Pular para o conteúdo principal

Pesquisas questionam a suposta generosidade cristã dos brasileiros


Se a generosidade é um dos atributos dos cristãos, por que os brasileiros não se destacam nesse quesito? Duas recentes pesquisas levam essa questão à reflexão.

Pesquisa da americana Pew Research Center confirmou ser o Brasil o segundo maior país cristão do mundo, com 90% de sua população.

Outra pesquisa, feita pela britânica CAF (Charities Aid Fondation), colocou os brasileiros em 85º lugar em um ranking de generosidade. O índice de generosidade dos brasileiros em 2011 foi de 29%, contra os 30% de 2010, na 76ª posição. Houve, portanto, uma queda de nove posições.

Do total de entrevistados, 48% afirmaram que ajudaram um estranho, 26% informaram ter doado dinheiro a instituições de caridade e 14% disseram que participaram de um trabalho voluntário.

Em termos de generosidade, o Brasil está no mesmo nível da África do Sul, Bangladesh, Camarões, Itália, Mali, Marrocos, Moçambique e República Democrática do Congo.

Os norte-americanos são o povo mais generoso do mundo e também o mais cristão, com mais de 90% do total das pessoas. Nesse caso, vale, portanto, a tese de que a cristandade e a generosidade andam juntas.

Mas uma pesquisa feita no Reino Unido entre abril de 2010 a março de 2011 mostrou que cristãos não são mais desprendidos em relação aos não crentes, pelo menos quanto aos trabalhos voluntários. Do total de pessoas consultadas, 56% das sem religião participaram como voluntárias ao menos uma vez em atividades sociais – percentual apenas um pouco abaixo do apurado entre os cristãos (58%).

No caso dos brasileiros, talvez a pesquisa de generosidade da CAF deva ser colocada em dúvida porque somos tidos como um povo naturalmente solidário, independentemente das religiões, se isso não for mais um mito.

Quanto aos cristãos mais devotos, talvez a sua generosidade esteja beneficiando não quem precisa de ajuda, mas pastores cada vez mais milionários.




Nível de generosidade dos brasileiros está em 85º lugar


Comentários

Avelino Bego disse…
É que aqui, a pessoa se declara cristã e acha que já automaticamente boa...
juliano disse…
na minha casa teve uns pedreiros que fizeram umas reformas e eles são cristãos
os caras só ficavam chamando uns aos outros de irmãos
o irmão a massa ta pronta?, o irmão o reboque ficou bom? , o irmão não é assim, o irmão faz isso e aquilo !!
eu sendo ATEU, fui legal e generoso com esses caras, eu oferecia refrigerante, café, bolachas pq eu ficava com dó dos caras trabalhando nesse serviço ruim, e inclusive eu dei um video cassete que estava parado aqui sem uso para um desses "irmãos"
resultado: justo o cara que eu dei o video cassete abandonou o serviço pela metade e foi embora junto com mais um pegar outro serviço $$
por isso religião não define bondade,generosidade, gratidão e etc de ninguém
Icepowerlander disse…
Conheço mais descrentes generosos do que crentes!
Anônimo disse…
Acredito que pelo fato de no Brasil prevalecer o sincretismo religioso, já que cultos religiosos que envolvem rituais primitivos e até violentos são, infelizmente, muito populares. O cristianismo aqui não é praticado com o mesmo rigor de outras sociedades, que, a despeito da secularização, ainda são constituídas por segmentos muito vinculados à tradição religiosa cristã.
Fabiano Pereira disse…
Ah sim, Anônimo. A culpa é do sincretismo religioso, não do cristianismo. A culpa nunca é dos cristãos. Que hipocrisia.
A verdade é que os crentes, muitas vezes, fazem caridade para "comprar" seu lugarzinho no céu ou para receber alguma recompensa do "papai do céu", como prosperidade, e não porque é o certo a se fazer.

Ou seja, faz isso por puro "interesse divino" ou para simplesmente se aparecer, para outros crentes e para o deus deles. É como se falassem: "Ei, deus; olha eu aqui, estou dando R$1000 para os orfãos!".

Deve ser por isso que muitos gostam de espalhar aos quatro ventos ou contar para os amiginhos das rodas de fofoca nas reuniões o quanto doaram para instituição X, o quanto ajudaram a pessoa Y e por aí vai.

Ateus fazem boas ações porque simplesmente é o certo a se fazer ou porque isso faz bem para eles e para a pessoa que eles ajudaram. E eles fazem isso sem pedir nada em troca, nem mesmo "prêmios celestiais". E ficam na deles!

Pra mim, esse é o melhor exemplo de altruísmo, apesar de alguns acharem isso irracional ou "egoísmo internalizado", é pela empatia que sentimos pelas pessoas que se fortalece uma sociedade.

Somos animais que vivem em sociedade, nada mais natural nós ajudarmos uns aos outros, porque isso nos fortalece, como pessoas e como um todo. Tudo isso é puro senso de comunidade e sobrevivência mútua.
Foussie disse…
A generosidade do brasileiro é mito acalentado por uma ideia de que todo religioso é bom.
Izaque Bastos disse…
é claro que religiao nao define carater de ninguem tem muito pilantra religioso, assim como existe muito picareta ateu, conheço varios, existem pessoas religiosas que fazem o bem e nao apregoa aos 4 ventos, minha mae mesmop é uma, ja acolheu ate mendigo em casa,tira da boca pra ajudar os necessitados.é isso que Jesus ensina, é isso que incomoda os ateus? os ensinamentos de Jesus?
Jesus disse, se o teu inimigo tem alguma coisa contra vc, va ate ele e peça perdao e depois vem e deixa sua oferta no altar.
é claro que 90% dos cristaos nao cumprem esse mandamento, mas existe pessoas que sim, o que adianta dar ajuda, odiando seu semelhante?
se formos pontuar os erros da pessoas, quem é certo na terra?
nós cristaos erramos, mas procuramos concertar nosso erro, isso se chama humildade, que a implicancia dos ateus, chama de hipocrisia, Nietsche morreu louco, mesmo tendo estudado teologia, resolveu odiar e atacar o cristianismo com todas as suas forças, de que adiantou?
Anônimo disse…
Alguém já viu alguém colocar cedulas por baixo da porta de alguém para ajudá-lo, pra que ninguém veja? E por que judiam tanto de animais em vez de ajudá-los? Simples: porque animais são indefesos, sem leis que os protejam, e ajudá-los não dá IBOP e não leva ninguém para o céu.
Anônimo disse…
Religião não define caráter. Conheço espíritas, católicos e evangélicos, muçulmanos e budistas que são honestos e generosos, outros que não são.
Acredito que o brasileiro seja um povo altruísta e generoso, mas há muitos fatores aqui que deveria ser levados em consideração. E um deles é a corrupção, que há muito tempo já estendeu às ONGs e instituições. As pessoas estão perdendo a confiança em instituições, devido ao grande aumento da corrupção. Sem a certeza de que o dinheiro será utilizado corretamente as pessoas deixam de doar.
Quanto a religião, eu não vejo a menor diferença entre ateus e teístas (religiosos ou não). Há aqueles que ajudam por altruísmo e aqueles que procuram de forma adquirir estatus.

Valdo.
Anônimo disse…
Isso não é bem verdade.
Tem muitas pessoas que ajudam animais sim.
Inclusive, o princípio do vegetarianismo (entre veganos, budistas, taoístas e praticantes do Tao) é a compaixão pelos animais.
Além da questão da qi (ka).

Valdo

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

O compositor e cantor Chico Buarque  disse em várias ocasiões ser ateu. Em 2005, por exemplo, ao jornal espanhol La Vanguardia , fez um resumo de sua biografia.

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Câmara só autoriza culto de duas religiões, afirma Wyllys

Foto de culto na Câmara que Wyllys postou em seu Facebook O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) acusou a mesa diretora da Câmara de discriminação religiosa, porque, segundo ele, só permite ali a celebração de cultos de duas religiões, a evangélica e a católica. Ele postou em sua página no Facebook a foto de um culto celebrado por deputados-pastores no plenário 1 ou 2. Disse ter visto “um fervoroso deputado João Campos” [presidente da Frente Parlamentar Evangélica] e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Afirmou que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) celebra em plenário uma missa por mês. O deputado disse que esse “privilégio” não se estende às demais religiões. “A mesa diretora negou aos adeptos das religiões de matriz africana o direito de realizar um xirê nas dependências da Câmara”, escreveu. “Também não há cerimônias budistas, judaicas, zoroastristas e etc.", disse. “A liberdade de culto aqui [na Câmara] é só pra alguns! Sendo o Estado laico (sem paixã...