Pular para o conteúdo principal

Classe C melhorou de vida por ter fé em Jesus, diz Valdemiro

O milionário Valdemiro Santiago

A ascensão da classe C não se deve à política econômica de nenhum governo, mas à fé que essas pessoas têm em Jesus. A afirmação é de Valdemiro Santiago (no traço acima), fundador da Igreja Mundial, a denominação neopentecostal que mais cresceu nos últimos anos justamente por causa do avanço do poder aquisitivo desse segmento da população.

“A classe C não tem recurso intelectual para buscar bons empregos ou fazer bons negócios”, disse Valdemiro. “Quando você se apoia na fé, Deus abre portas.”

Abrir portas — de templos — é o que a Mundial tem feito muito ultimamente. Com 3.200 “postos” de oração, a igreja de Valdemiro pretende inaugurar nos próximos dois anos pelo menos 1.000 novos endereços, colocando-se mais próxima de sua arqui-inimiga, a Universal, que possui cerca de 5.000 templos em todo o país.

O demônio hoje de Edir Macedo, chefe da Universal, é Valdemiro — e é assim que aquele tem chamado este em programas de rádio e na TV Iurd. A Folha de S. Paulo deu crédito à estimativa de que 30% dos fiéis e pastores da Mundial vieram da Universal. Portanto, o crescimento de uma implica no enfraquecimento de outra.

Os diferençais a favor do ex-lavrador e pedreiro Valdemiro em relação ao ex-funcionário público Edir são dois: o carisma e o suposto poder de fazer milagres.

Valdemiro atrai muitos fiéis — pessoas que “não têm recurso intelectual”, para usar uma expressão dita por ele mesmo — porque garante que é um instrumento de Deus para faz paralítico andar, cego enxergar e curar câncer e Aids. Muitos acreditam nele, principalmente quem não tem nada a perder, os desesperados e os marginalizados pelo sistema público de saúde.

Flávio Pierucci, professor de sociologia da religião da USP, afirmou que quem procura Valdemiro já está sugestionado para que algum milagre ocorra e pode ter, por isso, a ilusão de que se curou, ao menos por algum tempo. Ainda assim, segundo Pierucci, Santiago comete estelionato ao prometer cura de doenças incuráveis, como a síndrome da Aids.

Em entrevista à Folha, Santiago não negou que no ano passado deixou de lado a sua toalhinha milagrosa e recorreu ao Albert Einstein, um dos melhores hospitais do país, para resolver um problema em seu joelho.

A explicação do milagreiro foi de que “há enfermidades que são para a ciência e outras que são para serem tratadas espiritualmente, embora Deus possa curar todas elas". Afirmou que ele e sua família também precisam de médico, que é também “homem de Deus”.

O pastor Ronaldo Didini, que cuida da expansão da Mundial no exterior, compara o carisma de Valdemiro com o de Lula, porque ambos não buscam a sofisticação e “falam a língua do povo”.

De fato, há semelhanças: os dois são de origem humilde, atraem multidões, têm muitos seguidores e não leem livros.

No caso do Lula, ele atribui a ascensão da classe C somente ao mérito do seu governo, sem debitar nada, por exemplo, ao presidente Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor. É como se ele, o Lula, fosse autor de algo que surgiu de nada, um milagre.





Com informação da Folha de S.Paulo.

Comentários

Anônimo disse…
>>"A ascensão da classe C não se deve à política econômica de nenhum governo, mas a fé que essas pessoas têm em Jesus."

-Quase parei de ler aqui.
Anônimo disse…
>>"Valdemiro atrai muitos fiéis—pessoas que “não têm recurso intelectual”"

-Isso explica muita coisa.
Analista Man disse…
Deus deveria abrir as portas para os fiéis irem logo para o céu e não para continuarem na Terra, precisando de dinheiro.
MBA disse…
"No caso do Lula, ele atribui a ascensão da classe C somente ao mérito do seu governo, sem debitar nada, por exemplo, ao presidente Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor. É como se ele, o Lula, fosse autor de algo que surgiu de nada, um milagre."

É, agora entendi porque nunca fui com a cara do Lula, é praticamente a mesma coisa...
Israel Chaves disse…
Eu ainda não entendo como que ele não é acusado criminalmente de charlatanismo ao afirmar que cura câncer e AIDS.
Ok, eu sei que é porque ele tem fodões da política dando cobertura para ele por baixo dos panos, mas ainda assim, ele deixa na cara demais e nada acontece.
Liberdade religiosa não se encaixa nesse caso. As pessoas têm todo o direito de acreditar que ele cura essas doenças. Mas ele não tem o direito de afirmar que faz isso quando não faz - isso é charlatanismo, um crime.
Acorda, Brasil... Nós temos a faca e o quejo na mão para parar o cara, ele está cometendo um crime extremamente óbvio, é só acusar ele. Por que ninguém faz?
Anônimo disse…
Pelos cornos de Pan!

Só sendo muito burro para acreditar na cura de enfermidades incuráveis, como a AIDS, e ainda ter que ceder seu suado e escasso dinheiro a esses podres, vis, hipócritas, torpes e enfadonhos charlatões da fé.

Analfabetismo científico é foda.

Duro de engolir é a hipocrisia vindo desse ser maldito, vende toalhinhas milagrosas que são capazes de "curar" tudo, mas quando alguma enfermidade o ataca ele vai para o médico, e claro, ele não vai para o SUS.

PS: É claro que não é o desenvolvimento econômico que está deixando a população brasileira mais opulenta, mais sim Gezuis, o maior economista de todos, isso é muito óbvio. /Ironia Off.
Keli disse…
A Folha tinha que terminar falando mal do Lula e atribuindo a melhora do país ao nefasto FHC... Ai, ai.
Fernando disse…
Não são postos de oração, nem igreja, nem templos. Na verdade são bocas de culto.
Analista Man disse…
Pra Jesus na cruz disseram: salve-se, salve-se. Ora, se antes de corrigir o erro dos outros é necessário corrigir o próprio erro, o mesmo vale para salvamentos.
Unknown disse…
Cada povo tem o presidente e o pastor que merece.

O brasileiro, na sua maioria, é um povo mergulhado nas trevas da ignorância; é e quer sê-lo. O conhecimento traz responsabilidade.

Quando vemos o apoio popular que Valdemiro Santiago e Lula possuem, podemos perceber, com facilidade, que ambos representam aquilo que a maioria do povo brasileiro, em sua santa ignorância, almeja: recompensas sem merecimento. Na minha concepção, a habilidade de enganar, de trapacear, de mentir, de fingir, de explorar o sofrimento humano não faz parte do merecimento do qual falo. A noção de merecimento que norteia a minha vida é aquela baseada no trabalho honesto, no esforço honesto, na disputa honesta. Trabalho, esforço e honestidade não parecem ser as características mais marcantes desses senhores e, nem da maioria do nosso povo. Temos um povo preguiçoso, ignorante e corruptível. Sim, não neguem; temos, sim.

É esse povo que, em pleno século XXI ainda não aprendeu sobre os métodos contraceptivos, que são analfabetos totais ou funcionais, que se vende por um par de botas, que sonha em ter muito sem fazer nada, que diz que se na política estivesse também roubaria. É esse o povo que louva esses dois senhores por se reconhecer neles.

Valdemiro Santiago e Lula saíram do povo. Não vieram de Marte, da Lua ou de outro lugar. Eles vieram do povo e nos braços do povo é que eles chegaram aonde chegaram. Eles representam o povo. Eles são o povo.

Como mudar isso? Mudando o povo. Mas, o povo quer mudar?
Analista Man disse…
Você faz parte do povo.
Anônimo disse…
Ascenção desses enganadores é diretamente proporcial a preguiça e falta de instrução da plebe-rude.
Anônimo disse…
Porém, Analista Man, ele não faz parte da massa de manobra apelidada de "povão", e esse é o ponto dele.
juliano disse…
como que esse cara vai ser preso se o sistema aqui funciona a favor dele?
Anônimo disse…
Isso explica tudo "eu acho"
Anônimo disse…
"Bocas de culto" é boa, hehehe!!
Unknown disse…
Baphomet

Exatamente.
Israel Chaves disse…
O povo é um coletivo de pessoas. E o que o coletivo faz/pensa é diferente do que um indivíduo faz/pensa, mesmo esse indivíduo fazendo parte desse grupo.
O povo elegeu o Tiririca, o que não quer dizer que eu ou você tenhamos votado nele.
Simples, não?
Unknown disse…
Israel Chaves

Não estou falando do povo inteiro. Estou falando da maior parte dele.

A maior parte do povo elegeu o Tiririca por se ver nele e invejá-lo.

Empatia é a palavra e o povo tem empatia pelos seus semelhantes. E é a maioria desse povo que apoia os políticos que elegem e os religiosos que seguem.
Paulo Lopes disse…
Os comentários sobre Lula são meus, não da Folha.
Analista Man disse…
Então é o resto do povo, o povo menos eu.
Israel Chaves disse…
Sim, WillPapp, eu entendi seu ponto e concordo com ele.
Eu estava apenas demonstrando ao Analista Man que o que um povo pensa não corresponde com o que pensa os indivíduos que fazem parte dele.
Unknown disse…
Analista Man

Por ser ateu, com certeza, não faço parte dos seguidores do Valdemiro Santiago; e por não ser idiota ou hipócrita não faço parte dos admiradores do Lula.
Unknown disse…
Israel Chaves

Ok.
Unknown disse…
O FHC proveu o Brasil dos meios para que ele crescesse e aparecesse. Lula apenas seguiu o roteiro deixado pelo FHC.

Queria ver o Lula implementar um plano que mudou a história do Brasil: o plano real. Sem esse plano o Brasil jamais teria saído do estado calamitoso que se encontrava.

Lula só soube dar esmolas ao povo. E o povo, mendigo que é, o louva por isso. Digo, a maioria do povo.
Anônimo disse…
Com relação a Lula e FHC, vale lembrar que, se não fosse pelos planos de Itamar Franco de estabilização fiscal e monetária, nenhum dos dois poderiam arrostar que promoveram mudanças na vida social do País. Logo das classes que hoje galgam alguma melhora financeira.

geraldo
Yuri disse…
Pois que volte o sistema monárquico, se não fosse por Dom Pedro II, o Brasil ainda estaria preso à Portugal.
Israel Chaves disse…
E o Lula foi contra o plano Real na época, não foi?
Wickedman disse…
“A classe C não tem recurso intelectual para buscar bons empregos ou fazer bons negócios”, disse Valdemiro.

Os fiéis da IMPD pertencentes à classe C, lendo isso, ainda concordariam. Valdemiro os chama de incapazes e ignorantes e eles ainda o apludem e dão dinheiro a ele. Porque é que o povo brasileiro é tão crédulo? Essa herança é de quem?
Unknown disse…
Tá certo.

O FHC era ministro do Itamar.
Anônimo disse…
Quase vomitei quando li as citações do Valdo...
O cara esculachou as prórias pessoas que o enchem de dinheiro, e os coitados continuam a seguir esse bosta...
Que decepção com a humanidade.
Anônimo disse…
Boca de culto! Rrsrsrs, essa foi boa!
Anônimo disse…
Eu como ateu até acho o cristianismo de certa forma útil já que deus não existe não faz problema acreditar que um deus existe e viver num mundo de ilusãos e fantasias. O único problema é quando estas crenças trás problemas a pessoas que não tem nada a ver com ela. Eu por exemplo acho um absurdo este movimento evangélico no brasil hoje, eu não vejo que este movimento possa dar alguma coisa a não ser enriquecer os seus líderes e criar um bando de bocos. Eu acho interessante a permanência do cristianismo em nossas esferas mais que haja harmonia entre religião e estado e todos possam viver pacificamente. Não façam da minha opinião uma ordem é uma apenas uma opinião e sei que muitos descordam plenamente dela.
Anônimo disse…
Yuri, você realmente acha que Dom Pedro gritou "Independência ou Morte", e pronto, estávamos livres? Não tenho fontes que corroborem o que vou dizer agora, é apenas um achismo meu, mas eu não acho que Portugal libertaria o Brasil assim, de mãos beijadas, pra mim, deve ter tido algum acordo (leia $$$). E aliás, estudando, notei uma coisa: enquanto Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, entre outros países, guerrearam pela sua liberdade, no Brasil não houve nada disso, apenas bastou um grito. Estranho, não? Em relação a FHC e Lula, nunca me foi apresentado esse lado bom do primeiro citado, sempre ouvi barbaridades sobre ele, como privatizações, dívidas com o FMI (que vinham da época do Getúlio, tão populista quanto o Lula), e etc. Estou positivamente surpreso com o que se disse por aqui, e vou procurar repensar minhas opiniões. Ass: Winston Smith
Anônimo disse…
Caraca, o paulopes sempre tendencioso e com textos no mínimo imorais quanto a realidade. Como dizem, quando não tem o que se fazer invetam.
Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse…
Jesus veio para os doentes e não para os que se acham sãos.

Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:20
Fernando disse…
Jesus veio para os doentes e não para os que se acham sãos.

Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:20
Yuri disse…
O que eu fiz foi uma crítica quando a essa discussão FHC/Lula. Ambos fizeram coisas boas e ruins em seus mandatos (Apesar de eu achar que o Lula fez muito mais coisas boas que ruins e que o FHC fez ao contrário).
Como sempre, nada do que você fala faz qualquer sentido.
Anônimo disse…
Filho de Abraão:

-Seu sofismo é patético, pois apenas um homem mostrou a verdade por detrás do paradigma católico, e este foi LaVey.

"12. Que qualquer "verdade" que por resultados seja provada não passar de ficções vazias, seja atirada sem cerimônias ao grande vazio, junto com os deuses mortos, impérios mortos, filosofias mortas e outros lixos e escombros inúteis!" [Bíblia Satânica; O Livro de Satan; Cap.II]

"2. Não existe um paraíso de glorioso esplendor ou um inferno onde os pecadores queimam. Aqui e agora é o nosso tormento! Aqui e agora é o nosso momento de alegria! Aqui e agora é a nossa oportunidade! Escolha então este dia, esta hora, pois nenhum salvador viveu!" [Bíblia Satânica; O Livro de Satan; Cap.IV]

Bíblia Satânica VS Bíblia Cristã.

Façam suas apostas.

Mwahahahahahahahahahaha.
Anônimo disse…
O Poder Aquisitivo da Classe C melhorou durante a gestão de Lula. Mas o Sistema de Saúde Pública não evoluiu no mesmo ritmo. Consequentemente, os milagres e curas de Edir e Valdemiro servem para cobrir as falhas do mesmo governo que alega ser o responsável pela melhoria de vida. E pelo volume de contribuições financeiras que conseguem de seus "pacientes", pode-se concluir que o SUS é praticamente inútil.
Fabiano disse…
Se Deus veio para os doentes, com certeza ele não passa pelo Brasil. Aqui (e no México, nas Filipinas, EUA), temos um dos povos mais religiosos e o povo morre na fila do SUS.
Ah sim, a resposta vai ser algo como: "doentes espirituais", como se desse para definir o que é isso.
Fernando disse…
Voce se acha muito sábio intelectualmente e próspero materialmente falando. Se acha são. Mas ignora a pior doença, o cancer do pecado que te domina. Jesus veio para quem se arrepende e os cura dessa chaga mortal.

"Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:20"

Quem entende isso é VERDADEIRAMETE sábio.
Anônimo disse…
Ninguém nasce com pecado e que precisa passar a vida toda se rastejando para um deus não te mandar para o inferno. Esta praga mentirosa é espalhada pelos cristãos e contamina a humanidade que se deixa levar por estas mentiras. Você é um exemplo disso.
Anônimo disse…
Sou ateu, esquerdista, não me considero imbecil...votei muitos anos no PT, logo, elegi Lula 2 vezes, votei na Dilma por falta de opção...
Lula não seria imbecil a ponto de destruir o que havia sido feito de bom pelo FHCanabis, apesar das privatizações lesivas à nação, a compra de votos pela reeleição, a submissão ao FMI, e ser o ex-ex-presidente um aposentado ao 36 anos chamando de vagabundos pessoas que buscavam seus direitos LEGÍTIMOS. Desculpem se fugi ao tema, mas o Paulo Lopes também fugiu...

Charles
Fabiano disse…
Rá! Eu sabia. :D
Anônimo disse…
Sou ateu, esquerdista, não me considero imbecil...votei muitos anos no PT, logo, elegi Lula 2 vezes, votei na Dilma por falta de opção...Lula não seria imbecil a ponto de destruir o que havia sido feito de bom pelo FHCanabis, apesar das privatizações lesivas à nação, a compra de votos pela reeleição, a submissão ao FMI, e ser o ex-ex-presidente um aposentado ao 36 anos chamando de vagabundos pessoas que buscavam seus direitos LEGÍTIMOS. Desculpem se fugi ao tema, mas o Paulo Lopes também fugiu.

Charles
Filho de Abraão, vulgo Cristão-Fernando, adivinha quem tem dois polegares e não dá a mínima para essa merda cristã?

Você que é louco!
Unknown disse…
Charles

Todos os políticos possuem defeitos, uns mais que outros. O imaculado PT deixou de sê-lo há muito tempo. Foi imaculado quando não detinha o poder. Quando passou de oposição para situação mostrou-se igual, ou melhor, pior que os outros partidos que no governo estiveram e estão.

Foi uma política confusa baseada no assistencialismo barato. Lula deu ao povo o que o povo queria: esmolas. O peixe vem sendo dado mas, ninguém está ensinando essa massa de mendigos a pescar.

Além disso, o santo Lula quis nos fazer crer que os seus "companheiros" fizeram besteiras mas, ele, o divino Lula, não fez. Ora, ou ele foi incompetente ou omisso. Se ele sabia foi omisso; e se não sabia foi incompetente.

O Brasil já estava equilibrado e pronto para o "espetáculo do crescimento" quando Lula assumiu. Não foi ele o responsável por esse equilíbrio, foram outros.
Wickedman disse…
O que tem de tendencioso no texto? Não foi o próprio Valdemiro quem disse as palavras? Ou você acha que isso foi inventado e posto na boca dele? Você é analfabeto funcional?
Wickedman disse…
Filhote de abraão, eu creio que "sábio intelectualmente" é um pleonasmo. Mas eu acho que você não sabe o que é isso.
Töpera disse…
Esse Waldomiro diz que a sua "igreja" é voltada para aqueles que não tem "recursos intelectuais" o que para mim soa como eufemismo para "ser burro e ignorante". Enfim, no Brasil onde educação é uma piada, o nobre "pastor" vai faturar um bom dinheiro as custas dos trouxas. Babe, religião é para covardes de todas as espécies. E já rezava o grafite punk: "Pequenas Igrejas, Grandes Negócios". Não sou ateu mas fanatismo dogmático em pleno século XXI é uma excrescência. E tenho dito.
Anônimo disse…
Tipo o ignorante chama os lezados de burros e os seres descerebrados nem ligam.
“A classe C não tem recurso intelectual para buscar bons empregos ou fazer bons negócios”
wakacio disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Revolução já! disse…
Não foi tendencioso, o próprio Valdemiro quem disse.
Anônimo disse…
Caramba não perderam tempo e colocaram o Lula no meio da história só para formar opinião.
Não estou apoiando o molusco, mas acho feio fazer isso.

Quanto ao Valdemiro, não sei porque ele esta solto ainda... Esse cara me dá nojo
Guilherme disse…
Valdemiro atrai muitos fiéis — pessoas que “não têm recurso intelectual”
(2)
Realmente
Humberto Peralta disse…
bom, valdomiro era da classe c até uns anos atrás não, cresceu tanto que tem até fazenda de 30,000,000R$ no pantanal..
Gelson Santos disse…
disse tudo
Gelson Santos disse…
se o que foi dado é esmola, certamente representou um grande diferencial na vida do cidadão que tem uma capacidade cognitiva desprestigiada socialmente
Marcelo Prati disse…
E graças à fé... dos outros.
Anônimo disse…
A classe C provavelmente nem está lendo esse texto!
Unknown disse…
É como ele mesmo disse os classe não têm recurso intelectual...são pessoas desesperadas, marginalizadas,presas fáceis para um tipo como ele da para enriquecer,é tem¨Pastor ¨e Pastora que não quer trabalhar,vivem as curta da igreja,Segundo eles está es II Coríntios : ... quem prega a palavra vive dela..¨É interessante para eles dizerem isto...¨ em minha interpretação viver ¨dela ¨seria ¨cumpri-lá,ser obediente...não só divulgar.Porque em Gêneses : está escrito: Ganhar o pão com o SUOR de seu rosto..¨Eles que colocar as palavras de Paulo acima da de DEUS,é conveniente,não é digo mais , no momento sou cristã protestante,mais não sou MARIA _VAI _COM AS OUTRAS.
Anônimo disse…
Nêgo FDP! Ladrão do Inferno! Esmoleiro do Capeta! Safado!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih