Pular para o conteúdo principal

Itália vai cobrar imposto das propriedades da Igreja

O governo do primeiro-ministro Mario Monte, da Itália, anunciou que vai cobrar imposto sobre propriedade das atividades comerciais da Igreja Católica. A isenção fiscal só será mantida para as instalações dedicadas aos cultos.

Estima-se que o governo vai arrecadar por ano 700 milhões de euros (R$ 1,58 bilhão) com o imposto sobre edifícios onde funcionam hotéis, escolas, asilos e clínicas, entre outras atividades operadas pela Igreja.

A Igreja italiana tem forte presença no negócio de educação (possui cerca de 9.000 escolas) e no de saúde, com mais de 5.000 clínicas.

Grécia poupa Igreja Ortodoxa das medidas de austeridade
fevereiro de 2012

Embora essa cobrança do ICI (Imposto sobre Primeira Residência) faça parte do pacote governamental de medidas de recuperação econômica do país, a Conferência Episcopal Italiana protestou sob a alegação de que vai ter de arcar com desembolso inclusive de atividades que não dão lucro.

Para evitar dúvidas, Monte avisou a Igreja que hospitais e outros estabelecimentos que tenham capela também vão ter de pagar o ICI.

Na Espanha, outro país cuja maioria é católica, crescem as pressões para que seja cancelada a isenção fiscal à Igreja, embora o governo já tenha ratificado o benefício.



O espanhol Joaquín Almunia, vice-presidente da Comissão Europeia, disse que esse privilégio à Igreja não se justifica em tempo de recessão econômica. Ele disse que vai apresentar essa questão ao Parlamento Europeu para que a entidade estabeleça uma orientação.

Com informação do site Religión Digital, entre outras fontes.

No Sul, deputado da Universal tenta obter mais uma isenção fiscal
junho de 2011

Isenções fiscais da Igreja.

Comentários

Anônimo disse…
Eu acho justo eles pagarem impostos. Porque religião não tem nada a ver com o governo ,então é mais do que justo que paguem seus impostos devidamente ao governo.
Anônimo disse…
Abrir o bolso eles nao querem.
Anônimo disse…
Lendo uma notícia dessas você vê como a educação é importante.
Se fosse o Brasil que estivesse em crise o "povão" jamais iria pressionar o governo pra cobrar impostos das associações religiosas.

Fico muito feliz com a secularização da Europa.
VH disse…
Realmente, deveria ser cobrado!!! Pois igrejas deixariam de ser Empresas!

VH

seg00.blogspot.com
Israel Chaves disse…
A igreja sempre quis usufruir de todos os direitos, sem ter nenhuma obrigação. E é o que ela faz.
Igrejas são praticamente intocáveis. Não pagam impostos, usam liberdade religiosa como desculpa para qualquer crime, e ainda não contribuem com nada para a sociedade; na verdade, atrapalham, causando desinformação sobre saúde, incentivando preconceitos, boicotando/aprovando leis que os prejudiquem/beneficiem, etc...
Já passou faz muito tempo da hora de obrigá-las a pagar impostos e assumir responsabilidade por suas atividades.
Aqui no Brasil, caso isso acontecesse, o impacto seria imediato; não sendo mais um negócio onde só há lucros e nenhuma despesa, mais o fato de terem que prestar contas de quanto arrecadam com o dízimo, e portanto, impossibilitando (ou pelo menos, dificultando) lavagem de dinheiro, não surgiria uma igreja nova em cada esquina a cada minuto.
A razão para a invasão de igrejas de fundo de quintal, daquelas onde o sujeito abre uma garagem, coloca umas cadeiras de plástico e começa a berrar a Bíblia, para uma semana depois estar de carro novo com o dinheiro dos fiéis que surgem como insetos em volta da luz, é a isenção fiscal. É só ele cadastrar seu próprio carro como propriedade da igreja e voilá! Adeus IPVA. Só para citar um dos muitos exemplos.
Sem esse bem-bom todo, muitos desses charlatões da fé pensariam duas vezes antes de abrir seu negócio, que já não seria mais tão lucrativo assim e poderia acabar levando-os à cadeia se fossem pegos fazendo o que costumam fazer sempre; usando dízimo para enriquecer rapidamente.
Espero que isso seja aprovado na Itália. Porque se for, pode influenciar outros países a fazer o mesmo. E quem sabe (não custa ter esperanças), o Brasil não acabe aderindo. Tenho certeza de que seria o último de todos a aderir. Mas antes tarde do que nunca.
Anônimo disse…
concordo plenamente, e já faz muitos séculos que a igreja não é e nem faz mais parte do governo. até mesmo a nossa lei que é baseado na religião mudou muito. Parabéns aos governantes italianos e que isso seja exemplo para outros países
Anônimo disse…
Também concordo plenamente, essa igrejas, principalmente evangélicas, arrecadam milhões por ano, bem mais do que muitas empresas que pagam seus impostos em dia, e não pagam nem um centavo de impostos. Acho que governo deveria saber que as igrejas não se diferem de qualquer outra empresa com fins lucrativos, basta apenas olhar a contabilidade da igreja.
Mas, Israel, creio que no Brasil vai demorar muito ou nem aconteça, pois com essa forte bancada evangélica influenciando as nossas leis...
Israel Chaves disse…
Sim, também acho que vai demorar muito. Por isso disse, o Brasil, provavelmente, só vai aderir depois que isso tiver acontecido em todos os outros países.
Mas quanto mais cedo os outros começarem, mais cedo isso acontece por aqui. Sabe-se lá quanto tempo vai demorar, eu chutaria décadas...
Robson disse…
Isso é apena o começo gente ...Não adianta ficar batendo o pézinho em qualquer seguimento. É o dinheiro que manda !!!!!!!!

O cara pode ser o maior gênio do mundo, o melhor atleta, cirurgião, físico...Não tem para ninguém, se não tiver grana, já era!!!!!!!

Robson Kvalo
Anônimo disse…
Mais que justo.
Unknown disse…
Nada mais justo. Se são prédios COMERCIAIS devem pagar impostos.
Anônimo disse…
Justíssimo, visto que a grande maioria das riquesas que a igreja católica tem hj é por ter cobrado impostos absurdos na idade média, e até matado inocêntes pelo dinheiro vendendo "bençãos" rsrsrs...palhaçada...
Ocupante disse…
O gente que não consegue raciocinar, igreja não paga imposto por causa da liberdade de religião, não paga pelo mesmo motivo que a imprensa também não paga, se as igrejas começarem a pagar impostos logo logo vêm imposto para os jornais e o governo vai poder tirar de nós a liberdade de expressão, religião e outras, enfim, é o povo aplaudindo o governo que lhe rouba a liberdade.
Ocupante disse…
Além do mais, esses prédios comerciais muitos não são comerciais coisa nenhuma são prédios de hospitais e colégios filantrópicos.
Anônimo disse…
É mais do que justo pagar os impostos da tua religião. Todo mundo deve pagar os impostos para o governo . Se eu fundar uma religião eu devo pagar todos os impostos para o governo isto é justo.
Anônimo disse…
gostaria que vossa excelência me esclarecesse o que liberdade de religião tem haver com isenção de imposto.
quer dizer que se a igreja pagar imposto, os brasileiros não poderão escolher sua própria religião?
você também acha que a igreja não pode pagar imposto porque material impresso não paga?
então qualquer entidade também tem direito a não pagar, porque a igreja não paga!
a puc é de graça? em Arcos-MG ela vai fechar porque não está dando lucro, segundo o reitor. isso é a filantropia católica!!
Anônimo disse…
Se for só da Igreja católica, vai parecer uma campanha pra enfraquecer o catolicismo e fortalecer as outras religiões da Itália

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...