Pular para o conteúdo principal

Que fé é esta que separa as pessoas em vez de uni-las?

comentário de WRL no post
Testemunha de Jeová terá de pagar indenização à ex-fiel discriminada

Que fé é esta que prega:

É proibido se relacionar com pessoas de fora?

É proibido namorar com pessoas de fora?

É proibido se casar com alguém de fora?

Não faça negócios com quem é de fora?

Não respeite outros que pensem diferente de nós?

Não respeite os que não têm a nossa fé?

Afaste-se dos seus irmãos verdadeiros se estes não são da nossa fé?

Somente os da nossa fé são nossos irmãos?

Que as mulheres são submissas e dever usar véus ou se cobrir?

Afaste-se da sua família?

Que fé é esta que ensina os seus membros a dizer aos outros:

Nós somos (o único e legitimo) povo de Deus?

Nós somos humildes (mesmos os que gostam de viver no luxuoso)?

Nós somos os escolhidos?

Somente a nossa é a verdadeira fé?

Somente nós professamos a única fé?

Somente nós a seguimos de forma correta?

Somente nós vamos para o céu?

Vocês são cachorros infiéis?



Que fé é esta que, nos dias de hoje, ensina a seus membros:


Somente o homem (que foi por ele criado, do barro) deve servir ao Criador?

A mulher, feita da costela, deve somente servir ao homem (ser subserviente, não pode ser pastora, não pode ter cargos em que mande em homens, não pode dirigir, etc.)?

Uma mulher não deve conversar mais com homens do que com mulheres (eu já ouvi esta pérola: “aquela gosta de ficar no meio dos homens”)?


Que fé é esta que faz com que um pai:


Discrimine um filho que não tenha a mesma fé?

Crie filhas e filhos despreparados para enfrentar as coisas do mundo?

Trate filhas de forma diferente, ensinando-as a ser submissas, impedindo-as de aprender a sobreviver e a se defender?

Impeça uma filha de estudar, sob qualquer alegação?

Impeça uma filha de dirigir alegando que isto é coisa de homem?

Expulse sua filha de casa somente porque ela gosta de alguém de fora?

Abandone esta mesma filha à sua própria sorte?

Discrimine esta filha, que encontrou um homem de bem, mas que não é da sua igreja?


Que fé é esta que seus membros fingem não ver, tolera ou acobertem os atos:


De pedófilos?

De cônjuges infiéis, traidores e amantes?

De mulheres que tenham ministérios, e para estas seja proibido cortar e pintar os cabelos?

Ostentar riqueza e humilhar os que têm menos?


Que educação tem um homem que:



Não respeita a fé dos outros?

Ao receber um convidado em sua casa, fica atacando e questionando a sua fé?

Convida pessoas para uma festa em sua casa, mesmo sabendo que elas não frequentam a sua igreja ou tem fé diferente da sua, e faz um culto religioso?



Lembrar que em nome da fé ao longo dos milênios:


Países foram invadidos, subjugados e destruídos;

Se matou, torturou, esquartejou, queimou, humilhou, roubou etc.

Mulheres foram queimadas, apedrejadas, enterradas vivas, etc.

Não esquecer as Cruzadas;

A Santa Inquisição;

As torres gêmeas, etc.

Meus devaneios não se aplicam a nenhuma igreja em particular e peço desculpas se alguém se sentiu atingido. Estou apenas questionando atos dos homens que os fazem alegando fé.

'Minha mãe me odeia. Sou filha de Testemunhas de Jeová'.
maio de 2011

Livro de pastor sobre como bater nos filhos já teria causado três mortes.
novembro de 2011

Fanatismo religioso.   Intolerância religiosa.    Posts de leitor.

Comentários

Anônimo disse…
A fé é o retrato da cultura popular, ou como dizia DURKHEIM, a religião é a matriz ideológica fundamental de uma sociedade. Não bate esse discurso pseudomoralista crítico da moralidade religiosa, pois é produto de cidadãos de uma sociedade anômica. Anomia que já se observava no século XIX, por este mesmo citado autor, consequência do processo de industrialização. É o Estado moderno quem assume esta tarefa de estabelecer a solidariedade social, ainda de acordo com DURKHEIM, só mecânica. Criticar a religião não adianta nada...Todos os fenômenos neuróticos de massa, todos os fundamentalismos, todos os partidos, corações partidos, como dizia Cazuza; são facções portadoras desta verdade que está do meu lado e o OUTRO É O DEMÔNIO, como demonstra Franz HINKELAMMERT em Lúcifer e A Besta- Sacrifícios Humanos e Civilização Ocidental. Incentive um torcedor do Corinthians a amar o palmeirense como a si mesmo...Ou à um jovem da elite econômica doar seu segundo par de tênis a um favelado, para evitar que no futuro lhe seja à força tomado. Toda esta ridícula obsessão pela destruição da ética religiosa, provinda de uma sociedade onde se assiste todos os dias à morte da ética...E à instauração da sociedade DO ESPETÁCULO, como quer Guy Debord, é de amargar. Pondé fala na ditadura dos ressentidos...Estou quase começando a pensar que é verdade. Ajuntar-lhe-ia ao conceito o de fascismo dos oprimidos, carregados de vindita e do mais cruel e sanguinário dos revanchismos. Além de tudo covarde, pois não podendo enfrentar o capital, o Estado, as Forças Armadas; arvora-se bater comumente nas Igrejas, pois julgam-lhes incapazes de devolver a porrada, ou mesmo algum besouro sem asas...(bala). Noventa por cento desses novos zelotes, que querem que a Igreja seja ética, coerente, e faça a distribuição da justiça social; não enfrenta um deputado em quem votou errado, um vereador...Um chefete de Quintal!Ninguém tem coragem de por o guizo no gato.
Mozart disse…
Esperar que as Igrejas, comprometidas até à medula de suas centenárias espinhas, desfaçam-se de tabus e preconceitos milenares; renunciem pelo amor da verdade científica aos preconceitos obscurantistas, para decretarem a morte de si mesmas...É mais do QUE SANTA ingenuidade. As Igrejas são instituições, como quaisquer outras...Não são reinos metafísicos, não são "agrégoras" esotéricas. Possuem CNPJs e são compostas por CPFs, como todos nós...Seus interesses são dos dominadores, dos ricos, dos perpetuadores da lógica de exploração e ocultação, dos Estados , das modernas corporações. Pressupor o contrário é que é FÉ CEGA. E faca amolada.
Anônimo disse…
Como se diz , esta dando pano pra manga pra esta seita medieval , estão movendo uma ação contra a torre de vigia no ministerio publico federal e a coisa esta caminhado, eu espero que de certo e estas loucuras religiosas inconcebiveis em pleno século XXI para de fazer vitimas. Senão logo vamos ter que ver pessoas sendo apedrejados de braços cruzados e ainda vão alegar que estamos oprimindo suas liberdades religiosas. Eu sou a favor que as testemunhas de jeova faça um folheto explicando todas suas proibições e a primeira coisa que eles devem fazer quando bater nas casas das pessoas ,entregar este folheto com suas proibições para ninguém cair em suas armadilhas.
Anônimo disse…
Ha realmente um fetiche novo no mercado. Agora e legal e descolado ser ateu e atacar a igreja, qualquer uma. Afinal ela e responsavel por todas as mazelas da sociedae e foi imposta por aliens que queriam escravizar os humanos.

A igreja e a criacao humana e refletem os seus valores e interesses. A igreja pode ser uma ferramenta de opressao, como pode ser um motor de promocao de valores e de formacao social.

Discussao deste nivel, de que a a igreja malvada oprime o homem bonzinho e que precisamos fugir da opressao clerical e muito primaria.
Conspiratus disse…
ANÔNIMO DISSE: "Ha realmente um fetiche novo no mercado. Agora e legal e descolado ser ateu e atacar a igreja, qualquer uma. Afinal ela e responsavel por todas as mazelas da sociedae e foi imposta por aliens que queriam escravizar os humanos."

Humano desprezível, pesquise no Youtube por ANNUNAKI e ZECHARIAS SITCHIN.
Anônimo disse…
Mais uma vez as religiões que o homem inventou, vem sufocar a liberdade de consciência! Quem divinamente outorgou poder aos donos de religiões, autoridade para declarar que essa ou aquela é o caminho que leva a Deus? Os caras não entenderam a parte que relata sobre Adão e Eva e se declaram doutores no assunto. Institucionalizaram Deus e vivem as custas disso!
Anônimo disse…
Disse tudo anônimo das 10:45, mais infelizmente o Brasil esta seguindo outro curso.
Anônimo disse…
Sem querer ofender ninguém, mas são os ateus os maiores e mais cruéis assassinos na história da humanidade. Não querendo ser "alienados" por nenhuma religião, tentaram impor suas ideologias como se fossem deuses. E ainda se gabam disso. Basta ler a história e comparar.
Anônimo disse…
Uhum,vai nos pátios das financiadoras do Todos o Brasil,so tem vans e carros tomado das finans,,FoI deus que me deu,Quem Hora Melhora...kkkk impressionante... agora faz uma negocio com um evangélico..pra vc ter a noção avemaria ooo raça.
Denise disse…
Olha, não concordo com isso. A religião cristã prega o amor ao próximo. Isso inclui tolerância e respeito. Vale lembrar também que os cristãos não só perseguiram, como foram perseguidos(em Roma eles eram jogados aos leões). Falo dos cristãos, porque sou uma e só posso falar daquilo que conheço. A culpa dessa perseguição e de todas as coisas ruins que citou não é da religião, mas sim da ignorância dos homens. Nenhuma religião prega o ódio, a intolerância, o egoísmo. A religião é para aproximar o homem de Deus, um ser sem defeito algum, e quando assim fazemos, nos tornamos pessoas melhores. Sei que não acredita nisso, mas me senti compelida a defender aquilo que acredito quando este foi atacado.
Anônimo disse…
"Não querendo ser "alienados" por nenhuma religião, tentaram impor suas ideologias como se fossem deuses. E ainda se gabam disso."

Você colocou bem, IDEOLOGIA
Ideologia politica.
Mas embora você não estudou muito sobre o fato, o que você citou não melhora nada a imagem do passado das religiões.

Gabriel
AlyneS2 disse…
Nhaaa, fico muito melhor sendo ateia hoje.
Ninguém será melhor tendo religião na vida.
Continuará na mesma. Depende da pessoa.
Mas comparada aos TJ até que ser evangélica não foi tão ruim na minha infância. Imagine se eu fosse TJ, quando virasse ateia, acho que me expulsariam de casa como fizeram com a minha prima.
Anônimo disse…
Srs. Hoje existem dezenas, se não centenas de templos ou seitas, espalhadas por ai, não tem controle nenhum do estado, a não ser o CNPJ.
Só aqui no meu pedaço, num raio de 1km, tem mais de duas dúzias.
è uma vergonha que estes templos, muitos deles, a maioria, estão em garagens ou barracões improvisados, de forma provisória.
O contru, deveria ter mais vergonha na cara e fiscalizar a existência de extintores, condições mínimas de funcionamento,e a condição de possibilidade extrutural, também, não esquecer o controle acustico, já que ninguem é obrigado a ouvir gritaria e bandelheira sob a alegação de que é um templo, qual for.
Também, é outra vergonha o que ocorre nos grandes templos, onde se reunem centenas, milhares de fiéis, e não se faz, corretamente, a fiscalização.
lebrar o desabamento recente do templo da Renascer, e outro em Osasco, onde muitas pessoas foram feridas ou vieram a óbito.
Nesta história da fé, esta embutido o controle de massas(isto é muito interessante para os governantes) e, também, pq não, money.
A Universal, tem um faturamento maior que muitas multinacionais ou até paises.
Vamos deixar de ser hipócritas.
Ter fé é humano é é sagrado, inclusive pela constituição, não ter fé, também.
O grande problema é como isto ocorre.
ficar pregando discriminação, desagregação, separação, e se dizer Cristão...Pode?
Onde Cristo dizia afaste-se da sua família.
Vou dizer algumas das coisas que me fizeram pensar nestas palavras que coloquei acima.
a história da mulher espulsa de casa pq queria namorar um rapas de fora, é da minha esposa;
a de ter encontrado um homem de bem, sou eu;
meu sogro se acha um santo, nunca vai reconhecer que pos a filha fora de casa, despreparada, de uma cidadezinha no fim do mundo, mandando-a para cá, sem dinheiro, sem apoio, sofre o pão que o diabo amassou.
Pessoas da família, sairam com esta história, varias vezes, nós somos o povo de Deus......
e isto eu já ouvi muito.
aquela história do traidor e amante, eu ouvi em uma cidade do interior, onde o bispo, ancião, ou o que seja, tinha amante a anos, e todo mundo fingia não ver.
a história da mulher que tem ministério, é que eu conheço uma cidadã que pertence a umda desta igrejas, e corta e pinta os cabelos, e toca piano, ou seja tem ministério, e não poderia, mas todos fingem não ver.
depois voce vê os caras andando de carrões de luxo, morando em manções, gastando muito, usando ternos maravilhosos, onde eles vão nos templos, e depois te dizem, com amaior cara deslavada: nos somos humildes.
só posso dizer o seguinte, é fácil criticar os outros, mas olhar o próprio rabo, é muito dificil.

wrl
VOZ DO BRASIL disse…
Ta na hora da gente sair do armário. Mostrar nossa cara e nossos números. Ta na hora da gente fazer valer a lei. Ta na hora da gente exigir respeito e dignidade cidadã, pois somos cidadãos, pagamos impostos, andamos de acordo com a lei, não exploramos ninguém, não provocamos guerras em nome de mitos, somos seres humanos com direitos e deveres iguais. POR UM ESTADO LAICO.
Anônimo disse…
Creio que a fé não seja o problema, e sim, a religião, o dogma, a regra que te impede de pensar diferente, de pensar além.
Dylan Ricardo disse…
Tudo relacionado a deuses eh problemático desde que o mundo eh mundo. A verdade eh essa.
Raposo disse…
Realmente... Os Papas das Cruzadas e Hitler são exemplo de assassinatos em massa causados por Ateus.
Unknown disse…
Olá Paulo!

Adorei o texto. Você reuniu várias práticas que promovem a separação, o preconceito e intolerância num único post.

Parabéns, pelo texto e pelo blog em geral.
Anônimo disse…
è lógico que não ofendes ninguem, a ofensa é a ti mesmo, porque se fosses mais culto tinhas compreendido que os ditadores não mataram em nome do ateismo, mas sim em nome de politicas economicas mal implementadas. Maior parte das pessoas que morreram (mais de 90%)na china e na russia foi á fome, não por cruzadas. Considerando essas mortes por ateismo, é o mesmo que considerar a religião culpada por todas as mortes, em países de maioria crente, Ou com presidentes crentes.
Anônimo disse…
Vocês não cansam mesmo de se enganar né?

Se acham tão espertos mas nem ao menos sabem a definição daquilo que pretendem atacar.

Segue então a definição da palavra "ateu":

do Lat. átheu < Gr. a-theós, sem Deus
Aquele que não acredita em qualquer divindade ou entidade sobrenatural.

Agora aponte onde está a tal "ideologia ateísta" por favor.

Ateus ao contrário dos religiosos, não possuem "livros de regras a serem seguidas".

Ao contráio da bíblia por exemplo, que apóia a escravidão, a submissão das mulheres, o apedrejamento de homossexuais, ser ateu não implica em absolutamente nada.

Pelomenos os ateus assumem as responsabilidades dos seus atos, ao invés de colocar a culpa em um conto de fadas escrito por um povo primitivo do deserto que viveu na idade do bronze.
Anônimo disse…
Negativo, o fetiche hoje é ser evangélico, é dizer que "teve uma experiência com deus", viu milagres e outras baboseiras. Essa bíblia tem mais sangue do que água no oceano Pacífico e já causou a morte de tanta gente ao longo de séculos que hoje dá nojo; deveria ser relegada aos museus do terror junto com os instrumentos de tortura que foram usados pela inquisição religiosa durante 1000 anos e fez mais vítimas que todas as guerras juntas!
Anônimo disse…
que fé é esta , é simplesmente a vontade de fazer a vontade de DEUS, ele é nosso criador e mantenedor, nele vivemos e nos movemos , nada mais justo e correto que obedece-lo POR AMOR, a religião que o homem inventou anonimo é a que desobedece a Deus , os adventistas somente querem ser fiéis a DEUS, vivemos em um mundo onde o que é verdade é mentira e o que é mentira é verdade, precisamos resgatar as verdades de DEUS, o cristão tem que ser oi guardião da palavra de DEUS, e não escarnecer dela.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos