição".
Anônimo disse…
Eles querem o atraso. Onde tem igreja, tem atraso. Mas o que eles estão precisando é aulas de marketing com os concorrentes, pois a arrecadação da igreja católica está diminuindo. Daí toda essa preocupação e tanta reunião para descobrir o que está acontecendo. Simples: a concorrência está aumentando, pois outros descobriram como manter o povo na obscuridade e lucrar com isso.
Anônimo disse…
Perfeito!
Anônimo disse…
Sim, mas eles já perderam a capacidade de fazer isso há muito tempo.
Anônimo disse…
Eles só falam isso porque não têm a mínima idéia do que acontece aqui no Brasil, onde aqui tá mais pra um "copinho d'água" de influência secular, as eleições de São Paulo que o digam!
Anônimo disse…
Mais religião é de âmbito privado de outro jeito é uma teocracia, a igreja quer ser teocrata invadir o estado como se religião fosse lei , eu tenho nojo desse pensamento religioso de que só sendo cristão as pessoas vão casar vão ter famílias vão ser bons carater e etc.. Maldita igreja que rouba o que o ser humano tem de melhor pra dizer que são obras suas.. Mais na verdade o carater cristão é bem diferente do carater humano , pois este carater cristão faz pessoas como o silas malabosta.a juliete severa, a olavete carvalho e etc e foi o carater cristão que matou milhares e milhares de pessoas por motivos fúteis , tenho nojo do cristianismo
Anônimo disse…
Mais uma vez a igreja querendo tomar o monopólio da família. A família sempre existiu, independente de igrejas ou religiões.
Do mesmo modo, querem também monopolizar o bem, chamando-o de bem comum. Desprezível, pois o bem (que é muito relativo, já diria Spinoza) também independe de religião ou de deus, ainda mais Javé.
O que acontece é que a ICAR está em declínio, não só pela secularização, mas também pelas novas religiões, mais adequadas a atualidade com suas teologias da prosperidade e curas (placebos) imediatas. Essa é a realidade, e se a ICAR não fizer um concílio rapidamente, com esse papa tão débil estrategicamente falando, seu fim estará próximo.

Winston Smith
Sugiro fazerem uma nova edição das Cruzadas. Da primeira vez funcionou...
Anônimo disse…
Eita q o barco tá afundando e os ratos tão com medo de se afogar.
Anônimo disse…
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original" Albert Einstein
Anônimo disse…
Albert Einstein FALOU TUDO !
Sergio disse…
Responsabilidade e alegria que vem com a fé?
Sergio disse…
Responsabilidade e alegria que vem com a fé?
Anônimo disse…
Quanto mais informação tiverem os povos, menos influência terão das religiões. Retroceder, é isso que a Icar pretende?
Anônimo disse…
Não subestime a capacidade de um fanático.
Anônimo disse…
A icar vai cair de pau em cima das crianças, de novo.
Anônimo disse…
Este bispo ai da foto parece o Anthony hopkins, só que fanatico.
Anônimo disse…
Cruzadas seriam bacanas - desde que fossem de novo cristãos x muçulmanos. Seria uma espécie de seleção natural para despolir o mundo das mentes fanático-religiosas.
Lia de Souza disse…
Ele tem de barrar é o avanço maometano se quiser continuar respirando. Ateus, agnósticos, secularistas como ele chama, não se importam de ter igrejas cristãs por aí. Desde que não tentem se adonar do poder para impor suas babaquices. Já os maometanos não só não aceitam teocracia concorrente como não toleram sequer a existência de outras fés confinadas no ambiente familiar de jeito nenhum. Basta uma denúncia e caput...
Unknown disse…
Fascinante como a preocupação deles não é nada de absolutamente útil para a raça humana
Unknown disse…
E eles já não tem feito isso a tempos?
Unknown disse…
Via de regra, religiosidade é inversamente proporcional à evolução ciento-tecno-sócio-economica de uma região
Unknown disse…
Aqui em Sampa temos a praga evangélica
Unknown disse…
Divertido mesmo é ver a hipocrisia dos cristãos, que são ávidos para eliminar da Bíblia as coisas abomináveis, mas que afirmam que o livro é a palavra perfeita de Deus
Unknown disse…
E ressucitar também o Inquérito de Perversidade Herege, ou como também é conhecida, O Santo Oficio da Inquisição?
Unknown disse…
Matt Dullahanty do "The Atheist Experience" falou uma vez: "Ensine uma religião e você terá doutrinado uma criança. Ensine todas e você terá a imunizado"
Anônimo disse…
a melhor coisa que a igreja católica pode fazer, para impedir a fuga dos fiéis e "evangelizar" pessoas, é adotando uma postura firme contra a pedofilia, mas pelo visto vão fazer de tudo, menos isso...
Anônimo disse…
Como cuidam apenas da vida alheia, jamais corrigirão o desvio de conduta de seus colegas de profissão.
Gostam de palpitar e ditar regras para os outros. Não assumem nenhuma responsabilidade. Alguns membros de suas agremiações que por iniciativa propria saem a luta, geralmente são segregados.
Zeca disse…
Está cada vez mais difícil enganar o povo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová