Pular para o conteúdo principal

Teólogo diz que ter ética é mais importante do que ser crente



por José María Castillo, teólogo espanhol

Lendo com atenção o relato do Juízo Final (Mt 25, 31-46), descobre-se que o que importa, o que interessa, o que Deus levará em conta, no juízo último e definitivo da humanidade, não será a fé, nem a religiosidade, nem a piedade, mas apenas uma coisa: o comportamento que cada um teve para com os seus semelhantes, especialmente com os que mais desfavorecidos. Ou seja, os que passam fome, os doentes, os necessitados, os estrangeiros, os presos.

 Os que agiram dessa maneira neste mundo serão os aprovados por Deus, sem aludir sequer ao fato de que se tinham ou não crenças religiosas, se eram pessoas piedosas e praticantes, e outras coisas semelhantes.

Samaritano, a 
parábola do
 herege ético
De acordo com os Evangelhos, Jesus deu a entender, com frequência, que é isto que lhe importava. Neste sentido, é eloquente o relato da cura do criado de um centurião romano (Mt 8, 5-13; Lc 7, 2-10; Jo 4, 43-54).

Aquele militar, como todos os militares do Império, tinha que fazer um juramento de fidelidade ao Imperador, que era considerado como Deus (ipse deus). Portanto, aquele centurião não tinha as mesmas crenças que os israelitas. Não tinha as verdadeiras crenças, mas tinha uma conduta exemplar, ao se preocupar tanto por remediar o sofrimento de um criado. E por isso, Jesus disse: “Eu lhes garanto que em nenhum israelita encontrei tamanha fé” (Mt 8, 10; Lc 7, 9).

Que fé tinha aquele militar pagão? Nós diríamos: “uma fé equivocada”. E, no entanto, na opinião de Jesus, por mais equivocado que se esteja na fé, se é boa pessoa de verdade, isso é mais determinante, diante de Deus, do que todas as crenças, por mais ortodoxas que sejam. E, caso contrário, como se explica que na parábola do bom samaritano (Lc 10, 30-37), precisamente o modelo que Jesus coloca é o do herege samaritano, em contraste com o sacerdote e o levita, que eram os modelos da ortodoxia observante?

Não estou me exasperando. As “crenças religiosas” dividem as pessoas e opõem os crentes. Por causa das crenças se perseguiu, se torturou, se fez guerras, se matou os infiéis e agora se ofende e se insulta aqueles que não concordam com as crenças que eu tenho.

Por causa das crenças se despedaça a ética e se despreza os pecadores. E, em definitiva, as crenças são, com frequência, o argumento que justifica e legitima a violência. Pelo contrário, a retidão ética e a bondade com misericórdia, é isso que une, que rompe os fanatismos e acaba com os integrismos fundamentalistas, que tanto mal nos fazem e tanto sofrimento geram.

Termino com uma pergunta importante neste momento: é possível garantir que os povos mais crentes e observantes são exatamente os povos em que há menos corrupção, mais honradez no trabalho, mais honestidade na hora de fazer a declaração do imposto de renda, mais generosidade nos patrões e mais laboriosidade nos trabalhadores? Que cada qual veja, em sua consciência, que resposta damos a esta pergunta inquietante e incômoda.

Este artigo foi publicado originalmente no blog Teología sin censura.




Jesus é mito e evangélicos são idólatras da Bíblia, afirma ex-padre

Comentários

Agislânia disse…
É exatamente por isso que eu até entendo e aceito alguém crer em Deus, mas não me entra na cabeça como alguém acredita que bíblia ou outros livros religiosos são a palavra dele. Eu não acredito em Deus e detesto religiões, mas se existisse um deus, no meu entendimento ele levaria mais em consideração nosso comportamento em relação aos outros do que o quanto você rejeita quem é "diferente" ou quanto dinheiro você entrega aos charlatões pra demonstrar fé.
Anônimo disse…
O fato de Jesus ter criticado a deturpação que os Farisues fizeram com o judaísmo não significa que ele era contra a religião organizada em si...

Na verdade, nos próprios evangelhos nota-se uma estrutura religiosa se formando: existiam os apósolos (o clero) e as massas, a multidão de seguidores. Alguns eram chamados para seguir Jesus outros só eram requeridos de ter fé.

Outra coisa que esses teólogos fazem muito é um recorte seletivo da mensagem de Jesus. No caso em questão, ele selecionou trechos em que de facto fala da preocupação com o próximo (isso é uma marca forte no cristianismo) e se critica a hipocrisia e a falsa fé dos fariseus. Mas há diversos outros trechos em que Jesus exige adoração a si e chega a condicionar a salvação a determinados rituais religiosos, como o batismo e a comunhão.

Teologia de botequim.
Israel Chaves disse…
Se todos os religiosos tivessem essa visão, religiões não seriam um problema. Mas a grande maioria dos religiosos tem outra linha de pensamento, que é aquela a qual é dada mais ênfase pelos padres e pastores, e que também é dita e redita várias vezes na Bíblia; de que o mais importante é a adoração.
Você pode ser a melhor pessoa do mundo, pode fazer tudo o que Jesus disse para fazer, mas faz isso porque acha o certo e não porque está seguindo "a palavra", e você não acredita no deus cristão. Você vai para o inferno e ponto final.
Se você for um bandido-assassino-estuprador mas for crente e pedir perdão em orações, você vai para o céu.
Foda-se quem você é, o que fez ou deixou de fazer. O importante é puxar o saco do deus cristão.
Para um ser onipotente, ele tem sérios problemas de insegurança, não? O que esperar de um voyeur pervertido que dá chilique por qualquer coisa...
Anônimo disse…
Na visão dos crentes é lógico que o doutor drauzio vallera vai pro inferno porque ele é ateu, mais pela ''justiça divina'' o maniaco do parque vai para o céu porque ele se arrependeu, mais é claro que ninguém vai pra lugar nenhum morreu acabou e pronto.
Anônimo disse…
Póis é na eternidade os cristão viverão ao lado do maniaco do parque , e o pobre doutor drauzio varella vai queimar por toda eternidade por não ter bajulado o deus dos hebreu, ah não ia me esquecendo o deus onibondoso no final vai dar um jeitinho de por todos os ateus pra viverem no ceu , os ateus que ''blasfemaram'' a vida toda ''dele'' que chamou jesus de joquei de jegue, o espirito santo, de espirito de porco santo, etc , no fim o deus onibondoso vai levar todo mundo pro céu pra viverem assexuados eternamente cantando gloria gloria aleluia ao lado das velhas beata, ou sei lá cantando estas musicas evangelicas enfadonhas.
Anônimo disse…
Qual é Paulo Lopes!

Quando você vai escrever algo verdadeiro sem distorcer ou esconder informações?

Será que o senhor realmente está dando uma informação?

José María Castillo é um teologo da teologia da libertação. Será que você se esqueceu de escrever isso ou fez de propósito?

Teologos da Libertação não seguem a Doutrina Católica, seguem a ideologia marxista.

...e é claro que o senhor sabe disso. Só que não diz não é mesmo.
Rodrigo disse…
que bom que não segue a doutrina catolica, doutrina evangelica ou o interese dessas denominaçoes, senão teriamos só mais um teologo mediocre propalando tradiçoes eclesiasticas inuteis. E embora possua inspiraçao marxista ela não tem nenhgum compromisso direto com marxismo, apenas a ideia central de açao social que é o que deveria importar as religiões e não a burocratizaçao do sagrado. Schelechtmaher já dizia quem usa argumentos espirituais com finalidades materialistas subverte totalmente o sentido de espiritualidade e é isso que vemos nas denominaçoes... A medida que as pessoas vão se instruindo elas estão abandonando o sectarismo religioso que criou fabrica de ateus, estamos caminhando para a liberdade que as vezes se expressa no ateísmo, mas também se expresse em uma espiritualidade mais racional. As denominaçoes tradicionais estão com os dias contados, pois suas falácias não podem conviver com o bom senso.
Rodrigo disse…
Quanto a Bíblia...Carreira das neves um teologo de portuguel(e por incrivel que pareça catolico, mas não inutilizado por noçoes pré concebidas) reconhece que a Bíblia é uma produçao cultural dos homens e não a propria palavra de Deus.
Rodrigo disse…
*portugal
Anônimo disse…
Rodrigo, que bom que você confirmou aquilo que eu disse.

Só que o dono do blog que é "tão inteligente" omite isso na maior cara-de-pau.
Anônimo disse…
".Carreira das neves um teologo de portuguel(e por incrivel que pareça catolico, mas não inutilizado por noçoes pré concebidas)"

Rodrigo, se esse "teologo católico" nega a Bíblia como a Própria Palavra de Deus, esse teólogo não é católico.
Izaque Bastos disse…
em toda organizaçao existem bons e maus elementos.até na atea tem.
Izaque Bastos disse…
é estranho um teologo negar a palavra de Deus.esse teologo ta é querendo vender livros, como fazem os ateus.
Rodrigo disse…
Cito outros então, para verem que não é pura planfetagem, Lair Amaro da UFRJ e professor da PUC que ministra um curso sobre o livro do apocalipse, em suas publicaçoes afirma categoricamente que analisando a historiografia vê-se claramente que a Bíblia é uma produçao cultural, inclusive sujeita a deturpaçoes para que se adequasse melhor aos objetivos da igreja critã primitiva. Podem inclusive olhar no link que se segue um dos cursos ministrados por ele... O citado historiador também é de convicçao religiosa cristã

http://www.youtube.com/watch?v=TwoPnjqZrDs
Rodrigo disse…
Em uma palestra ele afirmou que Jesus não escreveu e não ordenou que escrevessem nada, apenas queria ser um "modelo de retençao" para que as pessoas o observassem e seguissem. A burocratizaçao do sagrado na forma de institucionalizaçao de igrejas ficou por conta dos seguidores
Rodrigo disse…
Quanto ao fato do Paulo não ter citado sobre a teologia da libertaçao no post, isto não tem importancia haja vista que apenas ao ler o texto todos já sabemos do que se trata. Ele não precisa ficar redigindo o óbvio.....
Rodrigo disse…
Já leram Huberto Rohden? era teologo(mas não catolico) e tinha um ponto de vista parecido.
Anônimo disse…
Rodrigo, a palavra de Deus tão criticada por você que alega ser produção cultural pelo que diz, prefere acreditar em um homem que provavelmente você nem conhece do que acreditar no que esta escrito na bíblia. A palavra diz que maldito é o homem que confia no homem. Cuidado para que você não caia na armadilha que é a sua própria boca.
Rodrigo disse…
Não.... na verdade, prefiro acreditar no bom senso. Interessante voce citar a Bíblia para expor seu argumento, me lembro de outro individuo que não conheço, mas disse certa vez: até o proprio diabo pode citar a Bíblia mil vezes a seu favor. Basta reparar no fato de que existem mais de uma centena de divisoes no cristianismo e cada uma com sua propria interpretaçao, como algo que dá margem pra tantas divagaçoes pode ser a palavra direta de Deus. Não estou tentando aangariar adeptos pro ateísmo, mas tentado expor uma fé com mais razão.
Anônimo disse…
"Cito outros então, para verem que não é pura planfetagem, Lair Amaro da UFRJ e professor da PUC que ministra um curso sobre o livro do apocalipse,..."

Rodrigo, deixe de ser hipócrita!

Ou você não sabe que a PUC hoje é um recanto da teologia da libertação?

E o Paulo tem que citar sim que são teologos da libertação, pois são poucos hoje m dia que sabem diferenciar doutrina católica da teologia da libertação.
Anônimo disse…
De fato é isso o que faltam os fundamentalistas seguirem, o que não acontece na prática, pois o que fazem com pessoas que não seguem a fé deles ou que não tem fé é exatamente expressar seu "amor cristão". Bastam notar as intervenções do cristianismo no nosso dia-a-dia: a PLC99/2011 é uma dessas intervenções que nunca deveriam existir.
Mari disse…
Seria bom se todos que acreditam em deus tivessem esse bom senso...
Rodrigo disse…
Anonimo das 17:25...
Vôce que acha que a doutrina catolica é melhor que a teologia da libertaçao é só pensar no que é mais benefico para a humanidade e no que é mais razoavel: uma doutrina que diz que quem faz parte dos ritos da igreja é salvo, mas o humanista que ajuda a humanidade so porque não frequenta esta ou aquela denominaçao não ou a que diz que o importante é o que efetivamente se faz para seus semelhantes? O que lhe parece de mais bom senso para um Deus soberanamente justo e bom? Porque se ele preterir quem de fato pratica algum bem por não fazer parte da igreja catolica isto por si só seria um contra senso que inutiliza o argumento de Deus soberanamente justo e bom, e só pensar na antiga lógica de Aristotetles "a menor matiz de preto no branco inutiliza a premissa de que algo é totalmente branco"

Portanto não e necessario uma longa discussão, somente que usemos a cabeça. Acredito em Deus, mas não acredito no Deus severo e cruel que quer ser louvado o tempo todo, este é construçao cultural. Para um conceito verdadeiro de Deus a ética de fato é o fundamental e não acertos ou erros doutrinarios e muito menos quanto vôce paga de dízimo, Deus não quer dinheiro, os líderes religiosos que querem.
Anônimo disse…
Chamar igreja de alienódromo não é nenhum absurdo.Realmente,ter ética é mais importante do que ser crente,mas a maioria dos crentes não pensa assim.O alienódromo não deixa as pessoas pensarem.
Anônimo disse…
Bom, pra começo de conversa, se você acredita na bíblia então você também acredita em alguém que você não conhece, ou vai me dizer que você conheceu o(s) autor(es) da bíblia pessoalmente?
Ichthys disse…
aqui cabe a pergunta: tá, é importante ser bom, ajudar o proximo, os doentes, os excluidos, mas quem ensinou isso a civilizacao ocidental??? Jesus Cristo o cristianismo, engraçado é pessoas aceitarem esses valores e rejeitarem que os ensinou...
Anônimo disse…
O livro AMALDIÇOADO e negro da morte e da ignorância chamado Bíblia tem tantos absurdos que é difícil de acreditar que tanta gente leve a sério esse livro hediondo e maldito nos dias de hoje. Somente pessoas psicopatas, imbecis, idiotas, e esquizofrênicas poderiam ter escrito um livro tão abjeto, nojento e absurdamente hediondo como a Bíblia.

O livro da MORTE E DA DESTRUIÇÃO chamado Bíblia, livro maldito e hediondo da imbecilidade defende só aquilo que é ruim para o ser humano da Terra: defende a conduta imoral, defende a intolerância, o abuso sexual (estupro) , a escravidão, defesa do abuso sexual de prisioneiros, as chacinas, o incesto, o assassinato, a incitação às guerras genocidas e a submissão às autoridades, a dominação das mulheres, as mais diversas atrocidades, valores familiares muito duvidosos. A única justificativa plausível é que os imbecis crentelhos ignorantes e néscios seguidores da farsa e das falácias do cristoismo sequer conhecem o livro que tanto defendem. Somente pessoas débeis mentais é que seguem o livro da desgraça chamado Bíblia!!! Se mais crentelhos cristitas lessem o livro maldito chamado Bíblia haveria menos cristitas no planeta Terra!!! O local amaldiçoado onde o cristianismo chocou seus ovos de basilisco deve ser demolido e transformado no lugar mais infame da Terra, constituirá motivo de pavor para a posteridade. Lá devem ser criadas cobras venenosas.

A Bíblia inteira é um livro maldito de magia negra e é uma ferramenta subliminar extremamente poderosa cheia de números ocultos, de mensagens, de alegorias, e cheia de material roubado que foram corrompidos de religiões antigas. Além disso, este livro foi infuso com energia psíquica e poder para instilar medo e torná-la acreditável. Quando os olhos da pessoa são abertos e a pessoa passa a ter o conhecimento necessário, então o feitiço da bíblia sobre a pessoa já não terá mais efeito.

Quando uma pessoa sofre de um delírio, isso se chama insanidade. Quando muitas pessoas sofrem de um delírio, isso se chama religião, misticismo, esoterismo, sectarismo e espiritismo.

A religião é tão somente uma invenção primitiva feita pelo homem para comandar, suprimir, e se aproveitar dos outros, na qual somente as formas de vida espiritualmente fracas sucumbem.

Um dia a denominada história “sagrada” será chamada pelo nome que merece: história maldita; as palavras “Deus”, “salvador”, “redentor”, “santo”, padre, pastor, bispo e papa serão usadas como insultos, como alcunhas para criminosos.

E assim é a Verdade Verdadeira dessas palavras!!
Anônimo disse…
O livro AMALDIÇOADO e negro da morte e da ignorância chamado Bíblia tem tantos absurdos que é difícil de acreditar que tanta gente leve a sério esse livro hediondo e maldito nos dias de hoje. Somente pessoas psicopatas, imbecis, idiotas, e esquizofrênicas poderiam ter escrito um livro tão abjeto, nojento e absurdamente hediondo como a Bíblia.

O livro da MORTE E DA DESTRUIÇÃO chamado Bíblia, livro maldito e hediondo da imbecilidade defende só aquilo que é ruim para o ser humano da Terra: defende a conduta imoral, defende a intolerância, o abuso sexual (estupro) , a escravidão, defesa do abuso sexual de prisioneiros, as chacinas, o incesto, o assassinato, a incitação às guerras genocidas e a submissão às autoridades, a dominação das mulheres, as mais diversas atrocidades, valores familiares muito duvidosos. A única justificativa plausível é que os imbecis crentelhos ignorantes e néscios seguidores da farsa e das falácias do cristoismo sequer conhecem o livro que tanto defendem. Somente pessoas débeis mentais é que seguem o livro da desgraça chamado Bíblia!!! Se mais crentelhos cristitas lessem o livro maldito chamado Bíblia haveria menos cristitas no planeta Terra!!! O local amaldiçoado onde o cristianismo chocou seus ovos de basilisco deve ser demolido e transformado no lugar mais infame da Terra, constituirá motivo de pavor para a posteridade. Lá devem ser criadas cobras venenosas.

A Bíblia inteira é um livro maldito de magia negra e é uma ferramenta subliminar extremamente poderosa cheia de números ocultos, de mensagens, de alegorias, e cheia de material roubado que foram corrompidos de religiões antigas. Além disso, este livro foi infuso com energia psíquica e poder para instilar medo e torná-la acreditável. Quando os olhos da pessoa são abertos e a pessoa passa a ter o conhecimento necessário, então o feitiço da bíblia sobre a pessoa já não terá mais efeito.

Quando uma pessoa sofre de um delírio, isso se chama insanidade. Quando muitas pessoas sofrem de um delírio, isso se chama religião, misticismo, esoterismo, sectarismo e espiritismo.

A religião é tão somente uma invenção primitiva feita pelo homem para comandar, suprimir, e se aproveitar dos outros, na qual somente as formas de vida espiritualmente fracas sucumbem.

Um dia a denominada história “sagrada” será chamada pelo nome que merece: história maldita; as palavras “Deus”, “salvador”, “redentor”, “santo”, padre, pastor, bispo e papa serão usadas como insultos, como alcunhas para criminosos.

E assim é a Verdade Verdadeira dessas palavras!!
Anônimo disse…
O homem nasce com esse sentimento de piedade, afinal devemos cuidar de nossos semelhantes para preservar nossa espécie.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira