Pular para o conteúdo principal

Site de ateu reproduz vídeo de porquinho adestrado que se ajoelha

Porquinho obedece o adestrador
em troca de comida
O site da fundação do líder ateu britânico Richard Dawkins reproduz um vídeo do canal Animal Planet no qual um simpático porquinho, sob o comando de seu adestrador, se ajoelha, hasteia uma bandeira, coloca um brinquedo em uma caixa, entre outras coisas.

O site afirma que não fará nenhum comentário, e nem precisaria porque, ali, o vídeo se transforma em uma metáfora, como no livro “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell.

O porquinho é como se fosse um crente adestrado por um sacerdote. A caixinha de brinquedos poderia ser a do dízimo. Assim um inocente e divertido vídeo se transforma em uma mordaz crítica à obediência dos religiosos.

Dawkins é uma pessoa educada e de fala mansa, mas também é tido como um militante ateu radical porque, afirmam até descrentes, é dado a provocações desnecessárias aos religiosos, e o vídeo do porquinho pode ser apontado como um exemplo.

Ele responde a essa crítica com o argumento de que as religiões são tratadas com excessiva reverência e que chegou a hora de se acabar com isso, embora as pessoas possam inicialmente ficar chocadas.

Porquinho cristão



Com informação do site da Fundação Richard Dawkins.

'Meu grande sonho é a completa destruição de todas as religiões'
agosto de 2009

Mais sobre Dawkins.     Ateísmo.

Comentários

Renato disse…
Eu amo esse cara! hauahuahauhauahuahauahuahauhauaha
É comum religioso torcer o nariz quando descobrem que alguém é ateu. Nós temos que tolerar esses caras, mandando como devemos viver e ficar sempre em posição de respeito? Não é sair dando patada a torto e direito, mas ficar sempre na sua não dá.
Dawkins dá as patadas dele com uma educação que os crente não tem.
Renato disse…
*crentes.
Anônimo disse…
''as religiões são
tratadas com excessiva reverência e
que chegou a hora de se acabar com
isso''
Isto é a mais pura verdade, veja aqui no brasil os passaportes diplomaticos para lideres religiosos, Dawkins é muito inteligente e chega a dar arrepios nos crente que abomina este nome.
Anônimo disse…
Líder ateu? Parece até que é um grupo religioso... Não acho esse tipo de colocação feliz.
Senhora Crente disse…
É o mesmo treinamento que o Paulo Lopes dá aos ateus desse blog!
Anônimo disse…
Dawkins comparou porcos adestrados com crentes kakaka
Espero que tenha sido uma tradução tosca("leader of the atheist fundation" para "fundação do líder ateu") ao invés de uma piadinha infame de dizer que ateus tem "lideres".

"Militante" e "radical" não combina com "ateu", não vejo nenhum ateu:
-queimando bandeiras,
-fazendo quebra-quebra em museus e teatros,
-fazendo pilhagem e 'estupro corretivo',
-ameaçando pessoas de morte,
-censurando pessoas e ideias(tirando os idiotas do Bule, mas esquerda é esquerda e pensamento ético e defesa da liberdade é esperar demais deles)
-levantando facões ou usando a força bruta para impor suas ideias.
Isso pra mim que é coisa de "radicais", sinceramente apoiar essa nomenclatura criada por crentes acuados e sem argumentação decente é triste, é pior que chamar "estuprador de crianças" de "pedófilo" ou outras nomeações erradas criadas parar impor medo e ódio.

Ou seja, temos que ficar caladinhos sentados no cantinho escuro e deixando os religiosos tocar a zona ou então você será chamado de "militante radical malvado sem moral e sem deus no coração, assassinodecriançinhas", ah, qual que há...

Dawkins está certo, quando não acreditar no amigo imaginário dos outros é ser "militante radical", é porque tem algo de muito errado nesse tal "respeito religioso".
Pedro Lobo disse…
Queiram ou não alguns ateus, Dawkins exerce, de fato, uma liderança. Qual é o problema disso?

Nenhum, a não ser para quem confunde liderança, que se dá com naturalidade, com chefia, que é imposta. Esse parece ser o caso de Ddragoonss.

Outra coisa: Ddragoonss diz que "militante" e "radical" são palavras que não combinam com ateu, porque este não queima bandeira, não quebram teatros etc.

Mas o radicalismo não se manifesta apenas nos atos, mas também no discurso de tom agressivo, na intolerância verbal, na reação peremptória e intimidadora.

Um discurso do qual, aliás, Ddragoonss é adepto.
Pedro Lobo disse…
[Com correção]

Queiram ou não alguns ateus, Dawkins exerce, de fato, uma liderança. Qual é o problema disso?

Nenhum, a não ser para quem confunde liderança, que se dá com naturalidade, com chefia, que é imposta. Esse parece ser o caso de Ddragoonss.

Outra coisa: Ddragoonss diz que "militante" e "radical" são palavras que não combinam com ateu, porque este não queima bandeira, não quebra teatros etc.

Mas o radicalismo não se manifesta apenas nos atos, mas também no discurso de tom agressivo, na intolerância verbal, na reação peremptória e intimidadora.

Um discurso do qual, aliás, Ddragoonss é adepto.
Anônimo disse…
De ateu? Isso aí tá mais para religioso mesmo.
Liderança
s.f. Relativo a líder.
Comando, direção, hegemonia.

E não, não é por confundir liderança com chefia, é porque nenhum ateu racional(ateu é quem não acredita em deus, só e somente, existem vários tipos, então direi racional para os que o são por pensarem sobre o assunto de forma diríamos "iluminista") é seguidor de "Dawkins" ou de qualquer um; qualquer um que é ateu pelo fato de não seguir autoridade "É assim é pronto", "A bíblia diz", "Você não pode discutir com deus" se sente ofendido com o termo líder; qualquer um que é ateu por pesquisar, pensar e repensar sobre o assunto de mitos sem rédeas da sociedade ou de autoridade, sem emoção de medo da morte e sem se apoiar em respostas fáceis se sente ofendido pelo termo líder.
Liderança significa seguir, significa não questionar, NÃO PENSAR POR SI SÓ, seguir as ordens ou pensamento do líder, não usar o senso critico, e isso é ofensivo pra qualquer ateu que se tornou ateu pelo fato de pensar por si só.

Sim, alguns do ateus lêm e admiram as ideias de Dawkins, Hitchens, Randi, dentre outros(eu pessoalmente admiro mais a obra de Carl Sagan), MAS isso não é igual a seguir eles, não é igual a te-los como lideres, a ouvir tudo que eles dizem sem pensar(já que pensar profundamente sobre o que eles falam foi o que levou a admira-los em primeiro lugar), a diferença de um ateu racional de um crente é simplesmente o senso critico, então sim, "ter um líder" é altamente ofensivo para qualquer um com orgulho do seu senso critico já que liderança impõe subserviência, impõe seguir ordens arbitrarias, impõe seguir algo sem pensar, impõe ideias fáceis e verticalidade de ideias.

Isso para um crente é algo louvável, "curvar-se a deus", "subserviência e humildade", mas para um ateu racional é uma ofensa grave, ninguém vai chamar Paulo Lopes de bobão e ameaça-lo por e-mail, mas que é ofensivo chamar um racional de "comandado por alguém", de "seguidor de alguém", isso é.
Ler um livro e aprender criticamente com as suas ideias não é igual a seguir o seu autor feito um cachorrinho e fazer tudo que ele manda fazer sem pensar uma vez sequer. Não nós julgue baseado na sua própria visão de mundo, sou muito diferente de um crente e tenho MUITO orgulho disso.


Sobre a definição de militante e radical, já dei lá em cima, se você acha que alguém pode ser "militante" sem participar de uma passeata ou piquete sequer, paciência...
Crentes adoram usar jogos de palavras para igualar os ateus as suas crenças bobocas, já me acostumei a ladainha igualadora de "ateus tem crença na ciência ou em dawkins", patético.
Israel Chaves disse…
Acho que você está exagerando no termo liderança, não é bem assim... Um líder é quem comanda um grupo, não é a mesma coisa que ser um controlador inquestionável. Um líder pode ser simplesmente um sujeito que toma à frente e fala pelo grupo defendendo seus interesses, que é mais ou menos o que o Dawkins faz. Ou que um líder sindical faz. Ou um representante de classe.
Só que como você mesmo disse, ateus não são exatamente um grupo, são apenas todo e qualquer um que não acredite em deuses, e portanto podem ser pessoas dos mais diferentes tipos. Então Dawkins não fala por todos os ateus, ele fala por si mesmo; mas como muitas pessoas concordam com seu ponto de vista, o discurso dele acaba servindo para representar essas pessoas também.
Mas isso não quer dizer que aqueles que concordam com ele abdicaram de suas opiniões para seguí-lo cegamente... Muitas pessoas podem inclusive discordar daqueles que estão na liderança de seus grupos. Líder não é algo absoluto. Tipo um deus. E mesmo os deuses costumam ser desobedecidos frequentemente por seus seguidores.
"""Então Dawkins não fala por todos os ateus, ele fala por si mesmo; mas como muitas pessoas concordam com seu ponto de vista, o discurso dele acaba servindo para representar essas pessoas também."""

Corretíssimo.

"""Muitas pessoas podem inclusive discordar daqueles que estão na liderança de seus grupos. Líder não é algo absoluto."""

Mas a questão é que não há grupos, não há organização ou cultos, o máximo que há é a ATEA, Randi Foundation ou pequenos órgãos semelhantes que tentam "causar", mas não buscam seguidores ou "associados" ou membros ou coisa semelhante, então esse negocio de "líder ateu" continua soando ofensivo para certos ateus "racionais" como eu e continua soando irreal devido a problemática real de organizar ateus em um grupo ou "classe" que precise de um líder ou de um representante.

"Representantes somos nozes".
E continua ofensivo por ser mentiroso e por ferir a "individualidade" de cada ateu, coisa que a maioria se orgulha(não todos, talvez nem a maioria, mas aí está o problema de falar pelos ateus ou de dizer que alguém o faz, não há organização ou consistência de ideias), de não ser ovelha, de não seguir um principio escrito em uma tabuleta ou livro, de ter suas próprias ideias; alguns vão até mais longe e se intitulam outra coisa que "ateu" por engolirem o hoax cristão de que ateísmo é uma seita ou religião ou por outro motivo qualquer.



E me comparar com um 'companheiro' de uma força sindical ou participante de uma 'classe' marxista foi mais ofensivo ainda, mas essa foi pessoal, doeu profundo na "alma".
Jorge Gomes disse…
Há sim necessidade de órgãos representativos de ateus e agnósticos para que se possa lutar contra as tentativas de alguns religiosos de impor à sociedade seu pensamento. Há necessidade de lideranças democráticas que levem à sociedade uma visão racional e isenta de preconceitos. Não há que temer ser liderado se esta liderança é escolhida entre os mais aptos e capazes. O individualismo só faz chorões e chatos. Os maiores difusores do livre pensamento foram líderes marxistas que de maneira nenhuma devem ser confundidos com lideranças autoritárias que por muitos anos controlaram ou tentaram controlar a manifestação do pensamento. Uma coisa é Marx, outra é Stalin.
Hidéquel disse…
É esse o ateismo "sério" que busca respostas?
Francamente,deboche como este,e comentarios identicos,só mostra o nivel de ateismo aqui no Brasil,fraco,pobre,com cabeças alugadas para se pensarem a mesma coisa e sem um pingo de valor contemporaneo.
Isso é tipico de pessoas que não tem principio ideologico,e sim pra falar mal de tudo e de todos,sem criterios e responsablidade,que não distingue a religião falsa da verdadeira!
Israel Chaves disse…
O que seria religião falsa e verdadeira, então?

Religião verdadeira, ao meu ver, seria aquela na qual o deus adorado existisse. Estou esperando para saber qual é essa.
""Os maiores difusores do livre pensamento foram líderes marxistas""

Ai não João:
Jonh Locke, Benjamin Franklin e os "pais-fundadores" americanos, Adam Smith, Voltaire, Montesquieu, Frédéric Bastiat, dentre outros.

Marx é e sempre foi um tirano, desde quando luta de classes é livre pensamento? me poupe das suas ilusões esquerdopatas.
"Livre pensamento" esquerdista só se for para as "minorias", para as "classes", para as "ONGs" e grupos.
Para um individuo? Jamais.
Gay que não está na associação é uma "bicha reacionária", negro que não está na ONG é um "preto que foge da causa", religioso que não está na "associação" é herege. Me poupe dessa tirania de grupos, só vale a liberdade de quem tem um grupo formado.

Liberdade pela metade é tirania, livre pensamento para certos grupos apenas é tirania; pura e simplesmente, o resto é baboseira emotiva.
Anônimo disse…
Concordo com o ddragoonss. Dawkins é uma voz do ateísmo, mas não um líder (eu nunca o segui para ele ser meu líder). Gosto das opiniões dele algumas do Hitchens, do Dráuzio Varella e outros, mas não os sigo.
Servir de inspiração não te faz um líder. Marx e a esquerda são líderes para muitos pois estes os seguem sem pensar (às vezes sem mesmo conhecer, ainda me lembro de um colega de faculdade que só falava em Marx e esquerda e era filiado ao PT que na prova sobre o pensamento de Marx errou quase tudo, enquanto que eu, que não sou nem marxista nem esquerdista acertei a maioria).
A meu ver, o maior valor do ateu racional é o de ser um livre pensador, que admira e respeita a contribuição de todos inclusive religiosos, mas que mesmo assim é independente em sua forma de pensar. De que adianta substituir deus ou igreja e pôr no lugar Hitchens ou Dawkins ou mesmo Carl Sagan (daqui a pouco estaremos igual aqueles argentinos tão fanáticos pelo Maradona que até ergueram igreja pra ele).
Negão Avantajado disse…
Montesquieu! Racista vagabundo.
Lucio Ferro disse…
Muita sacanagem do Dawkins comparar os pobres animais aos crentes.
Anônimo disse…
Que vergonha para os porcos serem comparados com crentes! Eles mereciam coisa melhor.
Avelino Bego disse…
A palavra "Dawkins" continua a evocar os pobre espíritos que não conseguem chegar até a LUZ!

Os trolls estão assanhados hoje, não?
Avelino Bego disse…
Mas, voltando ao tema do tópico: fé cega, ainda mais alimentada pelo Argumentum ad ignorantiam deve ser combatida!
AlyneS2 disse…
Que gracinha de porquinho
essas criaturas fofuxas e cuti, cuti S2
Nhaaa, Avelino, está colocando isso como uma campanha^^ tem o meu apoio
Anônimo disse…
Religiao falsa de verdeira? fanático detected!
Hidéquel disse…
Religião verdadeira...exalta a Deus!
Religião falsa...exalta o homem!
Religião verdadeira...segue os principios de Deus!
Religião falsa...segue os principios do homem!
Religião verdadeira...ama o proximo!
Religião falsa...se aproveita do proximo!

Poderia enumerar muitos mais itens,mas esses ja são suficientes.
O grande problema dos ateistas e livres pensadores é generalizar o que acontece de ruim no meio cristão ou evangelico,achando que todos são assim.
Até concordo com vcs que existe aproveitadores,falsos pastores,vendedores de milagres,embusteiros e outros no meio cristão,mas isso existe em qualquer segmento da sociedade.
Até no meio ateista existe isso....tem ateistas serios,educados,que debatem em um nivel serio e não com chacotas,mas em contrapartida existe o ateu ignorante,estupido,sem conhecimento e que só serve para falar mal de cristão serios que acreditam nos seus ideais.
E quando eu digo religião verdadeira,eu a digo na sua essência,e não para provar pra vcs que Deus existe.
-De onde veio o conhecimento dessa religião de Deus?
Dos homens.

-De onde vem a fé e as revelações dessa tal religião de deus?
Dos homens.

-De onde vem a certeza absoluta que você está certo que escolheu a verdadeira religião de deus?
DA MENTE de um humano que por pura prepotência, confia cegamente no seu julgamento interno de que a sua fé está correta.


Quando descer uma mão gigante em forma de nuvem e escrever os mandamentos de uma religião ou uma voz de trovão ai você me chama.

Até lá, religião é coisa dos homens, "fé" é coisa dos homens, fé é apenas a certeza absoluta de que seu julgamento do que é deus e do que não é não pode estar errado, em resumo, essa sua tal adorada e proclamada "fé" é apenas um narcisismo doentio.

http://www.jesusandmo.net/2008/01/15/smart/
Anônimo disse…
Pobres porquinhos...
suprassumo da ingenuidade disse…
"Religião verdadeira...segue os princípios de Deus!"
Você não está falando do deus cristão não né?
o deus mais insano, vingativo, sádico, infantil,o maior trollador de todos os tempos e é claro, sua definição que mais se destaca, mitológico.
Não deve ser esse né.
Hidéquel disse…
suprassumo da ingenuidade disse...
"Religião verdadeira...segue os princípios de Deus!"
Você não está falando do deus cristão não né?
o deus mais insano, vingativo, sádico, infantil,o maior trollador de todos os tempos e é claro, sua definição que mais se destaca, mitológico.
Não deve ser esse né.

Isso é o que vc "acha",ateu ingenuo e de cabeça alugada,repetindo as mesmas besteiras ateistas!...onde vc aprendeu isso? na biblia é que não foi,pois vc não cre nela!então vc ta mesmo no achismo repetitivo ateista...então é melhor vc ir assistir desenho animado na tv,que lhe é melhor, do que ficar falando asneiras e coisa que não sabe!
Anônimo disse…
Paulinho católico

O Estado tem de ser laico e de verdade.
Razão deve ser dada a quem a tiver.
Fanatismo ,religioso ou ateu, qualquer um, é burrice.
Que os governos usem diplomacia, concordo. Porém, que não sejam subservientes.
Contudo, ações odiosas e intolerantes produzem resposta no mesmo tom. Basta ver o que acontece atualmente, devido aos erros e excessos do religiosos.
Os ateus bem que podiam trazer algo novo na forma de lidar com as diferenças, posto que se julgam tão livres. Pena que não é o que vejo acontecer.
Belo vídeo.
Gerson B disse…
"...onde vc aprendeu isso? na biblia é que não foi,pois vc não cre nela! (Hidéquel)"

Uma pessoa não precisa crer na Bíblia para conhece-la.

Uma deus que manda matar crianças e de quem se diz que leva pessoas à tortura eterna não é sádico?
Gerson B disse…
Tenho que discordar. Embora haja alguns livres pensadores de inspiração marxsta, o que os marxistas mais fazem é combater o livre pensamento... dos outros, não marxistas e marxistas que não sejam da mesma denominação.

E não aceito a separação entre Marx e Stalin. Stalin (Mao, Castro, Pol Pot, Chavez, Ceaucescu etc etc etc) é o que acontece quando Marx é posto em prática.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Existem várias perspectivas para o ateísmo, e a política é uma delas, afirma autor de livro

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

No noticiário, casos de pastores pedófilos superam os de padres

Milagrento Valdemiro Santiago radicaliza na exploração da fé

Silas Malafaia compara homossexual a traficante e a serial killer

'Somos maioria absoluta neste país' O repórter Eliseu Barreira Júnior, da Época, perguntou ao pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, como ele reagiria caso tivesse um filho ou neto gay. O pastor disse que ia “melhorar” a pergunta do repórter, com uma resposta mais ampla, na qual citou criminosos para dizer o que faria. Afirmou: “Se algum filho meu fosse assassino, se algum neto meu fosse traficante, se algum filho meu fosse um serial killer e tivesse esquartejado 50, continuaria o amando da mesma forma, mas reprovando sua conduta. Meu amor por uma pessoa não significa que apoio o que ela faz. Daria o Evangelho para ele, diria que Jesus transforma, que ele não nasceu assim, que é uma opção dele”. Em maio de 2010, em uma audiência pública na Câmara dos Deputados, Malafaia já tinha feito uma comparação desastrada dizendo que, caso fosse aprovada a união estável entre pessoas do mesmo sexo, seria o caso de se permitir tudo, como relação sex...

Pregação de químico contra evolução preocupa cientistas

O bioquímico evangélico Eberlin diz que  teoria da evolução é falácia Um grupo de cientistas enviou em março uma carta à ABC (Academia Brasileira de Ciência) manifestando “preocupação com a tentativa de popularização de ideias retrógradas que afrontam o método científico”. Trata-se de uma referência ao bioquímico evangélico Marcos Eberlin (foto), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que também é membro da academia. O bioquímico tem se destacado pelas suas pesquisas sobre uma técnica para medir massas e composição de moléculas e pelas palestras onde critica a teoria da evolução, de Charles Darwin (1809-1882), com a afirmação de que a ciência tem produzido cada vez mais dados indicativos de que existe uma mente inteligente por detrás de toda a criação. Eberlin defende a ideia do design inteligente segundo a qual não houve na Terra evolução da vida, que é, no seu entendimento, uma obra de Deus. “'Não aceito a evolução porque as evidências químicas que ten...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Comunidade no Orkut pede a Deus a destruição do Japão

Um fanático religioso que se assina como “Homem Sancto Executor da Escória” criou no dia 11 deste mês no Orkut a comunidade “D-us, destrua o Japão”, em uma referência ao devastador tsunami que atingiu aquele país. Ele não escreveu a palavras ‘Deus’ com todas as letras porque, se o fizesse, acredita que seria uma ofensa, a exemplo dos muçulmanos em relação ao profeta Maomé. A comunidade tem 38 participantes até este momento. Em sua apresentação, diz que “os japoneses são pagãos [porque] não aceitaram Jesus Cristo. Eles corrompem nossa juventude com seus animes e mangás que promovem o homossexualismo e a prostituição infantil. Que a tsunami sancta varra os fiéis da face da terra”. Um dos tópicos é "Fico feliz em ver japoneses morrendo". Os cristãos correspondem a 1% dos japoneses. Do total deles, cerca de 50%  se declaram xintoístas e 38%, budistas. No Twitter, o advogado Florindo Poersch, presidente da OAB do Acre, aproveitou a tragédia para fazer piada de mau go...

Biólogo contesta afirmações de Malafaia sobre orientação sexual

Pastor chamou Vieira de "rapaz  metido a doutor em genética" O biólogo Eli Vieira (foto) gravou um vídeo de 15 minutos [ver abaixo] contestando as afirmações do pastor Silas Malafaia segundo as quais “ninguém nasce gay, homossexualismo é um comportamento”. Vieira disse que existe "uma farta literatura" que atribui ao gene uma contribuição na manifestação sexual durante o desenvolvimento de uma pessoa, além das influências do contexto em que vive. Tanto que, disse, quando um gêmeo é homossexual outro tende a ser também. Ele citou um estudo para explicar que a chance de o outro ser homossexual cresce na proporção em que aumenta o parentesco genético entre os dois. Vieira é doutorando em genética em Cambridge, no Reino Unido. Ele é também membro do LiHS (Liga Humanista Secular do Brasil). Recentemente, no Facebook, se assumiu como homossexual. No Twitter, sem entrar no mérito da argumentação de Vieira, a quem chamou de “pseudodoutor”, Malafaia disse q...