Pular para o conteúdo principal

Seleção feminina de vôlei não sabe que Brasil é laico desde 1891

Título original: O Brasil é ouro em intolerância

Jogadoras  se excederam com oração diante das câmeras
por André Barcinski para Folha

Já virou hábito: toda vez que um time ou uma seleção do Brasil ganha um título, os atletas interrompem a comemoração para abrir um círculo e rezar. Sempre diante das câmeras, claro.

O mesmo aconteceu sábado passado, quando a seleção feminina de vôlei conquistou espetacularmente o bicampeonato olímpico em cima da seleção norte-americana, que era favorita.

O Brasil é oficialmente laico desde 1891 e a Constituição prevê a liberdade de religião.

Será mesmo?

O que aconteceria se alguma jogadora da seleção de vôlei fosse budista? Ou mórmon? Ou umbandista? Ou agnóstica? Ou islâmica?

Alguém perguntou a todas as atletas e aos membros da comissão técnica se gostariam de rezar o “Pai Nosso”?

Ou será que alguns se sentiram compelidos a participar para não destoar da festa?

Será que essas manifestações públicas e encenadas, em vez de propagar o caráter multirreligioso do país, não o estão atrapalhando?

Claro que ninguém questiona a boa intenção das atletas. Mas o gesto da reza coletiva está tão arraigado, que ninguém pensa em seu real simbolismo e significado.

A questão não é opção religiosa, mas a liberdade de escolha. Qualquer pessoa pode acreditar no que quiser, contanto que deixe a outra livre para fazer o mesmo. Sem constrangimentos. E não é o que está acontecendo.

Liberdade religiosa só existe quando não se mistura religião a nada. Nem à política, nem à educação, nem à ciência e nem ao esporte.

Em 2010, a Fifa acertou ao proibir manifestações religiosas na Copa da África do Sul. A decisão foi tomada depois de a seleção brasileira ter rezado fervorosamente em campo depois da vitória na Copa das Confederações, um ano antes, o que provocou protestos de países como a Dinamarca.

Em 2014 e 2016, o Brasil vai sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A CBF e o COL precisam tomar providências para que os eventos não se tornem festivais públicos de intolerância.

Atletas precisam entender que estão representando um país de religiosidade livre. Eles têm todo o direito de manifestar sua crença, mas não enquanto vestem uma camisa laica.

Claro que atitudes assim serão impopulares e gerarão protestos. Muita gente confunde a garantia da liberdade de opção religiosa com censura.

Quem disse que é fácil viver numa democracia?

Pastor queixa-se por não ter mais acesso à Seleção Brasileira.
julho de 2012

Religião nos esportes.    Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
O Estado é Laico, mas não ateu e também não é TEOCRÁTICO OU RELIGIOSO. É isso que essa gente tem de entender!
Anônimo disse…
LAICO = Neutro e obrigado a não se envolver com religião.

REPRESENTANTES DO ESTADO LAICO fazendo ritual de oração religiosa = Propaganda de opção religiosa = Descumprimento da laicidade; não envolvimento religioso entre agentes do estado e religiosidade!
Anônimo disse…
Proibir REPRESENTANTES OFICIAIS DO ESTADO LAICO de fazer ritual de oração religiosa em EVENTO OFICIAL A REPRESENTANTES OFICIAIS DO ESTADO LAICO é defesa da laicidade do estado laico.
Anônimo disse…
Não são simplesmente "pessoas orando em lugar público", mas sim, REPRESENTANTES OFICIAIS DO ESTADO LAICO num EVENTO OFICIAL destinado a representantes de estado.

Não é difícil compreender isso, então não se faça de imbecil!
Anônimo disse…
Se representam oficialmente o Brasil enquanto Estado elas não deveriam roubar no jogo, por exemplo, quando não se acusam quando o juiz erra a marcação.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Oração obrigatória, jamais. Oração facultativa aos crentes, sempre.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Rioko a Pirata Espacial,

Eu vou perder meu precioso tempo com você PELA ÚLTIMA VEZ. Como vejo não possui nenhum amor próprio (popularmente conhecido como vergonha na cara). Do contrário, após o último comentário que lhe enviei não me dirigiria à palavra nunca mais.

Bom, uma coisa que jamais poderia esperar da sua parte seria qualquer refutação dos meus argumentos, pois já deu para perceber que padece de uma deficiência cognitiva. No que concerne a esse problema, eu até me solidarizo com sua limitação.

O máximo que conseguiu foi apelar para o "ad hominem”

Defender crendices? Quem? O que quero é discutir, nesse post, o ordenamento jurídico brasileiro, mais especificamente, no que tange ao direito de atletas brasileiros (as) manifestarem publicamente sua fé religiosa.

E pelo que leio, nos comentários, penso que já ficou mais do que explicado, por inúmeros leitores/comentaristas, que nossos (as) atletas estão amparados (as) legalmente para fazê-lo. Sem sofrer nenhum tipo de constrangimento seja por parte das “autoridades” ou de qualquer cidadão.

Os Srs. Júlio Severo, Silas Malafaia e Olavo de Carvalho são formadores de opinião e são contundentes em seus posicionamentos. Eu sou conhecedor de algumas de suas ideias. O que não quer dizer que concorde com tudo que propõem. Posso ser concordante de algumas e discordante de outras.

Vou “falar-lhe” uma coisa mesmo sabendo que você ainda não é capaz de entender, como diriam os espíritas, você há de conseguir evoluir, porém seu espírito ainda vai ter que reencarnar muitas vezes, mas já que estou perdendo tempo, sigamos adiante... A minha busca é pelo livre pensar... E, para tal, não pode haver um grupo de pessoas que só tenha opiniões “certas” e outro que só tenha opiniões “erradas”. Esse seria um dos fundamentos, dentre muitos, para prosseguir nessa busca...

Por último, é impressionante como você não consegue entender as ideias básicas de um comentário. Onde foi que escrevi que o sr. Paulo Lopes não poderia colocar essa ou outra notícia aqui? Fiz uma crítica, incisiva, aquilo que achei absurdo de ser cobrado da nossa Seleção Campeã Olímpica de Vôlei Feminino e nada mais.

anônimo 17 de agosto de 2012 16:09

Você precisa se decidir se respeita as leis brasileiras, isto é, a nossa Carta Magna e reconhece o Brasil como signatário da Declaração Universal dos Direitos humanos.

Se sim, não pode ficar fazendo pirraça ou dizer não quero porque achei feio! Das duas uma: ou se rasga a constituição ou se segue o IMPÉRIO DA LEI. Eu prefiro a segunda opção.

ASSECLA? NÃO. Meu nome é Welington.

anônimo 17 de agosto de 2012 16:11,

Multinicks? Creio que você esteja, redondamente, enganado. Só utilizo esse nickname com o meu nome próprio.

Passem bem!!
Marcos Vital disse…
Patrulhamento ideológico desta esquerda naturalista, humanista-antropocêntrica-relativista, inebriada de positivismo lógico. Elas (as jogadoras) tem o direito de orar sim. Bem como um ateu poderia dar graças a Seleção Natural pela vitória (porém, isto seria um verdadeiro absurdo). Não confundam laicismo com ateísmo... É a mesma coisa que confundir uma cueca com um coador de café... Parece que o pessoal não ficou satisfeito com a morte de Deus, advogada por Nietzsche, agora "eles" querem "matar" os humanos que não se enquadram dentro do humanismo reducionista deste povo.

Viva a intolerância secular!
Marcos Vital disse…
Quando eu estiver usando a camisa da seleção brasileira, será que poderei ir à Igreja, ou serei decapitado por um militante neo ateu enlouquecido?

É cada coisa que aparece por aí. As más conversações corrompem os bons costumes. Será que este povo não trabalha, não tem mulher? deve ser, para falarem tanta asneira assim, não devem ter muito o que fazer...
Michelle disse…
Tchai - Cristão Ortodoxo com Orgulho,

>> "Prove tbm que Deus não existe?? E não vale nenhuma teoria publicada. Tem q ser provas concretas."

Lembra do que eu falei no meu comentário anterior?
Lá vai:

"- E tem algumas condições: não vale citações da bíblia, não vale experiências pessoais, apelo ao emocional, apelo à ignorância, aposta de Pascal, analogia do relojoeiro, inversão do ônus da prova e demais falácias."

E inversão do ônus da prova foi o que vc acabou de fazer.

Parabéns por não ter provas que seu deus existe. Agora pelo menos tenha culhões pra assumir isso em vez de apelar pra falácias. Assumir isso não vai te arrancar pedaço.

>> "Se o estado laico permite a liberdade e pratica religiosa em público, o ateu deve respeitar isso."

E eu como atéia respeito a liberdade religiosa. Quem mais desrespeita essa liberdade são - em sua maioria - os religiosos, principalmente alguns evangélicos. Eles têm essa necessidade patológica de converter todo mundo e coitado daquele que disser que não está interessado. E qdo eles descobrem que alguém é ateu, essa pessoa se torna o projeto especial deles Vamos converter o herege e não deixam essa pessoa em paz em nenhum momento. Viram praticamente uns stalkers.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Michelle disse…
Olha a juliete aí, gente!
Michelle disse…
Wendell,
>> "O fato do Brasil ser oficialmente laico não significa que cristãos tenham que ser PROIBIDOS de manifestar sua fé."

Estado laico é um estado neutro em relação às religiões.

Os cristãos - assim como os judeus, muçulmanos, budistas, umbandistas, wiccanos, hindus, satanistas, praticantes do candomblé, espíritas, budistas, taoístas, pastafarianistas, etc - têm o direito de manifestar sua crença (assim como nós ateus temos o direito de manifestar nossa falta de crença em divindades). Mas que as religiões - sejam elas quais forem - não tentem impor seus dogmas baseados em suas crenças e livros ditos sagrados em políticas públicas e na legislação; não fiquem tentando mudar a constituição para ficar de acordo com os dogmas dessas crenças; que não forcem suas crenças em todo mundo como se estas fossem um dever coletivo em vez de um direito individual, etc.

É disso que se trata o estado laico: ele não dá privilégios ou fica puxando a sardinha para uma determinada religião em detrimento de todas as outras; dá direitos iguais à todas as religiões...nem mais nem menos. É assim que deveria ser no Brasil, mas não é o que a gente vê acontecendo graças aos evangélicos - como aqueles no Congresso - que ignoram a laicidade do Brasil qdo é conveniente para eles e que legislam em benefício próprio e em benefício da igreja que frequentam.

>> Quando ele diz “Liberdade religiosa só existe quando não se mistura religião a nada”, obviamente está delirando. Como sempre, a verdade é o oposto do que ele afirma: liberdade religiosa só existe quando você pode misturar religião ao que quiser, desde que não ataque os direitos de outras pessoas que não compartilhem de sua fé"

E desde que não misture religião com política, com o sistema público de educação, com a legislação, etc.

>> Agora voltando à essa questão de liberdade religiosa, tem pessoas que apóiam isso contanto que essa liberdade seja cedida apenas à religião delas e o resto que se dane. Eu já passei por situações onde houve um círculo de orações que eu não quis participar (e expliquei o motivo) e as pessoas me olharam como se eu tivesse contaminada pela lepra. Para eles, era inadmissível que uma pessoa não quisesse participar do círculo de orações pra louvar o deus deles.

A mesma reação tiveram alguns evangélicos que foram na porta da minha casa pra pregar a palavra. Ficaram chocados qdo eu falei que não estava interessada. Na cabeça deles, as pessoas têm que ouvir a palavra de deus e ficarem agradecidas por isso. Qdo aparece alguém que diz não estar interessada, é como se eles tivessem levado uma bofetada na cara. E qdo a pessoa se assume como atéia pra eles, é como se eles tivessem levado um murro.

Eu já passei por isso. Já participei de círculos de orações msm não acreditando naquilo e foi super desconfortável e embaraçoso pra mim. Isso sem contar que me senti como uma hipócrita. E o dia que decidir deixar bem claro pra minha família em pleno natal que não vou mais participar desses círculos não ficarei surpresa se a reação dos meus parentes for a mesma desses evangélicos que me olharam torto.
Michelle disse…
Welington "Juliete" Gaetho Escola

Vc mandou a msm mensagem umas 6 vezes. Pára com o spam, cara! Que obsessão com a Rioko! Essa nem Freud explica...
Michelle disse…
Tchai - Cristão Ortodoxo com Orgulho,

E eu não tenho que provar sobre a inexistência do seu deus, pq como eu disse nesse comentário, eu não sei se deuses existem ou não. Pelo menos eu assumo que não sei e vc?

Aqui vai o trecho e o link pra vc ler o trecho em seu contexto, se quiser:

>> "Eu não sei se deuses - isso mesmo, no plural - existem ou não. Mas devido à falta de evidências, eu não creio na existência dos mesmos. O termo pra isso é atéia agnóstica." ( http://www.paulopes.com.br/2012/08/brasil-e-ouro-em-intolerancia-religiosa.html?showComment=1345264670670#c4121006973729760780)
Mazela disse…
Marcos Vital, se você for a alguma igreja (que, como muitas igrejas evangélicas pentecostais e neopentecostais, considere o volei e o futebol 'coisas do diabo') e, contrariando a doutrina 'sacrossanta' dessa igreja radicalista fundamentalista-extremista-histérico-puritana, conseguir entrar lá sem sofrer uma 'terapia de choque de desencapetamento', com certeza deverá voltar a este blog para narrar tal feito heróico. Crentes são contraditórios demais.
Mazela disse…
Observação: Entrar no templo da seita vestindo a camisa da seleção brasileira ( que é coisa do capeta tinhoso segundo a crentalhada).
Anônimo disse…
Estado laico não quer dizer estado ateu. E muito menos laico-cristão. Se as meninas são todas cristãs e querem orar, que orem. Mas entendo a posição do post em dizer sobre as escolhas pessoais. Será que todas são de fato cristãs? Ou foi apenas pressão para que todas orassem ali?

E ateísmo é não acreditar num deus. Não ter religiões e isso não é contagioso. Ateu não tem raiva de deus, pois para ele deus não existe. Então não é uma posição religiosa, pois não há religião alguma aí.

É justamente pelo fato de o Estado ser laico que as meninas do vôlei puderam orar. A questão é que em eventos esportivos com tantas nações e credos diferentes, não acho correto uma exposição assim pública, já que existem outras denominações, escolhas e direitos de quem não compartilha aquela fé. E tenho medo do que vai acontecer na copa e nas olimpíadas no Brasil com toda essa pregação de atletas. Não é porque vai ser no nosso país que devemos desrespeitar os outros.
Anônimo disse…
A bíblia é uma coleção de contos folclóricos, crente.

Pode chorar.

Att.,

Espancador de Pastores
Wendell disse…
De onde vc tirou que a seleção feminina de vôlei é uma REPRESENTANTES OFICIAIS DO ESTADO LAICO BRASILEIRO? Viajou na maionese...

Aliás, mesmo representantes oficiais do Estado Brasileiro podem manifestar religião sim. Como também podem manifestar ateísmo se desejarem. O que não podem é impor isso aos administrados. Isso é o Estado laico.
Anônimo disse…
ESTADO LAICO OU ESTADO ATEU?
Anônimo disse…
Mas o que valeu mesmo foi o OURO, com ou sem oração. Valeu meninas.
E os homens do volei??
Anônimo disse…
Acredito que vivemos e passamos por fases em nossas vidas, neste momento as jogadoras estão teístas, amanhã não sei, sou ateu há algum tempo e não consigo ver razoabilidade na crítica à oração das jogadoras. estado laico não é estado ateu, se a maioria delas ou todas elas são teístas que orem ao deus que quiserem. se a ideia de deus que elas carregam na mente as sustenta, as mantém, porque não podem extravasar e atribuir o sucesso ao deus ou deuses invisíveis delas? "Posso não concordar com nenhuma palavra que voce disser, mas defenderei com todas as forças o direito que você tem de dizê-las". Não acredito na existência de nenhuma espécie de deus invisivel, mas defenderei onde eu for a possibilidade que qualquer pessoa orar a seus supostos deuses, apenas serei contra nos espaços públicos devidamente legalizados. A Liberdade de pensamento e de crença ainda é a base do meu ateísmo, e esta mesma liberdade eu luto pra que todos tenham, sejam ateus, agnósticos, teístas, etc...
Esta é minha opinião no momento... acredito que devo respeitar o tempo e o ritmo das pessoas. Isto pra mim é ser humano. Penso que o ateísmo será absoluto um dia, não preciso constranger ninguém a isto.
liberdade pra censurar disse…
Artigo totalmente ridículo, como já se tornou hábito entre os colunistas seguidores da moda ateísta.

O idiota laicínico que o escreveu só acerta no final, ao confessar, sem querer:

"Muita gente confunde a garantia da liberdade de opção religiosa com censura".

O idiota deveria ter acrescentado, para ser mais sincero:

"É o meu caso!"
Anônimo disse…
Todo fanático intolerante não religioso, também acha a mesma coisa.
Anônimo disse…
O técnico José Roberto Guimarães não participou.
Anônimo disse…
Cada um com o seu amigo imaginário, Jefferson. Se você se sente bem sendo enganado por uma criatura mítica que não liga a mínima pra vc, que bom pra vc!

Mas não empurre goela abaixo dos outros. Isso é um estupro ideológico.
Josiane veiga disse…
sou cristã mas gosto mto do seu blog...
Rezar diante das câmeras...
Essa é a nação de ignorantes na Biblia, que tudo que precisam fazer é se expor, ficar gritando por Deus, mostrar ao mundo sua crença...

Contudo, sabem o que diz Jesus em Mateus 6?
"E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará."
Mukti Pradata disse…
Engraçados os comentários, mais do que a matéria. Li os mais antigos, e minha nossa, ô confusão.

Gente depreciando as pessoas e questionando o ateísmo dos outros só por eles acharem que é exagero se incomodar com o ato das jogadoras. Então ninguém mais pode ter opinião, se não for a mesma que a sua? Intolerância manda beijos. Independente do que a constituição manda, todo mundo pode pensar o que quiser do ato das meninas, desde se sentir incomodado a não ver nada demais naquilo. Isso é questão de opinião pessoal e depreciar pessoas por causa dessa opinião em particular, deveras irrelevante, é simplesmente idiota. E querer definir se alguém é ou não ateu "de verdade" se baseando em si próprio e não nas conclusões da pessoa, é no mínimo arrogante, além de igualmente idiota.

Outros vêm culpar os ateus que não combatem ou não se incomodam com religiosos pela dominação da Igreja no Brasil. Por favor, né? Ignorar toda a história e contexto dessa nação e jogar a culpa em um grupo só porque ele não milita com você é radicalismo, falta de informação e tolice por se incomodar com quen não age como você.

Aí chega mais alguém pra ficar repetindo feito um papagaio: ESTADO LAICO BRASILEIRO, ESTADO LAICO BRASILEIRO, ESTADO LAICO BRASILEIRO, CONSTITUIÇÃO, CONSTITUIÇÃO, CONSTITUIÇÃO, ELAS NÃO SÃO TURISTAS, ESTÃO REPRESENTANDO O ESTADO e etc. Ok, já entendemos. E já apareceu gente com conhecimento no assunto pra explicar que elas não feriram de fato a constituição por N fatores, repetir sua indignação não vai mudar isso. Aliás, é um equívoco comum acharem que a seleção de vôlei está representando o Estado por levar o nome do país. Estão representando, oficialmente, apenas a confederação nacional desse esporte, não o Estado propriamente dito. Alguém pode, por exemplo, estar representando o nome do Brasil num concurso mundial e registrado de culinária, vamos supor, mas isso não quer dizer automaticamente que a pessoa está representando o Estado. Se eu estiver errada, por favor alguém me esclareça COM FONTES, confiáveis, vindas de artigos oficiais da Constituição, não de achismos. Ah! E outra coisa a ser levada em conta: as regras com relação a manifestações religiosas do Brasil e as do Comitê Olímpico não são as mesmas, e elas podem não ter ferido a laicidade do Estado brasileiro, mas sim a do Comitê Olímpico. Alguém para confirmar ou explicar melhor isso? Eu apreciaria.

Agora, minha opinião?
Bom, considero que mesmo se a lei proíba esse tipo de manifestação pública em eventos mundiais, NA MINHA OPINIÃO, essa proibição é besteira. Deixar os atletas manifestarem sua fé de maneira não-ofensiva (lembrando que se sentir ofendido é diferente de ser diretamente ofendido) é pra mim exemplo de tolerância. E acho, como muitos, que se incomodar tanto com isso é faniquito, lei nenhuma muda isso, como eu já disse, é questão de simples opinião e quem se incomoda também está no seu direito. Também ando vendo que na web há uma crescente manifestação de "fundamentalismo ateu", por assim dizer, o que me chateia, porque inevitavelmente o indivíduo de certo grupo acaba sendo julgado pelos atos da maioria. Por fim... Apesar de não discordar da oração em público, é bem fato que as meninas fizeram uma algazarra bem deselegante em um momento de solenidade, isso sim é desconcertante.
Anônimo disse…
Os comentários estão bugados, não dá pra ver todos ;/
Anônimo disse…
Manifestações religiosas públicas deveriam ser proibidas.

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mateus 6:5

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:6
Anônimo disse…
Isso é um desrespeito enorme ao adversário .Deus se existir não pode tomar partido numa competição .não é nem por causa do tal estado laico ,é uma falta de respeiro mesmo .Deveria haver uma punição por conduta anti desportiva.
João Alberto disse…
Vão a merda! O Estado deve ser Laico, agora vcs estão querendo a obrigar as pessoas a serem laicas!! Aff..
João Alberto disse…
Representante oficiais do que? Seu babaca! Eles são desportistas e não embaixadores! E qual seria o problema de um "Representante oficial" demonstrar religiosidade? São pessoas e não o próprio estado!
Mais antigos Antigos 201 – 237 de 237

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 renuncia; sucessor vai ser escolhido até a Páscoa

Ratzinger disse "não ter mais forças" para o cargo O papa Bento 16 vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro. Ele anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais. É a primeira vez que isso ocorre em 600 anos. O discurso ocorreu entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão). Os bispos brasileiros disseram  que foram pegos de surpresa. O  L'Osservatore Romano , jornal oficial do Vaticano, informou que Ratzinger tomou a decisão em março de 2012, durante visita ao México. Na ocasião, ele foi visto andando com uma bengala. O Vaticano afirmou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi. Em comunicado, Bento 16, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avanç...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Devoto que perdeu perna por causa de crucifixo processa igreja

Jimenez estava pagando uma promessa quando o crucifixo caiu O imigrante mexicano David Jimenez (foto), 43, de Hudson Valley, no Estado de Nova Iorque (EUA), está movendo ação contra a Igreja Católica com o pedido de indenização de US$ 3 milhões (R$ 6 milhões) por ter perdido uma perna. Um crucifixo de 300 quilos de um memorial de uma igreja católica esmagou a perna direita de Jimenez no dia 30 de maio de 2010 quando ele limpava-o em agradecimento pela cura de sua mulher. Ele relatou no processo que o crucifixo estava preso por um único parafuso. A peça de mármore se espatifou, e o maior pedaço atingiu Jimenez. Kevin Kitson, advogado do mexicano, disse que seu cliente é católico devoto, tanto que fez a promessa de limpar o crucifixo gigantesco durante o tratamento de um câncer de ovário diagnosticado em Delia, sua mulher, em 2008. Segundo Jimenez, a limpeza foi autorizada pelo responsável pela estátua. O casal está nos Estados Unidos há pelo menos 20 anos. Tem três filhos, ...

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...