Pular para o conteúdo principal

Itália vai cobrar imposto das propriedades da Igreja

O governo do primeiro-ministro Mario Monte, da Itália, anunciou que vai cobrar imposto sobre propriedade das atividades comerciais da Igreja Católica. A isenção fiscal só será mantida para as instalações dedicadas aos cultos.

Estima-se que o governo vai arrecadar por ano 700 milhões de euros (R$ 1,58 bilhão) com o imposto sobre edifícios onde funcionam hotéis, escolas, asilos e clínicas, entre outras atividades operadas pela Igreja.

A Igreja italiana tem forte presença no negócio de educação (possui cerca de 9.000 escolas) e no de saúde, com mais de 5.000 clínicas.

Grécia poupa Igreja Ortodoxa das medidas de austeridade
fevereiro de 2012

Embora essa cobrança do ICI (Imposto sobre Primeira Residência) faça parte do pacote governamental de medidas de recuperação econômica do país, a Conferência Episcopal Italiana protestou sob a alegação de que vai ter de arcar com desembolso inclusive de atividades que não dão lucro.

Para evitar dúvidas, Monte avisou a Igreja que hospitais e outros estabelecimentos que tenham capela também vão ter de pagar o ICI.

Na Espanha, outro país cuja maioria é católica, crescem as pressões para que seja cancelada a isenção fiscal à Igreja, embora o governo já tenha ratificado o benefício.



O espanhol Joaquín Almunia, vice-presidente da Comissão Europeia, disse que esse privilégio à Igreja não se justifica em tempo de recessão econômica. Ele disse que vai apresentar essa questão ao Parlamento Europeu para que a entidade estabeleça uma orientação.

Com informação do site Religión Digital, entre outras fontes.

No Sul, deputado da Universal tenta obter mais uma isenção fiscal
junho de 2011

Isenções fiscais da Igreja.

Comentários

Anônimo disse…
Eu acho justo eles pagarem impostos. Porque religião não tem nada a ver com o governo ,então é mais do que justo que paguem seus impostos devidamente ao governo.
Anônimo disse…
Abrir o bolso eles nao querem.
Anônimo disse…
Lendo uma notícia dessas você vê como a educação é importante.
Se fosse o Brasil que estivesse em crise o "povão" jamais iria pressionar o governo pra cobrar impostos das associações religiosas.

Fico muito feliz com a secularização da Europa.
VH disse…
Realmente, deveria ser cobrado!!! Pois igrejas deixariam de ser Empresas!

VH

seg00.blogspot.com
Israel Chaves disse…
A igreja sempre quis usufruir de todos os direitos, sem ter nenhuma obrigação. E é o que ela faz.
Igrejas são praticamente intocáveis. Não pagam impostos, usam liberdade religiosa como desculpa para qualquer crime, e ainda não contribuem com nada para a sociedade; na verdade, atrapalham, causando desinformação sobre saúde, incentivando preconceitos, boicotando/aprovando leis que os prejudiquem/beneficiem, etc...
Já passou faz muito tempo da hora de obrigá-las a pagar impostos e assumir responsabilidade por suas atividades.
Aqui no Brasil, caso isso acontecesse, o impacto seria imediato; não sendo mais um negócio onde só há lucros e nenhuma despesa, mais o fato de terem que prestar contas de quanto arrecadam com o dízimo, e portanto, impossibilitando (ou pelo menos, dificultando) lavagem de dinheiro, não surgiria uma igreja nova em cada esquina a cada minuto.
A razão para a invasão de igrejas de fundo de quintal, daquelas onde o sujeito abre uma garagem, coloca umas cadeiras de plástico e começa a berrar a Bíblia, para uma semana depois estar de carro novo com o dinheiro dos fiéis que surgem como insetos em volta da luz, é a isenção fiscal. É só ele cadastrar seu próprio carro como propriedade da igreja e voilá! Adeus IPVA. Só para citar um dos muitos exemplos.
Sem esse bem-bom todo, muitos desses charlatões da fé pensariam duas vezes antes de abrir seu negócio, que já não seria mais tão lucrativo assim e poderia acabar levando-os à cadeia se fossem pegos fazendo o que costumam fazer sempre; usando dízimo para enriquecer rapidamente.
Espero que isso seja aprovado na Itália. Porque se for, pode influenciar outros países a fazer o mesmo. E quem sabe (não custa ter esperanças), o Brasil não acabe aderindo. Tenho certeza de que seria o último de todos a aderir. Mas antes tarde do que nunca.
Anônimo disse…
concordo plenamente, e já faz muitos séculos que a igreja não é e nem faz mais parte do governo. até mesmo a nossa lei que é baseado na religião mudou muito. Parabéns aos governantes italianos e que isso seja exemplo para outros países
Anônimo disse…
Também concordo plenamente, essa igrejas, principalmente evangélicas, arrecadam milhões por ano, bem mais do que muitas empresas que pagam seus impostos em dia, e não pagam nem um centavo de impostos. Acho que governo deveria saber que as igrejas não se diferem de qualquer outra empresa com fins lucrativos, basta apenas olhar a contabilidade da igreja.
Mas, Israel, creio que no Brasil vai demorar muito ou nem aconteça, pois com essa forte bancada evangélica influenciando as nossas leis...
Israel Chaves disse…
Sim, também acho que vai demorar muito. Por isso disse, o Brasil, provavelmente, só vai aderir depois que isso tiver acontecido em todos os outros países.
Mas quanto mais cedo os outros começarem, mais cedo isso acontece por aqui. Sabe-se lá quanto tempo vai demorar, eu chutaria décadas...
Robson disse…
Isso é apena o começo gente ...Não adianta ficar batendo o pézinho em qualquer seguimento. É o dinheiro que manda !!!!!!!!

O cara pode ser o maior gênio do mundo, o melhor atleta, cirurgião, físico...Não tem para ninguém, se não tiver grana, já era!!!!!!!

Robson Kvalo
Anônimo disse…
Mais que justo.
Unknown disse…
Nada mais justo. Se são prédios COMERCIAIS devem pagar impostos.
Anônimo disse…
Justíssimo, visto que a grande maioria das riquesas que a igreja católica tem hj é por ter cobrado impostos absurdos na idade média, e até matado inocêntes pelo dinheiro vendendo "bençãos" rsrsrs...palhaçada...
Ocupante disse…
O gente que não consegue raciocinar, igreja não paga imposto por causa da liberdade de religião, não paga pelo mesmo motivo que a imprensa também não paga, se as igrejas começarem a pagar impostos logo logo vêm imposto para os jornais e o governo vai poder tirar de nós a liberdade de expressão, religião e outras, enfim, é o povo aplaudindo o governo que lhe rouba a liberdade.
Ocupante disse…
Além do mais, esses prédios comerciais muitos não são comerciais coisa nenhuma são prédios de hospitais e colégios filantrópicos.
Anônimo disse…
É mais do que justo pagar os impostos da tua religião. Todo mundo deve pagar os impostos para o governo . Se eu fundar uma religião eu devo pagar todos os impostos para o governo isto é justo.
Anônimo disse…
gostaria que vossa excelência me esclarecesse o que liberdade de religião tem haver com isenção de imposto.
quer dizer que se a igreja pagar imposto, os brasileiros não poderão escolher sua própria religião?
você também acha que a igreja não pode pagar imposto porque material impresso não paga?
então qualquer entidade também tem direito a não pagar, porque a igreja não paga!
a puc é de graça? em Arcos-MG ela vai fechar porque não está dando lucro, segundo o reitor. isso é a filantropia católica!!
Anônimo disse…
Se for só da Igreja católica, vai parecer uma campanha pra enfraquecer o catolicismo e fortalecer as outras religiões da Itália

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih