Pular para o conteúdo principal

Polícia ameaça prender britânico pelo cartaz ‘religião é conto de fadas’

John Richards, aposentado britânico
John Richards disse estar amparado pela liberdade de expressão
A Polícia de Boston, na Inglaterra, informou o aposentado John Richards (foto), 89, de que ele poderá ser preso por perturbar a ordem pública ao expor na janela de sua casa o cartaz “religiões são contos de fadas para adultos”.

As autoridades policiais afirmaram que ele poderá ser enquadrado na Lei de Ordem Pública que se aplica a quem exibir qualquer sinal ameaçador, abusivo ou insultuoso que possa causar angústia nos transeuntes.

O cartaz está na janela da sala de casa de Richards há dois anos e recentemente houve a queixa de uma pessoa, que invocou a lei do insulto.

Richards disse às autoridades policiais que não deixará de exibir o cartaz porque retirá-lo seria uma ameaça à liberdade de expressão.

"Sou ateu e sinto que as pessoas estão sendo enganados pela religião”, disse. “Quero mostrar às pessoas que pensam assim que elas não estão sozinhas.”

Ele afirmou que até agora ninguém jogou pedra na sua janela.

Com informação do Boston Standard.

Grupo cristão apoia direito de britânico ateu de criticar religião.
junho de 2012

Ateísmo.

Comentários

Anônimo disse…
Dizer a verdade é perturbar a ordem? -_-'
Qual a diferença disso e a lei da blasfemia?
Fabricio Fleck disse…
E também não é ofensivo e ameaçador afirmar que um livro que condena pessoas à morte e tortura eterna é a "Palavra do Deus do Amor" e a "Verdade" que todos devem se converter?

O que o senhor ai faz é expressar sua opinião, o que os religiosos fazem é ameaçar e condenar...qual dos dois posicionamentos é mais ofensivo?
Pelo jeito, a liberdade de expressão só pode para os religiosos falarem que gays são abominações, que ateus são imorais, que deus odeia a América, e que todos vão pro inferno. Mas tudo isso com muito "amor" no coração. <3

Mas quando um ateu diz o que pensa a respeito disso, é caso de polícia?

A hipocrisia deles me enoja.
Se a fé das pessoas fosse realmente inabalável, elas não se importariam.
TESTE disse…
O céu é verde.
Wickedman disse…
Se a polícia inglesa não prendeu os autores da campanha que foi exibida nos ônibus ingleses alertando sobre o fato de que deus provavelmente não existe, porque querem prender esse senhor? E o que é que há de ofensivo no cartaz? Se ele tivesse colocado uma foto dele em nú frontal, aí poderiam alegar que era ofensivo.
Eduardo disse…
Quer saber? ótima ideia a dele! Por que ninguém pensou nisso antes? Seria ótimo se fizessemos algo assim no Brasil!
Styper disse…
Exatamente isso. As pessoas são tão convictas de suas crenças quando questionadas, mas quando alguém zomba da crença, de repente nós vemos o quão inseguras essas pessoas realmente são, o que só prova que elas estão enganando a si mesmas.
Israel Chaves disse…
Se fosse uma mensagem bíblica, um crucifixo ou o que quer que fosse, aí ninguém ia dizer nada. Aí não seria perturbação da ordem. Aí pode.
Estranho, não?
Anônimo disse…
Se fosse exposto este versículo, estaria tudo bem!

Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; devem ser mortos. Levítico 20:10

Dinho Martins
Anônimo disse…
mortos por quem? por Deus?
Teste disse…
O jacaré no seco anda.
Izaque Bastos disse…
vamos ver se vao respeitar meu direito de falar, expressar, quando mandar colocar aqui na minha cidade, Goiania, uma placa bem grande com uma mensagem, ATEUS SAO PRECONCEITUOSOS.
Bastos Izaque disse…
Quem vão?
Unknown disse…
O legal é que as pessoas generalizam demais. Conhecem ums 3 Ateus arrogantes e já saem falando que Ateu é preconceituoso... Se fosse essa a lógica, todo cristão seria alienado. Toda generalização é errada, inclusive esta que eu estou fazendo agora.
Anônimo disse…
O ateu não disse "a verdade", apenas deu uma opinião, baseada em sua crença pessoal.
Analista Man disse…
Ora, quem ouve ou lê tem a liberdade de concordar ou disconcordar com o que foi dito ou escrito, mas é preciso dizer o porquê.
O que é existir? É ter forma física?
Fabiano disse…
Ué. E por que alguém te processaria por isso? As respostas que você ouviria também seriam liberdade de expressão.
Anônimo disse…
Não. Quando alguém diz que "gays são abominações, que ateus são imorais, etc." vocês esperneiam, processam, pedem censura, e gritam que a liberdade de expressão precisa ter "limites" que vocês acham que deve ter.
Anônimo disse…
Todos têm o direito de expressar suas opiniões, baseadas em crenças ou não, tanto o religioso quanto o ateu quanto qualquer um.

Papo de "ofensivo". na maior parte das vezes, é pura viadagem e autoritarismo de quem não suporta que haja várias opiniões no mundo.
Anônimo disse…
É o que acontece com ateus e gays, por exemplo, que têm grande dificuldade em aceitar que alguém não concorde com suas crenças.
Anônimo disse…
Anônimo19 de junho de 2012 17:02,
Então a crença de existe é igual a crença de que não existe?
Cognite Tute disse…
Analista man: "O que é existir? É ter forma física?"

É produzir efeitos mensuráveis, detectáveis, em nosso universo físico.

Sei que sabe o que é, embora as vezes seja difícil explicar com clareza.:-)

Mas veja, zebras existem, unicórnios não. Com certeza, 100%? Não, mas com probabilidades mensuráveis.

Tenho quase 100% de certeza que zebras existem, e quase 100% de certeza que unicórnios não. Você também, o que indica que sabe o que é "existir".

Racionalmente, logicamente, se algo não tem evidências de existir, não deve ser considerado existente. Até que se produzam evidências de existência.

Nem venha também com a ladainha "ah, sei lá, quem sabe podem existir unicórnios, vai saber".-)

Se alguém convidar você para investir dinheiro em uma criação de zebras, cavalos, burros, você poderá até pensar a respeito. Se o convite for para criar unicórnios, vai dispensar na hora.

Você "sabe" o que é existir.:-)

Cognite Tute
Cognite Tute disse…
Izaque Bastos: vamos ver se vao respeitar meu direito de falar, expressar, quando mandar colocar aqui na minha cidade, Goiania, uma placa bem grande com uma mensagem, ATEUS SAO PRECONCEITUOSOS."

Pode colocar o que quiser, não é verdade. O que temos, contra você por exemplo, não é perconceito, um conceito feito preciamente, sem conhecimento de causa.

O que temos é um "pós-conceito", depois de conhecer você, e considerar suas palavras, atitudes, opiniões, etc, mesquinhas, cruéis, insanas, e sem sentido.

Antes que reclame, isso é liberdade de opinião, o direito de dizer o que eu penso de você.

Cognite Tute
Israel Chaves disse…
Só que ateus não têm crenças. É isso que os torna ateus. Estude mais um pouco antes de tentar dar palpite.
Anônimo disse…
Ateus têm um monte de crenças.

Pense um pouco, e poderá constatar.
Anônimo disse…
Em ambos os casos, são crenças.
Anônimo disse…
Todo mundo é preconceituoso, ateus inclusive.
Ah, viu só? Liberdade de expressão só funciona pra vocês. Podem dizer o que quiser contra nós e somos praticamente obrigados a ouvir calados, mas quando nós falamos algo contra vocês, quem esperneia , processa e censura são vocês!

Hipócrita nojento de uma figa!
Anônimo disse…
Oh anônimo, cala-te.
Obrigado
J. Tadeu disse…
"(...)e autoritarismo de quem não suporta que haja várias opiniões no mundo."

Que o diga os policiais que ameaçaram o velhinho, né? Pimenta no dos outros é refresco.
Israel Chaves disse…
Se você tivesse pensado um pouco, não teria dito uma asneira dessas.
Anônimo disse…
Luan, que parte do meu comentário você não entendeu?
Anônimo disse…
A polícia inglesa também prende pastores que dizem que homossexualismo é pecado.

Mas aí tem gente que aprova e aplaude, pois pimenta no dos outros é refresco e KY.
Alexandre disse…
De fato. E se essa manifestação da opinião dele for considerada ilegal também precisarão destruir todos os templos de todos os credos, que contém exatamente o mesmo grau de ilicitude.
Anônimo disse…
O que é permitido fazer num ambiente às vezes não é permitido fazer em outros lugares ou no meio da rua, dependendo das leis de cada país.
Seria bom saber como são as tais leis na Inglaterra, antes de você exigir a "destruição de todos os templos de todos os credos".
Anônimo disse…
Quais seriam as "crenças" dos ateus?
J. Tadeu disse…
A polícia inglesa também prende pastores que dizem que homossexualismo é pecado.

Fonte do que exatamente disse, please. Óia o oitavo (ou nono, dependendo da versão) mandamento, hein?
J. Tadeu disse…
Ateus acreditam que "milhões de moscas que comem fezes não podem estar erradas" é uma falácia.

P.S.: não sou ateu, sou jão-grandista :-)
Vai me dizer que foi ironia?
J. Tadeu disse…
Po**a, links do (homo-obcecado) Julio Severo e do Olavo de Carvalho? OK, desconsideremos isso, pois as notícias do Severo vêm de outros sites, como... Gospel Prime, LifeSiteNews e NotíciasProFamilia... Hein?! OK again, vamos relevar isso e considerar as notícias como verdadeiras e isentas. SE FOR ESSE O CASO, a primeira afirmação em 19 de junho de 2012 18:39 é de fato verdadeira.

Agora consideremos o seguinte: se uma pessoa agredir verbalmente e pessoalmente outra(s) (não falo de algo ser "pecado" ou "passaporte pro inferno", que é coisa banal, mas usar xingamentos que causam sofrimento desnecessário) há duas saídas: devolver os xingamentos na mesma moeda ou acionar a justiça, por causa da humilhação pessoal causada por outra(s) pessoa(s).

Eis a diferença: uma ofensa pessoal (ex. "gays são todos pedófilos!") e uma ofensa não-pessoal (ex. "a religião é uma farsa!"). Quem se ofende pelo que crê, e se ofende pessoalmente com isso, não consegue dissociar sua crença daquilo que é como pessoa. Você é aquilo que crê?

E tome cuidado para não tomar a atitude infantil (veja bem, a atitude é que é infantil) de "Mas vocês fazem isso também!".

Espero ter sido claro. Se não, o problema é seu (com todo respeito, of course).
Anônimo disse…
As notícias são verdadeiras, vêm de diversas fontes (imprensa internacional, inclusive) e basta pesquisar para encontrar mais referências.

Tem gente que se ofende com frases como "religião é conto de fadas", e tem gente que se ofende com frases como "homossexualismo é pecado".

Pelo que vemos, o segundo caso é bem mais frequente, especialmente numa sociedade cheia de frescuras politicamente corretas.
Quem disse que vamos te impedir de ser um imbecil, Izaque? Pode ser um imbecil o quanto quiser.
Anônimo disse…
"O cartaz está na janela da sala de casa de Richards há dois anos e recentemente houve a queixa de uma pessoa, que invocou a lei do insulto."

Foi um mulçulmano, anotem ai.
Unknown disse…
Sim, não acreditar em Deus é uma crença. Da mesma forma que não estar doente é uma doença.
Israel Chaves disse…
Não jogar futebol também é um esporte.
Nos dois casos estão errados. Pronto.
_Se está exposto na janela de sua casa..., não vejo problema!
_O que se encontra no interior de cada pessoa, geralmente é exteriorizado!
_Este homem manifestou o que está dentro dele e o fez, no interior de uma propriedade particular!
Anônimo disse…
Mas e a tal ditadura (ou conspiração) ateista-comunista-abortista-gayzista-anti-cristã e epítetos ad infinitum?
Pensei que o governo controlado pelos ateístas.....(eu não vou repetir tudo aquilo) só perseguisse os pobres cristãos.
Malditos, mal posso ver seus movimentos.
J. Tadeu disse…
"_O que se encontra no interior de cada pessoa, geralmente é exteriorizado!"

Concordo pleeenamente :-)
Roberto disse…
Boston é uma cidadezinha de 35 mil habitantes situada à noroeste da Inglaterra, a cerca de 200 km de Londres. 80% da população é cristã, 9% professam outras religiões e apenas 11% não segue religião alguma.

Mesmo sendo a Inglaterra, um dos lugares onde o ateísmo mais cresce, nessas condições é natural acontecer um episódio assim, pois é algo que impactua de forma significativa em uma comunidade pequena de ampla maioria cristã.

Em Londres ninguém se chocaria com o cartaz, muito pelo contrário. Até os ônibus lá já circulam com frases estimulando ao raciocínio e questionando abertamente a existência de Deus.
Avelino Bego disse…
Não vejo nada de errado no que o John Richards está fazendo.

Ele está apenas dizendo que a mitologia do deus de Abraão é o que é: mitologia.
Nomad disse…
"Ateísmo é uma religião da mesma forma que abstinência é uma posição sexual."
Bill Maher

http://www.youtube.com/watch?v=dt6U77gAXV0
Anônimo disse…
>>"_O que se encontra no interior de cada pessoa, geralmente é exteriorizado!"

-Concordo plenamente! [2]
Anônimo disse…
Putz! Mas se colocar cartazes do tipo - "Deus é amor" - pode, né?
Anônimo disse…
O chão existe é ou é uma crença?
Michelle disse…
Izaque Bastos

Contanto que eu possa colocar no muro da minha casa Religiosos fanáticos são preconceituosos tá beleza...
Anônimo disse…
O chão existe ou é uma crença?
A.Porto disse…
O velhinho deve acreditar em outro conto de fadas: a evoluçõ por exemplo.
Então está querendo que as amebas menos evoluídas não sejam enganadas pelas amebas mais evoluidas.
Ou está apenas caducando. Comum nessa idade.
Analista Man disse…
E quanto ao conceito manifestado pelo pré-conceituoso? Tá certo ou tá errado?
J. Tadeu disse…
Faltou um "Illuminati", um "fascista" e um "satanista" aí...
Carla Flávia disse…
Mas a religião é sim um conto de fadas. Quem criou a religião foi o homem e não Deus.
J. Tadeu disse…
Há gente que já nasce caducada.
Anônimo disse…
Seguindo seu racioSímio, quando chegar na idade dele, você, Porto, poderá virar descrente também.Cuidado que o capeta te pega!
J. Tadeu disse…
Quem criou a religião foi o homem, quem criou o homem foi Deus, quem criou Deus foi a mulher e quem criou a mulher foi o Jão Grandão, O Criador Supremo, Magnânimo e Tudo-De-Bom. Bendita a nação cujo Senhor é o Jão Grandão!
Analista Man disse…
Se Deus não existe, então ele escapa de ser acusado de estar errado.
Anônimo disse…
Acreditar que o chão não existe, e que é apenas um conto de fadas, é uma crença.
Anônimo disse…
"a religião é sim um conto de fadas", "Quem criou a religião foi o homem"

Prove!
Yuri disse…
LifeSiteNews é o site fanático pró-família no exterior, tipo um site do Júlio Severo gringo. Tudo farinha fanática do mesmo saco.
Anônimo disse…
Ou seja:É um lugar perdido no meio do nada lá na Inglaterra.E a turma dos malafaiazeiros?Por que se calam nessas horas?A liberdade de expressão só vale para eles atacarem os "esquerdopatas",petistas, ateus,agnósticos,laicistas,gays e os imaginários "gayzistas" artistas da Rede Globo illuminati?
Anônimo disse…
E se alguém for tentar pular, acreditando que o chão não existe?
Analista Man disse…
O homem se refere a qual homem? Existem vários homens.
Anônimo disse…
É uma porcaria de site.Não tem nada que preste,só sensacionalismo fanático e conspiracionismo lunático igual ao blog medíocre do Severo.
Anônimo disse…
Luan, que parte do meu comentário você não entendeu?
verdade incômoda disse…
O LifeSiteNews.com e o JulioSevero.com.br são uma "porcaria de site", pois eles publicam notícias que ateístas e gayzistas tentam ignorar e esconder.
Kelevra disse…
Orgulhoso de encontrar tanto sarcasmo num só lugar.
E pregar cartaz com emblema judaico,cristão ou pregando qualquer outro pensamento religioso pode???
Que disparate!
Se os pensamentos alheios podem ser expostos o dele tambem! Isso é liberdade.
Anônimo disse…
Duvido que alguem vá defender o papai noel. Pimenta nos olhos dos outros é refresco!
Anônimo disse…
Ainda bem que é só ameaça.

http://www.arcauniversal.com/mundocristao/acontece/noticias/70-mil-cristaos-presos-na-coreia-do-norte-13745.html

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih