Pular para o conteúdo principal

Papa pede aos fiéis americanos reação ao secularismo

Bento 16 não quer a Igreja  
fora do debate público
O papa Bento 16 (foto) pediu aos fiéis dos Estados Unidos que se oponham ao secularismo que age para “deslegitimar” a participação da Igreja Católica no debate público. A conclamação foi feita hoje (19) em uma audiência no Vaticano com bispos norte-americanos.

Ele disse que o momento exige dos católicos mais “compromissados e articulados” resistência  à “cultura dominante” que quer restringir a atuação da Igreja com o argumento de que esse é o futuro da sociedade americana.

O papa incentivou os bispos a participarem de debates, “especialmente dos que se referem aos grandes temas éticos do nosso tempo”.

Nos últimos anos, tem havido uma debandada de fiéis por causa do estupro de crianças por padres. Estima-se que, desde a explosão do escândalo na imprensa, mais de 2 milhões de católicos se afastaram das igrejas.

A conclamação do papa reforça a pregação dos bispos americanos contra o secularismo. Em março de 2011, por exemplo, dom Theodore McCarrick, arcebispo emérito de Washington DC, disse que não são os muçulmanos fanáticos que mais ameaçam a liberdade religiosa, mas, sim, os radicais da laicidade.

Com informação das agências 

Nos EUA, grupo católico faz campanha milionária para atrair fiéis.
dezembro de 2011

Secularismo.

Comentários

Avelino Bego disse…
O Imperador Palpatine quer continuar com influência na política.
Manoel Machado disse…
Radicais da laicidade? HEIM?!
Leandro Santiago disse…
Eu creio que deve haver mesmo uma maior participação de líderes religiosos na política. Como cidadãos, possuem o memso direito que qualquer um em participar da política pública.
O problema é quererem impor suas opiniões unicamente baseadas nas suas crenças, livros e no acreditam ser certo, desrrespeitando direitos constitucionais.

Secularismo é ótimo para praticantes de todas as religiões e só ele garante liberdade plena de credo. Só é ruim para as instituições que atualmente possuem um poder que não deveria, como a ICAR.

Mas atualmente tem-se a crença de que estado laico é estado ateu... Sério, ouvi isso de um áudio da missa de um padre bastate famoso.

Pode ser assistido em:
http://www.youtube.com/watch?v=MkZRr4nKk6c
Luana disse…
A Igreja não pode se meter nas decisões do Estado. MAS, se os religiosos querem participar das decisões políticas, aí tudo bem. DESDE que deixem suas crenças de lado e pensem RACIONALMENTE.
Israel Chaves disse…
Para eles, pensar é a coisa mais perigosa que existe. Se a igreja tivesse mais poder do que tem, aposto que dariam um jeito de criar uma tradição para fazer lobotomias nos bebês, parecido com a circuncisão judaica. Assim ficaria mais fácil expandir seus domínios.
Anônimo disse…
mas Se eles conseguissem largar o osso e pensar racionalmente, nao seriam religiosos ;-)
Anônimo disse…
Senhores comentaristas do Blog, assistam este vídeo citado acima. O nome do pulha é Paulo Ricardo, e ele quer que seus filhos permaneçam na ignorância.
Ateu Man disse…
Se Deus existisse e desse superpoderes aos religiosos o blá, blá, blá,bíblico teria mais sucesso.
Alenônimo disse…
Como se pode deslegitimar algo que não é legítimo?
Anônimo disse…
"radicais da laicidade."

FALOU O PROTETOR DE PEDOFILO NAZISTA.
Anônimo disse…
Enquanto isso:
An Indonesian man could face 5 years in jail for “God does not exist” Facebook comment
.
http://thenextweb.com/asia/2012/01/20/an-indonesian-man-could-face-5-years-in-jail-for-%E2%80%9Cgod-does-not-exist%E2%80%9D-facebook-comment/?awesm=tnw.to_1CslW&utm_campaign=social%20media&utm_medium=copy-paste-link&utm_source=referral&utm_content=An%20Indonesian%20man%20could%20face%205%20years%20in%20jail%20for%20%E2%80%9CGod%20does%20not%20exist%E2%80%9D%20Facebook%20comment
Anônimo disse…
Para mim, tudo isso que está acontecendo é muito simples: é uma transição do velho para o novo sistema, um sistema mais adequado para se viver atualmente, e esse pedido do papa é só um apelo desesperado de quem não tem mais a influência de antes, e sente que esta é uma tendência irreversível. Desta maneira, ele tenta usar de todos os argumentos de que dispõe, e procura reafirmar sua importância com seus fiéis, ao invés de tentar dialogar com a opinião contrária, já que ele percebe que não faria diferença nenhuma, já que ninguém liga para as suas idéias. Com isso, ele se comporta como um rei do xadrez, medroso, que se apóia nos seus bispos, torres, cavalos e peões, fazendo com que todos tomem as dores por ele, sem no entanto ele mesmo enfrentar seus inimigos. Mas, mantendo a analogia, vejo que ele já está em xeque, e neste momento está sacrificando seus subalternos perante a opinião pública, permitindo (in)voluntariamente um maior avanço do seu oponente, anunciando cada vez mais um antológico xeque-mate neste sistema defasado baseado na idéia de um deus imaginário, que se comporta igualmente como um rei do xadrez, assistindo a uma barbárie impassível, no seu trono igualmente imaginário.
Anônimo disse…
Ficarão de fora:Os cães e os
feiticeiros, e os que se
prostituem, e os homicidas,e
os idólatras, e qualquer que
ama e comete a mentira!
Podem comentar?

Ficarão de fora os cães.
=bilu vou sentir saudades:-(

Os feiticeiros.
=harry potter eu lamento muito:-(

E os que se prostituem:
=bruna surfistinha, ah não vai fazer tanta falta:-)

E os homicidas e idolatras e qualquer que ama e comete mentira.
=Haha a igreja católica também não vai subir e também não vou sentir saudades :-)
Igor disse…
Isso que é o secularismo: participação no – e do – Estado sem influência religiosa em suas políticas, atos e ações. Só o "racionalmente" que seria outra coisa...

Só que na teoria chamamos os “religiosos” ou “líderes religiosos” daqueles indivíduos incumbidos de participar da política com o intuito de fazer prevalecer as determinações de sua religião para todos os cidadãos, independente de crenças, descrenças e das demais religiões.
Igor disse…
Eu creio que deve haver mesmo uma maior participação de líderes religiosos na política. Como cidadãos, possuem o memso direito que qualquer um em participar da política pública.

Como cidadão – quase – todos podem participar da política; mas como líder religioso, ou seja, incumbido nesta posição de liderança doutrinária e/ou religiosa para se tornar um político, deve se observar que a prática já nos demonstrou que ele não estará ali somente como cidadão, mas como representante de uma instituição privada e com intuito de corromper o Estado para obter suas vantagens – e, de quebra, ser prosélito. No Brasil, essa participação de tais lideres religiosos é vista na bancada cristã, quando não na vinda do chefe de estado do Vaticano, o Papa Bento XVI, influir na política de ambos os países com assinatura de acordos internacionais – no tocante ao direito internacional.

O que na verdade deve ter são cidadãos na política, e não líderes religiosos.

Mas atualmente tem-se a crença de que estado laico é estado ateu... Sério, ouvi isso de um áudio da missa de um padre bastate famoso.

Na verdade, não é bem um crença, mas sim uma estratégia oficial – e desonesta intelectualmente – da ICAR de disseminar o argumentum ad terrorem e mentiroso de que o conteúdo jurídico da laicidade é na verdade uma forma de ateísmo, manipulando boa parte da população. Daí quando há verdadeiramente a prática da laicidade, ou seja, do Estado laico, há ICAR (e agora já se vê evangélicos fazendo o mesmo) começam a bradar o clichê “estado laico não é estado ateu” – como se vê bastante na internet também. Apesar da afirmação ser óbvia, é incompleta e esconde no interlocutor determinada ignorância ou até mesmo má-fé (quando ele sabe o que é laicidade)!
Anônimo disse…
Coitado. Sério, a Igreja Católica, se vê em crise, decadência, as pessoas não veêm muitas vezes motivos para ir a uma igreja fria, muitas vezes, como ela.
Anônimo disse…
Esse papa (sic) tem cara cara de nazi que vou te contar. Se depender dessa anta voltamos à Idade Média!
Roger disse…
A opinião de outro religioso sobre o mesmo tema: "O secularismo relaciona-se com a noção de que a disseminação dos valores internos em um nível universal deve ser feita por meio da EDUCAÇÃO. Uma religião, por mais benéfica e maravilhosa que possa ser, JAMAIS conseguirá ser universal. Daí surge a importância do secularismo, que permite a integração dos valores internos e o cultivo desses valores em um sistema educacional sem que precisem estar atrelados a uma religião."
DALAI LAMA
Roger disse…
Fonte: http://bodisatva.com.br/mensagem-de-s-s-o-dalai-lama-a-congregacao-budista-global/
Alguns sistemas religiosos deseseradamente agarram-se a um radicalismo pouco racional como tentativa de manter sua existência, influência e domínio sobre a sociedade. Mas bons ventos estão soprando... vai demorar um pouco, mas daqui a um ou dois séculos a religião vai estar bem mais fraca e o mundo bem mais secular do que hoje. Amén.
Bertha Alves disse…
Adorei senhor Anônimo, kkkkkkkkk
Unknown disse…
É verdade, ele quer descumprir leis constitucionais que separa religiao do estado, bem corrupto este papinha.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Traficantes evangélicos proíbem no Rio cultos de matriz africana

Agência Brasil Comissão da Combate à Intolerância diz que bandidos atacam centros espíritas  O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a CCIR (Comissão de Combate à Intolerância Religiosa) se reuniram na terça-feira para debater o pedido de instauração de inquérito de modo a investigar a denúncia de que traficantes que se declaram evangélicos de Vaz Lobo e Vicente de Carvalho, na zona norte do Rio, estão proibindo religiões de matriz africana de manterem cultos na região. Segundo a comissão, vários centros espíritas estão sendo invadidos por pessoas que dizem ser do tráfico, expulsando fiéis e ameaçando pessoas por usarem roupa branca. O presidente da CCIR, Ivanir dos Santos, relatou que a discriminação não é novidade e que vários religiosos de matriz africana passaram por situações parecidas diversas vezes. "Isso não começou hoje, vem desde 2008. Precisávamos conversar neste momento com o Ministério Público para conseguir uma atuação mais concreta. Vamos entre

MP pede prisão do 'irmão Aldo' da Apostólica sob acusação de estupro

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Dinheiro do jogador é administrado por seu pai O jogador Neymar da Silva Santos Júnior (foto), 18, paga por mês R$ 40 mil de dízimo, ou seja, 10% de R$ 400 mil. Essa quantia é a soma de seu salário de R$ 150 mil nos Santos com os patrocínios. O dinheiro do jogador é administrado pelo seu pai e empresário, que lhe dá R$ 5 mil por mês para gastos em geral. O pai do jogador, que também se chama Neymar, lembrou que o primeiro salário do filho foi de R$ 450. Desse total, R$ 45 foram para a Igreja Batista Peniel, de São Vicente, no litoral paulista, que a família frequenta há anos. Neymar, o pai, disse que não deixa muito dinheiro com o filho para impedi-lo de se tornar consumista. “Cinco mil ainda acho muito, porque o Juninho não precisa comprar nada. Ele tem contrato com a Nike, ganha roupas, tudo. Parece um polvo, tem mais de 50 pares de sapatos”, disse o pai a Debora Bergamasco, do Estadão. O pai contou que Neymar teve rápida ascensão salarial e que ele, o filho, nunca d

Sociedade está endeusando os homossexuais, afirma Apolinario

por Carlos Apolinário para Folha Não é verdade que a criação do Dia do Orgulho Hétero incentiva a homofobia. Com a aprovação da lei, meu objetivo foi debater o que é direito e o que é privilégio. Muitos discordam do casamento gay e da adoção de crianças por homossexuais, mas lutar por isso é direito dos gays. Porém, ao manterem apenas a Parada Gay na avenida Paulista, estamos diante de um privilégio. Com privilégios desse tipo, a sociedade caminha para o endeusamento dos homossexuais. Parece exagero, mas é disso que se trata quando a militância gay tenta aprovar no Congresso o projeto de lei nº 122, que ameaça a liberdade de imprensa. Se essa lei for aprovada, caso um jornal entreviste alguém que fale contra o casamento gay, poderá ser processado. Os líderes do movimento gay querem colocar o homossexualismo acima do bem e do mal. E mais: se colocam como vítimas de tudo. Dá até a impressão de que, em todas as ruas do Brasil, tem alguém querendo matar um gay. Dizem que a cada

Ricardo Gondim seus colegas pastores que são 'vigaristas'

Título original: Por que parti por Ricardo Gondim  (foto), pastor Gondim: "Restou-me dizer  chega  por não aguentar mais" Depois dos enxovalhos, decepções e constrangimentos, resolvi partir. Fiz consciente. Redigi um texto em que me despedia do convívio do Movimento Evangélico. Eu já não suportava o arrocho que segmentos impunham sobre mim. Tudo o que eu disse por alguns anos ficou sob suspeita. Eu precisava respirar. Sabedor de que não conseguiria satisfazer as expectativas dos guardiões do templo, pedi licença. Depois de tantos escarros, renunciei. Notei que a instituição que me servia de referencial teológico vinha se transformando no sepulcro caiado descrito pelos Evangelhos. Restou-me dizer chega por não aguentar mais. Eu havia expressado minha exaustão antes. O sistema religioso que me abrigou se esboroava. Notei que ele me levava junto. Falei de fadiga como denúncia. Alguns interpretaram como fraqueza. Se era fraqueza, foi proveitosa, pois despertava

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Milagrento Valdemiro Santiago radicaliza na exploração da fé

'O que se pode plantar no meio de tanto veneno deste blog?'

de um leitor a propósito de Por que o todo poderoso Deus ficou cansado após seis dias de trabalho?   Bem, sou de Deus e fiquei pensativo se escrevia  algo aqui porque o que se nota é um desespero angustiado na alma de alguns cheios de certezas envenenadas, com muita ironia, muita ironia mesmo. Paulo foi o maior perseguidor do evangelho e se tornou o maior sofredor da causa cristã. Os judeus são o povo escolhido, mas Deus cegou seu entendimento para que a salvação se estendesse aos gentios. Isso mostra que quando Deus decide Se revelar a alguém, Ele o faz, seja ou não ateu. Todo esse rebuliço e vozes de revolta, insatisfação, desdém em que podem afetá-Lo? Quanto a esse blog, "o que se pode plantar no meio de tanto veneno?" Tudo aqui parece gerar mais discórdia. Se vocês não têm fé e não acreditam Nele, por que a ideia de Deus lhe perturbam tanto e alguns (não todos) passam a perseguir quem expressa uma fé, principalmente a cristã? Por que tanto desamor e