Pular para o conteúdo principal

Arcebispo tido como liberal é promovido e se torna papável

arcebispo Gerhard Ludwig Müller
Gerhard Müller é simpático
à Teologia da Libertação 
O arcebispo alemão Gerhard Ludwig Müller (foto), 64, é o novo titular da Congregação para a Doutrina da Fé, em substituição ao cardeal norte-americano William Joseph Levada, que pediu demissão. Trata-se de uma guinada na congregação que na Idade Média, com o nome de Santo Ofício, foi a responsável pela “administração” da Santa Inquisição.

Müller é considerado pela ala conservadora da Igreja inadequado para o cargo porque é francamente favorável à Teologia da Libertação, um movimento de sacerdotes e leigos que dá atenção preferencialmente aos pobres e que não tem a simpatia de Bento 16 — ao menos até agora.

Apesar disso, o papa gosta de Müller, que a partir de agora passa a figurar na lista dos fortes candidatos a ocupar o lugar de Ratzinger, que, aos 85 anos, tem demonstrado fragilidade de saúde. Ratzinger, quando foi escolhido para papa, comandava a Doutrina da Fé.

Em recente entrevista, Müller reafirmou a admiração que tem pelo seu amigo peruano Gustavo Gutiérrez, 83, um defensor da Teologia da Libertação que por alguns tempos esteve na mira da Doutrina da Fé.

Müller não vê nenhuma incompatibilidade entre a Igreja e Teologia da Libertação porque, citando são Tomás de Aquino, afirmou na entrevista que “Deus é o grande liberal” (Deus est maxime liberalis). Ele explicou que, no original, liberalis é sinônimo de generoso, para que não haja confusão como “liberalismo” ou “liberalidade”.

Ele disse também que a Teologia da Libertação não é “uma mistura solta do comunismo e da fé católica”, porque “a doutrina social da Igreja Católica tem se mostrado muito superior à análise marxista”.

Criticou a injustiça social, citando a América do Sul como exemplo de região onde ela se encontra instalada. “Diante da miséria e da indignidade que há em nosso redor e que são ignoradas por muitas pessoas, nós [Igreja] não podemos apenas levar piedosamente as sobrancelhas”, disse. “A fé e o fazer o bem caminham juntos.”

O arcebispo chamou alguns de seus adversários conservadores de “estúpidos”, mas ele não é tão liberal como uma parte dos católicos gostaria que fosse. Müller defende o celibato e a não comunhão aos divorciados, entre outros pontos da ortodoxia mantida por Bento 16.

Ainda assim Müller representa uma promessa de renovação da Igreja Católica, que está em crise e precisa mudar logo, para evitar o risco de se tornar nos próximos anos em mais uma seita.

Com informação do blog Catholic Church Conservation

Teólogo diz que ter ética é mais importante do que ser crente.
dezembro de 2011

Comentários

Isso vai dá merda.
Bruna disse…
Ô se vai.
Anônimo disse…
Católicos conservadores estão à beira de um ataque de nervos com essa escolha:

http://fratresinunum.com/2012/07/02/confirmado-dom-gerhard-muller-novo-prefeito-da-congregacao-para-a-doutrina-da-fe/
Anônimo disse…
Estão até xingando (herege) o arcebispo:

http://fratresinunum.com/2012/07/08/chamado-para-destruir/
Andrea disse…
Tô aqui pensando se esse Müller é tão Teólogo da Libertação assim... primeiro pq conseguiu ascender, conseguiu um espaço importante dentro da Igreja... e depois pq se diz a favor do celibato e da não comunhão dos divorciados... digamos que ele tá meio cá meio lá... assim observei...
Anônimo disse…
Andrea, se você estudar sobre as origens do Vaticano II, e as reclamações feitas pelos verdadeiros católicos indignados por essa nomeação

http://fratresinunum.com/2012/07/02/confirmado-dom-gerhard-muller-novo-prefeito-da-congregacao-para-a-doutrina-da-fe/

http://fratresinunum.com/2012/07/08/chamado-para-destruir/

, responderá a sua pergunta.

"...e depois pq se diz a favor do celibato e da não comunhão dos divorciados... digamos que ele tá meio cá meio lá... assim observei..."

Por isso a indignação dos verdadeiros católicos. O

Sim, sim, não, não para esses modernistas esquerdistas como o senhor Gerhard Ludwig Müller não existe. Por isso que hoje ele fala que é a favor do celibato e da não comunhão dos divorciados, mas amanha, como todo progressista, muda de opinião para agradar "a vontade do povo".

Como você acha que os progressistas tomaram conta da Igreja Católica hoje.

Fazendo duas caras.
Anônimo disse…
Paulo Lopes, por que você omitiu um crime gravíssimo desse cínico teólogo da libertação?

http://spessantotomas.blogspot.com.br/2012/07/frutos-podres-do-concilio-vaticano-ii.html

Aiás, essa informação está sendo denunciada a muito tempo por católicos tradicionais.
LEGIÃO disse…
"Em recente entrevista, Müller reafirmou a admiração que tem pelo seu amigo peruano Gustavo Gutiérrez, 83, um defensor da Teologia da Libertação que por alguns tempos esteve na mira da Doutrina da Fé."

Tudo indica que ele foi instruído a falar favoravelmente da Teologia da Libertação, com o intuito de redardar o cisma que parece vir por aí!
Agora, os padres rebeldes vão pensar que podem ser ouvidos e respeitados pela alta hierarquia da Santa Sé.
Ratzinger provocou muitas divisões na Igreja. Agora, ele joga, tentando a manipular convicções político-sociais orgânicas.
Não vai dar certo!
Anônimo disse…
LEGIÃO, se você procurasse saber ao que está acontecendo dentro da Igreja Católica, saberia a muito tempo que é isso mesmo que os católicos tradicionais querem:

UM CISMA POR PARTE DESSES PROGRESSISTAS DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E DOS MOVIMENTOS CARISMÁTICOS PENTECOSTAIS.

Eu como um católico tradicional, é o que mais quero.

Com a Graça do Bom Deus ainda verei em vida esses corja progressista da teologia da libertação e dos pentecostais carismáticos fazendo os seus cismas e saindo da Igreja Católica.

Se querem seguir heregias, que fundem a suas próprias seitas.
Anônimo disse…
A Igreja Católica hoje é 99% formada por seguidores da Teologia da Libertação ou da Renovação Carismática. Os católicos tradicionais estão feito barata tonta há 50 anos.
Anônimo disse…
Anônimo de 18:28, e dai!

Um católico tradicional prefere ser fiel a Deus no pouco do que ser omisso no muito.
Anônimo disse…
A ICAR virou uma babel. Ninguém se entende. Quem diria...
Anônimo disse…
Escolha espetacular do papa Bento XVI. Tacou gasolina no fogo. Pense numa briga de galinhas. Vai ser pena voando pra todo lado...
Anônimo disse…
Anônimo de 18:31, ninguém se entende ou os progressistas que criaram uma típica torre de babel teológica protestante dentro da Igreja?
Anônimo disse…
Adoro católicos tradicionais. Esculhambam papa, bispo, padre. O antigo respeito virou a maior putaria.
Anônimo disse…
Quem foi ou não pouco importa. Uma torre de babel foi o que sobrou da ICAR. Acho ótimo.
Anônimo disse…
Nossa! você é tão inteligente Anônimo de 18:42.
Anônimo disse…
Anônimo de 18:38, antes agradar a Deus do que aos homens.
Andrea disse…
maioria pertencente a Renovação Carismática Sim,
mas pertencente a Teologia da Libertação... ledo engano...
Anônimo disse…
Nessas horas o amor cristão aflora com toda sua força! Que lindo ver essa união fraternal em gesuis!
outro anomnimo disse…
E voces tão amorosos!!!!
Anônimo disse…
Obrigado outro anomnimo.
outro anomnimo disse…
O prazer é todo meu e do Gerhard Ludwig Müller.Estamos tão felizes!
Anônimo disse…
Já tá fedendo kkkkk
Yuri disse…
O arcebispo só deu mais uma chance pro cara se redimir, culpa o pedófilo não ter auto-controle e continuar bolinando as crianças.
Yuri disse…
Ou a igreja católica muda ou ela afunda, ela deve seguir o progresso, o mundo mudou e quem não mudar tb será esquecido e deixado pra trás.
Anônimo disse…
Isso mesmo. Siga a Deus e não as porcarias da ICAR e do papa.
Anônimo disse…
Sim, mas os "tradicionais" são quase nada, apesar de barulhentos.
Anônimo disse…
Genteeee, ninguém entendeu ainda, o cara se tornou papável sacaram? Comestível meu povo...

Que maravilha; vitória de nós gays, um papa papável, ui...
Anônimo disse…
Anônimo de 2012, como protestante bisonho, você não entende nem o que escreve.

A Igreja Católica é o Corpo Mistico de Cristo Jesus. Seguir a Igreja é seguir a Cristo.

Você aceitando isso ou não.
Anônimo disse…
esta ICAR é uma sujeira só.

FORA ICARRRR.


PUNK NOT DEAD
Anônimo disse…
Falei dos católicos tradicionais que não seguem mais a Igreja Católica depois do Vaticano II. Adoro esses. Eles destroem a "autoridade" do bocó do Bento XVI. kkkkk
Anônimo disse…
“a doutrina social da Igreja Católica tem se mostrado muito superior à análise marxista”

Como é que é? A ICAR anda lendo documentos Capêticos? Que, aliás, deveriam estar no Index? Será que está se entregando à TL? Vai ajudar aos indios e aos sem terra, em detrimento da elite direitista cansada que sempre a apoiou? É o fim do mundo mesmo...
Anônimo disse…
Conservadorismo do tipo desse Anônimo me dá nojo, asco ! Tudo muda meu caro, nao importa o quanto vc faça birra ou mimimi, a igreja católica já errou feio quando contrariou galileo, e ainda se diz sagrada, oq é sagrado NAO ERRA, se errou já tem coisa errada nessa historia.
O cristianismo é uma palhaçada, vcs fingem ser conservadores mas na verdade a religiao de vcs ja mudou trocentas vezes ao longo da história, mas como a maioria são analfabetos-históricos, deixam passar esses detalhes.
A Igreja Católica está morta ! Oq sobrou dela sao retalhos e resquícios de um passado poderoso porém distante. E ainda bem, viva a democracia ! A Idade Média já acabou há tempos.
Anônimo disse…
Anônimo BURRO . Sua igreja já é progressista ( no sentido de mudar de opiniao ) há MUITO tempo. Esqueceu q era heresia falar q a terra girava em torno do sol ? Esqueceu q era heresia ser a favor da democracia ? Esqueceu q era heresia cobrar juros ? Eu aposto q nem esqueceu, e sim, nunca soube do próprio passado de mudanças e de desumanidades q essa porcaria de igreja católica fez. Vcs são nada mais nada menos q Lixo. Não prestam mais pra nada nesta sociedade e ficam aí xiando.
Esquece, deus nao existe, vai ler um livro q preste e para de ser alienado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Araguaína obriga leitura diária da Bíblia nas escolas antes das aulas

Mané Mudança  é o autor da lei A Câmara Municipal de Araguaína (TO) aprovou lei que obriga os alunos das escolas públicas a lerem um versículo da Bíblia por dia,  antes das aulas. A lei, que deverá ser sancionada pelo prefeito Félix Valuar de Sousa Barros (DEM), diz que o versículo poderá ser selecionado pelo professor ou escolhido aleatoriamente. “Isso é um absurdo”, disse um leitor de Tocantins. “Num Estado laico, pode uma coisa dessas?” Trata-se de uma ilegalidade porque o artigo 19 de Constituição proíbe que qualquer instância do Estado se envolva em atividades religiosas. O Ministério Público poderá recorrer à Justiça para para invalidar a lei. Araguaína fica no norte de Tocantins e a 350 km de Palmas, a capital do Estado. Tem mais de 150 mil habitantes. O autor da lei, o vereador Manoel Moreira de Brito, o Mané Mudança (foto), é do mesmo partido do prefeito, o DEM. Para ele, é “muito importante que as crianças e os professores reflitam” sobre os ensinamento

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Traficantes evangélicos proíbem no Rio cultos de matriz africana

Agência Brasil Comissão da Combate à Intolerância diz que bandidos atacam centros espíritas  O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a CCIR (Comissão de Combate à Intolerância Religiosa) se reuniram na terça-feira para debater o pedido de instauração de inquérito de modo a investigar a denúncia de que traficantes que se declaram evangélicos de Vaz Lobo e Vicente de Carvalho, na zona norte do Rio, estão proibindo religiões de matriz africana de manterem cultos na região. Segundo a comissão, vários centros espíritas estão sendo invadidos por pessoas que dizem ser do tráfico, expulsando fiéis e ameaçando pessoas por usarem roupa branca. O presidente da CCIR, Ivanir dos Santos, relatou que a discriminação não é novidade e que vários religiosos de matriz africana passaram por situações parecidas diversas vezes. "Isso não começou hoje, vem desde 2008. Precisávamos conversar neste momento com o Ministério Público para conseguir uma atuação mais concreta. Vamos entre

MP pede prisão do 'irmão Aldo' da Apostólica sob acusação de estupro

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Dinheiro do jogador é administrado por seu pai O jogador Neymar da Silva Santos Júnior (foto), 18, paga por mês R$ 40 mil de dízimo, ou seja, 10% de R$ 400 mil. Essa quantia é a soma de seu salário de R$ 150 mil nos Santos com os patrocínios. O dinheiro do jogador é administrado pelo seu pai e empresário, que lhe dá R$ 5 mil por mês para gastos em geral. O pai do jogador, que também se chama Neymar, lembrou que o primeiro salário do filho foi de R$ 450. Desse total, R$ 45 foram para a Igreja Batista Peniel, de São Vicente, no litoral paulista, que a família frequenta há anos. Neymar, o pai, disse que não deixa muito dinheiro com o filho para impedi-lo de se tornar consumista. “Cinco mil ainda acho muito, porque o Juninho não precisa comprar nada. Ele tem contrato com a Nike, ganha roupas, tudo. Parece um polvo, tem mais de 50 pares de sapatos”, disse o pai a Debora Bergamasco, do Estadão. O pai contou que Neymar teve rápida ascensão salarial e que ele, o filho, nunca d

Sociedade está endeusando os homossexuais, afirma Apolinario

por Carlos Apolinário para Folha Não é verdade que a criação do Dia do Orgulho Hétero incentiva a homofobia. Com a aprovação da lei, meu objetivo foi debater o que é direito e o que é privilégio. Muitos discordam do casamento gay e da adoção de crianças por homossexuais, mas lutar por isso é direito dos gays. Porém, ao manterem apenas a Parada Gay na avenida Paulista, estamos diante de um privilégio. Com privilégios desse tipo, a sociedade caminha para o endeusamento dos homossexuais. Parece exagero, mas é disso que se trata quando a militância gay tenta aprovar no Congresso o projeto de lei nº 122, que ameaça a liberdade de imprensa. Se essa lei for aprovada, caso um jornal entreviste alguém que fale contra o casamento gay, poderá ser processado. Os líderes do movimento gay querem colocar o homossexualismo acima do bem e do mal. E mais: se colocam como vítimas de tudo. Dá até a impressão de que, em todas as ruas do Brasil, tem alguém querendo matar um gay. Dizem que a cada

Ricardo Gondim seus colegas pastores que são 'vigaristas'

Título original: Por que parti por Ricardo Gondim  (foto), pastor Gondim: "Restou-me dizer  chega  por não aguentar mais" Depois dos enxovalhos, decepções e constrangimentos, resolvi partir. Fiz consciente. Redigi um texto em que me despedia do convívio do Movimento Evangélico. Eu já não suportava o arrocho que segmentos impunham sobre mim. Tudo o que eu disse por alguns anos ficou sob suspeita. Eu precisava respirar. Sabedor de que não conseguiria satisfazer as expectativas dos guardiões do templo, pedi licença. Depois de tantos escarros, renunciei. Notei que a instituição que me servia de referencial teológico vinha se transformando no sepulcro caiado descrito pelos Evangelhos. Restou-me dizer chega por não aguentar mais. Eu havia expressado minha exaustão antes. O sistema religioso que me abrigou se esboroava. Notei que ele me levava junto. Falei de fadiga como denúncia. Alguns interpretaram como fraqueza. Se era fraqueza, foi proveitosa, pois despertava

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

'O que se pode plantar no meio de tanto veneno deste blog?'

de um leitor a propósito de Por que o todo poderoso Deus ficou cansado após seis dias de trabalho?   Bem, sou de Deus e fiquei pensativo se escrevia  algo aqui porque o que se nota é um desespero angustiado na alma de alguns cheios de certezas envenenadas, com muita ironia, muita ironia mesmo. Paulo foi o maior perseguidor do evangelho e se tornou o maior sofredor da causa cristã. Os judeus são o povo escolhido, mas Deus cegou seu entendimento para que a salvação se estendesse aos gentios. Isso mostra que quando Deus decide Se revelar a alguém, Ele o faz, seja ou não ateu. Todo esse rebuliço e vozes de revolta, insatisfação, desdém em que podem afetá-Lo? Quanto a esse blog, "o que se pode plantar no meio de tanto veneno?" Tudo aqui parece gerar mais discórdia. Se vocês não têm fé e não acreditam Nele, por que a ideia de Deus lhe perturbam tanto e alguns (não todos) passam a perseguir quem expressa uma fé, principalmente a cristã? Por que tanto desamor e