Pular para o conteúdo principal

Quem diz não saber tudo não pode ser considerado como fundamentalista

por Rubens Azevedo a propósito de
Fundamentalista é quem leva a sério sua convicção, afirma Calligaris

Não poderia discordar mais de tanta presunção.

Primeiro porque ele [Contardo Calligaris] define "fundamentalismo" de um modo muito subjetivo e, apesar de "acariciar" a definição, impõe seu ideal herdado pelo individualismo exarcebado que dá sentido ao que ele pensa ser certo.

Em segundo lugar, como podemos ser fundamentalistas quando alegamos que não sabemos de tudo e estamos sempre mudando de opinião conforme os fenômenos que nos cercam mostram outras perspectivas e/ou entendimentos?

Fundamentalista é aquele que, apesar de nada ser comprovado, mantém sua opinião sobre algo que não pode ser comprovado/verificado e isso não pode ser generalizado do modo como ele o fez.

Por último tentar impor algo é diferente de mostrar o que está provavelmente muito errado (leia-se inconsistente, ilógico, improvável e passivo de questionamento) e deixar a pessoa escolher se aceita tal argumentação ou não. Muito diferente dos teístas que ensinam como verdade absoluta a suas crianças, mesmo elas não tendo capacidade para abstrair conceitos complexos e ainda insufla preconceitos por não acreditar no mesmo deus.

Existe uma 'onda' muito forte tentando rebater o crescente espaço que os ateus estão conquistando (nunca tiveram) com uma ideologia que preza por este individualismo exarcebado, que este sim lembra um fundamentalismo.

Não vejo porque não tentar mostrar ao público os argumentos que põe em cheque a fé e os dogmas religiosos, pois até hoje não vi nenhum ateu indo de porta em porta alegando dizer saber toda a verdade, orando pela ciência ou dizendo que não deveríamos questionar nossos valores e conhecimentos com base em novas descobertas e estudos.

Há tanto espaço para a religião em todos os meios possíveis e o ateísmo começa incomodar, pois balança estruturas de poder e "lugares confortáveis" no ethos das pessoas.

Integrante da Opus Dei critica o ‘fundamentalismo ateu’ brasileiro.
dezembro de 2011

Ateísmo.

Comentários

Avelino Bego disse…
Bazzinga! Isso mesmo!

Quem é ateu sabe que não sabe de tudo.

Que temos limites no nosso conhecimento.

É justamente nestas LACUNAS do conhecimento que muitos crédulos nas lendas do deus de Abraão depositam suas "evidências", que não passa da falácia "Deus das lacunas", um subconjunto da falácia Argumentum ad ignorantiam.

Enquanto os crédulos nas lendas do deus de Abraão usam a falácia acima citada como PROVA de um deus e ainda por cima, por colocarem deus nas lacunas do conhecimento (daí o nome "Deus das lacunas"), tem a ilusão de "saber de tudo".

Por isso que tais crédulos nas lendas do deus de Abraão gostam de dizer que a Ciência é "incompleta", que não tem resposta pra tudo.

E não tem mesmo.

Se tivesse, não haveria Ciências.

E a ilusão da falácia do "Deus das lacunas" dá à tais crédulos em lendas a ilusão de "ter as respostas pra tudo".
Unknown disse…
Eu vejo o "fundamentalismo" ateu (ou cético, como prefiro chamar) como o fundamentalismo mostrado no texto da Calligaris sim, no sentido de que nós ateus/céticos temos um alicerce formado por pensamento crítico + método científico. Baseado nesses fundamentos, formamos nossas idéias e essas mudam o tempo todo, a cada nova descoberta ou evidência que passe pelo crivo do metodo científico. Nesse sentido, me considero sim um fundamentalista, com uma fundação sólida, que vira um campo fértil para o conhecimento verdadeiro.
Não quero pregar as idéias que acredito para ninguém, não quero sair gritando que deus não existe e convencer crentes disso. Mas tenho como certo que o mundo seria um lugar BEM melhor se todos usassem de pensamento crítico e do método científico para basear suas crenças... todos perceberíam que nesse mundo não há lugar para deus.
Unknown disse…
E, principalmente, sem lugar para dogmas de nenhuma espécie.
William Robson disse…
“Quem é ateu sabe que não sabe de tudo. Que temos limites no nosso conhecimento.” [Avelino]
~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-
Por este angulo simplista um religioso pode dizer a mesma coisa.
Qualquer religião diz que Deus tem seus mistérios e que a inteligência limitada do homem não consegue entender tudo.
Logo se uma pessoa não pode ser considerada fundamentalista por reconhecer que não sabe de tudo então é tão difícil encontrar um ateu fundamentalista quanto um religioso fundamentalista.
O fundamentalismo [ no sentido de radicalismo] pode ser parcial.
Se eu digo que todo líder religioso é vigarista e todo religioso são mentes ingênuas dependendo da mente superior dos Ateus para ter um mundo melhor eu estou afirmando que “sei tudo” que é melhor para a humanidade.
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
Nesse sentido, me considero sim um fundamentalista, com uma fundação sólida, que vira um campo fértil para o conhecimento verdadeiro.
Não quero pregar as idéias que acredito para ninguém, não quero sair gritando que deus não existe e convencer crentes disso. [ThiGimenez]
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-
Você entendeu o conceito atual do que seja fundamentalismo só irei destacar na sua mensagem esta hipocrisia que tenho lido muito.
Como não se interessa por religião nem tem obrigação de saber isto, mas são poucas igrejas que mandam seus fiéis bater de porta em porta, que eu me lembre no momento são os Mormons e os Testemunhas de Jeová.
As outras escrevem livros, fazem palestras, mantém Blogs, divulgam sua ideologia como faz qualquer um que acredita no que pensa.
Que eu saiba Ateus escrevem livros, fazem palestras, mantém Blogs...
Sua participação aqui já é uma contradição uma vez que este é um site aberto não é um clube fechado de ateus, logo você pode até não querer sair por aí defendendo o que acredita é um direito seu, mas é justamente o que esta fazendo...
Felipe... disse…
Claro os não fundamentalistas são aqueles que dizem: a mas ta tudo na biblia seus bestas, eu não precisa estudar.
Anônimo disse…
Realmente é por aí mesmo!

Também vejo esse fundamentalismo presente no secularismo das redes sociais e blogosfera. Constate através do excelente artigo acima!

O fundamentalismo secularista midiático, feito sobretudo por leigos internautas, que tenho visto, está repleto de generalizações, pressuposições preconceituosas, afirmações discriminatórias e suas ideias filosóficas são calorosamente defendidas como a mais absoluta verdade. E para todos os problemas causados pelos religiosos e outras filosofias contrárias a resposta é sempre o secularismo como solução.

E quase sempre, por alguns artigos, publicações e comentários na web, somos tentados a crer que se o secularismo ascendesse ao poder, uma campanha de extinção dos seus divergente seria levada a cabo.

Ora, se isso não é fundamentalismo, deve ser outra coisa mais grave ainda. Como simpatizante ao ateísmo entendo que muita coisa precisa ser revista na forma e no conteúdo desse secularismo midiático.
Anônimo disse…
Não há vestígios de racionais para que reflitam os fundamentalistas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélicos lançam camiseta para ex-gay, ex-fornicador, etc.

Cada camiseta custa US$ 10 Quem disse que não existe ex-gay? O Passion for Christ Movement (Movimento da Paixão por Cristo), grupo evangélico com sede em Los Angeles, Califórnia (EUA), está vendendo pela internet camiseta não só para ex-homossexual como também para ex-fornicador, ex-masturbador, ex-prostituta, ex-ateu, ex-hipócrita etc. No site do movimento, há fotos de jovens que dão depoimento sobre como conseguiram escapar do mau caminho com a ajuda de Jesus. Não há informação sobre qual tem sido a camiseta a mais procurada. Há camiseta para todos tamanhos, desde a pequena  à extra-grande. Portanto, nenhum arrependido ficará sem o que vestir. Cada uma custa US$ 10 (um pouco mais de R$ 22, sem frete). O  endereço é http://p4cmtshirts.bigcartel.com/

Feliciano tenta se explicar, mas repete que África é amaldiçoada

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Evangélicos adotam noivado sem sexo e beijo na boca

Rafael e Heloísa adotaram a castidade para conhecer o "verdadeiro amor" Rafael Almeida (foto), 22, estudante de engenharia civil, e Heloísa Lugato (foto), 24, formada em direito, estão apaixonados, namoram há mais de um ano e já marcaram a data do casamento, março de 2013. Até lá, eles não farão sexo e sequer darão beijo na boca, só vão se abraçar e pegar na mão. Eles adotaram noivado casto para conhecer o “verdadeiro amor”. São evangélicos da Cuiabá (MT), frequentam a Igreja Videira, do pastor Heitor Henrique Laranjo, 27, e fazem parte do movimento “Eu Escolhi Esperar”, que defende namoro sem relacionamento sexual. “Abdicamos do contato físico, do toque, para focar nosso relacionamento na amizade e em conhecer um ao outro”, disse Rafael. “Preferi me preservar.” Na expectativa dos jovens, a “pureza sexual” vai lhes garantir uma vida “emocionalmente saudável” e equilibrada. Heloísa afirmou que o seu noivado segue os princípios de santidade descritos na Bíbl...