Pular para o conteúdo principal

Pai-nosso se torna obrigatório nas escolas públicas de Ilhéus

Está vigorando desde o dia 13 nas escolas públicas do ensino fundamental de Ilhéus (sul da Bahia) a chamada “lei do pai-nosso”. Pela nova lei, essa oração tem de ser feita todos os dias pelos alunos e professores antes das aulas.

A lei é inconstitucional porque o Estado, em todas as suas instâncias, não pode se envolver com credos religiosos. A laicidade do Estado brasileiro está expressa no artigo 19 da Constituição.

Apesar disso, até agora o Ministério Público não tomou nenhuma providência para que se cumpra a Constituição. Aparentemente, pais dos estudantes e professores estão aceitando a ilegalidade sem nenhuma resistência.

De autoria do vereador evangélico Alzimário Belmonte (PP), a lei foi sancionada ao final do ano passado pelo prefeito Newton Lima (PT).

Lidiany Campos, secretária municipal da Educação, disse que houve uma reunião com os coordenadores das escolas e que todos se manifestaram a favor da oração. Segundo ela, não haverá nenhum “tipo de pressão” para que os professores a cumpram a lei.

A secretária reconheceu a existência do Estado laico, mas fez uma defesa da religião no ensino. Disse ter expectativa de que o pai-nosso reduza o índice de violência das escolas. “A crença é importante, acreditamos nisso.”

Com informação do G1 e das agências.

Pai-nosso nas escolas formará ‘cidadãos melhores’, diz vereador.
janeiro de 2012

ONU critica Brasil por permitir ensino religioso em escolas públicas.
maio de 2011

Lei do pai-nosso de Ilhéus.     Religião no Estado laico.

Comentários

Problema Mental disse…
Pai nosso que está no céu, por que o Senhor não desce aqui pra falar com todo mundo?
Anônimo disse…
Pai nosso que estáis no céu numa putaria com anjas safadas de seios grande fabricando almas ,tende piedade de nos, para de ser troll e brincar de esconde esconde e homem bomba, e livrai nos dos cristãos Amém
Problema Mental disse…
Pai que nosso que estáis nos céus, por que o Senhor não cria uma loira bonitona, que não engravide, pra cada homem, para assim vivermos num paraíso?
Unknown disse…
Sr. Paulo Lopes.

Na verdade, é o artigo 19º que trata sobre a laicidade e não o 9º.
Unknown disse…
A Bahia, que sempre foi a terra de todos os santos, está ferindo a laicidade do estado e ferindo a sua própria tradição de abrigar em seu seio tão diferentes culturas religiosas. Lamentável.

O Ministério Público está devagar, mas creio que ele irá se posicionar contra essa lei e expurgá-la da Bahia. Vamos ter fé.
Paulo Lopes disse…
Corrigido. Abs.
Israel Chaves disse…
Na verdade, acho que não faz mais diferença qual artigo é. O Brasil definitivamente não é um estado laico.
Se é, é só no papel. E os polítocos vão fazer de tudo para arrancar essa página da constituição e tacar fogo.
Analista Man disse…
Fé é coisa de religião e não de Estado Laico.
Anônimo disse…
Lembrete não matricular meus futuros filhos aqui no Brasil.
Brasil é um Estado Laico... BULLSHIT!

Isso definitivamente não me engana mais! O Brasil é uma piada!
Pedro Bó disse…
Piada são os nossos governantes, que nós mesmos escolhemos.

Senadores preocupados mais com a salvação da alma do que salvar o corpo das enchentes, assassinos, etc. Uma presidente que se curva diante da bancada evangélica.....

O Brasil é realmente uma piada !
Anônimo disse…
Bom, tentaram entalar-me garganta abaixo a religião Darwiniana,

Faze o que? '-'
Igor disse…
Paulo Lopes,

Parece que a ATEA enviou uma representação ao Ministério Público da Bahia para que tome ação contra este caso!
Paulo Lopes disse…
Vou apurar. Abs.
Jeferson Tadeu disse…
A "religiao Darwiniana" aceita que tu va a um laboratorio ou campo de pesquisa, e tente destrui-la reconstruindo uma melhor. A "religiao Darwiniana" fez com que mudasse o mundo da biologia, da medicina, da geologia, enfim de tudo, gerando inumeros beneficios para humanidade, traduzidos por exemplo em novos procedimentos cirurgicos, que de fato salvaram vidas. A religiao não Darwiniana promete a milhares de anos que um dia salvara, mas ate agora ninguem viu, ninguem ouviu, ninguem sabe.
Jeferson Tadeu disse…
Problema que quem é religioso le laico como se fosse pan-cristao e pior que acha que o ateu ta querendo impor ateismo. Laico é : nao envolve com credos! Precisa desenhar?
Anônimo disse…
Como as pessoas estão zombando de DEUS, deveriam respeitar, já que não acreditam.
Deus pode fazer o que ele quiser, com pessoas zombeteiras, eu amo o meu Deus, meu Irmão maior Jesus Cristo, porque sou vida e vida é Deus!

(Uma simples e humilde Escritora.)
Jeferson Tadeu disse…
O que é respeitar? Respeitar é entender que em outro ser existe algo que devo manter distancia que nao devo tocar. Como se pode respeitar aquilo que nao acha que existe? Bom, a resposta possivel é : devo respeitar o deus que existe na cabeca do outro ser. Sim, mas e se ele for danoso para ele? O cristianismo pensa que nao, haja visto que o proprio profeta Elias nao respeitou os profetas de Baal.
Nao confunda, nao estamos desrespeitando as pessoas, mas a acao de algumas que usam da fé para saltear, e tb , pelo menos eu, me preocup com aquelas que apostam suas vidas em algo que não existe.
Unknown disse…
Simples e Humilde Escritora

Um Estado Laico não é um Estado Ateu. Pode ficar sossegada em relação a isso. Num estado laico o seu direito constitucional de acreditar em Deus e manifestar a sua fé indo a igrejas ou, simplesmente, falando sobre isso, está garantido. Aliás, num Estado Laico, o direito constitucional de qualquer indivíduo manifestar qualquer fé, praticar qualquer religião, desde que, evidentemente, não seja algo ilegal, está garantido e será respeitado. Num Estado Laico, ninguém é obrigado a rezar para um Deus que não gosta ou que não acredita. O que a Bahia está fazendo é justamente isso: obrigar as pessoas a praticarem um credo específico. A bíblia representa o Cristianismo. O Estado está preferindo o Cristianismo em detrimento das outras religiões. Você acha isso certo?

Saiba que o Islã está crescendo e aparecendo. Já imaginou se você fosse obrigada a usar burka, a rezar cinco vezes por dia para Alah, ser impedida de fazer coisas banais como dirigir. Num Estado Laico isso não aconteceria. Agradeça que vivemos num país que se esforça em manter-se laico. E esse esforço de mantê-lo laico é, muitas vezes, estimulado pelos movimentos de pessoas como os ateus.

Paz.
Unknown disse…
Foi uma ironia. Sou ateu.
Anônimo disse…
Se as pessoas, deixassem de pensar, só em poder, egoísmo, ceticismo, sexo, drogas...
...E começasse a procurar Deus, tenho certeza, que começando no Lar, em uma Religião, em uma escola, jamais aconteceria tantas e tantas violências. Estamos perdendo nossos Jovens, nossas Crianças, porque as Famílias perderam seus elos com Deus.
Deus é tudo, basta um toque com suas mãos e tudo se transforma em cinzas. Ele está deixando o mundo de rédeas soltas, para ver até onde as pessoas viverão sem Fé.
Engraçado; falam de sexo, camisinhas e porque não falar de Deus!
Eu só queria que as autoridades, prestassem muita atenção e fizessem pesquisas com os Pais, sobre o Pai Nosso, que é Universal, porque é Bíblico. Não sou católica, nem evangélica, mas tenho Deus e Jesus Cristo como minha bússola, nasci em um Lar Cristão estudei em Escola Cristã, continuo Cristã.
Acreditando que se fizerem uma pesquisa, obterão rapidamente a resposta, sobre uma Família que acredita em Deus, verão as diferenças.
Qual o melhor? ORAR NA ESCOLA ou VIOLENTAR e ser VIOLENTADO dentro das Escolas, onde estudam?
Pessoal, o mundo precisa muito de Deus, será que não basta, todos os sinais que ele tem dado, através de grandes destruição?

Maria.
Anônimo disse…
Aparentemente, quem tentou fazer isso não levou em consideração que vc é um analfabeto funcional e precisa de explicações como se fosse uma criança de 8 anos.
Anônimo disse…
Sua lógica: Quem não tem deus no coração acaba se ocupando com poder, egoismo, drogas, promiscuidade etc..
Quem não ora na escola, está por ai violentando ou sendo violentado.
Pior ainda, colocou o ceticismo lado a lado com uso de drogas!?
Maria, sinto lhe informar, mas vc é uma fanática religiosa, e portanto perigosa sem perceber. Não entende como uma pessoa pode ser boa e feliz sem o seu deus. E é exatamente por causa de pessoas assim como vc que os ateus e agnosticos precisam lutar por um estado laico.
Outra coisa, destruições e catastrofes sempre ocorreram ao longo de toda a história do mundo. Muito triste ver que há pessoas que pensam como vc, mesmo parecendo querer ser boa.
Anônimo disse…
É evidente que isso não aconteceria em um País, onde a maioria são Cristãos. O Pai Nosso é Universal, quem quiser ora, quem não quiser beleza.
Só comentei, porque me preocupo muito, com vidas de Jovens e Crianças sendo ceifadas, dentro das Escolas. Eu escolheria a prece do Pai nosso, ao invés de ver em manchetes, o que está acontecendo, todos os dias.
Bem, esta é minha opinião.

Boa noite.
Anônimo disse…
Como se rezar o pai nosso fosse a solução pras coisas ruins la fora né? Pensamento psicopatico desse anonimo acima.
Orador Man disse…
Pai nosso que está no céu, se o Senhor me desse o poder de voar, eu não precisaria de dinheiro para pagar a passagem de ônibus, eu não precisaria ficar na parada de ônibus esperando um ônibus lotado que demora 1 hora para aparecer. Amém.
Analista Man disse…
"Pessoal, o mundo precisa muito de Deus, será que não basta, todos os sinais que ele tem dado, através de grandes destruição?"

Então Deus é o Deus da destruição e não da construção.
Jeferson Tadeu disse…
Sabe o que é interessante, soldados da SS iam aos cultos . Rezar um mantra nao resolve. E o Pai Nosso nao é universal, e se eu for de outra religiao? Alias pq se deve desde ja tomar a premissa da fe em uma escola? Se deveria sim discutir religiao, mostrar a historicidade e logica delas, sem tomar partido nem pelos ateus.
Analista Man disse…
Se Deus existe, não é preciso acreditar, basta saber que ele existe.
Problema Mental disse…
Brasil é um Estado Laico ou Brasil é um Estado Louco?
Lia de Souza disse…
Nem rezar nem ser 'bom' parece que agrada a Deus...
Se alguém viu a matéria sobre o rapaz cantor que morreu no RS, vitimado por descarga elétrica no palco, sabe o que quero dizer...A matéria foi na Record, entrevistando o irmão da vítima, os dois faziam uma dupla, e as falas do irmão foram as seguintes enqto o outro estava sendo atendido pelo socorro, mas já estava morto:" eu pedia todo o tempo [pra Deus] que salvasse meu irmão, afinal eu era bom eu faço tudo certo, Ele não me faltaria naquela hora". Pois é, faltou. Desconfio que vamos ter um ateu a mais logo, logo...Cético já virou.
Igor disse…
Eu li isso no perfil da ATEA no Facebook.
Anônimo disse…
Sou Agnóstica!

Quando encontrei seu blog, Paulo Lopes, pensei: "é isso!" "Esse cara fez aquilo que eu pensava há anos!" "O Mundo vai mudar a partir daqui!"

Criei a personagem "Senhora Crente" como uma forma de verificar se há, hoje, um grupo de ateus e agnósticos capazes de fazer frente à onda igrejista que enfrentamos. Também, era meu interesse saber se poderíamos virar o jogo, deixarmos de ser menoria!

Infelizmente, o que vi no seu blog, Paulo Lopes, foram pessoas com pouca habilidade para lidar com os instrumentos que poderiam servir como motores para um mundo verdadeiramente laico, secular: Lógica, Ciência, Ética, Direito... Alguns até se valem do banditismo, elaborando comentários agressivos e criminosos, atribuindo-os a outras personagens.

Os auto proclamados ateus desse blog parecem ser, na sua maioria, adolescentes com instrução incompleta. O restante talvez seja composto por adultos aferrados a uma rebeldia improdutiva. Isso me causa grande preocupação!

A contar pelas habilidades não demonstradas pela atual geração de ateus e agnósticos, e seu site tem uma boa amostra, neste Século ainda não veremos um Brasil com menos influência da Religião. Continuaremos a consumir livros e idéias estrangeiras.

Em parte eu concordo com Botton! Deveríamos estabelecer um corpo doutrinário que permitisse ao maior número possível de pessoas ver a beleza e a coerência de um mundo secular! E blogs como o seu, Paulo Lopes, são a escola que podem nos levar a isso, mesmo que leve dois mil anos.

Senhora Crente se despede e volto a "postar" como Anônima.
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Para Deus Javé, o que importa é fazer o que ele mandou, Deus Javé mandou Abraão matar o filho Isaque, se Abraão não obedecesse, Abraão seria mau, mas para Abel, Deus Javé não deu ordem para que matasse a ovelha e mesmo assim Deus Javé aceitou a oferta de Abel.
Anônimo disse…
Uma troll que se passa por fanática, querendo da lição de moral em alguém. É cada perturbada que aparece.

Acha mesmo que alguém ia ter o trabalho de elaborar uma resposta "Lógica, Ciência, Ética, Direito..." a uma fanática?

Vergonha na cara de sujar a imagem de teístas vc não tem né? Lamentável existir agnósticas que nem vc. Faça um favor à humanidade e use o cérebro.
Vc tem probleminha.
Rodrigo*
yami karasu disse…
Troque pai-nosso obrigatório por aula de constituição e civismo obrigatórios. É bem melhor.
Igor disse…
Infelizmente, o que vi no seu blog, Paulo Lopes, foram pessoas com pouca habilidade para lidar com os instrumentos que poderiam servir como motores para um mundo verdadeiramente laico, secular: Lógica, Ciência, Ética, Direito...

Se essa sua estória for verdade, não observo nada de útil e maduro no que fez. Se passar por troll e se comportar feito uma criança, sem estabelecer claros critérios de uma “verificação” (?) e apresentar resultados construtivos finais, somente uma “despedida” do personagem com um gran finale com direito à moral da estória e chamar outros de desqualificados para uma empreitada que você acha que seria em prol da laicidade e do secularismo, é tão hipócrita (para não dizer outros termos) quanto coisa de gente desocupada – e possivelmente com a idade mental bem inferior a idade biológica.

Sinceramente, se esse blog fosse meu (o que não é o caso, e nem quero sugerir nada ao Paulo Lopes) você não teria nem sobrevivido a sua “personagem”; a demonstração de dupla-personalidade. Com essa confissão, não haveria conversa: banimento! Trolls, a meu ver, não merecem espaço nas discussões, pois estão somente a fim de bagunçar, de tornar o ambiente de baixo nível e insuportável para alimentar o fetiche de boicotar a boa discussão e atentar contra a inteligência alheia. E talvez isso seja feito por inveja dos participantes sérios, quiçá pela completa má formação acadêmica e/ou por algum problema cognitivo, coisa que até os “adolescentes de instrução incompleta” vão a qualquer instante superar – afinal, sua incompletude de instrução somada à baixa idade é somente uma fase normal do contexto de amadurecimento.

Sua estória não convence, assim como você não fez nada em prol de um país verdadeiramente laico e secular!
Israel Chaves disse…
Mas não agrada o povão e, portanto, não rende votos.
Diferente de obrigar as criancinhas a ter amigos imaginários.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Wagner disse…
É lamentável quando crentes ficam sem argumentos e partem pra ignorância.

Aliás, ignorância é algo que se espera de quem crê sem evidências.
Fabiano disse…
Se deus pode fazer o que quer, por que precisa de um vereador, um prefeito, um bando de professores metendo os pés pelas mãos em nome dele?
Anônimo disse…
Qual é o problema de orar-mos o pai nosso nas escolas,não cantamos o hino nacional obrigatóriamente?
Vocês ateus estão enciumados,por que a nossa " nação " cresce cada vez mais,as pessoas sentem prazer em servir à Deus,e veêm suas vidas melhoradas.
Engraçado é que eu não vejo o autor deste site falando mal do hinduísmo,espirítismo ou qualquer outra religião,é só do cristianismo e judaísmo,religiões que servem à Jeová.É engraçado o quanto os ateus só procuram falhas na Bíblia Sagrada,e não nos livros de feitiçaria.é engraçado o quanto este autor só fala mal de Jeová,nosso Deus,e não dos deuses à quem servem os hindus ou uma porrada de deuses que servem os espíritas.
Eu perguntoa todos que postaram comentários blasfemando contra Deus e ao autor deste site:Qual é o problema que você tem com o meu Deus?Minha crença? e com todos os cristãos?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová