Pular para o conteúdo principal

Governo português propõe acabar com feriados religiosos; igreja reage

Dom Policarpo impôs condição para
que haja extinção de dois feriados
O ministro de Portugal Álvaro Santos Pereira, da Economia, está propondo acabar com feriados religiosos como uma das medidas de combate à recessão.

A Igreja Católica reagiu com o argumento de que só o Vaticano pode acabar com esse tipo de feriados e  que, nesse sentido, Portugal assinou um acordo com a Santa Sé.

Dom José Policarpo (foto), presidente da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), disse que a igreja concorda com a eliminação de dois feriados, o de Corpus Christi (entre maio e junho), e o da festa de Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto), desde que haja a extinção da comemoração de duas datas cívicas.

O governo já cogitava acabar com dois feriados cívicos, o da Restauração a Independência (1 de dezembro) e o da Implantação da República (5 de outubro) e, por isso, poderá fazer um acordo com a Igreja Católica. Policarpo já adiantou que o Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro) é inegociável.

A Associação Cívica República e Laicidade mandou ontem (14) uma carta ao governo argumentando que a Igreja Católica “não tem de impor condições” porque o Estado é laico.

Portugal tem 14 feriados nacionais. Deles, 7 são religiosos, incluindo o Natal.

Com informação das agências.

Papa diz que ensino religioso no Brasil não prejudica o Estado laico.
outubro de 2011

Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
Mas perai o Estado Português não e Laico? se for o Governo Português pode retirar tais feriados religiosos quando bem entender, que alias nem deveria ter pelo simples fato do Estado ser Laico.

Paulo Thiago
Eis aí como um Estado nacional é refém de uma instituição estrangeira em pleno século XXI por conta de uma tradição medieval. Triste isso.
miss m disse…
Adoro feriados, mas acharia muito lógico que o Brasil fizesse o mesmo.Não entendo pq ter feriado religioso em estado laico.
Anônimo disse…
Estes feriado são tolices e não deveria existir, se eles querem comemorar que comemore lá dentro de suas porta, a igreja não tem moral pra nada.
Luiz Paulo disse…
Antes de começar as pessoas chatas anonimas a falar coisa sem argumentos, o que ainda não aconteceu.
Eu queria dizer sobre chamar essas pessoas de ``trolls´´, o termo troll, pelo o que conheço, está sendo usado, ao me ver, de maneira errada.
Essas pessoas que estão sendo chamadas de trolls são só imbecis e idiotas, enquanto o termo se refere a agir de forma sarcastica.

Ok, é só minha opinião, e achei que seria uma boa coisa contribuir isso :3

Bom, tem um texto que explica mais coisas aqui, se quiserem:

http://letis.com.br/?p=417


Mas agora sobre a noticia, se fosse por feriados religiosos, que posse para outras religiões e etc e tal, já que já foi discutido em postagens anteriores.
Unknown disse…
"A Igreja Católica reagiu com o argumento de que só o Vaticano pode acabar com esse tipo de feriados e que, nesse sentido, Portugal assinou um acordo com a Santa Sé."


Só por causa disso o Brasil deveria abolir os feriados, para afirmar sua independência desse lixo de instituição religiosa, mentirosa, assassina.
Cristian Z. R. disse…
"Um troll, na gíria da internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas."
Anônimo disse…
A ideologia mais assassina e brutal da história foi comunismo ateu. Juntos,usurparam o tesouro da igreja católica e ortodoxa,com o único intuito de desmoralizar e mostrar sua superioridade em frente as mesmas. Inúmeros clérigos foram postos em prisões para sofre torturas psicológicas: eram obrigados a negar sua fé,se não negassem,apanhavam violentamente. Esta face assassina os ateus varrem para debaixo do tapete.
Yuri disse…
/\ E o que isso tem a ver com a notíci? Troll.

"Vamos mesmo, vamos instaurar o comunismo no Brasil e matar todos os religiosos depois de roubar suas riquezas, estuprar suas esposas, velhinhas e crianças e torna-las escravas." :D

Pronto, falei, agora vá trollar o cão com reza.
Anônimo disse…
Yuri quem fazia isto eram os seguidores do mito do deus hebraico. Deixa esta porcaria para os porcos eles que gostam de lama.
Anônimo disse…
Esses trolls daqui são sempre os mesmos e isso tá ficando na cara.
Anônimo disse…
Anônimo disse...

A ideologia mais assassina e brutal da história foi comunismo ateu. Juntos,usurparam o tesouro da igreja católica e ortodoxa,com o único intuito de desmoralizar e mostrar sua superioridade em frente as mesmas. Inúmeros clérigos foram postos em prisões para sofre torturas psicológicas: eram obrigados a negar sua fé,se não negassem,apanhavam violentamente. Esta face assassina os ateus varrem para debaixo do tapete.
15/11/11 21:15

Não era comunismo ateu, era Stalinismo e Maoísmo, nad a ver com ateísmo, seu palerma ignorante histórico!

Rapaz, tire esse papel!
Manoel Machado disse…
Poxa... vão acabar com a única coisa boa que a religião nos trouxe... rsrsrs
Michael disse…
Poxa... vão acabar com a única coisa boa que a religião nos trouxe... rsrsrs [2]
Estudante Bíblico disse…
No Estado Laico, todo o poder emana do povo, sendo assim o povo é Deus, o povo protegeu a promulgação da Constituição. Só falta o povo acabar como os terremotos e as tsunamis.
Anônimo disse…
O mais fantástico e inquestionável argumento para a existência de deus::>>

Não existem provas da inexistência de deus.
Logo, deus existe.
Logo, deus atende orações.
Logo, deus faz milagres.
Logo, deus precisa de 10% do seu dinheiro.
Anônimo disse…
Religiões, sempre tão humanistas, né? Sacrificam pessoas, mas não perdem os feriados santos...
Anônimo disse…
Já tá pasando da hora das pessoas de vergonha na cara darem um basta nisso.
Anônimo disse…
Dessa maneira, com a desculpa da recessão, vão acabar querendo excluir o descanso semanal, afinal, o comercio perde muito dinheiro com o descanso no Domingo do Senhor.
Anônimo disse…
O Ministro de Portugal está corretíssimo!!São todos feriados pagãos inventados para adorar o diabo ... maquiado de deus.
Anônimo disse…
"A Associação Cívica República e Laicidade mandou ontem (14) uma carta ao governo argumentando que a Igreja Católica “não tem de impor condições” porque o Estado é laico."

O feriado já existia pela cultura cristã do povo de lá. Exigir a retirada dos feriados não é lutar pelo estado laico, mas lutar pelo estado ateu!

É uma perseguição anti-religiosa. Até mesmo os protestantes parecem ter gostado da ideia, haja visto que não concordam com feriados de base católica. Porém, estão adorando ao anônimo que criticou acima, a retirada de tais feriados é que seria uma atitude pagã e concordar com isto é que seria "deitar com os reis da Terra". Percebe que é você quem adora o diabo maquiado de Deus quando defende o ateísmo em si?
Anônimo disse…
KKKKKKKKKKKKKK, a culpa da irresponsabilidade dos políticos e investidores e dos feriados?

Faz-me rir.
Anônimo disse…
Por isso Portugal não vai para frente, pois desconhece seu passado e é ansioso demais para agradar.
Anônimo disse…
Sempre tem que ter um Cristão para confundir Comunismo com Ateísmo.......Kkkkkk
Charles disse…
Brincadeiras e discussões à parte...tanto lá quanto aqui os feriados ao mesmo tempo em que paralisam algumas atividades como indústrias, bancos, comércio e outros, incrementam outras atividades, ligadas ao turismo, tais como hotéis, comércio, serviços de transportes, viagens e etc. que não podem ser desprezados pois reprsentam importante atividade na economia.
Lia/SC ¬¬ disse…
Tem de acabar mesmo com todos os feriados religiosos, de qquer religião, embora eu só conheça feriados ligados aos cristãos, sobretudo católicos.

Uma forma de não 'atrapalhar' a tal atividade turística gerada pelos feriados religiosos é substituir por outra comemoração feita na mesma data. No Brasil, por exemplo, 12 de outubro seria feriado pela data histórica coincidente. Ou por ser dia das crianças, vá lá, todas elas de quaisquer religiões ou sem religião. Sempre há uma data próxima que poderá ser usada como justificativa para feriado. Se um município com nome de santo tiver feriado no dia do santo, que passe a ser feriado no dia da fundação do município, ou do desmembramento e emanciapação; ou da criação de seu hino, sei lá. Data cívica e só.

Ademais, deveriam todos correr para o início ou fim de semana, caso caiam no meio.

Natal, que vale a pena mais pelo folclore do Papai Noel e pela economia que faz girar dando empregos principalmente, pode até ficar desde que sempre levado para um sábado ou domingo, deve ser móvel e não fixo. Algumas datas poderiam ocupar o lugar dos feriados religiosos, tais como dia das mães, dos pais, etc., que hoje são datas fixas. Já os domingos, como folga quase obrigatória, pode ficar por ser muito mais uma convenção de trabalho do que no sentido do dia do tal Senhor. Fica como marca de fechamento do ciclo de 7 dias, na verdade 6 dias úteis, ou 5 dias e meio se considerados os sábados à tarde que não são folgas 'santas'.

Já me disseram que em Jerusalém, por conta das 3 religiões que dominam o pedaço, há quem trabalhe normalmente aos domingos, qdo não são cristãos/católicos; os que trabalham aos sábados e não são judeus ( que guardam o sábado), além dos que guardam as sextas-feiras, não sendo judeus e cristãos, mas muçulmanos. De forma que todos os dias tem todo tipo de atividade, sobretudo comercial.
Anônimo disse…
Os problemas de Portugal não são os feriados religiosos. É a incompetência dos ditos governos socialistas, que na Europa toda fracassou. Essa conversinha fiada só serve para escravizar mais o trabalhador, que ao que parece, já está reagindo e botando fogo na Europa. É o que dá esses metidos a deuses prometer o paraíso aqui na terra.
Anônimo disse…
Há ateus não comunistas mas todo comunista, realmente comunista, é ateu pois baseia-se nos pensamentos ateus de Karl Marx.
Anônimo disse…
Quanto a matarem os cristãos o resultado vai ser esse: Céu para as almas que morrerem e inferno para as almas que mataram, quando chegar a vez deles morrerem, pois uma coisa é certa: Ninguém vive pra sempre nesta terra.
Anônimo disse…
Aliás será uma saída ótima para a maioria dos cristãos que forem martirizados porque é muito difícil ir direto para o céu mas pelo martírio se vai, porque disse Jesus: "Aquele que me confirmar diante dos homens Eu o confirmarei diante do Pai".
O que é melhor: viver 90 anos e cair no purgatório por 100 anos ou viver, digamos, 60 anos e ir direto para o céu ?
Anônimo disse…
Amigo: "Quanto mais se vive mais se peca" é uma questão de matemática.
Anônimo disse…
...ou esperar 36 dias e encontrar o Papai Noel...
Anônimo disse…
Vejo aqui um equívoco muito comum no conceito de Estado laico. O Estado é laico, mas a sociedade não é. O Estado é laico no sentido de que há uma separação entre Igreja e Estado e não existe religião oficial. De resto, o Estado não pode impor valores morais aos cidadãos. O Estado deve respeitar a crença religiosa da maioria da população e suas datas consideradas sagradas. O Estado é apenas uma organização funcional da sociedade e não lhe cabe impor leis que contrariam a vontade da maioria da população. O Estado é MEIO, e não FIM. O Estado existe para nos servir, e não o contrário.
Bruno de Moura disse…
A tentativa da igreja é clara! Manter a influência do catoliscismo mantendo a proporção entre feriados cívis e religiosos. Quer que saia de 7 a 7 para 5 a 5 e assim não perdem espaço.
Anônimo disse…
TODAS AS RELIGIÕES TEM SIDO.AO LONGO DOS SÉCULOS UM ATRASO PARA OS POVOS.TEM VIVIDO Á CUSTA DO TRABALHADOR.NO TERCEIRO MILÈNIO VAMOS ACABAR COM OS FERIADOS DE TODAS AS RELIGIÕES,AS PONTES SERVEM PARA ATRAVESSAR OS RIOS.... AO LONGO DESTE SÈCULO FORAM MILHÕES DE DIAS DE TRABALHO QUE SE PERDERAM INGLÕRIAMEBTE,COM RELIGIÕES FALSAS.Mauricio Arrais.
Anônimo disse…
Não tem sentido no seculo vinte e um,o povo ser prejudicado por feriados religiosos e não só.A biblia é de autor desconhecido.Está tambem escrita,que só pode ser uma invenção,depois de D.Dinis.Não acredito em religiões.Os santos são de pau não tem valor,valor só deves dar a quem trabalha,é falsa a religião dessa gente.Estamos em crise,é preciso trabalho.
Anônimo disse…
Portugal deve anular o contrato com a Santa Sé.Os portugueses de todas as religiões,terem de cumprir com feriados,da religião católica!Ao longo de oito séculos,são milhões de horas de trabalho perdidas.Ainda não vi a Santa Sé ajudar os povos de África ( OS PRINCIPES DO NADA).O Papa apenas reza uns padres nossos,quando eles morrem de doenças ou fome.O que os milhões de padres comem,é á custa do trabalhador,se não fôssem eles morriam á fome.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo