Pular para o conteúdo principal

Entra em cartaz filme do confronto entre ateu e cristão

Charlie Hunnam interpreta o ateu Favin
Um policial tenta convencer o ateu Favin a não se suicidar
Cinemas brasileiros começaram a apresentar nesta sexta-feira (10) o filme do cineasta inglês Matthew Chapman, 62, “A Tentação” (The Ledge), que mostra o embate entre um ateu convicto e um fanático religioso. Na história, há suspense, paixão, infidelidade, ciúmes e vingança. 

O protagonista é o ateu Favin (Charlie Hunnam). Ele se apaixonou por Shana (Liv Tyler), mulher de um novo vizinho dele, Joe (Patrick Wilson), um cristão fundamentalista. Shana também se apaixona por Favin, criando uma situação dramática, a ponto de levar o protagonista ao topo de um edifício para se suicidar. Um policial cristão (Terrence Howard) tenta convencê-lo a sair dali. No diálogo entre os dois há questionamentos existenciais e filosóficos.

Chapman é um ateu famoso, não tanto pelos seus filmes, mas mais por ser o tataraneto de Charles Darwin (1802-1882), criador da teoria da evolução e muito citado pelos descrentes. Ele disse que resolveu fazer “A Tentação” porque inexistia no cinema americano uma história sobre o confronto entre um religioso fanático e um ateu.

Matthew Chapman
Pastor disse que Chapman 
descende de um demônio
O cineasta disse à Folha de S.Paulo que, por causa do filme, tem recebido “cartas raivosas” de cristãos. Mas em 2011, durante um festival de cinema, houve, para ele, uma reação inesperada. “Durante minha apresentação sobre o filme, uma professora católica da Califórnia levantou-se e pediu desculpas por tudo que a religião dela fez contra pessoas como eu”, disse. “Ela achou que eu fosse homossexual."

Chapman (foto) mora em Nova Iorque há 20 anos e é casado com a brasileira Denise Dumont. Ele disse que os Estados Unidos são duas nações. “Uma é sofisticada e intelectual, que podemos chamar de 'A América de Woody Allen', e a outra é povoada por homens da caverna", afirmou. "Os Estados Unidos colocaram um robô em Marte, mas há lá pessoas que acham que a Terra foi criada somente há 10 mil anos."

O cineasta contou que uma vez um pastor lhe disse que ele era descendente de um demônio, o Darwin. “Os americanos são muito bizarros.”

Íntegra do filme

Paixão entre a crença e a descrença

Com informação da Folha de S.Paulo.

Filme mostra assalto ao pastor da Igreja Pedrinhas de David.
novembro de 2011

Ateísmo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas