Pular para o conteúdo principal

Biblioteca expõe Bíblia com destaque. Que Estado laico é este?

Bíblia na biblioteca do IFC, campus Concórdia
Bíblia ocupa um lugar que deveria ser da Constituição
Toda biblioteca precisa oferecer aos seus frequentadores, evidentemente, pelo menos um exemplar da Bíblia, assim como do Corão, do Torah e dos livros fundamentais das diversas religiões. Trata-se, ali, de livros de objeto de estudos, como tantos outros. 

Mas a Biblioteca do IFC (Instituto Federal Catarinense), campus de Concórdia, dá tratamento privilegiado à Bíblia, reservando uma mesa só para ela, a exemplo do que ocorre em igrejas.

O responsável pela biblioteca deve achar a Bíblia mais importante do que outros livros, sem se dar conta de que o local não se destina à oração.

O IFC é uma instituição pública, federal, mantida, portanto, com o dinheiro de todos os brasileiros — crentes de variados credos (incluindo as não cristãs) e descrentes.

Por isso é a Constituição brasileira que deveria estar naquela mesinha, de modo que os frequentadores e o responsável pela biblioteca tomem conhecimento, entre outros, do artigo 19, o da laicidade do Estado brasileiro.





Assembleia de Mato Grosso tem foto de papa. Que Estado laico é este?
agosto de 2012

Religião no Estado laico.

Comentários

Carrasco disse…
Só mimimi! Ateus vão procurar uma lavagem de roupa, queira ou não, assim como é para muitos um livro sagrado, para outros é um livro "histórico", ou seja,tem um peso maior que os outro por ter sido o primeiro livro impresso entre 1450-1455, por Johannes Gutemberg (Alemanhã 1398-1468)e ainda é o mais vendido e o mais lido. Vivam com isso!
Anônimo disse…
Carrasco, vc é ignorante ou se faz?
Unknown disse…
num eh esse o ponto, e sim eh um livro historico(ou sagrado) ou bla bla bla, mas a critica eh q na posicao de destaque na biblioteca tem q ficar um livro comum para todos, tipo a constituicao federal!!!
Anônimo disse…
Isso é o que muitos te fazem acreditar, vá estudar mais!
Anônimo disse…
Que choradeira. Daqui uns tempos, quem sabe o Corão e outros livros sagrados ganhem a mesma importância da Bíblia?

Você conhece alguém em teu bairro que tenha ao menos ouvido falar do Corão? Aqui no meu bairro, provavelmente as pessoas nem tem ideia que esse livro exista.

Ao mais, a Seleção Natural dará conta de resolver a questão e o "mais forte" ou "mais apto" há de subsistir.

Não chorem.
Anônimo disse…
A mentalidade do Carrasco tem aqui uma função pedagógica, porque é a mesma do responsável pela biblioteca desse instituto federal.
Anônimo disse…
poderia colocar a constituição sim mas o estado laico ainda não existe porque o povo precisa saber que existe uma constituição.
Anônimo disse…
Que se dane Estado laico.

Cada pessoa e grupo tem seus valores, e busca impor, então Estado laico é papo furado.

É conversa furada para dar margem a determinadas ideologias.

Fuck you, Estado laico.
Anônimo disse…
Nunca li tanta besteira em toda minha vida. Seleção Natural pra justificar preferência pela bíblia? Aff, mais um cristão que esqueceu de ler outros livros além dela.
Anônimo disse…
Anônimo das 12:16

Sim, cada um tem seu individualismo, suas próprias idéias, e isto é maravilhoso, só que nem todos tentam impor suas idéias, muitos vivem muito bem respeitando quem pensa diferente.
Lembre-se, o Estado Laico não persegue ideologia ou religião nenhuma, apenas não dá privilégio a nenhum segmento das mesmas para que (olha que irônico!) as pessoas possam exercer sua individualidade de modo pleno, sem empecilhos de uma ideologia preferida que vá contra o que pense.
Ah! E esse papo de "Fuck you, Estado Laico!" variação de "Fuck you, Sistem" é perda de tempo. O Estado Laico e o sistema não vão ficar ofendidos com isso. É a mesma coisa que dizer "Fuck you, parede!"

Winston Smith
Anônimo disse…
Só mimimi! Foi o primeiro livro impresso do mundo, por isso já é diferente dos demais. Merece destaque porque foi o PRIMEIRO! :)
Unknown disse…
Não há nenhum motivo para a bíblia ser tratada de maneira diferente de outros livros de ficção. Esse é o ponto.
greboide disse…
cara estado laico ou não a biblia é o livro mais importante pra nossa sociedade brasileira quer vc queira ou não, o estado pode cair e a biblia foi é e vai continuar sendo importante, além da importancia histórica como já citaram
Guilherme disse…
Desculpem-me, mas eu tenho que concordar com os cristãos nesse caso, a Bíblia é um dos livros mais antigos do Ocidente, merece sim ser exposta.

Para entender a arte ocidental é preciso ter um conhecimento mínimo da Bíblia. Quem nada sabe desse livro não entende William Blake, Shakespeare, Dante Alighieri, Johann Wolfgang Goethe, Michelangelo, entre vários outros artistas ocidentais e suas obras.

Anônimo disse…
Ta, mas tivessem colocado um livro do aladim alí (ficção) ninguém estaria reclamando. Dá um tempo, vcs tem raiva da Bíblia.

É isso aí, o Estado cai, mas a Biblia fica! Queiram ou nao ela sempre estara em todos os cantos do país!
Anônimo disse…
E se colocassem uma mesinha ao lado dessa com um livro ateu? Vc ia parar de encher o saco?
Anônimo disse…
Falou tudooooo! :)
Anônimo disse…
esse idiota do churrasco, deve ter tido um passado bem imundo e depois se redime das lambaças de seu passado virando evanjegue.
Morrigan disse…
eu acho que esse trouxa é igual a pastora sarah sheeva, depois de ter feito feito maior da putarias se arrepende e vira evanjegue puritano.
Morrigan disse…
crentelho bibliolátra detected
Anônimo disse…
Anônimo das 13:33

Você tem problema de interpretação?
O que você entende por neutralidade? Nem bíblia, nem deus, um delírio. Não pode haver privilégio a NENHUMA ideologia! Encheria o saco sim, mas ao invés de mandar a biblioteca se foder, usaria argumentos inteligentes.

Winston Smith
Anônimo disse…
Anônimo das 13:33

Você tem problema de interpretação?
O que você entende por neutralidade? Nem bíblia, nem deus, um delírio. Não pode haver privilégio a NENHUMA ideologia! Encheria o saco sim, mas ao invés de mandar a biblioteca se foder, usaria argumentos inteligentes.

Winston Smith
Anônimo disse…
A bíblia se espremer sai sangue. O livro mais sangrento e cheio de ódio e causador de desordem na humanidade. O lugar dela deveria de ser no chão para a gente limpar o pé antes de entrar na biblioteca.
_É impressionante como se sentem incomodados cada vez que o tema é a Bíblia!
_Ela ocupa lugar de destaque porque é esse o lugar que deve ocupar: destaque;
_O Brasil é uma nação cristã e isso tira muita gente do prumo;
_A maior parte da população se identifica com a Palavra de Deus e a Ela recorre;
_Aquele que não é imediatamente atendido em suas condições, destila seu veneno e contamina outros como faz a fruta podre;
_Se nas salas de aula, se ensina que o homem é uma evolução do macaco, por que sentem-se agredidos ao serem chamados dessa forma por professores universitários que ministram aulas de Ciências da Religião? _Deviam sentir-se elogiados pois, chegaram a condição de homo-sapiens mais rapidamente que os demais;
_A Constituição só existe porque Deus permite que pessoas escrevam e que seus corações estejam pulsando;
_O ar que respiramos é Deus Quem nos dá;
_A boca que blasfema Seu Nome, há de deparar-se com alguma situação na qual, seu cérebro o fará clamar pelo socorro Dele.
_É impressionante como se sentem incomodados cada vez que o tema é a Bíblia!
_Ela ocupa lugar de destaque porque é esse o lugar que deve ocupar: destaque;
_O Brasil é uma nação cristã e isso tira muita gente do prumo;
_A maior parte da população se identifica com a Palavra de Deus e a Ela recorre;
_Aquele que não é imediatamente atendido em suas condições, destila seu veneno e contamina outros como faz a fruta podre;
_Se nas salas de aula, se ensina que o homem é uma evolução do macaco, por que sentem-se agredidos ao serem chamados dessa forma por professores universitários que ministram aulas de Ciências da Religião? _Deviam sentir-se elogiados pois, chegaram a condição de homo-sapiens mais rapidamente que os demais;
_A Constituição só existe porque Deus permite que pessoas escrevam e que seus corações estejam pulsando;
_O ar que respiramos é Deus Quem nos dá;
_A boca que blasfema Seu Nome, há de deparar-se com alguma situação na qual, seu cérebro o fará clamar pelo socorro Dele.
Anônimo disse…
sinto pena da calanga acesa da IURD.
Guilherme disse…
Alguns ateus não entendem o que significa Estado Laico:

Quando Iemanjá foi exibida em uma parada triunfal nos jogos olímpicos, houve muito choro e ranger de dentes típico dos fanáticos teocratas cristãos dizendo que o Brasil é um país cristão, que isso ofende a liberdade de religião deles e coisa e tal. Ao fazer isso, eles demonstraram ter por pai o Diabo (metaforicamente falando), pois foram mentirosos desde o início, e deixaram muito claro que liberdade de religião, na opinião desses teocratas cristãos, só vale para eles próprios.

Mas nenhum ateu disse coisa alguma.

Que eu saiba, nenhum ateu acredita em Iemanjá, pois ateu é aquele que não acredita na existência de Deuses, e Iemanjá é uma Deusa.
O motivo de nenhum ateu reclamar e clamar que o Estado é laico por causa dessa exibição de uma Deusa africana, é que Iemanjá não foi exibida com a intenção de fazer com que todos a adorássemos, ela foi exibida como um símbolo da diversidade cultural brasileira. Quer você goste ou não, a umbanda é uma religião brasileira, e seus Deuses e Deusas são parte de nossa cultura, seja como guias espirituais para os membros dessa religião, seja como símbolos da cultura brasileira.
Não acredito em Iemanjá, mas no ano novo me visto de branco e vou até a beira do mar deixar flores para Iemanjá. Faço-o porque esse ritual é parte da minha cultura.

A Bíblia, seja você cristão ou não, é um dos livros mais importantes da arte e literatura ocidentais. Tão importante quanto a “Ilíada” e “Fausto”.

Tenho pena de alguém que vai na Capela Sistina e vê um velho barbudo com os braços e mãos erguidos para o céu, sem saber o que diz Gênesis 1:3-5.
Pela mesma razão, tenho pena de todo aquele que lê os primeiros versos da Ilíada sem saber o que é um aedo, o que é uma Musa, e o que significa a palavra peleio. Quem não entende nada da religião pagã da Grécia Antiga nunca poderá realmente apreciar uma Ilíada, um Eneida, e o mesmo se aplica àquele que visita a Capela Sistina e nada sabe da Bíblia ou do cristianismo.

Se expor o livro sagrado do cristianismo em uma biblioteca fosse um atentado ao Estado laico, não poderíamos tampouco expor a Ilíada em seu lugar, pois essa obra começa com uma oração às nove Musas, Deusas da Grécia pagã, e por essa lógica isso seria uma imposição da religião pagã grega.

Sou ateu, mas isso não impede que a “Divina Comédia” seja meu livro favorito, embora não ache que depois que eu morrer irei para o Inferno, Purgatório ou Paraíso e verei Lúcifer preso no gelo do Cócito ou beatriz incandescente entre os anjos com a luz de ferro efervescente. Nada disso me impede de admirar a “Divina Comédia”, assim como o fato de não acreditar em dáimones, Apolo ou Zeus não me impede de apreciar “Édipo Rei”.
Abraço por trás disse…
O homem não é uma evolução do macaco e você deveria saber disso se tivesse estudado, sua batráquia. E essa sua pregação barata não comove ninguém.
Anônimo disse…
Realmente,deve ser culpa de deus mesmo..Ta dando ar demais para voce respirar..Devem ser delírios religiosos causados por excesso de ar...
Tanta besteira que escreve,que nem tenho vontade de responder a altura...Alias,nem vale a pena,perder o precioso tempo que temos nesse mundo,com malucos que acham que estão barganhando uma vida eterna.
Vc nao passa de uma corrupta,pois acha que com a tua religiao,vai alcançar uma vida eterna,que ainda vai pro ceu com direito a lugar especial,upgrades e tal..
Mas fazer o que ne?
Melhor deixar vcs religiosos perdendo o tempo e dinheiro de vcs nessas igrejas,sendo manipulados por pastores,esses espertos,pq eles sabem que tem que aproveitar o que tiram do rebanho aqui mesmo na terra.
Quem sabe se vc der teu computador pro teu pastor,vc vai com certeza pro ceu..de o celular tb,quem sabe nao ganha um upgrade?
Spike disse…
O Brasil não é uma nação cristã, sua tonta, é uma nação democrática. Se fosse uma nação cristã, seria regido pela bíblia, mas a carta magna é a CF-88.

Na igreja a bíblia é o livro mais importante, mas no Estado quem manda é a constituição. Aprenda.
Spike disse…
Achei muito bacana seu comentário, mas a parte "Não acredito em Iemanjá, mas no ano novo me visto de branco e vou até a beira do mar deixar flores para Iemanjá. Faço-o porque esse ritual é parte da minha cultura" ficou estranha. Porque diabos é que você se dá ao trabalho de colocar flores pra quem não existe? É porque você vai acompanhado de sua família e não quer deixá-los constrangidos?
Morrigan disse…
cara eu podia jurar que você evanjegue.
Anônimo disse…
Esta dai deve estar entupida de tanto sangue que já bebeu. E engraçado que é os crente que corre do deus deles quando estão doentes e vão procurar tratamento médico nos hospitais . Edir macedo por exemplo nem os médico conseguiu dar jeito nas mãos doente dele . Valdomiro foi curar o joelho num dos melhores hospital do país . Silas bodevelho foi fazer implante de cabelo no exterior e tantos outros que nem ficamos sabendo , eles devem tomar até viagra pra encarar suas mulheres castas e sexualmente sem graça como são as cristãs.
Anônimo disse…
É igual um comentarista disse o brasileiro já absorveu esta cultura e por isso ou acha normal. Mais enquanto isto os religiosos estão perpétrando os seus mais obscuros desejos . Agora os responsáveis pela biblioteca poderia dizer porque a bíblia tem um lugar de destaque.
Guilherme disse…
Spike, ninguém na minha família acredita em Iemanjá. Eu faço isso porque é parte da minha cultura. Eu não preciso acreditar em Zeus para apreciar a Ilíada. Também não preciso acreditar em Iemanjá para oferecer flores ao mar no ano novo.
Anônimo disse…
Seleção Natural, sim, filho.

O princípio pode ser usado em outras esferas e não só na biológica. Aliás, as demais esferas, como a ideológica, dependem da biológica também.

Não chora. Que subsista o "mais forte" também na esfera ideológica.

É assim, e pronto.
Anônimo disse…
Pelo visto, você não deve ter vivido o suficiente para perceber que grupos, seja qual for, buscam impor sua ideologia.

E sim, Estado laico persegue ideologia e religiões, sim, pois senão ideologia e sistemas religiosos não entrariam em conflito com o princípio de Estado laico.
Anônimo disse…
Ateísmo também não, por favor.

Mas aí não dá, né?
Carrasco disse…
Não Morrigan,eu já nasci no evangelho (graças a DEUS), também não sou nenhum puritano, nem evangegue, tenho boa formação acadêmica e um bom emprego no serviço público (conseguido através de estudo e de concurso público), nunca precisei me prostituir e nem fazer "putarias", tenho uma ótima esposa (satisfaz meus desejos muito bem) e dois ótimos filhos. Morrigan ao contrário de você que deve ser uma pessoa mal amada e amargurada de coração, deve ter algum problema psicológico ou dever ser um tribufu mal comida. Eu sei diferenciar o que é bom e o que é mal, ao contrário de você que não sabe discutir com sensatez e só vem aqui para falar mal de quem você não conhece e jogar sua insatisfação de vida nos outros. Morrigan procura algo para gozar e seja feliz.
Major.Ed disse…
Infelizmente o Brasil dos ignorantes é isso coloca na Biblioteca como livro principal esse lixo, que os crendelhos nem se quer sabem o conteúdo, se soubessem não seriam o que são "ignorantes".

Moral da historia o Brasil é laico, portanto livro antigo escrito por dementes da idade do bronze de conteúdo duvidoso e cheio de lendas deve ter o seu lugar na estante de conto de mau gosto.

E alias os pseudos Ateus que são na verdade evangelicos deveriam se identificar nos seus comentários aqui no blog, ou não sabem colocar a assinatura no comentario?

Me da nojo de ver esse povo crente escrever.
Unknown disse…
Tá mais para seleção artificial.

Vamos nos lembrar das experiências feitas com os pombos na qual forçava-se a proliferação da espécie preferida do criador.
Carlos Andino disse…
É tanto comentário cretino que chegou a me doer os olhos! Me pergunto oque á crentelhada tá fazendo auqi? Vão ganhar quanto de porcentagem de isenção do dízimo pra isso? Ninguém aqui vai importunar vcs em seus sites de mentiras e teorias da conspiração formuladas por fanáticos religiosos. Se o seu deus precisa tanto de advogados então ele tá muito mal acessorado! Pq é um pior que o outro pra defende-lo!
Anônimo disse…
O cristianismo imposto à força para diversos povos, com a Igreja destruindo livros e simbologia da cultura dos mesmos... isso sim é o maior exemplo da "SELEÇÃO NATURAL" onde o "MAIS FORTE" e "MAIS APTO" subsistiu, no caso, o cristianismo e seu "manual de conduta de vida" (vulgo "Bíblia Sagrada").

Clap, clap, clap...
Anônimo disse…
E não será mantendo o destaque da Bíblia que o povo tomará conhecimento da existência da Constituição...

Os religiosos sabem - muito bem - disso!
Anônimo disse…
Sim, que se perpetue a cega idolatria à "grande obra" que é a ditadura cristã, fundadora de nossa justa e paradisíaca cultura social!
Anônimo disse…
Lendo as palavras de Salamandra Gouvêa, sinto-me vivendo em pleno regime Nazista!

Heil, Jesus! \o
Felipe K. disse…
"Guilherme Sant'Anna",parabéns pelo seu comentário.
Anônimo disse…
O cara já age feito um robozinho após a lavagem cerebral feita através da cultura sobre os crentes e também os ateus feito ele.

Trágico...
Anônimo disse…
não sei que centrelho ainda faz aqui, quer pregar pregue na igreja, sarah sheeva versão masculina
Morrigan disse…
e o pior que o traste se diz acadêmico e ainda segue uma farsa que teve o objetivo de tirar um império de uma crise, vaise entender, ou então é um troll brincando com a nossa cara.
Morrigan disse…
Carlos, concordo com você, eles não tem nada pra fazer e vão seguindo aqela velha passagem pregai o evangelho a toda criatura e por aí vai.

Sinceramente ler os comentários daquele crente fundamentalista aquele jegue daquele tal de carrasco, falando francamente dá nojo e opior de de tudo ele diz aqui nessa notícia que ele é bem de vida casadso e homem de sucesso, mas será que é verdade essa história de que é bem de vida, por qual razão ele vem nesse blog contaminar as notícias com tamanha desonestidade intelectual...

eu acho se ele fosse tão bem de vida não se impotaria com esse blog.
Morrigan disse…
e a pior que a maioria deles assinam como anônimos, deviam pelos usar um nickname, como eu utilizo da vampira Morrigan de Darkkstalers, a quem sou muito fã.
Anônimo disse…
Tomara que alguém queime essa merda...
Anônimo disse…
Em Joinville-SC o regimento interno da câmara de vereadores(Art. 4º) proíbe a exibição de símbolos religiosos e ideológicos em áreas comuns da Câmara.
No parágrafo único a seguir diz: "Não estão incluídos nesse artigo os símbolos nacionais e a Bíblia sagrada".
Aqui os religiosos esqueceram a constituição a tempos, e te ignoram se você pedir atenção a este artigo.
Além de esquecerem o que é laicismo, não parece preconceito contra as religiões não-cristãs?
Anônimo disse…
.
"Eles não tem nada pra fazer e vão seguindo aquela velha passagem pregai o evangelho a toda criatura e por aí vai"????. Morrigan.

E por que não seguem aquela que diz "...vai, vendes os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me" (Mateus 19:16-22)".

Bibliólatras e cristólatras só sabem repetir chavões para imprecionar quem crê.
Quem não crê já está salvo!... KKKKKKKKK
.
Anônimo disse…
Imprecionar??????
Meus Deus!!!kkkkk
Desculpem!!
Acabei de assassinar nosso querido português!!!
Sou ateu, esse "meu Deus" acima é resquício do tempo em que fui criado como escravo da crença.
Peço mil desculpas.
Anônimo disse…
O problema é que ninguém quer dinheiro público para divulgar a Ilíada, por exemplo.
Concessão do governo para lucrar vendendo religião?
Logo ela(pregação) que deveria ser de graça.
Esses padres e pastores vivem de vender a tal palavra sagrada.
Existirá ateu maior que o pastor e o padre que mentem para sobreviver da grana dos fiéis?
Morrigan disse…
anonimo das 10 para às 8, nunca pensei que algém me daria razão e outra vc esát certo em dizer que certas seitas tem muitos papagaios de biblia.

Beijos Morrigan XD.
Anônimo disse…
Acho que o sonho mais molhado da Salamandra, depois de se ajoelhar na frente de um jesus nu, é uma teocracia evangélica onde ela seja ministra da educação. ARGHHH
Anônimo disse…
Larga essa bíblia um minuto e vai estudar evolução, ô elo perdido.
Anônimo disse…
Dar a outra face nenhum a pau juvenal, vai a merda quem disse isso. O barato é louco e esses crente é uma piada. Eles já desistiram de salvar a gente hehehe mesmo porque nem eles acredita nestas coisas.
Spike 17 de setembro de 2012 15:20


_Te devolvo o mesmo adjetivo, elevado à décima potência! kkkkkkkk...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo 17 de setembro de 2012 15:17

_A contar do seu belo e bem elaborado texto, devo concluir que:
1º existe um elemento no ar que assume certa formulação química, a qual é responsável pela oxigenação do cérebro: percebo que você não a tem;
2º o que lê, soa como besteira porque não é capaz de entender: aí entra, mais uma vez, a oxigenação que é insuficiente;
3º Talvez possa algum dia, reconstruir teu cérebro mutilado;
4º Aproveite teu precioso tempo como quiser, uma coisa é certa: você não me amedronta!
Pedro Saldanha disse…
No colégio que eu estudava tem uma bem na entrada, acompanhada de uma imagem de uma santa, e sim, colégio público estadual!
Anônimo disse…
SE fosse o preto velho ou o tranca rua ja tinham tirado...
Carrasco disse…
"eu acho se ele fosse tão bem de vida não se impotaria com esse blog"
Morrigan, ainda bem que é você mesmo que se acha sem importância e acha que o blog também é sem importância, escrevendo que pessoas que tem o que fazer e uqe são bem resolvidos não visitam este blog. Eu tô vendo que o teu mal é sono e um homem para lhe satisfazer. Agradeço seu interesse por mim, mas pela sua forma de escrever e creio eu a sua forma de se portar diante das pessoas seja horrivel (já que se mostra ser muito mal educada), você definitivamnet não faz meu estilo, mal amada e mal comida, vê se me esquece e vai procurar uns pratos ou umas roupas para lavar, ou melhor, procura uma faxina completa.
Morrigan disse…
não tenho interesse em você sarah sheeva,
Morrigan disse…
a sarah sheeva começou a utilizar apelo a emotividade e ao ridículo.

"definitivamnet" crentelho tu precisando é umas de português urgente.
Morrigan disse…
como disse o will papp depois de 400 anos de teocracia, o que havia de se esperar.
Carrasco disse…
Essa tal de Morrigan escreve "aqela, opior, casadso e impotaria", isso só num comentário e ainda quer dar aula de gramática, volta para cozinha que é o melhor que tu faz.
Morrigan disse…
misogino machista
Anônimo disse…
Pelo visto, o anônimo conseguiu deixar a lagartixa bem "mordida"! LOL
Anônimo disse…
Veja como cérebro humano gosta de superstição!
http://www.youtube.com/watch?v=1b1ia-fM_zY
Brisa disse…
Quero te amedrontar nāo!
Alguem como vc,que tem medinho de inferno,de contrariar pastor,já tem problemas demais...
Anônimo disse…
Coitada, ela é digna de pena!
Anônimo disse…
Sou ateu, más nem por isso acho que a bíblia deveria ser tirada dali, deixa ela lá, se você não acredita tem quem acredite, más acho que outros livros (sagrados) devem ser colocados por perto também, pois podem e devem ser utilizados em pesquisas e etc, pois é pra isso que serve uma biblioteca.
Enquanto as pessoas continuarem brigando por religião, seremos ignorantes em todos os sentidos.
Anônimo 19 de setembro de 2012 09:26

_É isso mesmo!!!
_Gosto de pessoas inteligentes como você e que sabem separar as coisas!
_Não crer, é uma coisa e cada qual é livre mas..., falar do que não sabe..., é burrice!
Anônimo disse…
Não confundam democracia com ditadura de maioria.

O estado é laico e símbolos religiosos em órgãos públicos ferem a essa laicidade.

O argumento que o Brasil é maioritariamente cristão também poderia ser utilizado para colocar imagens de santos nas instituições pois a maior parte da população é católica. Isso seria um desrespeito para com evangélicos e luteranos, sendo que alguns dos mesmos vem imagens de santo como idolatria. Compreensivelmente ocasionaria problemas e o argumento é exatamente o mesmo.

Todos nós somos iguais perante a lei, independente de sexo, raça, independente da religião ou ausência dela. Essa igualidade tem que ser transparecida pelos órgãos do estado, não privilegiando determinado grupo independente de quão o mesmo é numeroso.

Sds.

Morrigan disse…
parabéns eu tento dizer isso há anos \m/
Anônimo disse…
Pois é, deveriam colocar outros livros ao lado da Bíblia, ou seja, ou arranjam uma mesa pra cada livro da biblioteca (afinal, tidos são livros "sagrados" para o saber), ou então que coloquem a Bíblia numa estante ao lado dos demais!

O posicionamento do anônimo pseudo ateu (aham, cláudia) é tão "conclusivo" quanto a lógica de fé dos religiosos!

É mais um daqueles do "não tem nada demais nesse pequeno abuso dos religiosos", e que ainda termina sugerindo que ateus "não briguem por religião", ou seja, como que dizendo: "Ateus, vamos viver em paz com os religiosos, quero dizer, vamos abaixar nossas cabeças e aceitar fazer todas as vontades (abusivas) da religião sobre a nossa sociedade, amém?"
Anônimo disse…
O elogio do projeto de lagartixa só confirma a insanidade no comentário referido.

Biblioteca é para estudos, não para eventos religiosos!
Quer usar a Bíblia como instrumento de fé? Então que procure um templo pra fazer isso. Não há sequer o que polemizar numa situação óbvia de uso indevido de um órgão público, só há de se tomar as medidas cabíveis para corrigir o erro e evitar que o mesmo se repita!
Morrigan disse…
carrasco é uma bichona enrustida iogaul o $ILA$ Malacraia
Anônimo disse…
Ao "Anônimo 17 de setembro de 2012 12:46"

Levando em conta que a história da impressão data da China antiga, duvido veementemente que o primeiro livro publicado foi a bíblia abraamica.

De fato, o Sutra do Diamante ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Sutra_do_Diamante ) foi impresso centenas de anos antes da bíblia.
Anônimo disse…
errata: no lugar de publicado eu quis dizer impresso.
Ezequiel disse…
Não vejo tantos problemas assim na exposição de uma Bíblia em uma biblioteca. Se fosse um símbolo do candomblé, como uma efígie de Exu ou um machado de Xangô, também não faria a menor diferença para mim. Aliás, se cada biblioteca decorasse suas paredes & mesas com Bíblias, Torás, livros de mitologia, objetos religiosos, seria maravilhoso. Afinal, para mim, poeta marginal, desde o começo Poesia e Religião são uma coisa só.

Faço uma sugestão: coloquem a Bíblia, Paradise Lost de John Milton e Jerusalém de William Blake na parede das bibliotecas.

Ezequiel, blog Arcanjo Suburbano
Anônimo disse…
O Brasil não é um país cristão, é um país LAICO...
Anônimo disse…
^RELIGIÃO = SANDICE AUTORITÁRIA DE MERDA
Anônimo disse…
Típico de crentes bitolados. Achar que o seu livro "sagrado" é mais importante que o livro sagrado dos outros.
Unknown disse…
Esse não é a bíblia que foi impresso por Gutemberg. A Bíblia que foi impressa por Gutemberg tem uma edição na Biblioteca Nacional. Lá sim é dado um tratamento estritamente histórico ao livro descolado do fato de ser um livro religioso. Não é o caso deste instituto e outras instituições que privilegiam a bíblia. E todos sabemos muito bem que o destaque se deu por causa de uma predileção pessoal em relação ao livro por ele ser um livro religioso. Vamos parar de desonestidade aqui quando tentam o usar o argumento da historicidade. E, mesmo assim, o fato de ser histórico; além de importante para uma ou outra pessoa, ou até mesmo para a sociedade não se justifica. Não se justifica porque não está acima da laicidade de estado que postula que não haverá predileção de qualquer religião em detrimento das demais por parte do Estado. E institutos educacionais representam o Estado.
Unknown disse…
Realmente muita gente nunca ouviu falar do alcorão. Esse é um ótimo motivo para dar tratamento igualitário : para que as pessoas conheçam.
Unknown disse…
Esse com certeza é um daqueles que grita aos quatro ventos "ESTADO LAICO! LIBERDADE DE CRENÇA! LIBERDADE DE EXPRESSÃO" sempre que alguém diz "Fuck you, Christianism! Fuck you, christians"
Unknown disse…
Muito melhor ler William Blake, Shakesperare, Dante Aliguieri, Goethe, Michelangelo, etc. Que esse livro fosse colocado junto com esses autores como livros de ficção então! rsrs

E boa parte da arte ocidental está ligada também às literaturas e arte da antiguidade como Hesiodo, Homero, Platão, etc. Então... nem me venha com esse papinho de que a bíblia tem que ter supremacia! Pura idolatria irracional!
Unknown disse…
Cara... falamos de laicidade, de isenção estatal e a outra vem fazer pregação religiosa do tipo "Constituição e laicidade é menas; papai do céu é mais!"

Ah, me poupe! Ninguém merece esses religioso que querem fazer de todos os lugares extensões de suas crenças pessoas e transformá-los em suas igrejas! Vão para o psicólogo que é melhor!
Unknown disse…
Mentira do caralho! O livro Ilíada não é livro religioso sendo reconhecido plenamente como literatura histórica mesmo que ele retrate uma religião antiga - hoje reconhecido como mitologia. Não é em absoluto o caso da bíblia que é considerado, acima de tudo, um livro religioso e qualquer pessoa que não é uma total desonesta saberá que ele foi colocado lá como uma ode à religião e não à literatura.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih