Pular para o conteúdo principal

Dawkins escreverá livro sobre sua evolução para o ateísmo

cientista Richard Dawkins
Novo livro do cientista será
publicado em 2014

O biólogo evolucionista Richard Dawkins (foto), 71, vai escrever um livro sobre como a partir de seu trabalho de cientista ocorreu a sua evolução intelectual para o ateísmo. A informação é de Daniel Halpern, porta-voz de sua editora, a HarperCollins.

Ex-professor da Universidade de Oxford, Dawkins nasceu no Quênia e se naturalizou como cidadão britânico. Suas pesquisas sobre genética lhe deram prestígio na comunidade científica.

Ele se tornou conhecido do grande público com o livro “Deus, um delírio”, que foi best-seller inclusive no Brasil. Dawkins o escreveu para incentivar os ateus a saírem do armário e parece que tem conseguido.

O novo livro ainda não tem nome e a sua publicação está prevista para 2014.

O livro mais recente de Dawkins é “A Magia da Realidade” (272 págs., R$ 54, Companhia das Letras). Trata-se de um livro que se propõe a mostrar às crianças como as explicações científicas dos fenômenos naturais são mais fantásticas do que as crenças religiosas.



A militância ateísta do biólogo tem sido pautada pela polêmica.

Quando esteve no Brasil em julho de 2009, participando da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), ele disse que os pais não deveriam impor sua religião aos filhos, deixando para estes decidirem pela adoção ou não de uma crença quando puder fazer juízo de valor.

Dawkins acredita que um dia as religiões deixarão de existir.

Dawkins versus Deus


Com informação do New York Times.

Ateus processam clube por discriminação a Dawkins
abril de 2012

Dawkins.       Ateísmo.

Comentários

Anônimo disse…
Crentes? prontos para dar xiliques? :))

Att.,

Espancador de Pastores
Crente disse…
Quem se importa?!
Roberto Guevara disse…
Na verdade Dawkins é zoólogo e não geneticista.
Bruna disse…
Tenho todos os livros dele. Depois de ler os livros sagrados como a bíblia cristã, o corão, a bíblia satânica, muitos livros de filosofia e mitologia nórdica e, por fim, me tornar ateia, os livros dele me ajudaram a ter uma fundamentação teórica melhor ainda quando "conversava" com alguns cristãos.

Por isso eu digo, não basta ler apenas a bíblia e achar que já é ateu convicto, isso nem sequer existe. Bom mesmo é ler, quanto mais livros melhor. E, embora muitos cristãos duvidem, conhecimento nunca é demais!

Paz pra todos.
ymara disse…
parabens Bruna...é isso!
Paulo Lopes disse…
Parabéns, Bruna [2].
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Bruna, nao e so Dawkins que temos de ler. Hitkins, Sagan, Sam Haris, etc.
Angelo Arsani disse…
Ele escreveu o livro "O Gene do Egoismo" que mostra que nós somos feitos pelos genes e ao contrario
Angelo Arsani disse…
quais livros da mitologia nórdica vc leu?
Anônimo disse…
Leu a Bíblia Satânica? Já possui meu respeito. Sobre livros de mitologia nórdica você, ou alguém, poderia indicar alguns?
Paulo Lopes disse…
O blog promoveu a post o comentário de Octavio Milliet, com o título Ateísmo é um patamar superior ou somente o primeiro degrau?.
Unknown disse…
Os processos que levam as pessoas a se tornarem atéias são distintos. O Dawkins relatará como foi o processo dele. A título de curiosidade, pode ser um livro interessante.
Bruna disse…
Principalmente A Enciclopédia de Mitologia Clássica Celta e Nórdica, de Arthur Colterreli;

As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica, de A. S. Franchini/Carmen II;

Mitologia Nordica, de Mario Meunier;

Mitos da Criação, de Zuleica de Almeida Prado;

A Deusa Tríplice, de Adam McLean;

O Livro de Ouro da Mitologia, de Thomas Bulfinch - muito bom esse;

Mistérios Nórdicos - Deuses, Runas, Magias, Rituais, de Mirella Faur;

Indico também:
A Introdução a Mitologia Viking de Jonh Grant;
Viking Age Iceland, de Jesse Byock;
outro livro muito interessante que terminei ainda ontem é As origens da cultura escandinava, de James Graham-Campbell.

Se te interessar, leia algumas obras de John Haywoodas, Thomas Dubois e George Dumézil.

Os textos do professor Dr. Johnni Langer são ótimos também, vale a pena ler cada um deles, vou postar os links:

http://brathair.com/revista/numeros/06.01.2006/estelasgot.pdf

http://www.brathair.com/revista/numeros/04.01.2004/Edda_em_Prosa.pdf

http://www.brathair.com/revista/numeros/04.01.2004/Guerreiras_de_Odinn.pdf

http://brathair.com/revista/numeros/06.02.2006/mythica_scandia.pdf

Tem que ter vontade. Existem pelo menos uns dois livros desta lista que vou precisar reler, pois algumas coisas ficam meio vagas... mas é uma cultura muito interessante, vale apena conhecer sobre ela.

Paz pra todos.
Bruna disse…
Você está certo. Citei apenas o Dawkins porque foi o primeiro que li todos os livros mesmo, mas já li (vou declarar por alto, porque não lembro todos)

Sonhos de uma teoria final, de Steven Weinberg
Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking,
As profundezas sagradas da natureza, de Ursula Goodenough
Atheism: A very short introduction, de Julian Baggini
A mente de deus, de Paul Davies
O ramo de ouro, de James Prazer,
Religion explained, de Pascal Boyer
In gods we trust, de Scott Atran,
A morte da fé, de Sam Harris

O próximo que vou ler é "Carta a uma nação cristã" do Sam Harris.

Paz.
Anônimo disse…
Se Deus resolve falar com uma só pessoa e não com as demais que leram livros, não é a leitura de livros que vai definir ser ou não ser ateu e sim se Deus apareceu ou não.
Chaves disse…
Come torta.
Anônimo disse…
Muito obrigado Bruna.
Renato Gomes disse…
Uma Breve História do Tempo tem uma versão em documentário, acho que da BBC! Brilhante... Recomendo vê-la quem não tiver com paciência para o livro por enquanto!

Ah, e parabéns Bruna, pela imparcialidade e respeito. Também acredito que o ideal é ler, ler, ler e ler!

Abraços
sara moreira disse…
Não existe ateu convicto?HUSAUHASHU ateismo é uma convicção filha,a convicção de que todas as religiões são falsas,mesmo porque não existe necessidade de desprovar qualquer que seja a deidade.
Bruna disse…
Bom, pai, o seu comentário é a prova de que você precisa ler mais. Leia pelo menos "Deus, um delírio" do autor citado no post, e vai entender porque disse que não existe ateu convicto.

Paz.
sara moreira disse…
Ateísmo também é uma crença!
Vania disse…
Gostaria de parabenizar aos responsáveis por esse blog tão interessante, eu o tenho visitado desde sábado, 02/06.Sempre tive uma opinião a cerca da Bíblia e nunca tive coragem de discutir isso com ninguém pois no meio em que vivo as pessoas não aceitam o fato de alguém não concordar da bíblia, cidade pequena sabe como é né.Tenho lido e analisado os comentários acerca dos posts e posso dizer com sinceridade, tenho aprendido muito mais aqui do que anos e anos frequentando igreja(católica), se bem que ja faz algum tempo que parei de frequentar exatamente por causa do bom senso que desenvolvi sobre questões religiosas, e nem precisa vir um crente falar que o blog mudou minha cabeça porque isso não é verdade, pelo contrário, o que mais me incentivou a discordar da bíblia foi exatamente uma "testemunha de Jeová" Chegamos a discutir feio um dia, pois estávamos estudando a parte que fala que não se pode doar sangue, imagina, e dias antes eu havia doado pra esposa de um amigo que teve complicações no parto e precisou de transfusão e essa pessoa que se diz tão "crente" queria de toda forma me provar que eu estava errada que o que havia feito é pecado, eu simplesmente disse a ela que se algum dia eu tivesse que "prestar contas" do que fiz,o faria sem medo, pois ajudei a salvar uma vida. Eu costumo dizer que a bíblia foi escrita por homens exatamente pra manipular e escravizar pessoas ignorantes ou ate mesmo aquelas que se deixam levar por qualquer coisa que dizem porque são incapazes de formar uma opinião, não sabem analisar, apenas ouvir.
Então é isso aí, sempre quis dizer isso.
Até mais ...
vilson disse…
Acho que muitos aqui não conhecem essa fera, ele pertence ao temido (pelos crentelhos, claro) grupo " os cavaleiros do apocalipse". Seus muitos livros são todos best seller (fácil leitura e na veia) e é considerado nos dias atuais a pessoa que mais converteu "almas" para o ateismo. Ele é o principal cavaleiro!
Unknown disse…
Vania

Seja bem vinda. É sempre bom saber que o grupo dos que perceberam que as religiões não são o que dizem que são está aumentando.
sara moreira disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
sara moreira disse…
"Leia pelo menos "Deus, um delírio" do autor citado no post, e vai entender porque disse que não existe ateu convicto."
Eu já fiz a leitura desse livro umas três vezes.Vamos lá,Racionalismo crítico é saber que Dawkins é um ótimo pensador mas que não está imune a criticas.
A aqueles que costumeiramente usam bordões do tipo "Se ateísmo é uma crença, então ser careca é um tipo de cabelo" ou "Se ateísmo é uma crença, então não colecionar selos é um hobby" ,bordões esses insustentáveis a uma simples análise lógica do processamento neural com relação a alguma proposição.A principio devemos entender que não existe a dicotomia entre crença e descrença ,essa não é uma alegação fantasiosa de minha parte,ela é evidenciada por vários testes neurológicos.
Não que eu queira abranger o termo ateísmo a ponto de tornar uma posição ideológica(não é)mas existe uma hipócrita seleção no neo-ateísmo.Ateus podem ser hipócritas ao terem racionalismo SELETIVO ao invés de crítico: usam a ciência para justificar o seu ceticismo a respeito de um criador, ao mesmo tempo que são fanáticos em outras questões e não prestam atenção na mesma "Deusa Ciência" quando ela invalida o conceito de "não crença". Metacognição humana... que não é nada mais do que ter crenças sobre crenças.
Anônimo disse…
Também te desejo parabéns, a experimentação leva ao conhecimento. Só não entendi o porquê de :os livros dele me ajudaram a ter uma fundamentação teórica melhor ainda quando "conversava" com alguns cristãos.
Não seria melhor obter conhecimento para entender a atitude de outro em vez de confronta-lo.
Anônimo disse…
Eles quer é ganhar dinheiro e causa polemica, ele deveria entrar num BBB ou a fazenda.
Anônimo disse…
Testemunhas de jeova são uns perdedores mesmo.
Anônimo disse…
Sejam bem-vindas Bruna e Vânia. Aliás, essa situação da Vânia é bem parecida com a que eu passei antes de virar ateu. Cheio de questionamentos e sem ninguém pra discutir o assunto. Assim como ela, aprendi e aprendo muito com as notícias e com alguns dos colegas comentaristas desse blog, o que foi fundamental pro meu ateísmo. Ass: Winston Smith
Anônimo disse…
Sejam bem-vindas Bruna e Vânia. Aliás, essa situação da Vânia é bem parecida com a que eu passei antes de virar ateu. Cheio de questionamentos e sem ninguém pra discutir o assunto. Assim como ela, aprendi e aprendo muito com as notícias e com alguns dos colegas comentaristas desse blog, o que foi fundamental pro meu ateísmo. Ass: Winston Smith
Éverton Shy disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosanna Andrade disse…
PARECE que ele tem um certo respeito como filosofo? Pohaaan! Ta manjando hem!
evolução disse…
No célebre livro "Mein Kampf" (Minha Luta), Adolf Hitler também mostra como ocorreu sua evolução intelectual, até chegar onde chegou.
Anônimo disse…
Parabéns, você foi o primeiro a dar.
Anônimo disse…
Na verdade, Dawkins é um militante ateísta, só.
Crente disse…
Who care?
Anônimo disse…
Que comparação desonesta e sem vergonha, hein. Ta apelando assim já?
Anônimo disse…
Na verdade, ele é muito mais do que vc sequer sonha ser, anonimo troll.
Crente disse…
Chi se ne frega?!
J. Tadeu disse…
O que Hitler tem a dizer sobre Deus (vídeo-paródia):
http://www.youtube.com/watch?v=Xb16BVkil-E
_É isso que ele considera "evolução intelectual"? _Estranho! Pensei em alguns antônimos para responder a questão acima, mas..., é claro, não entenderão!
Anônimo disse…
Brilhante argumentação
_Faltou a esta aula? _Não sabe a diferença que há entre argumentar e concluir? Eu conclui que não entenderão nada!
Anônimo disse…
Se tem certeza de que não entenderão nada, ilumine-me, por que diabos você vem papagaiar suas sandices aqui?
Posso concluír que você tem sérios problemas cognitivos e de raciocínio lógico.
_Não precisa engrossar nas palavras, você não me amedronta! Vou escrever aqui, sempre que alguma matéria, me chamar atenção! Não me refiro a você,ou a outra pessoa!
_Quanto ao que pensa a meu respeito..., não iria gostar se eu escrevesse o que tenho em mente!
Anônimo disse…
Eu não ia entender mesmo, de que adiantaria vc escrever, né?
E eu não quero e nem tenho poder de banir qualquer um do blog do paulo, só estou querendo entender suas motivações sob o ângulo do sua lógica bizarra.
Anônimo disse…
E eu sei que quem te faz se borrar nas calças é Jeová, não um anônimo num blog.
Estou com a Bruna. Livros nunca é demais. Que a previsão de Dawkins se realize!
Anônimo disse…
Dawkins pode ser bom em estudar cromossomos, moleculas, etc. Mas quanto sai de seu campo...na filosofia e teologia é um completo fiasco. Ele nunca quis estudar a vida. Só o organismo.

Eu queria comprar o livro do delírio. Entrei na livraria e folheei a esmo. Desisti.
Palanque emocional barato e oco contra instituições religiosas. Uai, e porque não religião e deus também!?.
Ele abriu mão da própria inteligência. Típico de seitas.
Dawkins: Ciência é pro mundo. Religião, prá além de qualquer coisa mensuravel. A inteligência, por exemplo.

Lamento um pouco pela Bruna que não teve sorte de achar bons livros.
Anônimo disse…
É. O Dawkins faz uma confusão epistemológica incrível.
Mas ele é apenas um filho da nossa época, afinal, a +/- 250 foi decretada a morte da metafísica.
Pelo menos agora podemos construir canhões e tomar anti-depressivos.
Anônimo disse…
Embora pela própria definição de Deus ele seja invisível, o argumento do "Só acredito vendo" continua.
Pior. Deus é visível por seus efeitos.
É uma questão de ajuste de sensibilidade.
Não precisa fé. (só muito depois).
Antes, temos que lidar com a cegueira.
"Aí, mas como?"
Lendo. Mas não muito.
Marcio disse…
Dawkins é considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Acho que isto não é pouca coisa, não?
Marcio disse…
Legal, Vania! Recomendo a vc o livro do Bart Ehrman: O que Jesus disse. O que Jesus não disse. Quem mudou a biblia e por que. Vc pode ler um pouco (veja a introdução) pelo google preview. Segue o link:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=1631440&sid=8961237191483388382812139&uid=931218283463237
Abs.
Anônimo disse…
Ateus são tão ruins em interpretações, deveriam ler mais, ainda mais esses cientistas, matemáticos, físicos e afins. A maioria não deve nem compreender uma página filosófica ou reflexiva.

E devem ter faltado às aulas sobre figuras de linguagens...


Anônimo disse…
Ateus acham religiosos ignorantes por que seguem a bíblia? e vocês? são tão bitolados nesses best sellers ridículos, próprio para ateus. Pra um ateu argumentar numa conversa e poder citar um desses livros.

Não tenho religião especificamente, mas sou cristã. E acho a falta de humanidade, amor, Deus... no mundo, um verdadeiro Caos. As coisas mais lindas do mundo, criadas pelos homens... foram inspiradas no subjetivo, na alma, na crença pelo místico. E hoje? o que se cria de GENIAL, eu digo, GENIAL... ? nada! tudo por falta de inspiração, sensibilidade...
_Muito bom!!!
_Gostei da sua fala, Anônimo 3 de setembro de 2012 15:25
Anônimo disse…
Até onde me lembro, o rafinha bastos estava nessa lista também...
Bruno de Moura disse…
Kell tem razão.

Ateísmo é uma crença, mas não é uma crença de natureza religiosa. Portanto, não torna o ateísmo, infundado, dogmático ou algo do tipo. Existe uma diferença entre crença religiosa e crença a partir de observação e lógica. As crenças religiosas não se baseiam em nada disto, mas em um aspécto emocional e por conveniência. A "crença por fé", é crer que algo é real por mera devoção, confiança cega que violam os limites da razoabilidade.

Agora, acreditar que o mundo será melhor sem as religiões, acreditar que o estado não pode interferir nas políticas públicas, que crianças não deveriam ser indotrinadas, que religião é um cancêr, nada disto é do ateísmo, embora muitos ateus se sintam assim.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih