Pastor rompe com evangélicos por não apoiar a intolerância

Ricardo Gondim se tornou um estranho no ninho
O pastor Ricardo Gondim (foto), 54, anunciou em seu blog que está se afastando do que ele chama de “movimento evangélico” para não ter de compactuar com a intolerância e com a transformação dos cristãos em consumidores. 

Em um texto com o título “Tempo de Partir”, indagou: “Por que uma ruptura radical?” Ele respondeu que está preservando a sua “alma da intolerância”. “O movimento evangélico nacional se apequenou.”

“Vejo-me incapaz de tolerar que o Evangelho se transforme em negócio e o nome de Deus vire marca que vende bem”, escreveu. “Não posso aceitar, passivamente, que tentem converter os cristãos em consumidores e a igreja, em balcão de serviços religiosos.”

Gondim afirmou que não abandonará a sua vocação de pastor, mas ainda não sabe que rumo vai tomar. “Mas estou certo dos caminhos por onde não devo seguir.”

Ele disse que a sua fé está marcada por rompimentos. Foi batizado na Igreja Católica, passou pela Igreja Presbiteriana, pertenceu à Assembleia de Deus e ultimamente estava na Igreja Betesda, onde virou “um estorvo”.

Gondim começou a se tornar um “estranho no ninho” quando, no começo de 2011, escreveu o artigo “Deus me livre de um Brasil evangélico”, onde destaca que o puritanismo religioso importado dos Estados Unidos, caso continue se expandindo, causará uma devastação na cultura brasileira, entre outros danos.

O pastor criou nova polêmica entre seus pares quando defendeu a união entre homossexuais. E também quando escreveu que Deus não está no controle de tudo, porque, se estiver, Ele pode ser apontado como o responsável também pelas mazelas da humanidade.

Mais recentemente ele disse, em uma entrevista na TV, que os ateus têm de ser ouvidos e respeitados. Já antes dessa entrevista chegou ser chamado de "pastor herege".

Gondim escreveu qual foi o resultado desses seus posicionamentos: “Senti na carne a intolerância e como o ódio está atrelado ao conformismo teológico”.

O pastor contou em seu artigo de agora que vivenciou algumas falcatruas cometidas por cúpulas de igrejas, como o aliciamento em eleição de pastores. Em outro caso, disse que participou de “cruzadas evangelísticas” cujo objetivo foi tão somente filmar multidão para exibi-la nos Estados Unidos com a finalidade de arrecadar dinheiro.

Seguem trechos do artigo do pastor.

- "Sou testemunha ocular de pastores que depois de orar por gente sofrida e miserável debocharam delas, às gargalhadas."

- "Não consigo admirar a enorme maioria dos formadores de opinião do movimento evangélico (principalmente os que se valem da mídia). Conheço muitos de fora dos palcos e dos púlpitos. Sei de histórias horrorosas, presenciei fatos inenarráveis e testemunhei decisões execráveis."

- "As decepções não foram suficientes para azedar a minha alma, sequer fortes para roubar a minha fé."

- "Recuso-me a continuar esmurrando as pontas de facas de uma religião que se molda à Babilônia".

- "Horrorizei-me com o programa da CNN em que algumas das maiores lideranças do mundo evangélico americano apoiaram a guerra do Iraque. Naquela noite revirei na cama sem dormir."

- "Quero dialogar com as ciências sociais. Preciso variar meus ângulos de percepção. Não gosto de cabrestos. Patrulhamento e cenho franzido me irritam."






Pastor escreve: ‘Deus nos livre de um Brasil evangélico’
fevereiro de 2011


Comentários

  1. Respostas
    1. Ricardo Gondim é o "pastor" que militantes ateus e gays pediram ao Deus (?) em quem eles dizem não acreditar.

      O capeta, rei da enganação, atendeu o pedido, e providenciou um "pastor" sob medida pra sua clientela.

      Excluir
    2. Se ele está errado, por que você tem medo de assumir o que escreveu? Precisamos de mais fé e menos religiões. Avante Pastor Ricardo.

      Excluir
    3. Em parte concordo com esse pastor quando ele se afasta por causa
      das falcatruas,isso todos sabem agora quanto a casamento gay e lesbicas ele esta errado como cristão como e pastor já mais deveria da apoio Deus fez o homem e a mulher para formar familia,não gay e nem lesbicas,não e nada de precoceito não e fora da logica humana
      pessoas do mesmo sexo viver esse doença.

      Excluir
    4. ignorante! Dentro desse mundo cada um faz oq bem entender! Pessoas cmo vc q vivem uma doença chamada fanatismo! Idiotas! Percam suas vidas acreditando em um ser q NAO existe.. Axo q cada pessoa temo direito d fazer oq bem entender, a escolha eh d cada um, e se deus axa isso errado, entao ele q va pra puta q o pariu.. Obrigado..

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Digno de reverência, pela coragem e, principalmente pela honestidade em nome da fé.

    Seria muito mais simples se existissem mais evangélicos que se inspirem nas palavras do Ricardo Gondim do que nos grunhidos de Silas Malafaia, Valdomiro, Magno Malta...etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nome da fé .... que me garante que este picareta religioso não vai fundar uma nova seita e chamar igreja de jesus edizer que foi Deus que levantou mas este ministério de divisão e confusão...o tempo dirá....aguardem.

      Excluir
    2. O mais provável é o pastor Gondim fundar uma igreja para congregar seus fãs ateus e gays.

      Vai ter muito louvor e glória ao "humanismo" e à "tolerância"

      O Botton que se cuide.

      Excluir
  4. Estou a dois passos do ateismo ,em ritmo da música

    ResponderExcluir
  5. Todo evangélico que se levantar contra este sistema evangélico brasileiro que por sinal é bastante lucrativo para seus miséros líderes serão chamados de hereges e inimigos do cristianismo. O povo precisa se libertar destas igrejas mesquinhas e se deus quer alguma deles que ele apareça no céu e vós diga o que ele quer isto é justo e se ele quer vós dar alguma coisa que ele simplesmente de sem que haja trocas e campanhas e fogueiras santas para isto , ou deus funciona na base da troca.
    Vai de retró deus
    deus não existe parem de ser bobos na mãos destes pastores.

    ResponderExcluir
  6. Esse tipo de pastor é banido pela midia, não entendo isso os que pragam tolerância ou saem ou não falam

    ResponderExcluir
  7. Ricardo Gondim é um evangélico que merece ser respeitado.

    ResponderExcluir
  8. Evangélicos vou dar um conselho parem de dar dizimos a estes pastores peguem suas bíblias e façam suas orações dentro de suas casas e se deus e sincero com vocês ele vai abençoar sem que nenhum pastor lhes arranque o couro ,não há na bíblia que vocês devem ser participantes de igrejas e campanhas pra ter alguma coisa, eles apelam pra estas coisas por serem sensacionalista vocês estão sendo enganados se revoltem contra este sistema religioso mentiroso se recusem a dar dinheiro a estes pastores sejam dignos de se ergam a cabeça recupere suas auto estima e parem de ser enganados ,não de o dizimo se quer guarde para a caridade ,estas igrejas esta sugando vocês e estão vendendo a salvação abram os olhos vocês são espertos deixem de ser enganados, ou o temor da mentira já os tomou que agora não conseguem mais se libertar do engodo destas igrejas evangélicas que vocês estão submetidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. engano seu...leia atos, pode ser na sua casa mesmo! Mas você vai perceber a necessidade de comungar!

      Excluir
  9. O fanatismo está em todos os lugares. Quando vemos religiosos dizendo não ao fundamentalismo, não ao fanatismo, não à venda de indúlgências, não à enganação alheia, percebemos que os bons são a minoria.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao Pastor. Enfim um fio de esperança nesse meio.

    ResponderExcluir
  11. Se todos (ou pelo menos, a maioria) dos religiosos fosse assim, religião não seria um problema.
    Conseguiu provar que é possível ser racional e religioso ao mesmo tempo.
    Espero que ele consiga transmitir sua linha de pensamento aos fiéis, quem sabe assim as coisas não melhoram ao menos um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu comentário "ser religioso e racional", um equilíbrio nem sempre alcançado, fruto de muito estudo e reflexão.

      Excluir
  12. Colegas ateus, conseguimos converter mais um.
    A verdade sempre triunfara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Warner eu entendi seu tom ironico ,mais é impossível convertemos alguém para que se tornem ateus, pois isto vem através dos esclarecimentos lógicos racionalidade boa vontade e honestidade quem tiver tudo isto e for sincero uma hora se libertara de todas religiões ou vai ser um agnostico ou ateu mesmo.
      Este pastor parece ter estas qualidades ele já passou por várias igrejas e se desligou delas ,talvez o próximo passo dele seja ser ateu ou agnostico, ou talvez não ninguém sabe.

      Excluir
    2. A verdade é Jesus Cristo

      Excluir
    3. Mané converter...
      Você está fazendo algo errado.

      Excluir
  13. Infelizmente, religiosos como o sr.Ricardo Gondim são minoria.
    Por isso, meus amigos leitores desse blog, preparem-se por que vocês ainda lerão muitos e muitos outros casos de intolerância.

    ResponderExcluir
  14. Se todos os religiosos fossem como Gondim. Eu o respeito como pessoa, já visitei o seu blog e ele se demonstrou tolerante e que respeita opiniões divergentes da dele, seus textos me mostram um pequeno reflexo de como ele é (certos pastores deveriam aprender com ele ) um pastor que merece meu respeito.

    ResponderExcluir
  15. Perguntado se era favor da união
    civil entre homossexuais, sua
    resposta foi contundente: “Sou a
    favor. O Brasil é um país laico.
    Minhas convicções de fé não podem
    influenciar, tampouco atropelar o
    direito de outros. Temos de
    respeitar as necessidades e
    aspirações que surgem a partir de
    outra realidade social. A
    comunidade gay aspira por
    relacionamentos juridicamente
    estáveis.
    A nação tem de considerar essa
    demanda. E a igreja deve entender
    que nem todas as relações
    homossexuais são promíscuas.
    Tenho minhas posições contra a
    promiscuidade, que considero ruim
    para as relações humanas, mas isso
    não tem uma relação estreita com a
    homossexualidade ou
    heterossexualidade”.

    Todos religiosos deveriam de ter esta mesma mentalidade do Ricardo gondim .

    ResponderExcluir
  16. Sou fa do Ricardo Gondim, mesmo nao sendo eu um crente, mas aredito que ele esta tomando o mesmo caminho que o meu, nao vai demorar muito....

    É uma pena que quando vc cava ate o fundo so ache o fundo.

    ResponderExcluir
  17. Afinal,qual é o problema dêle....é com as igrejas ou com a religião em si?

    Acho que êle está trocando 6 por meia dúzia.

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente, a religião evangélica brasileira se tornou na mais refinada forma de explorar o país e a nação.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns ao Gondim.

    Uma atitude sensata.

    ResponderExcluir
  20. parabéns, gondim. Estás quase rompendo as amarras da cegueira.

    ResponderExcluir
  21. Gondin,ainda ha tempo.....Sai dela!

    ResponderExcluir
  22. Fala com a voz do mundo, então ele é do mundo, e os ateus gostam; porque fala o que os ateu querem ouvir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que os fariseus diziam acerca de Jesus.

      Excluir
  23. Será que o pastor Ricardo Gondim aida acredita no Inferno de Fogo Ardente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei se acredita ainda , mas que ele acredita e tem testemunha o Inferno Ardente das igrejas de fogo isso sim.

      Excluir
  24. Pastor Ricardo, admiro a sua fé e sua coragem. Você é um homem muito sábio. Suas palavras são mais que sinceras. Eu me orgulho de vc.

    ResponderExcluir
  25. Finalmente um evangélico que pode despertar alguma admiração \o/.

    Assim como a Veena Malik entre os mulçumanos.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. O pastor Gondim é realmente muito corajoso e firme diante dessas máfias religiosas para pautar suas ideias de forma independente.

    ResponderExcluir
  28. E quando é a gente que fala os crentes só faltam nos queimar vivos.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Bravo, temos um novo Gustavo Gutierrez protestante. Assim não será privilégio do catolicismo romano a inquisição intelectual, como bem lembrou o comentador acima. Acreditamos inclusive que há um filão muito bom a ser explorado, o dos leitores de Rubem Braga, por exemplo. Uma certa teologia antropológica, pois não é fácil ter a coragem de assumir o próprio ateísmo. Aliás, o insight ateu pode brotar em mestres da literatura mística, como Teresa de Lisieux; por que não supor que há de irromper no jardim literário do Pastor? Merece todo apoio e louvor pela sua coragem de enfrentar o fundamentalismo, ele que não cedeu ao papel cômodo de vítima da intolerância, essa hidra religiosa de não-sei-quantas cabeças. Será recebido de braços abertos pelo ateísmo, com certeza, e com toda poesia e prosa! Um pastor conhece os meandros do labirinto psicológico do ser humano moderno; recém-nascido da orfandade de deuses e mitos de fundação sociológicos. Com o equilíbrio que lhe é peculiar, saberá manter-se à distância também do patrulhamento dogmático de defesa, a militância proselitista contrária. Já se denota para onde irá tender, segundo ele mesmo declarou, para os estudos , as ciências humanas. Com certeza um grande vocacionado, e obterá seguro êxito da sua realização profissional e natural tendência de passar adiante o conhecimento e a experiência acumulados. Um futuro árduo o espera, mas é bem melhor que a ilusão do "celeste porvir".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é Rubem Braga, querida Lukretia, é Rubem ALVES.
      Mas entendi o que você quis dizer.

      Excluir
  31. Ninguém mencionou os nomes do pastor Rob Bell e do rabido Shmuley Boteach. A lista de religiosos que aceitam e compreendem os ateus está aumentando :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, eu morei oito anos na sede da quakerland e cheguei a ter contato com a mensagem ultra-revolucionária dele; mas o que preocupa-me (lá como aqui) é que 61por cento(eles adoram estatísticas) deles acreditam que Deus quer as pessoas tenham prosperidade; e o investimento pesado em pastores como Joel Osteen, T.D. Jakes e Creflo Dollar(sim o nome é esse mesmo)torna a mensagem libertária e emancipatória ainda uma gota no oceano...Mas alguém menos midiático disse que um grão de mostarda...

      Excluir
    2. Concí Sales, adorei sua resposta. Especialmente o final, é brilhante :)

      Excluir
  32. A doutrina não vai mudar, não se enganem. Segundo a Bíblia, quem não confessar Jesus como seu Senhor não será salvo. Mas o que pode mudar - e fazer diferença na vida dos ateus - é fomentar o respeito à liberdade de pensamento.

    ResponderExcluir
  33. Assim... a Rede Record está com a minissérie Rei Davi no ar... uma minissérie ter adaptações é normal, porém esse trabalho da emissora está com trocentas INVENÇÕES e não adaptações... Como exemplos: Saul não mata Eliabe, ninguém põe fogo na casa de Jessé, Davi não flertava com Bate-Seba antes do adultério e por aí vai... Incrível ver a quantidade de evangélicos QUE NUNCA ABRIRAM SUAS BÍBLIAS PRA LER... e ao invés de defender a Palavra de Deus dessa palhaçada da TV Record, acham tudo isso muito lindo... Pra eles, que se dane o que está na Bíblia! Por que julgam esse pastor? Julgam este pastor por ele não ser conivente ao que hoje se tornou mesmo um COMÉRCIO DESCARADO E HIPÓCRITA. Muitos que se dizem adoradores de Deus, trocam Deus por qualquer lixo que a mídia põe na esquina. Isso mesmo Pastor, faz o que a Bíblia diz: "sai do meio deles se não quiser receber o mesmo julgamento que eles receberão!"

    ResponderExcluir
  34. Depois de ler esse monte de insanidade, dêmencia e bobagem
    nos comentarios desta pagina sobre o referido "pastor", eu
    dou graças ao Senhor meu Deus que me dá clareza para dizer
    que tudo isso, homossexualismo, ateismo, seitas evangéli-
    cas, todo tipo de protestantismo e intolerância está acon-
    tecendo exatamente com a previsão de Deus, quando da volta
    de Jesus, ficará bem mais fácil para a separação das ove-
    lhas e dos cabritos. Ninguém mais respeita as Sagradas Escrituras que foram escritas pela inspiração do Esp.Santo
    e pelo próprio Jesus , nos dias de hoje essas seitas es-
    tão deturpando o conteúdo da Biblia para o seu próprio
    ventre . Isso tudo vem para provar que se a Biblia fosse
    "praticada" com seriedade, com certeza não existiria todas
    essas seitas evangélicas. O próprio ser humano iria despa-
    char esses falsos profetas (diga-se pastores).
    EVANGÉLICOS : Adoradores do Bezerro de Ouro
    ROBERTO O. LEME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristianismo: afirmando que as profecias estão se cumprindo e que o mundo acabará logo logo desde 33 d.C.

      Excluir
  35. Ele deveria fundar outra igreja, nessa eu entraria!!!

    ResponderExcluir
  36. a biblia fala que a de acontecer terremotos reino contra reino naçao contra naçao pais contra filhos filhos contra pais rumores de guerras falsos profetas ok só esta se comprindo a profecia e jesus falou que era o inicio das dores mais ainda nao é o fim senhor nada e nimguem pode te derrotar porque o senhor nao perde batalha e nao perde guerra ouviu ateu maior é jesus do que suas bocas cheias do espirito da morte

    ResponderExcluir
  37. Esse "Pastor" tem que entender que o ser humano é um ser caído,Somente Deus o levanta mais o ser humano precisa querer.

    ResponderExcluir
  38. Sou fã desse Pastor, que Deus o abençoe, viva um mundo sem fanatismo :-)

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Pessoal temos que entender que o diabo sabe tudo sobre a biblia tanto que quando tentou JESUS foi na palavra e na palavra JESUS se sobresaiu, mas hoje em dia ta tudo louco o demonio toma conta da terra os cantores gospel nao sobem no palco para louvar a DEUS e sim para serem aplaudidos e ganharem dinheiro com isso. Quanto a record eles distorceram a palavra quero que eles me mostrem onde que esta escrito na palavra que saul matou eliabe, nao existe e muitos cristaos acreditam no que ve na tv, DEUS nao é homem para mentir e enganar o homem sim mente e engana, na propria palavra esta escrito maldito homem que confia em outro homem, falsos profetas virao por isso devemos ser firmes na palavra e nos mandamentos de DEUS!!!
    Só ai sim alcançaremos o melhor de DEUS que é a nossa salvação, Amem!!!

    ResponderExcluir
  41. Este homem é coerente e corajoso! Precisamos de gente assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisam de gente assim onde? Na ATEA? Na parada gay?

      Excluir
  42. Ele deve retornar a Igreja Católica. A única, verdadeira e indestrutível Igreja de Nosso Senhor de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  43. Não é placa de igreja que Salva, muito menos pastor,PARABÉNS pela coragem sou da assembléia e te entendo perfeitamente, infelizmente nossas igrejas viraram lojas santas.

    ResponderExcluir
  44. ja não se trata do reino de DEUS, mais sim de reinos humanos, os quais defendem com unhas e dentes, manipulando, enganando extorquindo e tudo isso atraves do medo. acorda povo.

    ResponderExcluir
  45. Gondim é apenas mais um dos milhares que se tem apercebido de que este sistema esta falido e podre, e que não é preciso estar submisso e a merce desses safados espirituais para viver o evangelho, alias se a um lugar em que não é possivél viver o evangelho e dentro deste sistema a que insistem chamar de igreja.

    ResponderExcluir

Postar um comentário