Pular para o conteúdo principal

Luis Fernando Verissimo, ateu famoso

Filho de pai agnóstico e mãe católica,
Veríssimo se tornou ateu aos 14 anos
Luis Fernando Verissimo é um ateu tão sutil e de bom humor quanto a sua escrita. Para ele, dizer em uma crônica que não acredita em Deus seria óbvio demais para seu estilo. Talvez por isso, para dar um exemplo de sua descrença, escreveu: “Só acredito naquilo que posso tocar. Não acredito, por exemplo, em Luiza Brunet”.

Veríssimo nasceu no dia 26 de setembro de 1936 em Porto Alegre (RS). Passou alguns anos de sua mocidade nos Estados Unidos, onde aprendeu a tocar saxofone. É filho de Érico Veríssimo (1905-1975), autor de “Olhai os Lírios do Campo” (1938), entre outros livros.

Ele começou a escrever profissionalmente quando tinha mais de 30 anos. Suas crônicas são publicadas em vários jornais. É autor de livros. Criou personagens como o "Analista de Bagé" e a "Velhinha de Taubaté". Tem posições claras de esquerda.

Em uma entrevista, ele disse não ser contra a religião, apesar de seu pai ter sido agnóstico. Filho de mãe religiosa, ele foi católico até os 14 anos. “E embora eu não pratique mais [a religião], é como andar de bicicleta: nunca se esquece”.

Ele acha que a religião é importante “como consolo” para as pessoas, mas também ela tem servido de plataforma aos fanáticos, conforme escreve quando se refere a acontecimentos internacionais.

Em um artigo de 2012 onde comentava a possibilidade de um mórmon (Mitt Romney) ser eleito presidente dos Estados Unidos, disse:

“Toda a civilização cristã se baseia em mitos e milagres apenas mais antigos do que os relatados por Joseph Smith [criador do mormonismo]. Mas não há como não se assustar com o poder crescente em nossas vidas do fundamentalismo, que é a religião no seu estado impermeável. O poder real no Irã não é o do presidente Ahmadinecoisa e dos políticos, é dos aiatolás e suas mentes medievais.”




Na maioria das vezes, contudo, Veríssimo questiona a crença religiosa com leve ironia, como se não fosse intencional. Na crônica “De Natal”, de 2010, por exemplo, disse:

“Uma vez descrevi a cena na manjedoura [do menino Jesus] do ponto de vista dos animais, perplexos com o que veem e incapazes de compreender o momento histórico que vivem. Minha intenção, eu acho, era fazer uma divagação profunda sobre a neutralidade do mundo natural diante — ou atrás, já que só serve de cenário — dos dramas humanos, e a insignificância destes em contraste com a vasta indiferença das coisas. Ou coisa parecida. Isto tudo sem falar, claro, nas mil e uma variações sobre a figura do Papai Noel e seu saco.”

Com informações de entrevistas concedidas por Veríssimo.

Livrar tribunais do crucifixo é ato de liberdade, afirma Veríssimo
março de 2012

Ateus brasileiros famosos.    Ateísmo.

Comentários

Grande escritor, grande figura, grande pessoa.... conheci-o em 1988 e de la pra ca só tenho a admira-lo cada vez mais....
José Agustoni disse…
Sou fã de carteirinha do Verissimo.
Algumas frases que coleciono:

-
“Diante de um religioso convicto você está diante de alguém invejável, alguém que tem certeza, que chegou na frente da ciência e encerrou a sua busca.”
L.F. Veríssimo (O Mundo é Bárbaro, pág. 59)
-
“Se você se contenta com a idéia de um Deus criador, fique com ela. Feche com ela. Porque além dela começa o grande vazio do humanamente inconcebível. E o que não pode ser concebido não tem lugar nesta esponja provisória, o nosso cérebro.”
L.F. Veríssimo (O Mundo é Bárbaro, pág. 66)
-
“...se Deus não existe, tudo é permitido... inclusive viver como se Deus existisse.”
L.F. Veríssimo (O Mundo é Bárbaro, pág. 67)
Anônimo disse…
Porque o crente acredita num deus que surgiu sozinho do nada ,criou um universo gigantesco e voltou toda a sua atenção para o homem . E passou a exigir sacrifícios e penitências para que este homem pudesse ser absolvido dele mesmo. E porque este deus que quer tanto que as pessoas acredite nele não aparece e fala com todo mundo? Porque ele não deixou provas claras de sua real existência que não deixasse dúvidas? Ele está jogando?

Olha por incrível que pareça não existe nenhum deus e não existe evidências reais nenhuma que faça você crer em algum deus a não ser um livro escrito por antigos e um livro contraditório, ou é preciso mudar todo seu conceito e criar toda uma nova doutrina. Se você crê por questões de supostos milagres e um sentir deus ,então todos os deuses são verdadeiros pois estas evidências você vai achar até nos deuses indígenas.
Deus Javé disse…
Satanás, Jó está em tuas mãos apenas poupe a vida dele.
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Falar sobre Deus é um bom argumento pra arrumar uma mulher, casar e ter filhos.
Anônimo disse…
Parafraseando com teu amigo deus javé?
Deus Javé disse…
Que injustiça viram em mim?
Deus Javé disse…
Me arrependi de ter feito o homem, fiz algo de errado.
Lari disse…
Verdade, "Estudante", porque estudar, fazer uma faculdade, contribuir para o crescimento da sociedade, etc. é mau argumento... oh wait..
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Pois é, Deus mandou crescer e multiplicar e não fazer controle de natalidade, pois fazendo controle de natalidade é melhor não fazer filho e estudando medicina, falta descobrir uma formúla antienvelhecimento, para viver eternamente.
Baphomet disse…
Grande Veríssimo, o conheci em um texto que meu pai me trouxe uma vez, que se chama "O Direito Ao Palavrão", se trata de, forma muito divertida, como os palavrões se incorporaram no nosso vocabulário sem deixar nosso idioma "vulgarizado", recomendo a todos.
Baphomet disse…
Caro Estudante Bíblico Constitucional:
1 - "Pois é, Deus mandou crescer e multiplicar e não fazer controle de natalidade, pois fazendo controle de natalidade é melhor não fazer filho"
-Mas o objetivo do controle de natalidade é justamente esse, o de não fazer filho ou adotar um filho, que frase mais estranha essa a sua.
2 - "e estudando medicina, falta descobrir uma formúla antienvelhecimento, para viver eternamente."
-Nós não iremos viver para sempre, podemos estender um pouco mais a nossa vida como o avanço da medicina.
Que comentário mais estranho esse seu.
Abraços.
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Baphomet, é que algumas pessoas fazem controle de natalidade tendo 1 filho ou 2 e não 10 filhos, mas se fosse um controle de natalidade mais rigoroso, não teriam nenhum filho. E se ninguém tiver filho e todo mundo continuar envelhecendo, depois a terra fica vazia. Então para haver uma compensação, quem não tem filho, não deveria ficar velho.
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Se o Nibiru cair na Terra, seria uma prova de Deus existe ou apenas uma prova de que Nibiru existe? Os Cristãos devem dizer que é uma prova de que Deus existe, embora Deus continue não aparecendo.
Anônimo disse…
Se creio em Deus e Ele não existe, não perco nada. Mas se não creio e Ele existe perco tudo.
Anônimo disse…
Se creio em Deus e Ele não existe, não perco nada. Mas se não creio e Ele existe perco tudo.

Ass. Irmão
Lari disse…
Brilhante conclusão a sua, Estudante.
Bom, já que não vou ter filhos, parece que deus vai me forçar a descobrir como ser imortal.
-----------
Olha, não se preocupe, a Terra não vai ficar vazia, enquanto uma pessoa escolhe estudar e não ter filhos a outra escolhe casar e ter dez. Fikdik
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Se crendo em Deus, eu pensar que posso voar, vou tentar voar e não consigo. Agora já sabendo que não posso voar, vou a pé mesmo ou de ônibus.
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Agora, se Deus existe e apoiasse meu pensamento, cito o exemplo de Moisés que pediu pra morrer por não aguentar atender um público bem grande(números capítulo 11:11 a 15) e se em vez disso pedisse superpoderes, a vida eterna e fim da reprodução sexuada para si e para os outros, de modo que as pessoas ficassem independentes, não haveria mais a formação de filas de atendimento.
Anônimo disse…
Não tentara o Senhor teu Deus. Escrito Está.
Nilton A. Xavier disse…
A velha aposta de Pascal!
Que coisa mais estranha, uma crença baseada em perder ou ganhar.
No entanto a aposta contém alguns equívos.
1º- Se eu creio e ele não existe- eu despediço a minha vida e minha consciência e de quebra ajudarei financeiramente igrejas.Serei engandado por lideres religiosos que já sabem que ele não existe.
Mas se creio e ele existe, ainda assim posso perder, poís teria que apostar também que o deus que eu creio é o verdadeiro e não trhor, zeus, tupã ou bhrama.
2ºSe eu não creio nele e ele existe- não perco nada se for tupã,thor ou os espiritos da grande mãe que existem e não o deus bíblico, estes não atuam na fé como condição de salvação. Mas se for o deus cristão que existe, ai corro um risco não sendo da denominação verdadeira que realmente segue os ensinamentos do deus.No entanto eu seria um mau caráter e dissimulado se assim o fizesse, acreditar em um deus para ganahar algo. E imoral seria o deus cristão, por criar regras e sacrificar a si mesmo para que as pessoas aceitem isso como condição de uma futura destruição por ele mesmo. Um verdadeiro juiz não usaria o crime de um atenpassado para condenar alguém que nunca esteve na cena do crime, que independente do que faça no dia a dia, a única condição é aceitar essa regra absurda.
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Por que não tentar(exigir provas) o Senhor Deus de Israel, Jeová, Jesus?
Anônimo disse…
Se fosse o todo poderoso não precisaria provar o que és! Sua força ficaria evidente.
patricio disse…
Falam tanto desse L.F. Veríssimo, não sei por quê, pois eu nunca consegui ler uma crônica dele até o fim, não me atrai, sem ser um maria-vai-com-as-outras, sinceramente, não vejo nenhuma preciosidade em suas crônicas; nunca entendi o porquê dessa atração por suas crônicas.
O judiciário, a exemplo do crucifixo que mandou tirá-lo do recinto de trabalho, por coerência, deveria também mandar retirar o seu símbolo dos ambientes de trabalho, não é mesmo? pra que esse símbolo; pois, sinônimo de eficiência, não é; de justiça, também não é, basta ver a demora na resolução de uma simples demanda judicial que leva intermináveis anos e mais anos em sua resolução. Então, não vejo nenhuma necessidade de manter esse símbolo exposto nos prédios públicos. Sejamos coerentes.
Gustavo disse…
esse cara é um exemplo
Um ótimo escritor, mas pouco sabe sobre Deus. Pena que agora já está diante de saber se realmente Deus existe ou não, com sua enfermidade... Espero que sobreviva, mas se não... Vai, enfim, descobrir se existe ou não Deus.
Na verdade, Deus não se discute. Quem crê e conhece Deus é porque já o sentiu, seja por meio de milagres ou por realmente sentir a presença de um Deus que é real, que fala, que tem sentimentos... Só sentindo Deus para saber... É bom demais! Se você ainda não o conhece, ainda dá tempo! Ele é real!
Beijos
Não sei porque tem gente que sente se sente tão superior ao ponto de dizer que quem é estudado e inteligente, se torna ateu... Isso é tolice! Até porque nem a ciência tem resposta para tudo, a ciência apenas supôs as coisas... Tudo é teoria, com pequenas comprovações, que não comprovam tudo... Não comprovam nem a morte, aliás, ninguém até hoje, em vida, conseguiu comprovar o que há depois da morte, exceto aquele que crê! Quem crê, quer por experiências - tipo ter quase morrido, ou ter ressuscitado (sim, há pessoas que ressuscitaram! Conheço algumas!) pode dizer o que existe depois da morte! Mas, isso é para quem crê. Não adianta alguém contar o que viu depois da morte, para alguém que se "fecha" e não quer quer, isso sim, eu chamo de "se fechar". É tolice achar que a ciência pode e sabe de tudo, ela não sabe e nunca vai saber! A ciência é excelente, é claro! Vivam as descobertas que nos dão uma vida melhor: avião, internet, rádio, geladeira... Se não fossem as descobertas! Agora se sentir "onipotente" sob a proteção da ciência é tolice. Admiro a ciência, mas a ciência não me dá todas as respostas! Muitos grandes teóricos e estudiosos já morreram, inclusive, nem estão aqui para se defender... São tão "poderosos", mas não conseguiram impedir a morte! Quem é maior do que a morte? Sim, e ela existe - e porque conheço Deus - tenho certeza que há vida após a morte!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Não entendo como alguém pode odiar tanto quem é diferente'

por Concebida Sales Batista a propósito de Associação de gays pede a retirada do ar do programa do Malafaia Escreverei pessoalmente à procuradora [Gilda Pereira de Carvalho], e em acordo com as dificuldades de saúde que atravesso, sob autorização médica, irei à Brasília obter audiência particular com ela. Perdi um filho no passado por crime de homofobia e recentemente um amigo muito íntimo, por bullying acadêmico, pelas mesmas razões, só que por homofobia inversa, que é praticada por homossexuais que se disfarçam de heterossexuais e ocupam cargos nas universidades e igrejas. Eles perseguem quaisquer jovens talentosos que lhes pareça ameaçar a vida dupla que levam, aliciando outros incompetentes por critérios sexuais e temendo serem descobertos, alijam os possíveis e eventuais discordantes, fazendo-o previamente pela perseguição odiosa. Meu amigo era também um colaborador assíduo deste site, e perdi-o para sempre. Deus sabe as razões por que abandonou a faculdade, não me pr

Vídeo de pastor mostra criança em situação de constrangimento

Imagens pegam menina em close se contorcendo no chão Um vídeo de 3 minutos [ver trecho abaixo] do ministério do pastor Joel Engel, do Rio Grande do Sul, expõe uma criança em situação de constrangimento ao mostrá-la se contorcendo no chão ao lado do seu pai, em uma sessão de descarrego. Pelo artigo 232 do Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente), comete crime quem submete menor de idade sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexames ou constrangimento. É o caso deste vídeo. Na gravação, a mãe diz o nome da filha. Ao final, Engel afirma: “O que Deus está fazendo aqui é impressionante”. Em outra oportunidade, Angel já tinha passado por cima do Eca ao pegar como oferta o único par de tênis de um menino, deixando-o descalço e com o rosto de choro. . Se o Conselho Tutelar e o Ministério Público tivessem enquadrado na época o pastor, ele certamente agora pouparia a menina do vexame. Imagens vexatórias Pastor Joel Engel pega como oferta único par de tênis de

Traição feminina cresce e a masculina cai, revela pesquisa

Mulheres de gerações mais recentes traem mais As casadas na faixa de 18 a 25 anos traem os maridos mais do que as mulheres de gerações anteriores. De acordo com 8.200 entrevistas feitas em dez capitais brasileiras, praticamente metade delas (49,5%) revelou ter tido relações extraconjugais. O percentual de traições entre as mulheres de 41 a 50 anos é de 34,7%. Das entrevistadas acima de 70 anos, 22% admitiram ter cometido em algum momento de sua vida o adultério. A pesquisa faz parte do estudo Mosaico Brasil 2008, coordenado pela psiquiatra Carmila Abdo, do ProSex (Projeto Sexualidade) da USP. Os homens continuam mais infiéis, mas o percentual deles vem caindo em comparação com o tempo de jovem da geração que hoje está com 70 anos [ver quadro], enquanto o número de adúlteras se mantém em alta. Numa projeção, em alguns anos elas deverão empatar com os homens ou até superá-los. A Istoé desta semana, que publicou os dados inéditos do Mosaico, ouviu algumas mulheres sobre

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitismo fo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Brasil já tem pelo menos dez igrejas dedicadas aos gays

Título original: Desafiando preconceito, cresce número de igrejas inclusivas no Brasil por Luís Guilherme Barrucho , da BBC Brasil As inclusivas se concentram no eixo São Paulo-Rio Encaradas pelas minorias como um refúgio para a livre prática da fé, as igrejas "inclusivas" - voltadas predominantemente para o público gay - vêm crescendo a um ritmo acelerado no Brasil, à revelia da oposição de alas religiosas mais conservadoras. Estimativas feitas por especialistas a pedido da BBC Brasil indicam que já existem pelo menos dez diferentes congregações de igrejas gay-friendly no Brasil, com mais de 40 missões e delegações espalhadas pelo país. Concentradas, principalmente, no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, elas somam em torno de 10 mil fiéis, ou 0,005% da população brasileira. A maioria dos membros (70%) é composta por homens, incluindo solteiros e casais, de diferentes níveis sociais. O número ainda é baixo se comparado à quantidade de católicos e evangélico

Textos bíblicos têm contradições, mas as teorias científicas também

por Demetrius dos Santos Silva , biblista, a propósito de Quem Deus criou primeiro, o homem ou os animais? A Bíblia se contradiz Por diversas vezes vejo pessoas afirmarem ideias sobre a Bíblia baseadas em seus preconceitos religiosos ou seculares. Todo preconceito é baseado em uma postura fanática onde o relativo é assumido como absoluto. Nesse sentido, qualquer ideia ou teoria deve-se enquadrar dentro da visão obtusa do fanático. É como uma pessoa que corta a paisagem para caber dentro de sua moldura. O quadro é assumido como se fosse a paisagem verdadeira e tudo o que está fora de seu quadro é desconsiderado. Quando o assunto é a Bíblia, muitas pessoas abandonam os critérios literários e assumem uma postura pseudocientífica que revela seus profundos preconceitos sobre as religiões e seus livros sagrados. A palavra Bíblia vem da língua grega “Biblos” e significa: livros. A Bíblia é uma biblioteca. Nela encontramos diversos gêneros literários: poesia, prosa, leis, oráculos pro

Deus quer 30% do ganho deste mês dos fiéis, afirma Valdemiro

Valdemiro Santigo (foto), 46, fundador da IMPD (Igreja Mundial de Poder de Deus), diz na tv que o pedido não é dele, mas, sim, de Deus, que lhe falou: “Chama o meu povo e peça 30% de tudo que Eu lhe der neste mês de dezembro”. É curioso que Deus tenha resolvido fazer tal pedido justamente no mês em que os trabalhadores ganham o 13º salário. Valdemiro explica: “Se Ele lhe der R$ 1.000, você vai ter de devolver R$ 300. Se Ele lhe der R$ 10.000, você vai ter de dar R$ 3 mil.” A representante do Deus, para receber a “devolução”, é a IMPD, claro. Para o autoproclamado apóstolo, é justo que os fiéis façam uma doação dessa monta “uma vez na vida”. Ele assegura que, em troca dos 30%, os fiéis terão realizado “o projeto de sua vida”. Porque é Deus que “faz o povo prosperar e ficar rico”. Afirma que, com o dinheiro,  ele vai ganhar mais almas. “Esse é o meu projeto.” Valdemiro tem pressa: “Mande a carta [com dinheiro] até o dia 15 de dezembro. Comece a mandá-la já. […] Q

Pastor que exigia 'boa conduta' de fiéis é condenado por estupro

Pastor abusou de crianças na faixa de 4 a 11 anos O pastor Manoel Teoplício de Souza Ribeiro (foto), 52, da Assembleia de Deus, exigia das fiéis “boa conduta”, como não usar calças compridas e maquiagem – coisas do demônio, segundo dizia. Mesmo sendo tão conservador, atraia muitos fiéis para a sua igreja em Samambaia, cidade próxima de Brasília. Ribeiro foi condenado a 50 anos e 10 meses de prisão por ter estuprado crianças na faixa de 4 a 11 anos, filhas de fiéis. A sentença, agora divulgada, tomada há um mês pela Justiça do Distrito Federal. O pastor já se encontrava preso preventivamente desde junho de 2011. Ele alegou à polícia ter conhecimentos de medicina e que, por isso, levava as filhas de fiéis para sua casa de modo a tirar delas “maus fluidos” por intermédio de massagens. Só que  massageava principalmente a genitália das meninas, de acordo com as denúncias. Ele abusava das crianças desde 2005 e as ameaçava para que não contassem nada a ninguém. Uma fiel