Pular para o conteúdo principal

Papa pede aos fiéis americanos reação ao secularismo

Bento 16 não quer a Igreja  
fora do debate público
O papa Bento 16 (foto) pediu aos fiéis dos Estados Unidos que se oponham ao secularismo que age para “deslegitimar” a participação da Igreja Católica no debate público. A conclamação foi feita hoje (19) em uma audiência no Vaticano com bispos norte-americanos.

Ele disse que o momento exige dos católicos mais “compromissados e articulados” resistência  à “cultura dominante” que quer restringir a atuação da Igreja com o argumento de que esse é o futuro da sociedade americana.

O papa incentivou os bispos a participarem de debates, “especialmente dos que se referem aos grandes temas éticos do nosso tempo”.

Nos últimos anos, tem havido uma debandada de fiéis por causa do estupro de crianças por padres. Estima-se que, desde a explosão do escândalo na imprensa, mais de 2 milhões de católicos se afastaram das igrejas.

A conclamação do papa reforça a pregação dos bispos americanos contra o secularismo. Em março de 2011, por exemplo, dom Theodore McCarrick, arcebispo emérito de Washington DC, disse que não são os muçulmanos fanáticos que mais ameaçam a liberdade religiosa, mas, sim, os radicais da laicidade.

Com informação das agências 

Nos EUA, grupo católico faz campanha milionária para atrair fiéis.
dezembro de 2011

Secularismo.

Comentários

Avelino Bego disse…
O Imperador Palpatine quer continuar com influência na política.
Manoel Machado disse…
Radicais da laicidade? HEIM?!
Leandro Santiago disse…
Eu creio que deve haver mesmo uma maior participação de líderes religiosos na política. Como cidadãos, possuem o memso direito que qualquer um em participar da política pública.
O problema é quererem impor suas opiniões unicamente baseadas nas suas crenças, livros e no acreditam ser certo, desrrespeitando direitos constitucionais.

Secularismo é ótimo para praticantes de todas as religiões e só ele garante liberdade plena de credo. Só é ruim para as instituições que atualmente possuem um poder que não deveria, como a ICAR.

Mas atualmente tem-se a crença de que estado laico é estado ateu... Sério, ouvi isso de um áudio da missa de um padre bastate famoso.

Pode ser assistido em:
http://www.youtube.com/watch?v=MkZRr4nKk6c
Luana disse…
A Igreja não pode se meter nas decisões do Estado. MAS, se os religiosos querem participar das decisões políticas, aí tudo bem. DESDE que deixem suas crenças de lado e pensem RACIONALMENTE.
Israel Chaves disse…
Para eles, pensar é a coisa mais perigosa que existe. Se a igreja tivesse mais poder do que tem, aposto que dariam um jeito de criar uma tradição para fazer lobotomias nos bebês, parecido com a circuncisão judaica. Assim ficaria mais fácil expandir seus domínios.
Anônimo disse…
mas Se eles conseguissem largar o osso e pensar racionalmente, nao seriam religiosos ;-)
Anônimo disse…
Senhores comentaristas do Blog, assistam este vídeo citado acima. O nome do pulha é Paulo Ricardo, e ele quer que seus filhos permaneçam na ignorância.
Ateu Man disse…
Se Deus existisse e desse superpoderes aos religiosos o blá, blá, blá,bíblico teria mais sucesso.
Alenônimo disse…
Como se pode deslegitimar algo que não é legítimo?
Anônimo disse…
"radicais da laicidade."

FALOU O PROTETOR DE PEDOFILO NAZISTA.
Anônimo disse…
Enquanto isso:
An Indonesian man could face 5 years in jail for “God does not exist” Facebook comment
.
http://thenextweb.com/asia/2012/01/20/an-indonesian-man-could-face-5-years-in-jail-for-%E2%80%9Cgod-does-not-exist%E2%80%9D-facebook-comment/?awesm=tnw.to_1CslW&utm_campaign=social%20media&utm_medium=copy-paste-link&utm_source=referral&utm_content=An%20Indonesian%20man%20could%20face%205%20years%20in%20jail%20for%20%E2%80%9CGod%20does%20not%20exist%E2%80%9D%20Facebook%20comment
Anônimo disse…
Para mim, tudo isso que está acontecendo é muito simples: é uma transição do velho para o novo sistema, um sistema mais adequado para se viver atualmente, e esse pedido do papa é só um apelo desesperado de quem não tem mais a influência de antes, e sente que esta é uma tendência irreversível. Desta maneira, ele tenta usar de todos os argumentos de que dispõe, e procura reafirmar sua importância com seus fiéis, ao invés de tentar dialogar com a opinião contrária, já que ele percebe que não faria diferença nenhuma, já que ninguém liga para as suas idéias. Com isso, ele se comporta como um rei do xadrez, medroso, que se apóia nos seus bispos, torres, cavalos e peões, fazendo com que todos tomem as dores por ele, sem no entanto ele mesmo enfrentar seus inimigos. Mas, mantendo a analogia, vejo que ele já está em xeque, e neste momento está sacrificando seus subalternos perante a opinião pública, permitindo (in)voluntariamente um maior avanço do seu oponente, anunciando cada vez mais um antológico xeque-mate neste sistema defasado baseado na idéia de um deus imaginário, que se comporta igualmente como um rei do xadrez, assistindo a uma barbárie impassível, no seu trono igualmente imaginário.
Anônimo disse…
Ficarão de fora:Os cães e os
feiticeiros, e os que se
prostituem, e os homicidas,e
os idólatras, e qualquer que
ama e comete a mentira!
Podem comentar?

Ficarão de fora os cães.
=bilu vou sentir saudades:-(

Os feiticeiros.
=harry potter eu lamento muito:-(

E os que se prostituem:
=bruna surfistinha, ah não vai fazer tanta falta:-)

E os homicidas e idolatras e qualquer que ama e comete mentira.
=Haha a igreja católica também não vai subir e também não vou sentir saudades :-)
Igor disse…
Isso que é o secularismo: participação no – e do – Estado sem influência religiosa em suas políticas, atos e ações. Só o "racionalmente" que seria outra coisa...

Só que na teoria chamamos os “religiosos” ou “líderes religiosos” daqueles indivíduos incumbidos de participar da política com o intuito de fazer prevalecer as determinações de sua religião para todos os cidadãos, independente de crenças, descrenças e das demais religiões.
Igor disse…
Eu creio que deve haver mesmo uma maior participação de líderes religiosos na política. Como cidadãos, possuem o memso direito que qualquer um em participar da política pública.

Como cidadão – quase – todos podem participar da política; mas como líder religioso, ou seja, incumbido nesta posição de liderança doutrinária e/ou religiosa para se tornar um político, deve se observar que a prática já nos demonstrou que ele não estará ali somente como cidadão, mas como representante de uma instituição privada e com intuito de corromper o Estado para obter suas vantagens – e, de quebra, ser prosélito. No Brasil, essa participação de tais lideres religiosos é vista na bancada cristã, quando não na vinda do chefe de estado do Vaticano, o Papa Bento XVI, influir na política de ambos os países com assinatura de acordos internacionais – no tocante ao direito internacional.

O que na verdade deve ter são cidadãos na política, e não líderes religiosos.

Mas atualmente tem-se a crença de que estado laico é estado ateu... Sério, ouvi isso de um áudio da missa de um padre bastate famoso.

Na verdade, não é bem um crença, mas sim uma estratégia oficial – e desonesta intelectualmente – da ICAR de disseminar o argumentum ad terrorem e mentiroso de que o conteúdo jurídico da laicidade é na verdade uma forma de ateísmo, manipulando boa parte da população. Daí quando há verdadeiramente a prática da laicidade, ou seja, do Estado laico, há ICAR (e agora já se vê evangélicos fazendo o mesmo) começam a bradar o clichê “estado laico não é estado ateu” – como se vê bastante na internet também. Apesar da afirmação ser óbvia, é incompleta e esconde no interlocutor determinada ignorância ou até mesmo má-fé (quando ele sabe o que é laicidade)!
Anônimo disse…
Coitado. Sério, a Igreja Católica, se vê em crise, decadência, as pessoas não veêm muitas vezes motivos para ir a uma igreja fria, muitas vezes, como ela.
Anônimo disse…
Esse papa (sic) tem cara cara de nazi que vou te contar. Se depender dessa anta voltamos à Idade Média!
Roger disse…
A opinião de outro religioso sobre o mesmo tema: "O secularismo relaciona-se com a noção de que a disseminação dos valores internos em um nível universal deve ser feita por meio da EDUCAÇÃO. Uma religião, por mais benéfica e maravilhosa que possa ser, JAMAIS conseguirá ser universal. Daí surge a importância do secularismo, que permite a integração dos valores internos e o cultivo desses valores em um sistema educacional sem que precisem estar atrelados a uma religião."
DALAI LAMA
Roger disse…
Fonte: http://bodisatva.com.br/mensagem-de-s-s-o-dalai-lama-a-congregacao-budista-global/
Alguns sistemas religiosos deseseradamente agarram-se a um radicalismo pouco racional como tentativa de manter sua existência, influência e domínio sobre a sociedade. Mas bons ventos estão soprando... vai demorar um pouco, mas daqui a um ou dois séculos a religião vai estar bem mais fraca e o mundo bem mais secular do que hoje. Amén.
Bertha Alves disse…
Adorei senhor Anônimo, kkkkkkkkk
Unknown disse…
É verdade, ele quer descumprir leis constitucionais que separa religiao do estado, bem corrupto este papinha.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Frei diz que 'fraqueza' de mulher não é exemplo a seguir. E se torna queridinho do bolsonarismo

Direitos das mulheres avançam no Brasil apesar da baixa representação política

TV e rádio não podem estar a serviço de crenças religiosas

por Eugênio Bucci para O Estado de S. Paulo Tirar uma celebração religiosa da TV brasileira será um pequeno milagre. É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que uma missa sair da grade de uma estação de TV no Brasil. Em verdade vos digo: as religiões, algumas fanáticas, outras meramente formais, não são apenas o ópio dos radiodifusores; elas são o bezerro de ouro - e ponha ouro nisso - de boa parte dos canais de rádio e TV, sejam eles públicos ou privados, com fins de lucro. Até aí, nada de novo sob o sol. É assim desde o princípio dos tempos televisivos. Agora, porém, o anúncio da TV Brasil pode indicar mudanças no horizonte. Uma tendência que parecia eterna poderá ser invertida. Ao menos é o que parece. Se de fato as igrejas saírem do ar, nem que seja numa única estação, teremos razão para um júbilo moderado. Será uma glória, ainda que modesta. Em nosso país, religião e radiodifusão guardam laços antigos, quase pétreos, e a presença de pregadores na tela s...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Video: autor de mosaicos de Aparecida foge de confronto sobre abuso de mulheres

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Co...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Polarização política exacerba o fundamentalismo religioso. É hora de mais ateus saírem do armário