Pular para o conteúdo principal

Moralidade vem da natureza do homem, afirma biólogo


O biólogo holandês Frans de Wall afirmou que a moral é um valor intrínseco do homem e de outros animais de espécies superiores, como primatas, elefantes e ratos.

Ele explicou que, do ponto de vista científico, “moral” significa o impulso que esses animais têm de reconhecer seus iguais e na necessidade de se reproduzir e transmitir seus genes.

"Os humanos são ricos de tendências sociais", afirmou.


A tese de Wall é polêmica porque bate de frente com a corrente científica de que a natureza (da qual o homem faz parte) é neutra. Por esse ponto de vista, a moral é algo que  se adquire nos primeiros anos anos de vida porque ela inexiste quando se nasce.

Do lado oposto à tese de Wall estão também os religiosos, cuja pregação é de que a moral (ou seja, a ideia do certo e do errado e do bem querer ao próximo) vem de Deus.

Para os religiosos, o homem é intrinsecamente mau, já nasce pecador, e é por isso que se precisa aceitar Deus.

Em um encontro recente promovido em Vancouver (Canadá) pela Associação Americana para o Avanço da Ciência, Wall disse que pesquisas científicas recentes refutam a ideia dominante desde o século 19, e endossada pelo biólogo Thomas Henry Huxley, de que a moralidade é um advento cultural.

O biólogo afirmou que os animais superiores têm tendências naturais à sociabilidade, reciprocidade, correção e consolação. Ele exibiu um vídeo que mostra um símio se privando de uma guloseima para oferecê-la a outro símio. Em outro vídeo, um rato desistiu de um chocolate para ajudar um companheiro a escapar de uma armadilha.

Para reforçar a sua tese, ele citou o evolucionista Charles Darwin, que chegou à conclusão, entre outras, de que os animais que desenvolveram instintos sociais acabaram adquirindo “um senso moral ou uma consciência”.

Para Wall, a moral
vem da empatia
Wall (foto) trabalha na Universidade Emory, de Atlanta, no sul dos Estados Unidos. Ele é autor do livro “A Era da Empatia".

Para ele, a moral humana vem da empatia [colocar-se no lugar do outro]. Essa empatia, disse, teve origem em pequenos grupos de humanos, na pré-história, decorrente de sua simpatia em relação a seus iguais.

Disse que essa simpatia se verifica hoje entre membros de pequenas comunidades e que o esforço da civilização tem sido de estendê-la para os integrantes de uma grande comunidade, que são os habitantes do planeta.

Com informação das agências.





Comentários

Senhora Crente disse…
A Empatia resulta do reconhecimento do outro como nosso semelhante. E como tal, é uma manifestação cultural e não inata do Ser Humano. Mesmo porque, ao nascermos, não temos a noção do outro.

Assim, a Moral nasce com a noção do outro.

Esse Biólogo não poderia estar mais errado!
Anônimo disse…
GOVERNO LIBERA PRESÍDIOS PARA SEREM EVANGELIZADOS!!!
Pastor Marcos Pereira (O Homem que sempre é chamado pela policia para apaziguar rebeliões em presídios), visita Presídio em Minas Gerais, onde o Goleiro Bruno ex. Flamengo está preso.
Ao expulsar demônios de alguns dos presidiários, Ele simula atirar contra os espíritos, e os possessos não resistem e acabam caindo.
Os presos são evangelizados de acordo com a cultura Deles,
VEJAM O VIDEO:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Le-73kd81H8
Brasil 50% Evangélico até o ano de 2020, previsão do IBGE, mas revista veja classifica o Brasil como de longe mais pentecostal que os EUA.
Ou seja, podemos superar os 50% em 2020, pois igreja pentecostal cresce rápido! (IBGE e a LÓGICA)

“Enquanto Vocês vivem para nós, nos vivemos para o resultado!” Ehehehehe....

Assinado: Orkut 2ª Legião/Facebook: Tanque da Torre
Anônimo disse…
veja no video acima, como moralisa o homem.kkkk
Anônimo disse…
O medo da morte e a necessidade de sobreviver é onde mora a moral. O que pode variar de povos e tribos e séculos.
Anônimo disse…
Your god is dead
Não, a empatia surge da ação de circuitos neuronais, da mesma forma que a linguagem e a capacidade de fazer cálculos. Neurônios espelhos desempenham um papel importante.
Filipe disse…
Isso reforça o fato de a moral não veio de deus. Deus não existe.
No Name disse…
Quer coisa mais natural que os índios?, se nasce gêmeos, albinos, com o pezinho tortinho, faltando o mindinho é enterrado vivo na hora.

Mas as pessoas tendem a esquecerem da história .

Como uma seita minoritária nascida na pequena Galileia se espalhou pelo grande império romano?

Resposta:
A caridade, que atraiu principalmente as mulheres que naquela época já sofriam infanticídios e eram consideradas coisas, graças a boa nova do cristianismo o casamento monogâmico e obrigações do marido, permitiu que a mulher fosse a grande beneficiada bem como a família.

A caridade num ambiente miserável e cheio de epidemias, permitiu uma sobrevida muito maior do que em outras comunidades e isto atraiu seguidores ao ponto de transformar na religião oficial de Rma.

Este cara não sabe de nada.
Anônimo disse…
Não é esta questão que ele esta discutindo ,uma pessoa pode ter uma moral devido ao lugar que nasceu e foi criado segundo seus costumes , mais pra viver em outra sociedade e com outros costumes ele vai ter que adequar sua moral segundo o ambiente em que ele esta vivendo pra ele sobreviver e ser aceito na sociedade ,Eu acho que você não entendeu e deu uma bela de uma bola fora do assunto . Você citou o exemplo dos índios que relata bem o que eu quero dizer o que é moral pra uns não é moral para outros. Ele também citou sobre a empatia que também é um fator verdadeiro e como ele disse que existe até entre os animais.

Você disse que ele não sabe de nada ,mais parece que ele sabe muito bem do que ele esta dizendo. acho que tua mente religiosa que misturou as bola. E não conseguiu entender nada do que ele disse . Parece que se um ateu falar que respiramos oxigênio ,vocês vão negar só porque é um ateu que esta dizendo . Vocês criaram um bloqueio de negação quando um ateu diz qualquer coisa ,pra vocês tudo que um ateu fala só pode ser mentira ,porque estão lutando contra deus .Credo que gente mais perdedora e infeliz vão morrer fedendo e adorando seus deuses de papel.
Anônimo disse…
Pra você a moral é o que ?O biólogo disse que é uma coisa intrinseca do homem, e pra você é o que? Aonde que o biólogo errou pra você no estudo dele?
No Name disse…
Para ele, a moral humana vem da empatia [colocar-se no lugar do outro]. Essa empatia, disse, teve origem em pequenos grupos de humanos, na pré-história [sic]

Ou seja de uma certa forma ele esta certo, esta empatia é normal nas tribos e clans.

Disse que essa simpatia se verifica hoje entre membros de pequenas comunidades e que o esforço da civilização tem sido de estendê-la para os integrantes de uma grande comunidade, que são os habitantes do planeta.[sic]

Falar isto agora é fácil, quem foram os moralistas empáticos do passado?






Em parte sim
Anônimo disse…
De que passado sobre o que você esta falando?
Anônimo disse…
E pra você moral é o que? Como que se da a moral no ser humano?
No Name disse…
Se dá através de um conjunto de fatores incluindo religiosos o qual me parece haver uma execração e desconstrução nas últimas décadas.
Anônimo disse…
Mais a moral muda ela na verdade acaba sendo cega porque varia muito, quer dizer que o biólogo esta certo é uma coisa intrinseca do homem . Não estamos discutindo qual seja a melhor ou pior moral ,mais sim o que é moral , e nisto o biólogo esta certo.
Anônimo disse…
Você deve estar falando sobre teus conceito de moral ,estou fora velho nem vou mais discutir sobre isto.
Igor Roosevelt disse…
Muitas pessoas do meio científico reclamam quando filósofos se põem a discutir algum assunto científico. Não importa se eles são ou não preparados para discutir algum tópico específico, eles não são cientistas e ponto final. Embora a crítica seja em partes compreensível, ela não é uma via de mão única: também serve para cientistas que tentam se meter em áreas que não é sua especialidade.

Não cometerei a arrogância de supor que os não-filósofos não podem ter capacidade de falar sobre filosofia com propriedade. Tanto pode como é algo bastante frequente. O problema é quando se tenta falar cientificamente de algo que não faz parte do campo das ciências.

Francis de Wall diz que, do ponto de vista científico, a moral é uma forma de impulso que certos animais tem de reconhecer seus semelhantes. Como assim “do ponto de vista científico”? Qual ciência disse isso? A biologia não foi, porque ela trata dos seres vivos. E outra coisa: por que os mamíferos teriam um valor intrínseco que, por exemplo, as aves não teriam? Sério que esse senhor quer que acreditemos que isso é ciência? Isso é filosofia, mas de uma péssima qualidade.

Uma coisa que a maioria dos filósofos concordam é que só tem sentido falar em ações morais voluntárias. Isso significa dizer que fazer o bem sem a intenção de fazê-lo não pode ser considerado uma conduta moral. É por isso que fazer caridade em troca de um lugar no céu não é uma ação moral, pois não foi feita com intenção de ajudar o próximo, mas em benefício próprio. Em outras palavras, uma ação moral é conscientemente altruísta.

Com base nessas premissas, se eu implantasse no cérebro de alguém um chip que pudesse me dar total controle sobre as ações de uma pessoa, e com usasse essa pessoa para realizar boas ações, teria sentido dizer que tal pessoa realizou uma ação moral? Claro que não! Ela não fez isso porque quis, mas porque foi controlada por mim. O mesmo pode ser dito de outros mamíferos, mas em vez de um chip, o que existe são os instintos. Eles guiam os animais em todas as suas ações, nada do que fazem é consciente, portanto, não faz sentido falar em moral fora da esfera da relação entre seres humanos.

Se existe um problema grave em leigos tentarem explicar ciências, também existe um erro grave em cientistas acharem que a ciência pode dar conta de todos os problemas. Se por muito tempo a ética foi classificada pelos cientistas de inspiração neo-positivista como pseudo-problemas, parece que agora o cientificismo exacerbado parece querer tomar conta de tudo, inclusive da pobre e mal falada filosofia moral.
Felipe... disse…
Nosce te ipsumFeb 28, 2012 07:21 PM


eu aprendi a ser gentil por causa da igreja e por isso sou muitoooo ético e moral grande filho de deus, ah vá que moral a tua igreja ensino? a pedofilia ou a inquisição?
Unknown disse…
"Como uma seita minoritária nascida na pequena Galileia se espalhou pelo grande império romano?"

Talvez, porque ela foi instituída como religião oficial do vasto império romano e, na seqüência, esse mesmo império repeliu, proibiu, impediu que as outras religiões existentes, no imperio, sobrevivessem.

O Cristianismo, que tem muita da sua filosofia advinda das religiões orientais, em especial, o Budismo, tem, sem dúvida, os seus pontos fortes.

Se o Cristianismo "pegou" sejam gratos a Buda.
Unknown disse…
De acordo.
Anônimo disse…
Ainda não existe uma explicação única para a questão da 'moral'.

Alguns dizem que o ser humano é intrinsecamente mau/bom ou que ele é uma tabula rasa que é moldada pela sociedade...

Eu acredito que as 3 possibilidades estão corretas.

Assim como existem pessoas que tem a bondade e a generosidade como algo natural nelas, não importa em que meio se encontrem elas serão incorruptíveis e se manterão direitas mesmo em um ambiente que não favoreça esse comportamento ou em compania de pessoas que são ruins;
Também existem aqueles que são perversos por natureza, que mesmo sendo criados por pessoas boas e tendo bons exemplos etc, são ruins, mentem e tiram vantagem dos outros sem ter outros motivos além da ganância, egoismo, vaidade e pura maldade mesmo... são os tipos de pessoas que gostam de ver os outros sofrerem ou os conhecidos 'espertos' que querem tirar vantagem em tudo mesmo as custas dos outros;
E por ultimo existem também aqueles que só são o que são por influência do meio onde vivem e das pessoas com as quais se associam, dependendo do convivio ou da comunidade onde se encontram serão pessoas boas ou más, 'maria vai com as outras' e 'a ocasião faz o ladrão' define bem esse grupo. É o tipo de gente que só fuma porque os amigos fumam ou que só fazem serviço comunitário porque o grupo onde ela está inserida faz. Não são pessoas ruins per se mas facilmente corruptíveis e influenciaveis que precisam de algo externo exercendo exemplos para nortearem suas ações. E eu vejo que a maioria das pessoas se encontram nesse grupo.

Antes de alguém pedir as minhas referências para o que eu disse, que fique bem claro que essas são minhas opniões pessoais, eu não embasei elas em nenhum tipo de estudo formal e organizado tampouco em preceitos religiosos ou qualquer tipo de 'wishful thinking' ou seres e planos imaginários, apenas nas minhas observações, leituras e experiências de vida.

Isaac
Anônimo disse…
"Ao joga pão para as galinhas, a tendencia é que uma delas pegue o pão é sai correndo e as outras corram atraz dela- se você olha de outros angulos entendera como egoismo, mas é uma tendência natural da sobrevivencia"

Esse comportamento pode se visto em crianças até mesmo em adultos essas são marcas primitivas humanas ou melhor naturais.

O Mal ou o Bem é apenas uma interpretação das ações humanas, mas também naturais de outras espécies.

O que é o mal se não algo que causa prejuizo, os valores religioso estão certo até um certo ponto, mas quando esse valor extrapola as condições naturais se tornam dogmas.

A apredemos que dividimos temos maior chances de sobrevivencia esse fato pode se percebido em outros animais.
Anônimo disse…
Melhor definir o que é moral antes de discutir suas origens, pq parece que o pessoal não ta pensando exatamente na mesma coisa..
Anônimo disse…
"Se dá através de um conjunto de fatores incluindo religiosos"

O que não quer dizer que seja necessariamente uma boa influencia e muito menos que dependa de religião. Dado que deus e a religião são conceitos inventados por homens, pautados em dogmas, premissas e leis supostamente universais, é muito mais honesto dizer que a religião serviu como um tapa buracos durante a evolução moral da humanidade (que é bem mais dependente de fatores naturais e históricos, inclusive a evolução cientifica).
yami karasu disse…
Acho q a visão de moralidade pode ter a questão de convivência. Um bom exemplo é o Super-Macho (composto pelos cromossomos XYY), um tipo de homem mais violento q o normal, mas se conviver num ambiente mais brando, ele pode se tornar calmo tbm. Da msma forma a compaixão ser derivada pelo fato de sermos sociáveis.
Anônimo disse…
Crente ou carente? kkkkkkkkkkkk
Como ele é templário, eu diria que Inquisição.

Se ele fosse padre, já sabe...
Anônimo disse…
Cara... se eu não fazer algum mal eu me prejudico
No Name disse…
Não senhor
Anônimo disse…
Sou Agnóstica!

Quando encontrei seu blog, Paulo Lopes, pensei: "é isso!" "Esse cara fez aquilo que eu pensava há anos!" "O Mundo vai mudar a partir daqui!"

Criei a personagem "Senhora Crente" como uma forma de verificar se há, hoje, um grupo de ateus e agnósticos capazes de fazer frente à onda igrejista que enfrentamos. Também, era meu interesse saber se poderíamos virar o jogo, deixarmos de ser menoria!

Infelizmente, o que vi no seu blog, Paulo Lopes, foram pessoas com pouca habilidade para lidar com os instrumentos que poderiam servir como motores para um mundo verdadeiramente laico, secular: Lógica, Ciência, Ética, Direito... Alguns até se valem do banditismo, elaborando comentários agressivos e criminosos, atribuindo-os a outras personagens.

Os auto proclamados ateus desse blog parecem ser, na sua maioria, adolescentes com instrução incompleta. O restante talvez seja composto por adultos aferrados a uma rebeldia improdutiva. Isso me causa grande preocupação!

A contar pelas habilidades não demonstradas pela atual geração de ateus e agnósticos, e seu site tem uma boa amostra, neste Século ainda não veremos um Brasil com menos influência da Religião. Continuaremos a consumir livros e idéias estrangeiras.

Em parte eu concordo com Botton! Deveríamos estabelecer um corpo doutrinário que permitisse ao maior número possível de pessoas ver a beleza e a coerência de um mundo secular! E blogs como o seu, Paulo Lopes, são a escola que podem nos levar a isso, mesmo que leve dois mil anos.

Senhora Crente se despede e volto a "postar" como Anônima.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
sintético disse…
Louvado seja DEUS que nos deu os circuitos neuronais da moralidade.
srta Nihil disse…
Esse biólogo está certo.

Eu sempre teorizei algo parecido.
Que temos uma grande dose de agressividade em nossos genes,mas que temos também uma dose de bondade neles, talvez,em função da "primeira agressividade".
Eu só não sabia que a "moral" já era tão antiga em nossa natureza biológica.
Achei que o sentido da "consciência" fôsse recente,ou datasse só de umas dezenas de milhares de anos.

Uma criança precisa aprender a moralidade,mas isso só é possível,por ela ter a predisposição genética para a mesma moralidade.

Aliás,esse biólogo não poderia ter falado a coisa mais linda que eu já escutei.
Isso confere esperança à condição dos seres.
Edmundo Ricardo disse…
A moral não é um conjunto de leis ou de princípios. É um sentimento - o sentimento de compaixão pelo sofrimento dos outros.( Uma pessoa verdadeiramente prudente age sempre moralmente...)
Anônimo disse…
Não posso dizer por outras religiões, mas o Catolicismo nunca disse que o homem é intrinsecamente mal. O homem, ao contrário, é intrinsecamente bom, contudo após o pecado original o homem foi corrompido parcialmente, por isso, mesmo com o pecado o homem pode escolher fazer o bem, e mesmo todos nós possuindo a moral dentro de nós, pelo pecado de nossos pais, que é transmitido a nós por propagação e não por imitação, nós muitas vezes podemos optamos pelo mal, e quando isso se torna um hábito, que chamamos de vício, esquecemos mais ainda nossa essência, que no fundo é boa.

Nossa Senhora do Bom Sucesso, rogai por nós.
James disse…
Rogai por mim não!
James disse…
que o esforço da civilização tem sido de estendê-la para os integrantes de uma grande comunidade, que são os habitantes do planeta.

Ele só não disso o que faz o Homem buscar estendê-la.;

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

O compositor e cantor Chico Buarque  disse em várias ocasiões ser ateu. Em 2005, por exemplo, ao jornal espanhol La Vanguardia , fez um resumo de sua biografia.

Delírios bolsonaristas