Pular para o conteúdo principal

Secularistas são intolerantes, diz ministra muçulmana britânica

A baronesa Sayeeda é
ministra sem pasta
A baronesa muçulmana Sayeeda Warsi (foto), ministra sem pasta do governo britânico, acusou a militância do secularismo de ser “profundamente intolerante”.

“O secularismo demonstra traços semelhantes aos regimes totalitários, como negar às pessoas o direito a uma identidade religiosa”, afirmou Sayeeda, que é líder do partido conservador. “Eles [os militantes] temem o conceito de identidades múltiplas."

Sayeeda é a representante do primeiro ministro David Cameron de uma delegação britânica que será recebida pelo papa Bento 16 nesta quarta-feira (15).

A muçulmana elogiou os valores cristãos, dos quais, segundo ela, a Europa não pode abdicar. “Esses valores fazem parte da nossa vida pública, cultura, economia, arquitetura e linguagem.”

Para ela, só se pode ter uma sociedade mais justa quando as pessoas se sentem fortes “em sua identidade religiosa”. “A Europa se sente mais confortável com o seu cristianismo.”

Ela lamentou que os autores da Constituição Europeia não tivessem feito qualquer menção a Deus ou ao cristianismo.

E o resultado é que agora, na avaliação da baronesa, “os militantes da secularização estão tomando conta da sociedade”.  E o sinal disso, segundo ela, por exemplo, é que cada vez mais há restrição à exposição de símbolos religiosos em edifícios públicos e ao financiamento de escolas religiosas.

“As religiões estão sendo colocadas para fora da esfera pública.”

Com informação das agências.





Vaticano quer aliança com muçulmanos contra secularismo
setembro de 2011

Religião no Estado laico.     Secularismo.

Comentários

Avelino Bego disse…
“As religiões estão sendo colocadas para fora da esfera pública.”
-----------------------

Ótimo! Se não gostou, pode ir ao Irã...
O Bruxo disse…
O discurso desta senhora é falacioso ao extremo. Beira ao cinismo.

O fato de não haver símbolos religiosos expostos em instituições públicas é uma evidência de RESPEITO a diversidade religioso e não um sinal de "estado ateu".

E esse tema dos "valores cristãos" também é bem discutível. Onde estava esses valores nas Cruzadas, na Inquisição, na perseguição aos Judeus e nos séculos de escravidão dos negros pelos Cristãos europeus? Milhões de pessoas perseguidas, sequestradas, vendidas, torturadas e mortos....
Drückgeister disse…
Ou esses militantes pró-religião são muito burros ou muito mal intencionados, pois eles parecem que nunca conseguem entender o que é Estado laico, isso quando não soltam um 'Estado laico não é a mesma coisa que Estado ateu', como se a laicidade exigida pelas pessoas fosse uma proibição à religiosidade alheia.
Luciano Cequinel disse…
Acho que ela resumiu bem a história toda com a frase
“As religiões estão sendo colocadas para fora da esfera pública.”
É essa a ideia, porra!
Cláudio disse…
Ela pode mostrar o rosto, é muçulmana e está agradecendo aos cristãos? Hauhauhauhauhauhauha... Desculpa Paulo, meu melhor argumento é rir mesmo.
Jeferson Tadeu disse…
“As religiões estão sendo colocadas para fora da esfera pública.”

Mas é exatamente isso minha fia, va rezar para o Grande Profeta na sua casa . E quando nos reunimos vamos tratar de negocios terrenos.
Cláudio tem razão. Nas condições em que ela viveria, sequer poderia expor-se para afirmar sua posição. Se lhe foi dado esse direito, é porque vive numa sociedade democrática e secularizada.
Cláudio disse…
Aqui no Brasil deixaríamos milhares de clitores mutilados com a desculpa de "respeito a outras culturas" provavelmente.
Anônimo disse…
Ainda bem.
Anônimo disse…
Isso mesmo
Anônimo disse…
É como muitos que eu conheço que reclamam da arvore, abrigados em sua sombra.
Anônimo disse…
Ela quer uma teocracia e que papas ou aiatolas sejam os líder da europa, talvez por isso que ela esteja resmungando. Sera que este povo religioso não fica feliz de viver suas religiosidades separadas do governo. Eles querem ter seus símbolos nas instituições públicas seus ensino em escolas de qualquer jeito e quer que todo mundo reverêncie aquilo que só pra eles é sagrado.
Anônimo disse…
O totalitarismo faz parte do ateísmo.
Anônimo disse…
Ela é preconceituosa até parece que quem não tem religião não tem valores morais ou éticos.
Anônimo disse…
muçulmano reclamando de intolerancia? é isso mesmo? é pra rir?
Anônimo disse…
aham, senta la claudia...
Eu ia fazer uma resposta à altura, mas, vi que é uma perda de tempo total. É só pra rir mesmo, muito patético tudo isso.
Anônimo disse…
Pensei até em refutar os argumentos dela, mas como ela só falou besteira, deixa para lá.
Israel Chaves disse…
Acho que o que essa mulher disse é sinal de uma nova tendência surgindo; trollagem fora da internet.
Não é possível alguém dizer tanta besteira seguida seriamente. Tem que ser piada...
Anônimo disse…
"Acho que o que essa mulher disse é sinal de uma nova tendência surgindo; trollagem fora da internet."[2]

Só rindo mesmo. Se ela estivesse nos países arabes ela não poderia sair de casa sem um cara do lado.¬¬'
“O secularismo demonstra traços semelhantes aos regimes totalitários, como negar às pessoas o direito a uma identidade religiosa”, afirmou Sayeeda, que é líder do partido conservador.

Existem, sim, pessoas que têm esse tipo de visão. O secularismo estrito, tal como os modelos francês e turco, encara a religião como algo totalmente alheio ao Estado. O secularismo menos estrito, tal como o modelo americano, encara a religião como algo fora da esfera do governo, mas não em oposição. No secularismo francês e turco existe uma segregação de ofícios. Tanto na França como na Turquia os clérigos estão ou estiveram longamente proibidos até de votar. "Laicismo" quer dizer que somente leigos podem fazer política.

O que é difícil é entender como isso é ruim, visto que a união de religião + pode político normalmente só é boa para a religião que obtem o poder.

“Eles [os militantes] temem o conceito de identidades múltiplas."

Quem mais teme o conceito de identidade múltipla é a religião monoteísta. Para quem não se lembra, o jogador Marcelinho Carioca teve que fugir do Barein porque fez um simples sinal-da-cruz após marcar um gol. Em um estado estritamente laico todas as religiões são igualmente ignoradas.

Para ela, só se pode ter uma sociedade mais justa quando as pessoas se sentem fortes “em sua identidade religiosa”.

Em nenhum lugar do mundo as pessoas se sentem mais fortes em sua identidade religiosa do que no Paquistão. Pergunte se lá temos uma sociedade "mais justa"? Em nenhuma época as pessoas sentiram mais força em sua identidade religiosa do que na Idade Média. Pergunte se havia justiça?

Ela lamentou que os autores da Constituição Europeia não tivessem feito qualquer menção a Deus ou ao cristianismo.

Ao cristianismo, pelo menos, era difícil, visto que a UE foi feita pensando em assimilar, a longo prazo, Turquia, Albânia e -- talvez -- Israel.

“As religiões estão sendo colocadas para fora da esfera pública.”

A essência do laicismo está em separar os conceitos de "público" e "político". A religião pode ser pública (usar crucifixo no pescoço), mas não política (crucifixo na sede do Parlamento).
Unknown disse…
Dizendo melhor no Brasil segue a "Democracia".
E para os que não sabem Democracia é direitos iguais de ascessão a qualquer cidaddão sem distinção e não a vontade da maioria, pois ai ocorre o proseletismo e isto vem a contribuir para formação de fanatizados que se sentem ofendidos pelo desrespeito.
Não defendo ideologias e sim o Estado Democrático de direito.
Nossas leis são baseadas em diversos conceitos religiosos e filosóficos tanto que é uriunda do Latim (antiga Grécia Berço da Humanidade) deve sim passar por reformas, mas desde de que não retirem de suas ações direitos adquiridos a custo próprio ou a benefício de outrem sem fins lucrativos porque poderiamos recair nos erros passados e perceber que os mesmos nos servem como parâmetros para que não retrocedemos e continuemos a fazer as mesmas coisas inúteis como um círculo vicioso que não contribuem em nada para o desenvolvimento do ser humano.
Anônimo disse…
Aí galera, só reclamar aqui na internet não adianta.
It's nobody disse…
Eu me pergunto se eles são caras-de-pau e fingem não saber o que secularismo significa, ou se eles são estúpidos a ponto de realmente acreditar que signifique o que eles fazem parecer que significa. De qualquer forma, quando se trata de acreditar em estupidez, eles batem o recorde. Eles deveriam estar envergonhados. Talvez estivessem, se tivessem moral.
It's nobody disse…
Lol, eu ri quando vi isso, pensei que fosse pegadinha. Eu tinha esquecido que o ridículo é ilimitado, em se tratando de religião.
It's nobody disse…
Obvious troll is obvious.
It's nobody disse…
Aí galera, só reclamar de quem reclama aqui na internet não adianta.

Pode até não fazer sentido, mas a piada foi boa. Ou não.
S0FTW4R3 disse…
Existe luz no fim do túnel?
religiões se unindo contra o secularismo? isso é medo?
xD
melhorou meu dia a notícia.
Anônimo disse…
kkkk a danadinha ta com medo, o pessoal na Europa SABE q o secularismo nao é mais minoria, é uma quantidade da populaçao quase igual ou maior q a dos religiosos. Agora eles tão com medo q a mitologia deles desapareça ou perca seus privilegios, e com isso vão começar a apelar e dizer as coisas mais profeticamente ridículas e apocalípticas possíveis.
Dá pena todo esse histerismo religioso, com medo dos seres pensantes, q se livraram da religião.
Ficou triste safadinha, vai pro Irã entao, lá vc vai ver os VALORES RELIGIOSOS, e exatamente por causa deles vc seria MORTA por estar se vestindo de modo tão indecente, sem nada cobrindo seu rosto. Além de estar fazendo apologia ao cristianismo, oq no Islã obviamente é heresia !
Anônimo disse…
É interessante como essas pessoas sempre comparam o secularismo/ateísmo/humanismo com religiosidade para mostrar o quão ruim essas coisas são...
Unknown disse…
Até que enfim, a religiao está ao poucos, mas está, saindo da sociedade.
Leonardo disse…
concordo!
Leonardo disse…
Concordo, ela deveria estar no Irã, para ver os direitos da mulher ou não, já que la mulher não tem direito a nada a não ser servir ao homem ¬¬
Leonardo disse…
põe ilimitado nisto kkkkk
Anônimo disse…
O Irã ainda é melhor que o Kuwait ...
Anônimo disse…
"Para ela, só se pode ter uma sociedade mais justa quando as pessoas se sentem fortes “em sua identidade religiosa”. 'A Europa se sente mais confortável com o seu cristianismo.'"

Ah,tá! Pra ser justa e me sentir forte eu preciso ter deus no coração,é isso?! ¬¬
Elias disse…
“As religiões estão sendo colocadas para fora da esfera pública.”

Precisa uma notícia mais maravilhosa!!
Unknown disse…
“As religiões estão sendo colocadas para fora da esfera pública.”

Graças a Deus e foda-se quem nao concorda!!
Unknown disse…
“As religiões estão sendo colocadas para fora da esfera pública.”

Graças a Deus e Foda-se quem nao concorda!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Evangélicos lançam camiseta para ex-gay, ex-fornicador, etc.

Cada camiseta custa US$ 10 Quem disse que não existe ex-gay? O Passion for Christ Movement (Movimento da Paixão por Cristo), grupo evangélico com sede em Los Angeles, Califórnia (EUA), está vendendo pela internet camiseta não só para ex-homossexual como também para ex-fornicador, ex-masturbador, ex-prostituta, ex-ateu, ex-hipócrita etc. No site do movimento, há fotos de jovens que dão depoimento sobre como conseguiram escapar do mau caminho com a ajuda de Jesus. Não há informação sobre qual tem sido a camiseta a mais procurada. Há camiseta para todos tamanhos, desde a pequena  à extra-grande. Portanto, nenhum arrependido ficará sem o que vestir. Cada uma custa US$ 10 (um pouco mais de R$ 22, sem frete). O  endereço é http://p4cmtshirts.bigcartel.com/

Feliciano tenta se explicar, mas repete que África é amaldiçoada

Navio da Marinha é usado para transportar Nossa Senhora de Nazaré

Neste sábado (8) pela manhã, um navio da Marinha foi usado para transportar uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira do Amazonas, nas comemorações do Círio de Nazaré em Belém, no Pará. O navio puxou uma procissão de barcos enfeitados com flores ao longo de 18 km na baía do Guarujá. O Estado brasileiro é laico, está na Constituição, mas esse tipo de envolvimento das Forças Armadas em atividades católicas é comum e tem sido aceito pela sociedade sem nenhum questionamento. Em 2009, o almirante Alvaro Pinto prestou uma homenagem à santa As comemorações de 2009 do Círio de Nazaré tiveram a participação do almirante-de-esquadra Alvaro Luiz Pinto , comandante de Operações Navais. A foto (ao lado) do almirante a bordo de um navio erguendo a imagem da santa para os devotos dá ideia sobre o quanto Estado e Igreja Católica estão imbricados. O pretexto para que a laicidade do Estado seja ignorada em eventos como esse é o de que a maioria da população é católica, como se a C...

Jovens acreditam mais na evolução do que em Gênesis

Pesquisa foi feita  com 2,3 mil alunos  do ensino médio A Bíblia, em Gênesis, afirma que Deus criou o homem, os animais e tudo mais, do jeito que existe hoje, mas a maioria dos jovens estudantes brasileiros, em torno de 15 anos, acredita na evolução biológica das espécies, conciliando, assim, religião com ciência. É o que sugere uma pesquisa do biólogo Nelio Bizzo, professor da Faculdade de Educação da USP. Suas conclusões estão baseadas nas respostas a um questionário de 23 perguntas submetido a 2,3 mil alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país. Do total dos alunos, mais de 70% afirmaram acreditar nas doutrinas de sua religião. Entre eles, o número de católicos representaram 52%, o de evangélicos, 29% e os sem religião, 7,5%. A maioria (64%) concordou com a afirmação de que “as espécies atuais de animais e plantas se originaram de outras espécies do passado”. Bizzo afirmou que tal resultado surpreende por...

Evangélicos adotam noivado sem sexo e beijo na boca

Rafael e Heloísa adotaram a castidade para conhecer o "verdadeiro amor" Rafael Almeida (foto), 22, estudante de engenharia civil, e Heloísa Lugato (foto), 24, formada em direito, estão apaixonados, namoram há mais de um ano e já marcaram a data do casamento, março de 2013. Até lá, eles não farão sexo e sequer darão beijo na boca, só vão se abraçar e pegar na mão. Eles adotaram noivado casto para conhecer o “verdadeiro amor”. São evangélicos da Cuiabá (MT), frequentam a Igreja Videira, do pastor Heitor Henrique Laranjo, 27, e fazem parte do movimento “Eu Escolhi Esperar”, que defende namoro sem relacionamento sexual. “Abdicamos do contato físico, do toque, para focar nosso relacionamento na amizade e em conhecer um ao outro”, disse Rafael. “Preferi me preservar.” Na expectativa dos jovens, a “pureza sexual” vai lhes garantir uma vida “emocionalmente saudável” e equilibrada. Heloísa afirmou que o seu noivado segue os princípios de santidade descritos na Bíbl...

Grupo cristão internacional Exodus desiste da ‘cura' gay'

Alan Chambers , presidente do Exodus Internacional , anunciou na semana passada que o grupo deixou de oferecer “terapia reparativa” por intermédio de aconselhamento e orações àqueles que têm atração por pessoas do mesmo sexo. Trata-se de uma reviravolta. O Exodus é um influente grupo de cristão com sede nos Estados Unidos e ramificações em vários países, incluindo o Brasil. Ele era tido como homofóbico por oferecer, além de terapia, cursos e apoio às igrejas sobre os procedimentos para a “cura” da homossexualidade. O grupo tem forte atuação na América Latina. Em 2010, para citar um exemplo noticiado na época por este site, ele deu no México um curso para líderes religiosos abordando, entre outros, os tópicos “Raízes do homossexualismo e lesbianismo”, “o processo de cura”, “desmascarando o lado sombrio da vida gay”, e “como se prevenir da homossexualidade”. Na 37ª Conferência Anual do Exodus , Chambers disse que a “terapia reparativa” foi posta de lado primeiro porque nã...

Igreja diz que Santa Vó impede que haja terremoto no Brasil

Fiéis creem que  Rosa ia  ao céu  para  conversar com Jesus  O fato de o Brasil não estar assentado nas bordas de placas tectônicas é irrelevante porque a verdadeira explicação da inexistência aqui de terremoto de elevada magnitude é a proteção da Santa Vó Rosa (foto). Pelo menos é o que diz a Igreja Apostólica, da qual Rosa Alves foi uma das fundadoras. De acordo com o site da igreja, a santa é poderosa, porque, além dos desastres naturais, ela tem livrado o Brasil de “doenças terríveis”, da falta de alimentos e do desemprego. Sem que as pessoas saibam, diz a igreja, a Vó tem salvado muita gente de “afogamentos e raios”. A Vó Rosa só não consegue proteger o seu sobrinho, Aldo Bertoni, 85, que a sucedeu na presidência da igreja. O Ministério Público do Estado de São Paulo está investigando denuncias segundo as quais dezenas de fiéis foram abusadas sexualmente pelo autoproclamado “primaz” da Apostólica. Em um refrão de uma música do coral ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Professora usa Folha Universal para ‘formar senso crítico’

Suplemento do jornal só sobre a igreja A professora de redação Mara Regina Aparecida Trindade dos Santos, da Escola Estadual Gonçalves Dias, da zona norte de São Paulo, usa o semanário “Folha Universal”, da Igreja Universal, como material de leitura dos seus alunos da quinta série. “[O semanário] serve para formar senso críticos dos alunos”, disse a professora. De acordo com orientação do MEC, os professores têm liberdade para escolher publicações como material de apoio. Mas, nesse caso, a Folha Universal é a única publicação que os alunos leem em classe. A coordenadora pedagógica Márcia Coltre Cordeiro afirmou que "o foco é na leitura dos textos, e não no seu conteúdo", como se fosse possível separar uma coisa da outra. A Folha Universal tem um suplemento, a Folha IURD, só com informações sobre a igreja. Na edição da semana passada, por exemplo, o suplemento informou que o blog do bispo Edir Macedo tem impressionado os acadêmicos por ter 100 mil ace...