Pular para o conteúdo principal

Expansão evangélica recuou de 120% para 62%, diz pesquisador

A expansão evangélica no Brasil recuou de 120% na década de 1991-2000 para 62% na de 2001-2010. Embora não tinha obtido destaque no noticiário, esse dado é o fato novo revelado pelo Censo 2010, porque informações como a da queda do catolicismo já tinham sido previstas por pesquisas parciais.

Essa constatação é de Paulo Ayres Mattos, estudioso do pentecostalismo e bispo emérito metodista. Para ele, esse declínio no ritmo de crescimento das igrejas evangélicas não pode “ser ignorado” por quem acompanha com seriedade as mutações religiosas do país.

Ele disse que, no seu entendimento, a perda de fôlego da expansão evangélica se deve às transformações sociais que possibilitam que as pessoas busquem soluções “racionais” para os seus problemas, descartando a expectativa de obtenção de milagres.

Além disso, afirmou, tem havido uma reação católica por intermédio do movimento da renovação carismática, que se utiliza de músicas gospel e outros recursos do pentecostalismo. “[Isso] está estancando a sangria nas fileiras católicas, principalmente em setores da classe média.”

“Ser pentecostal [católico], falando línguas estranhas e fazendo milagres, além de poder continuar com a Virgem Maria e os santos venerados mais o papa, sem quebrar a liturgia e a ordem do catolicismo, é muito atraente para o sincretismo histórico do campo religioso brasileiro”, disse.

Por essa análise, o Brasil, diferentemente do que tem sido previsto, não terá uma população de maioria evangélica.

Mattos afirmou que compartilha da intuição do estudioso de religião Paul Freston, da Universidade de São Carlos (SP), segundo a qual no médio prazo os evangélicos vão crescer no máximo até 35% da população, estabilizando-se nesse patamar.

“A história dos movimentos religiosos no mundo ocidental mostra que os novos movimentos surgem, crescem, se estabilizam e, finalmente, experimentam sua estagnação.”

Ele acredita que vai se manter a tendência de as pessoas se afastarem das religiões organizadas, que estão ficando cada vez mais desacreditadas por causa dos escândalos de suas lideranças.

Mas isso não significa, argumentou, que as pessoas estão perdendo a sua religiosidade ou se tornando ateias. Pois o fato é que hoje “as pessoas têm mais liberdade para escolher e combinar diversas opções em seu próprio cardápio religioso, como num balcão de comida a quilo.”

Em entrevista ao site católico IHU Online, que é simpático à Teologia da Libertação, Mattos disse que a ideologia do pentecostalismo brasileiro está na contramão do pentecostalismo clássico, distando-se do sagrado e fincando pé no mundo terreno.

Essa ideologia estabelece que “a sociedade de consumo é boa e que tem lugar para todos e que o mundo como ele é não é um lugar maldito, mas está cheio de bênçãos que devem ser possuídas aqui e agora, no aquém e não além, depois da morte.”

Íntegra da entrevista de Paulo Ayres Mattos ao IHU Online.

Católicos deixarão de ser maioria em 2030, prevê demógrafo.
julho de 2012

Estatística das religiões no Brasil.

Comentários

Unknown disse…
Boa notícia.
Anônimo disse…
Se bem que nos bairros mais pobres, praticamente existe uma igreja pentecostal em cada esquina, provando que essas seitas atingem mais pessoas cm baixa escolaridade e a medida que vão adquirindo conhecimento as pessoas não deixam de acreditar em Deus, mas tendem a questionar mais sobre essas seitas...
Anônimo disse…
Boa notícia, 2!!!!
Anônimo disse…
A casa dos crentes está caindo.

É só uma questão de tempo.

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
E viva o secularismo... \o/
Anônimo disse…
Diminuiu o crescimento, mas continua crescendo...

Pra mim, não há nada de bom nesta notícia, até por que, a desaceleração do crescimento absurdo é algo natural e já esperado até mesmo pelos fanáticos!

Boa notícia seria se houvesse uma queda no número de pessoas que professam tal fé, aí sim!
Anônimo disse…
Isso, de certa forma, já era esperado. Não tinha como manter um crescimento vertiginoso por um longo período sem haver desaceleração. Aguardamos, pode demorar décadas, que as pessoas amadureçam, usem a razão (com uma educação melhor) para podermos ler a seguinte notícia: Número de evangélicos no Brasil cai continua e espantosamente.
mimi disse…
Eu também acho uma ótima notícia, acho mil vezes melhor o aumento da violência, acho que cinquenta mil mortes por anos é pouco, e também acho que devemos fazer uma campanha para que se aumente os números de traficantes, assassinos, estupradores, assaltantes, e outras bostas mais, aí ficaria na medida, né não? Os cristãos incomodam muito, não é?
Cláudia Mahyrá disse…
O filho do Malafaia, que morou e estudou até ensino superior nos EUA disse que lá aconteceu de os religiosos(lá a maioria é protestante)têm diminuído muito, e, palavras dele..."Como aconteceu aqui no Brasil, que deixou de ser maioria católica, e os jovens procuraram outro rumo...).
Entendo isso como a certeza de que a Religião no mundo está fadada a despencar significantemente(não desaparecer), e que os manipuladores como malafaia e afins, e o próprio vaticano sabem disso. Isso explica a caça às bruxas que vez em tempos eles declaram; o terrorismo do fim dos tempos...etc...
Quando os desesperados percebem que a resposta que procuram não está lá ou ali, ou não existe, simplesmente migram pra moda do dia.
Os números baixos da Marcha pra Jesus mostram bem essa situação: diz-se uma grande maioria evangélica, mas, praticante que tem vontade de sair às ruas não é assim tão grande.
Declarar-se evangélico não praticante está ficando tão comum quanto católico não praticante.
E não nos esqueçamos que é muito mais fácil abrir uma igreja numa portinha de bar, com sua própria interpretação da "VERDADE" do que construir uma catedral católica e obedecer a um poder hierárquico de séculos.

Gostei da notícia sim; não me iludo, mas é uma boooaaa noticia.
Anônimo disse…
Igrejas estimulam a violência a intolerância a homofobia por quantos crimes esses pastores se tornam indiretamente responsáveis...? Sem falar nos escândalos, lavagem de dinheiro etc...
Anônimo disse…
Não sei se trocar seis por meia duzia é uma boa noticia...
Yuri disse…
Como se o aumento de cristãos diminuísse a violência.
Wickedman disse…
mimi, as cadeias estão cheias de pessoas que acreditam no deus cristão. Isso te diz alguma coisa, ou você é muito burro(a) pra entender? Ou é cínico(a)?
Anônimo disse…
O crescimento de católico não-praticante e evangélico não-praticante é tudo de bom. Que não pratiquem mesmo. kkkkkk
Caruê disse…
Leu a matéria?
Wickedman e mimi, a matéria trata de uma vertente do cristianismo os evangélicos que ganham adeptos ´´roubando`` adeptos católicos. O Cristianismo( soma de católicos e evangélicos) não esta em crescimento no Brasil, na melhor das hipóteses esta estagnado.
Anônimo disse…
A cada esquina não ja contei dez igrejas em uma rua.
Wickedman disse…
Caruê, eu não fiz referência à variação no número de evangélicos de que trata a matéria. Estava criticando a datenice do mimio.
Maycon disse…
Claudia, em relação a marcha. Aqui em manaus esse ano os fanáticos teimam em dizer que cerca de 1 milhão de pessoas participaram da mesma. Aqui no norte a coisa é séria...berço da Assembléia de Deus liderada pelo Silas Camara e Ministério Internacional da Restauração (MIR), liderado pelo apóstolo Renê Terra Nova. Sendo que censo de 2010 aponta 1,8 Milhão de habitantes em manaus. Esse crentes gostam de contar vantagem. Rá!
Anônimo disse…
É bom para o governo que o povo seja burro ignorante e sem cultura. Essas coisas é pra elite dominante , religião a elite e o governo agradece.
Anônimo disse…
Muitos evangelicos de meu convivio ja mudaram algumas vezes de denominação, porem a cada mudança me parecem mais decpcionados.E vão criando sua propria e interna religião.Foram tão assombrados durante a vida toda, que tem medo até de raciocinar no assunto, muitos nem deixam a gente argumentar, falam mais alto e de outros assuntos, como se morressem de medo. E tem uma reação muito semelhante, parecem lobotomizados. A maioria começa a ficar cançada das presões para dar dinheiro e seguir regras absurdas, mas poucos tem coragem de reagir.
Unknown disse…
Resta saber se os crentes aceitam isso ou simplesmente ( e o que é esperado) ignoram e continuam aumentando as coisas pro lado deles.
Fernando Azevedo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Azevedo disse…
Não só as igrejas pentecostais perdem fiéis, também a Igreja Católica, a Luterana, todas as confissões tradicionais. O fenômeno é global, e já foi detectado como "self-made" religioso, ou "fast-food" das crenças. Nada de novo sob o sol. O sincretismo faz parte da experiência religiosa. Dificilmente porém, as religiões majoritárias perderão sua sobrevivência, assentadas sobre bases históricas e culturais de milênios. As igrejas pentecostais, por serem recentes, são um caso bastante diversificado. Mesmo se levando em conta o fenômeno de que suas "conversões", são migração entre credos de origem comum, como o cristianismo de matriz católica, ou evangélica tradicional... Perderam o "status" de "avivamento", "fervor", e "espiritualmente renovadas"...Como ele contavam até bem pouco tempo; com o diferencial dos chamados dons carismáticos; geralmente pelo apelo emocional e aos sentimentos, como as manifestações extáticas, de transe e hipnose coletivos. Não há mais esse distintivo, porque o fenômeno migrou para as chamadas igrejas evangélicas "reformadas"; também fez escola na "renovação carismática católica", que substituiu quase toda a antiga orientação pastoral social, CEBS, movimentos de cursilhos de cristandade, etc. Com a globalização e o fascismo midiático, o movimento tende a ser hegemônico, trazendo as massas para o chamado evangelho eletrônico. Talvez não seja uma questão de fé, ou de crença, mas de DISCURSO. Este chamado apelo à salvação PLENA, traz de novo o céu, "para o paraíso na terra"... Propagam-se as MESMAS promessas da ciência, da estética, e demais áreas do mercado de bens e consumo; aguardam-se a realização das esperanças "terrestres", mercadológicas... A fé é transubstanciada no milagre corporal, na "bênção", na "posse" permanente e diversificada, do reino da$ oferta$, sacramentadas na multiplicação dos pães das mercadorias cada vez mais barateadas; este é o fenômeno que os sociólogos da religião, e teólogos mais críticos, nomeiam como "a apropriação, pela religião, da ideologia do mercado". Seus slogans mais comuns:..."Saia da depressão"..."Jesus te dá a vitória"..."Tome posse"..."DÊ O SEU MELHOR"... "Diga ao($) problema($) que você possui um grande deu$"... "O tamanho do seu dinheiro é o tamanho da sua fé"...Afastada toda a dimensão comunitária, horizontal, da fé; exalta-se o individualismo, centrado e fortalecido no próprio EU. É a base e o fundamento do evangelho de motivação econômica: "Seja você mesmo o seu patrão" (empreendedorismo). Basta refletir sobre o país cuja economia é a base, e também a sede do sistema ideológico de sustentação desse novo economicismo; para compreender porque a administração da crise requer "novos" discursos; fiéis e ortodoxos para com os fazeres, e saberes, cada vez mais "afinados", com os ditames da Escola Econômica de Chicago. Contra este "evangelho", e a fé neste deu$, nenhuma crença, nem a descrença, parecem interessar-se abjurar nem apostatar, nem aderir à heresia...Nem por "perder a fé", ou "mudar de igreja"...Mesmo porque, não se trata de "haver MUITOS ou UM SÓ deus", como outrora; nem "QUAL É O único deus e O VERDADEIRO deus"...Mas de que "é só e um MESMO,... o velho deu$".
Anônimo disse…
Muito boa a sua análise, Fernando Azevedo.

Att.,

Espancador de Pastores
Spike disse…
Apoiado! Que não pratiquemk e não paguem dízimo!
Yuri disse…
Merece ser promovido a post, caso se ajeitem os parágrafos...
Anônimo disse…
Daqui há pouco vão dizer que tinha mais gente na Marcha do que habitantes na cidade de Manaus. kkkkkkkk... O braço da Assembleia de Deus mais importante de Manaus não é o da sub-denominação do Silas Malamofada.
Anônimo disse…
Não demora e vão dizer mesmo que a marcha tem mais gente que habitantes, daí "justificam" que foram as caravanas de outras regiões que levaram fiéis para a manifestação política gospel...

José Agustoni disse…
Muito boa a análise do Paulo Ayres Mattos. As pessoas se assustam quando veem uma tendência de crescimento de um grupo (seja religiosos ou qualquer outra ideologia) pensando que esta progressão é ilimitada, como se um dia todo mundo se bandeasse para aquela ideologia. Não é verdade. O que existe são hordas migratórias que se movem entre de um lado para o outro, mas são sempre limitadas pelas suas próprias características, pela sua própria complacência à mudanças. Num instante um grupo começa a se mover numa direção e arrasta a manada, há um grande movimento inicial, mas logo adiante esse movimento começa a ser amortecido, entrando numa curva assintótica limitada pelo tamanho dessa horda. Não é o conjunto todo de seres humanos que se dispõem a migrar, apenas aqueles que já têm esta predisposição e estes são limitados em número.
Anônimo disse…
bom o que vejo por ai é CRESCIMENTOOOOO, minha familia virou evangélica, amigos, vizinhos é muita gente, não adianta se enganar, até o IBGE esta camuflando este crescimento inevitavel.
Mar adentro disse…
mimi, quem te disse que cristãos não são traficantes, assassinos, estupradores, assaltantes e outras bostas mais?
Anônimo disse…
Na verdade, ao pregarem CONTRA o planejamento familiar, as seitas cristãs são diretamente culpadas pelo aumento da criminalidade.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Evangélicos lançam camiseta para ex-gay, ex-fornicador, etc.

Cada camiseta custa US$ 10 Quem disse que não existe ex-gay? O Passion for Christ Movement (Movimento da Paixão por Cristo), grupo evangélico com sede em Los Angeles, Califórnia (EUA), está vendendo pela internet camiseta não só para ex-homossexual como também para ex-fornicador, ex-masturbador, ex-prostituta, ex-ateu, ex-hipócrita etc. No site do movimento, há fotos de jovens que dão depoimento sobre como conseguiram escapar do mau caminho com a ajuda de Jesus. Não há informação sobre qual tem sido a camiseta a mais procurada. Há camiseta para todos tamanhos, desde a pequena  à extra-grande. Portanto, nenhum arrependido ficará sem o que vestir. Cada uma custa US$ 10 (um pouco mais de R$ 22, sem frete). O  endereço é http://p4cmtshirts.bigcartel.com/

Feliciano tenta se explicar, mas repete que África é amaldiçoada

Evangélicos adotam noivado sem sexo e beijo na boca

Rafael e Heloísa adotaram a castidade para conhecer o "verdadeiro amor" Rafael Almeida (foto), 22, estudante de engenharia civil, e Heloísa Lugato (foto), 24, formada em direito, estão apaixonados, namoram há mais de um ano e já marcaram a data do casamento, março de 2013. Até lá, eles não farão sexo e sequer darão beijo na boca, só vão se abraçar e pegar na mão. Eles adotaram noivado casto para conhecer o “verdadeiro amor”. São evangélicos da Cuiabá (MT), frequentam a Igreja Videira, do pastor Heitor Henrique Laranjo, 27, e fazem parte do movimento “Eu Escolhi Esperar”, que defende namoro sem relacionamento sexual. “Abdicamos do contato físico, do toque, para focar nosso relacionamento na amizade e em conhecer um ao outro”, disse Rafael. “Preferi me preservar.” Na expectativa dos jovens, a “pureza sexual” vai lhes garantir uma vida “emocionalmente saudável” e equilibrada. Heloísa afirmou que o seu noivado segue os princípios de santidade descritos na Bíbl...

Professora usa Folha Universal para ‘formar senso crítico’

Suplemento do jornal só sobre a igreja A professora de redação Mara Regina Aparecida Trindade dos Santos, da Escola Estadual Gonçalves Dias, da zona norte de São Paulo, usa o semanário “Folha Universal”, da Igreja Universal, como material de leitura dos seus alunos da quinta série. “[O semanário] serve para formar senso críticos dos alunos”, disse a professora. De acordo com orientação do MEC, os professores têm liberdade para escolher publicações como material de apoio. Mas, nesse caso, a Folha Universal é a única publicação que os alunos leem em classe. A coordenadora pedagógica Márcia Coltre Cordeiro afirmou que "o foco é na leitura dos textos, e não no seu conteúdo", como se fosse possível separar uma coisa da outra. A Folha Universal tem um suplemento, a Folha IURD, só com informações sobre a igreja. Na edição da semana passada, por exemplo, o suplemento informou que o blog do bispo Edir Macedo tem impressionado os acadêmicos por ter 100 mil ace...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

O compositor e cantor Chico Buarque  disse em várias ocasiões ser ateu. Em 2005, por exemplo, ao jornal espanhol La Vanguardia , fez um resumo de sua biografia.

Jovens acreditam mais na evolução do que em Gênesis

Pesquisa foi feita  com 2,3 mil alunos  do ensino médio A Bíblia, em Gênesis, afirma que Deus criou o homem, os animais e tudo mais, do jeito que existe hoje, mas a maioria dos jovens estudantes brasileiros, em torno de 15 anos, acredita na evolução biológica das espécies, conciliando, assim, religião com ciência. É o que sugere uma pesquisa do biólogo Nelio Bizzo, professor da Faculdade de Educação da USP. Suas conclusões estão baseadas nas respostas a um questionário de 23 perguntas submetido a 2,3 mil alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país. Do total dos alunos, mais de 70% afirmaram acreditar nas doutrinas de sua religião. Entre eles, o número de católicos representaram 52%, o de evangélicos, 29% e os sem religião, 7,5%. A maioria (64%) concordou com a afirmação de que “as espécies atuais de animais e plantas se originaram de outras espécies do passado”. Bizzo afirmou que tal resultado surpreende por...

Navio da Marinha é usado para transportar Nossa Senhora de Nazaré

Neste sábado (8) pela manhã, um navio da Marinha foi usado para transportar uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira do Amazonas, nas comemorações do Círio de Nazaré em Belém, no Pará. O navio puxou uma procissão de barcos enfeitados com flores ao longo de 18 km na baía do Guarujá. O Estado brasileiro é laico, está na Constituição, mas esse tipo de envolvimento das Forças Armadas em atividades católicas é comum e tem sido aceito pela sociedade sem nenhum questionamento. Em 2009, o almirante Alvaro Pinto prestou uma homenagem à santa As comemorações de 2009 do Círio de Nazaré tiveram a participação do almirante-de-esquadra Alvaro Luiz Pinto , comandante de Operações Navais. A foto (ao lado) do almirante a bordo de um navio erguendo a imagem da santa para os devotos dá ideia sobre o quanto Estado e Igreja Católica estão imbricados. O pretexto para que a laicidade do Estado seja ignorada em eventos como esse é o de que a maioria da população é católica, como se a C...