Pular para o conteúdo principal

Lobby católico usa Senado para lançar livro sobre acordo

Sarney disse que acordo evidencia um "laicismo positivo"
O jurista Ives Gandra Filho, que é lobista da Igreja Católica, e o bispo Lorenzo Baldisseri usaram o salão nobre do Senado para lançar na quinta-feira (9) o livro “Acordo Brasil-Santa Sé Comentado”, organizado pelos dois.

Trata-se do acordo assinado em 2008 no Brasil pelo papa Bento 16 e o então presidente Luís Inácio Lula da Silva que, na avaliação do MPF (Ministério Público Federal), é inconstitucional porque oficializa a hegemonia do catolicismo no ensino religioso nas escolas públicas.

Em agosto de 2010, o MPF enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) em contestação ao acordo bilateral. Não há previsão sobre a data de julgamento do mérito dessa Adin.

José Sarney, o presidente do Senado, disse que era uma “honra” para aquela casa participar do lançamento do livro. Para ele, o acordo evidencia um “laicismo positivo”.

Além de Sarney, estiveram presidente na cerimônia o ministro Gilmar Mendes (do STF), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e dom José Freire Falcão, arcebispo-emérito de Brasília.

Dom Baldisseri disse que o livro se destina a advogados, estudantes e profissionais da área das relações internacionais.

Na avaliação de Debora Diniz, professora da Universidade de Brasília e pesquisadora do Instituto de Biotécnica, Direitos Humanos e Gênero, o acordo tem de ser cancelado porque mira não só o ensino religioso, o que já seria demais,  mas também “a formação básica comum da sociedade brasileira”.

Com informação e foto da Agência Senado.

Comentários

Anônimo disse…
Que vergonha esses político não tem vergonha mesmo, é a gente que os elege e eles acham que estão por cima de tudo e de todos acham que são reis.
Mello disse…
Laicismo Positivo. Porque nao um "Ateismo Positivo".
Eles nao querem admitir que as religioes estao indo ladeira abaixo. So mesmo com a manutencao da ignorancia de nosso povo para eles terem uma sobre vida.
Jefferson disse…
ATEISMO
A crença de que não existia nada, e então o nada magicamente expandiu por razão nenhuma, criando tudo, e um punhado de tudo magicamente se rearranjou sozinho por razão nenhuma, para então se multiplicar em alguns pedaços auto-replicantes que depois se transformaram em dinossauros e depois...
Isso faz todo sentido...
Victor Fabrício disse…
Jefferson, então o que faz sentido pra você é a crença de que um ser superior surgiu "magicamente" também do nada, pois defende-se que antes dele nada existia... Veio e criou magicamente o universo e dentro dele o nosso mundo?
Nibiruta disse…
É um sentido da esquerda para a direita.
Elber disse…
Laicidade é diferente de ateísmo. E o que vemos não é nem um pouco laico. Estado laico é um estado neutro à religião, em que crença alguma é superior à outra e nenhuma delas pode interferir politicamente. Isso ao contrário do que muitos religiosos afirmam é o que torna realmente livres os cidadãos das mais diversas crenças. Uma vez que a visão católica esteja acima das outras o estado laico deixa de existir.

E Jefferson, você mostra total desconhecimento científico ao afirmar o que afirmou. Não acredite no que teólogos dizem apenas porque o disseram, procure por fatos. Antes de tecer porcarias pesquise para não regurgitar sua ignorância.
Plinio Zuni disse…
Vai estudar, jefferson! Ateísmo consiste simplesmente em não acreditar em uma entidade cônscia que teria criado o universo. Existem teorias do que teria criado o universo, mas nenhuma certeza. Essa é a base do ateísmo, a dúvida, ao invés da arrogância estúpida de acreditar que um livro de 2.000 anos, compilado de textos escolhido por um grupo com interesses meramente políticos, tenha a resposta pra tudo. A fé pode se basear em coisas que acontecem magicamente. O ateísmo se baseia em lógica e ciência, no questionamento e na liberdade de pensamento, não em um punhado de dogmas milenares, preconceituosos, permeados basicamente de ódio, medo e violência.
Unknown disse…
Ateísmo não é isso. Ateísmo é a descrença em Deuses. Como surgiu o Universo, como surgiu a vida nessa planeta e como essa vida se comportou e se comporta nada tem a ver com ateísmo.

Só um dado curioso: a teoria do Big Bang foi proposta por um padre católico e não por ateus.
Carlos B. disse…
Exato "Jef", faz todo sentido!
Imagine só, que desgraça que seria a crença: "de que não existia nada, e então do nada surgiu um ser onipresente, onisciente e onipotente, e este mesmo ser criou o universo pra depois criar um planetinha, para aí então criar um monte de organismos vivos, sendo que um destes organismos este ser divino deu a razão e, ao mesmo tempo, um fardo irracional...

Felizmente a maioria da população não pensa assim, afinal não existe base nenhuma nessa ideia maluca.
LEGIÃO disse…
Esses homens velhos e metidos em roupas formais estão promovento o pedofilismo positivo.

Representantes de vítimas de pedofilia católica deveriam tentar contratar os Gandra (pai e filho) para defender seus direitos. Eles aceitariam?
Unknown disse…
Vejamos um dos artigos do acordo:

Artigo 14

A República Federativa do Brasil declara o seu empenho na destinação de espaços a fins religiosos, que deverão ser previstos nos instrumentos de planejamento urbano a serem estabelecidos no respectivo Plano Diretor.

O governo irá se empenhar para destinar, aos católicos, espaços para fins religiosos?
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Como seria Deus vivendo sozinho no Universo sem ter o que fazer?
Unknown disse…
Deus sente a necessidade de fazer alguma coisa?
Unknown disse…
O verbo do religioso é acreditar. Pensar é para poucos.
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Imagino que sim, por isso existe a história da humanidade para distrair quem possui a vida eterna.
Anônimo disse…
Pq vcs ainda perdem tempo com um trollzinho sem vergonha como esse Jefferson?
Unknown disse…
È por isso que eu digo que Esse Deus não existe. Um Deus onipotente que sente a necessidade de distrair-se não pode existir. Além disso, como ele vai se distrair já sabendo o que vamos ou não vamos fazer? Ou será que podemos surpreender Deus?
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Na história de Sodoma e Gomorra, Deus ouviu o clamor que vinha de lá e desceu para saber se era verdade ou mentira, portanto Deus não sabe de tudo.
Jefferson disse…
O estado é laico, por isso mesmo pode-se fazer culto onde bem entender, afinal laicidade é "separação" da igreja-estado, quer dizer, não existe uma religião oficial, mas existe liberdade de culto e de pensamento, e o parlamento é a casa do povo, e queira ou não, o segmento cristão é um segmento de maior influência no Brasil e tem que ser ouvido, afinal é uma democracia e na democracia se decide pelo voto e no voto ganha a maioria. Portant ateus voltem a sua insignificância, procurem alguma coisa a fazer ou continuem fazendo igual a mim, quando estou de folga do meu emprego e não tenho nada a fazer, fico na internet vendo besteiras e discussões tolas de ateus desocupados e ignorantes, que ao invés de fazer o bem a alguem, ficam impedindo que os cristãos façam, os ateus são todos bonofóbos e teófobos, mas mesmo assim DEUS abençoe a todos.
Walter Cruz disse…
Então vejamos: se uma grupo de adeptos da umbanda desejar usar o salão nobre do senado federal para praticar suas crenças (com direito a farofa, pinga e galinha preta), eles não podem? Pelo seu raciocínio anencéfalo, os cristãos podem pq são maioria.

Querem cultuar um deus que não existe, tudo bem. Mas o façam em suas igrejas.
Anônimo disse…
Então Estudante Bíblico Constitucional, vc esta afirmando que o deus cristão não é nem oniciente nem onipresente?
Isso explicaria muita coisa.
Anônimo disse…
Vai se tratar, maluco.
Israel Chaves disse…
O cara confunde democracia com ditadura da maioria.
Não sabe que minorias têm tantos direitos quanto a maioria e é para isso que serve a constituição (que ele nunca ouviu falar, ele deve achar que o país é regido pela Bíblia).
Não tem NENHUM conhecimento de biologia, de física ou de química.
Não faz idéia do que significa laicidade.
Acredita em mulheres-costelas e cobras mágicas falantes.
E aí junta isso tudo, soma ao fato de ser um fracassado sem nenhuma importância, e usa para trollar em blogs para se sentir especial (acho que só ser filho do deus todo-poderoso não o faz se sentir especial o bastante)
Idéia de gênio.
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Sim.
Israel Chaves disse…
That explains EVERYTHING.
Avelino Bego disse…
Isso não é ateísmo, é ignorantismo.

Da sua parte, claro.
Avelino Bego disse…
E claro, esse é um belo exemplo de argumentum ad ignorantiam...
Avelino Bego disse…
Existem muitas lenas no Mundo!

Uns acreditam em deuses, outros, que Sarney é honesto...
Anônimo disse…
Deus é tão fodão que num universo infinito que ele supostamente criou só se preocupa com as genitálias de certos seres vivos de um mero grão azul...
Anônimo disse…
O Estudante Bíblico ainda está no segundo período de direito, está vomitando ideais de autores da Idade Média, que é ensinado na Sociologia juridica, e acha que é a Constituição...
Anônimo disse…
O Estudante Bíblico demonstra que não lê o próprio livro sagrado...
Anônimo disse…
Um cristão questionando a eficiência do deus uno? Não computa...
No Name disse…
Se adolescentes querem iniciar sua vida sexual, o governo dá preservativos, pílulas, aula de sexo, e futuramente se engravidar aborto pra todo mundo e recentemente visita íntima para menores infratores.

Quem paga por um aborto oriundo de uma noitada? camisinhas pílulas ? o governo é lógico que não, o governo não produz nada só pega o dinheiro de uma maioria conservadora

Pesquisa Datafolha revela que 47% do eleitorado brasileiro se define com sendo de "direita". Outros 23% de "centro" e apenas 30% de "esquerda"

A pesquisa mostra que são contra a descriminalização da maconha 79%. Do aborto, 63%. Outros 84% defendem a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos e 51% querem a instituição da pena de morte.

Em alguns temas, como aborto, drogas e pena de morte, os eleitores mais jovens se mostram até um pouco mais conservadores que os mais velhos.

(Olha que a folha n é lá estas coisas)

Segundo a professora Diniz o medo dela é:
“a formação básica comum da sociedade brasileira”.
Sera que é não é ela que quer indoutrinar a sociedade?

Pergunta básica professora Como foi formada a sociedade brasileira e do ocidente?

Onde estava esta professora quando a ministra dos direitos humanos Maria do Rosário lançou o Programa da Diversidade Religiosa?

Maria do Rosário explicou que a função do CDRDH será receber e encaminhar denúncias de violações ao direito constitucional de liberdade religiosa.

Quem vai pagar por esta estrutura? quem vai pagar pelas milhares de cartilhas hein professora?

Qual é objetivo do governo?
A.Porto disse…
Aqui é brasil e não a china.
Acordem pessoal.
Anônimo disse…
Muitos dos Ateístas acreditam
racionalmente que o universo surgiu
do nada sozinho, pensamento
oposto a das religiões que acreditam
nos seus deuses surgindo do nada
sozinhos, ou sempre existindo.

Eu não vejo deuses você já viu algum? Ah tá, então esta explicado.
yami karasu disse…
P/ o Jefferson

TEÍSMO
É a crença de um divindade q nos cria do barro, cria o mal p/ q as pessoas vindas do barro acreditem nela e ainda diz q isso é amor.
Isso sim q faz todo sentido ¬¬
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Então, se você leu, me diga o que foi que Deus disse com relação a Sodoma e Gomorra.
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Se Deus soubesse de tudo, não seria necessário fazer orações para informar a Deus o que está acontecendo.
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Que ideal de autores da idade Média? Que Deus não sabe tudo?
Anônimo disse…
Se os macumbeiros fizerem rituais no congresso, isso aumentará o número de despachos.
Igor Mendonça disse…
E isso se chama "ateísmo"? Ok, something is wrong.
Anônimo disse…
Bom, pelo jeito não sabe como é o Deus Judaico/Cristão e como age. Mas fique pelos livros de Direito. É mais produtivo.
Anônimo disse…
Para Jefferson:
"O que define o ateu? É a sua falta de fé ou o oposto? Pense: se o ateu crê que Deus não existe, logo, ele tem fé. Ele crê na inexistência de Deus, baseando-se naquilo que seus sentidos lhe mostram. Por isso muitos dizem que é preciso ver para crer! Mas, e se ele for traído pelos próprios sentidos? O que acontecerá se a mente falhar? Como ter certeza de que as suas conclusões são verdadeiras? E se ele caducar? Conclusão, ele precisará de muita fé!"
Espero que um dia você possa conhecer Jesus como eu conheço.
Que Deus te abençoe!
In The Zone disse…
Basta olhar pra terra usando o Google Earth e dizer que tudo surgiu simplesmente de uma explosão do NADA! Que mente pequena, pelo menos os criacionistas tem esperança de um ser Superior que olha por nós. Os milagres da Vida que ocorrem através da crença isso sim a ciência não explica pq a mente deles e as suas são pequenas demais. Basta olharmos para o funcionamento do perfeito equilíbrio do corpo humano. Só quero que vc amplie o seu olhar para os bilhões de galaxias que existem vida e REPENSE se realmente pelo CAOS surgiu A ORDEM.
In The Zone disse…
Carlos B. TODO PROJETO TEM UM PROJETISTA. Pense nisso. Nosso Criador já existia antes mesmo do mundo ser o que é.
In The Zone disse…
TODO PROJETO TEM UM PROJETISTA. Pense nisso. Nosso Criador já existia antes mesmo do mundo ser o que é.

Se vc tem um filho, ele surgiu do nada? Ou foi obra sua?
Anônimo disse…
o “Acordo Brasil-Santa Sé Comentado”, é desespero!?( oficializa a hegemonia do catolicismo no ensino religioso nas escolas públicas). Bem que poderia ser chamado de acordo Brasil e o império romano. Deve ser uma maneira de tentar parar com a debandada das "ovelhas do rebanho" para outras religiões. O IBGE comprova isso!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová