Pular para o conteúdo principal

Botton abrirá restaurante que servirá 'santa ceia" a ateus

Botton quer criar espaços
para unir os descrentes
O filósofo Alain de Botton (foto), 41, disse que pretende abrir um restaurante que servirá “santa ceia” a ateus com o propósito de aproximar uns de outros, em um ambiente agradável de convívio.

O restaurante faz parte de um projeto maior de Botton, a construção de um templo ateu no centro financeiro de Londres.

Botton é tido como um ateu moderado, na comparação com o biólogo britânico Richard Dawkins, para quem os descrentes não precisam de templo.

O filósofo suíço radicado na Grã-Bretanha tem procurado colocar na prática o que defende em seu mais recente livro, o “Religião para Ateus” (272 págs., Ed. Intrínseca, R$ 20). Para ele, os ateus precisam aproveitar o que a religião tem de bom, como o estímulo à solidariedade e à aproximação entre as pessoas.

Em entrevista a uma TV australiana, ele disse que teve a ideia do restaurante para ateus ao estudar a igreja primitiva, cujos cultos eram celebrados durante uma refeição, reunindo pessoas que ainda não se conheciam. “Isso era chamado de festas de ágape [“amor”, no sentido de amizade].”

“Nas cidades modernas, existem muitos locais onde se come bem, mas não há locais que nos ajudem a transformar estranhos em amigos”, disse.

A santa ceia dos descrentes

Da esquerda para direita, Galileu Galilei, Marie Curie, Oppenheimer,
 Isaac Newton, Louis Pasteur, Stephen Hawking, Einstein (de pé),
Carl Sagan,  Thomas Edison, Aristóteles, Tyson, Dawkins e Darwin

Com informação Christian Post.

Autor de ‘Religião para Ateus’ critica o radicalismo ateísta.
outubro de 2011

Fé e sagrado não são experiências exclusivas da religião.
por Sérgio Telles em janeiro de 2012

Botton.    Ateísmo.

Comentários

Desculpa, mas não sou canibal pra comer o corpo e beber o sangue de ninguém.

Mesmo sendo simbólico, a ideia ainda é nojenta.
Anônimo disse…
Com certeza eu não consigo entender as reais intenções dele. Será que ele acha que ateus vivem desunidos sem amigos tristes depressivos kakaka ? A nossa não religiosidade não implica em nada em nossas vidas e pelo contrário somos muito mais fortes emocionalmente. Eu não vejo nada de ruim no que ele quer fazer eu só não consigo saber aonde ele quer chegar com tudo isto que ele vem propondo porque as vezes parece que ele esta querendo criar algum tipo de "religião" sei lá kakaka
Keli disse…
Problema, eu não vou mesmo.
Regis disse…
Parece que ele não encontra outro atrativo para se aparecer alem de constranger muitos ateus. Também essa coisa de querer simpatia de religiosos parece um aspecto de covardia dele.
yami karasu disse…
Tá, tá tá. Eu sei q a visão do Botton está dando o q falar, mas já notaram uma coisa? TUDO o q ele faz, dão um ar religioso (principalmente de visão cristã) p/ os pensamentos dele?

Eu sei, o "templo ateu" é uma besteira, afinal, tem tantas coisas mais importantes (em vez de templo, pode abrir uma biblioteca, banco de dados sobre ciências, ou q tal um local de palestras sobre conhecimentos diversos?), mas a idéia de "santa ceia"? Não seria um local de "banquete pagão" ñ seria melhor endereçado? (notaram q tudo existe, deve ser visto com o ponto de vista cristão? Buda q o diga (tem imbecis q acham q ele é o deus dos budistas ¬¬)

P/ finalizar, cá entre nós, Botton ñ quer criar um templo ateu, quer criar um shopping ateu. A praça de alimentação já tem. Cadê o Playland, Botton??? ¬¬
Jefferson disse…
Ficando cada vez mais rico as custas dos bestas, esses tolos desses ateus ainda fala dos cristãos, é como diz o ditado: "Onde tem otário, malandro não passa fome".
Anônimo disse…
Então vai ver é por isso que pastor não passa fome kakakaka que tiro no pé eu hein
yami karasu disse…
Jefferson acabou de falar mal dele msmo.
Q fail....
Anônimo disse…
Ridiculo,daqui a pouco ele cria uma gibiblia pros ateus ou já existe????????
Felipe... disse…
Botton não é bem visto entre a maioria dos ateus, é por isso que não suporto filosofia.
Wickedman disse…
O Jefferson deu mais um exemplo da diarréia mental da qual sofrem muitos cristãos.
Anônimo disse…
Má pera aí, Isaac Newton era crente, não era?
Anônimo disse…
Resumindo Alain de Botton em poucas palavras.
Alain de Botton = Troll religioso fingindo ser ateu.
Isso é ainda discutivel. Sendo que ele já foi o Grão-Mestre do Priorado de Sião, talvez sim. Ou pelo menos dizem que ele foi.

Ou talvez ele tenha sido apenas um teísta.
Anônimo disse…
Também acho!
Renato disse…
Vc fala essas coisas na vida real? Seu hálito deve ser insuportável, pra falar tanta merda junta!
Leandro Santiago disse…
Newton era teísta sim. E ainda acreditava em alquimia, dentre outras coisas que os céticos de hoje riem.

De acordo com a wikipedia:

Newton was also highly religious. He was an unorthodox Christian, and wrote more on Biblical hermeneutics and occult studies than on the subjects of science and mathematics. Newton secretly rejected Trinitarianism, fearing to be accused of refusing holy orders.[10]

Mas nada disso tira o mérito dele para o avanço da ciência.

O próprio Einstein tbm, embora não acreditasse num deus pessoal, consciente.

Faço coro ao "Dafuq Bottom!?" O que esse cara tem na cabeça? Ainda não entendi a dele. Se quer uma religião, que funde sua igreja não teísta, dentre as várias outras que existem.
Jefferson disse…
Uma coisa é ser cristão (meu caso), outra coisa é dar dinheiro para pastores, eu não dou meu dinheiro suado a ninguém, eu usufruo dele, esse negócio de dízimo ficou para quem quer dar, eu não dou dízimo!
Anônimo disse…
Esse Button, é ateu mesmo?
Anônimo disse…
Einstein não era ateu!
Está me dizendo que os pobres coitados e ingênuos que dão seu dinheiro suado para esses pastores não são cristãos?

Deixa de ser arrogante, rapaz!
yami karasu disse…
Einstein ñ era ateu msmo, mas ele tem várias frases q derrubam apologistas, crentes, padres/pastores e outros. Veja:

"Basta de dizer o q deus deve fazer"
"A religião do futuro será aquela em q deus está ACIMA de dogmas e teologia"
"Não acredito num criador q cria p/ punir suas criaturas. Deixo esse tipo de pensamento p/ pessoas de mente fraca"

E a melhor de todas:
"Se nós fazemos o bem por medo do castigo e p/ ter uma recompensa, realmente somos seres desprezíveis".

Ele ñ era ateu (era deísta), mas quebrou 90% dos religiosos com essas frases. ¬¬
Anônimo disse…
Este quadro me fez lembrar está frase clássica:
"Sou Ateu graças a DEUS"
RS!!
Anônimo disse…
Ele deve ser algum infiltrado da igreja católica
Somos quatro então... Cada vez que o de Botton fala alguma coisa, mais tenho certeza de que ele não é, nem nunca foi ateu. Não sei se souberam da paranoia dele com a suposta "fatwa neo ateísta" que o Dawkins teria posto em cima dele...
Anônimo disse…
O deísmo geralmente é uma crença inócua, é a forma menos lunática de crença religiosa. Se era deísta ou ateu, tanto faz, ja é um passo de lucidez enorme em relação ao teísmo abraamico.
Matheus Tudor disse…
QUal o problema? Por acaso ninguém celebra o natal? Eu realmente não celebro por que não gosto da data, mas não há problema algum em celebrar uma data comemorativa, evidentemente de uma maneira não religiosa-mística, mas de uma maneira que cultive valores que se ache que devem ser cultivados. Botton quer mostrar que religiões foram em grande parte aceitas não só por ignorância, etc; mas também devido ao talento emocional-existencial que ela cultiva as vezes, e ela utiliza de muitos símbolos sociais... Eis uma lição.
Matheus Tudor disse…
QUal o problema? Por acaso ninguém celebra o natal? Eu realmente não celebro por que não gosto da data, mas não há problema algum em celebrar uma data comemorativa, evidentemente de uma maneira não religiosa-mística, mas de uma maneira que cultive valores que se ache que devem ser cultivados. Botton quer mostrar que religiões foram em grande parte aceitas não só por ignorância, etc; mas também devido ao talento emocional-existencial que ela cultiva as vezes, e ela utiliza de muitos símbolos sociais... Eis uma lição.
Avelino Bego disse…
Eu acho que esse Botton é um troll.
No Name disse…
Newton foi um estudioso da Bíblia e escreveu Profecias de Daniel e o Apocalipse de São João
Como é, templário?!?!?!?!

Que erva você andou fumando hoje?
Templar disse…
Esse Botton é um imbecil...
Anônimo disse…
Não, ele sugere um método de ampliação crescente de novos relacionamentos, com a finalidade de aprimorar e divulgar idéias.
Anônimo disse…
Tudo bem!
Ninguém te convidou mesmo!
Anônimo disse…
Ééé..."se aparecer"...!
Anônimo disse…
Esses ateus creêm..........
Fernando disse…
É fácil, convide-os para uma churrascada, regado a cerveja...
Igor disse…
Esse Alain de Botton tem se demonstrado um verdadeiro cavalo-de-tróia: “entrou” no ateísmo com finalidade de enfraquecê-lo e dar munição aos religiosos intolerantes.

Suas justificativas são bastante tolas, desde o tal “templo ateu” (que não significa nada, pois ateísmo não possui simbologia por excelência) até esse restaurante que servirá “santa seia” aos ateus. O que parece ser é que, sob a justificativa de união e visibilidade dos ateus, ele tenta buscar para o ateísmo justamente as características mais pueris das religiões, tornando-o infantil e de fácil ataque. Quer tentar dogmatizar o ateísmo nos mesmos moldes das religiões!

E o pior de tudo é que este embuste ambulante possui notoriedade, tornando notícia tudo o que ele declara como se fosse posicionamento pacífico entre os ateus. E não é! Dawkins só não foi mais correto ao denominar esse farsante de “quase religioso” porque está ficando claro que ele é um religioso se passando por ateu!

Se o sentimento fosse verdadeiro em sua crítica de que o ateísmo apregoado por Dawkins e Hitchens é agressivo (o que é verdade), ele estaria propondo algo no sentido da tolerância aos ateus e na liberdade de expressão individual, e não querendo fazer medidas de tornar o ateísmo algo religioso!
Anônimo disse…
Faltou o Hitchens na "Santa Ceia", já tô com saudade dele,mais um que nos deixou junto com Douglas Adams e Carl Sagan :(
Anônimo disse…
Podem falar a vontade mas que a idéia é boa é boa e ninguém pode discordar e se o nosso "templo" funcionar como biblioteca,observatório ou museu pode não ser tão mal assim
No Name disse…
http://www.amazon.com/Prophecies-Daniel-Apocalypse-Isaac-Newton/dp/8187409037
@vcoelho disse…
Eu concordo com a idéia de aproveitar algumas benesses que a religião traz em termos de sociabilidade. O pastafarianismo, do Monstro do Espaguete Voador, é o exemplo mais próximo que temos de uma "religião ateísta". Tem seus dogmas, suas comunidades virtuais e reais, e ainda tira o peso agressivo e militante da crítica ateísta à religião e transforma em um protesto debochado e irônico, que ao meu ver, atinge muito mais aquele pessoal que é indiferente à religião mas não gosta dos rumos que o ateísmo atualmente segue, de militância e enfrentamento.
Igor disse…
Eu não acho a idéia nem um pouco boa...
A.Porto disse…
Botton é moderado, dawkins é fanático.
Anônimo disse…
Mó queima filme esse Butão.
Lucas disse…
Qual o problema desse cara? Ele é absolutamente obcecado pela ideia religiosa.

Penso que a religião contribuiu sim para a formação de grupos mas, como vemos na Europa atual, isso não necessariamente é bom. E se ele quer construir um local que possibilite pensar sobre a vida, porque chama-lo de templo?

O Botton pra mim é um religioso no armário.
Anônimo disse…
O grande erro de Botton é considerar as coisas boas da humanidade, como coisas boas da religião.

Não precisamos da religião para aproveitarmos as coisas boas naturais em nós todos.


Octavio.
J. Tadeu disse…
Botton está seguindo os passos de sua influência francesa, Auguste Comte, que viveu no século XIX, e que criou a "Religião da Humanidade", também conhecida como "Positivismo". Curiosamente, o Positivismo acabou tendo influência na recém proclamada República brasileira: o lema da bandeira "Ordem e Progresso" tem influência de Comte. Inclusive há dois templos positivistas no Brasil, um no Rio de Janeiro e outro em Porto Alegre. Substitua "Positivismo" por "Ateísmo" e voilà! Aliás, por que não, vamos "religiosizar" também o agnosticismo, o antiteísmo, o ignosticismo, o altruísmo (termo, aliás, cunhado por Comte) e tantos outros -ismos! O homem é um animal religioso.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...