Pular para o conteúdo principal

Papa diz que ensino religioso no Brasil não afeta o Estado laico

O papa Bento 16 disse hoje (31) em português que o ensino religioso no Brasil não afeta o Estado laico e que garante que aos pais o direito de educar seus próprios filhos.

Ao receber em audiência Almira Franco de Sá Barbuda, novo embaixador do Brasil para a Santa Sé, o papa lembrou que a Igreja Católica faz parte da história do Brasil desde o descobrimento, quando no dia 26 de abril de 1500 foi celebrada a primeira missa na então colônia portuguesa.

Para ressaltar essa importância histórica destacou que são muitas “as cidades batizadas com o nome de santos de tradição cristã”.

Ele disse que a Igreja Católica ajuda a forjar "o espírito brasileiro caracterizado pela generosidade, o esforço, o respeito aos valores familiares e a defesa da vida humana em todas suas fases".

Por isso, afirmou que a sua expectativa é de que o Estado brasileiro não trate a religião "como um simples sentimento que possa ser relegado ao âmbito particular, se não como uma realidade que, ao estar organizada em estruturas visíveis, precisa ter presença comunitária pública reconhecida".

Disse que o acordo assinado entre o Vaticano e o governo brasileiro em 2008 garante a “saudável” laicidade do Estado ao mesmo tempo em que assegura o livre exercício das atividades da igreja, “em benefício de cada pessoa e da sociedade”.

Encontra-se no STF (Supremo Tribunal Federal) à espera de julgamento uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) proposta pelo Ministério Público questionando o ensino de religião nas escolas públicas.

Com informação das agências.

Pais não deveriam impor uma religião aos filhos, afirma Dawkins.
julho de 2009 

Rio terá 600 professores de religião para ensinar 'valores morais'.
setembro de 2011

Religião no Estado laico.

Comentários

Leandro Santiago disse…
Não, "magina".
Eu particularmente quero o ensino do satanismo nas escolas públicas, pagos com dinheiro público, que sai do bolso inclusive de pessoas que não são adeptas ao satanismo e nem querem que seus filhos tenham contato com esta legítima doutrina.

É anticonstitucional sim, e não há muito o que discutir.
Luiz Paulo disse…
"o espírito brasileiro caracterizado pela generosidade, o esforço, o respeito aos valores familiares e a defesa da vida humana em todas suas fases".

Ok, vou morrer de rir num cantinho, e depois tomar água e mais tarde voltarei, ok?
Israel Chaves disse…
Mais uma vez, Darth Sidious tentando distorcer a realidade para tentar continuar influenciando (leia-se fazendo lavagem cerebral) no povo.
Foi tanta besteira de uma vez só que nem sei por onde começar a listar.
Cristian Z. R. disse…
Só quem tem um filho pequeno sabe o quanto é temeroso imaginar uma instituição de ensino pregando os absurdos religiosos às crianças, pois elas não sabem se defender, não tem discernimento para discutir o que é certo e errado, acabam aceitando tudo, aí o estrago já está feito.
Anônimo disse…
Se fosse ensino da história da religião não prejudicaria, mas doutrina religiosa isso fere totalmente a laicidade do estado, sem contar que para não ferir teria que haver ensino de todas doutrinas do mundo.Queria ver se a doutrina dele não tivesse inclusa nesse ensino religioso se ele seria a favor...
Estudante Bíblico disse…
Se as leis do Estado Laico resolvessem todos os problemas que aparecem todo dia, ruas esburacadas, pontes caindo, trânsito engarrafado, filas de atendimento, a leis da religião não seriam necesssárias.
Cognite Tute disse…
Estudante Bíblico disse...
Se as leis do Estado Laico resolvessem todos os problemas que aparecem todo dia, ruas esburacadas, pontes caindo, trânsito engarrafado, filas de atendimento, a leis da religião não seriam necesssárias.


Non sequitur "brabo"..:-) Sua alegação não faz o menor sentido, nem tem uma coisa a ver com a outra!

É apenas espantoso que não entenda isso. E triste.

As leis da religião continuam a ser desnecessárias, não importa como age o estado ou os governantes. Tente de novo..:-)

Cognite Tute
Cognite Tute disse…
Palpatine: "Para ressaltar essa importância histórica destacou que são muitas “as cidades batizadas com o nome de santos de tradição cristã”."

Bem, então as aulas de religião devem ser sobre Tupã e as divindades indígenas, uma vez que a maioria das cidades tem nomes de origem indígena.:-)

Fala sério, cada dia mais incoerente, e cada dia mais desesperado para salvar sua organização naufragante..:-/

Cognite Tute
Headbanger Ateu disse…
A Igreja Católica é uma das mais pacíficas que existem. É uma igreja que nunca transgride as leis; sempre as respeita. Combate severamente a corrupção, permite o progresso científico e nunca perseguiu de maneira sangrenta, pessoas durante séculos. Como fazem outras religiões.

Sim... E há de se levar em conta que este país - principalmente as regiões mais interioranas - sempre foi regido por padres que faziam (e ainda fazem) funções as quais deveriam ser exercidas por políticos, já que esses não fazem nada.

Isso sem contar o importantíssimo caráter de nomenclaturas religiosas a estados, cidades e municípios deste país!

A Igreja Católica é maravilhosa e nunca quis se envolver com o governo. A preocupação espiritual das pessoas vem sempre em primeiro lugar! Afinal, o Estado é laico e tal instituição, que é referência no cumprir das leis, é mais que exemplar nesse ponto.
















Tudo o que traz apenas boas consequências (ad consequentiam) para a Igreja Católica é válido. Afinal, é uma instituição com um passado histórico de muito sangue e corrupção.

Atenção zero às demagogias do papa. Que defende uma instituição sangrenta, persecutória, corrupta, opressora, e acima de tudo, transgressora de quaisquer coisas que se entendam por leis.
Anônimo disse…
Paulo Lopes e cia. !!!
Sou a favor do ensino de religião...
estes vídeos são bem instrutivos... os alunos poderiam aprender muito com eles.
http://www.youtube.com/watch?v=hp52nryX2-c
http://www.youtube.com/watch?v=lc26yCROqZA
http://www.youtube.com/watch?v=JNhPiu6lqH0
http://www.youtube.com/watch?v=aB42kEqbO_s
http://www.youtube.com/watch?v=Jr5Q5Volv88
Anti religião disse…
Bom, se vale o ensino religioso, pq não ensinar o corão e como construir bombas ?
Ou o ensino do judaismo juntamente com a intolerancia a muçulmanos, principalmente aos palestinos ?
Ou que tal ensinar uma dessas religiões evangélicas e assim mostrar o quanto as religiões afro, como o candomblé, são perniciosas ?

Isso é rídiculo e só poderia ter saido deste papinha de meia tigela....rsrsrs sacaram o trocadilho ?? papa... papinha.... meia tigela....kkkkkkk

ta bão... mas eu achei graça !
Anônimo disse…
Porque será que o papa acredita que o ensino religioso não fere o estado laico porque será hein ??
Estudante Bíblico disse…
Cognite Tute, uma vez que Estado não tampa o buraco das ruas, é necessário que Deus crie uma lei para o homem voar, assim não é preciso ficar preocupado com ruas esburacadas.
Anti Religião disse…
Estudante Blíbico

Icaro voava, mas não é da mitologia cristã.

Stefano

Rsrsrsrs um xara ateu tb... rsrsrs
Luiz Paulo disse…
``Eu particularmente quero o ensino do satanismo nas escolas públicas, pagos com dinheiro público, que sai do bolso inclusive de pessoas que não são adeptas ao satanismo e nem querem que seus filhos tenham contato com esta legítima doutrina.´´

É o Satanismo de verdade ou o que falam que é satanismo?

Seria tão utíl aprender a usar o Goetia :D

E mandar os demonios fazerem suas coisas (sem que matem a pessoa).
Estudante Bíblico disse…
Cognite Tute, quando os carros não param para o pedestre atravessar na faixa de pedestre, é necessário que Deus faça os carros pararem, assim como Ele fez o mar vermelho parar para Moisés e sua tropa atravessarem.
Lucio Ferro disse…
Papa nazista, velho maluco, calado já está errado, pior quando abre a latrina, digo, boca.
Anônimo disse…
Meus irmãos... vejam estes videos cristaos!!!
Amem
Sou a favor do ensino de religião...
estes vídeos são bem instrutivos... os alunos poderiam aprender muito com eles.
http://www.youtube.com/watch?v=hp52nryX2-c
http://www.youtube.com/watch?v=lc26yCROqZA
http://www.youtube.com/watch?v=JNhPiu6lqH0
http://www.youtube.com/watch?v=aB42kEqbO_s
http://www.youtube.com/watch?v=Jr5Q5Volv88
Caio Sergio disse…
É engraçado como esse cara adora se intrometer nos assuntos de estado. O Estado é Laico e como tal tem que ter a TOTAL separação, não existe esse negocio de "Laicismo Saudável" ou é ou não é.! Vou perguntar a ele se ele aprova uma Teocracia Liberal, que não atrase a Ciencia por 1 milênio, coisa que a "Maravilhosa" Igreja Católica Apostólica Romana fez tão bem e ja é mestre.
Só vou dar valor ao que o papa diz quando ele transar com uma mulher antes do casamento, sem camisinha, ela engravidar e querer abortar e ele for a favor.!
No mais, é só um velho com suas ludibriações e esquizofrenia com um princípio de Mal de Parkson e Alzheimer.

Por um Estado 100% Laico.
Besta na fila de atendimento disse…
Eu aqui nessa fila de atendimento sou um besta, só falta o número da senha de atendimento ser 666, pois eu quero ser atendido pela Maria, mas me deram uma senha para que eu aguarde ser chamado pelo painel de senha.
Anônimo disse…
Vindo de um nazista se pode esperar qualquer falácia, até mesmo de dizer que ensino da teologia cristã não prejudica o estado laico, mas fazer o quê se ele neglicencia os abusos e crimes da ICAR cometidos por clérigos dela contra pessoas e grupos em nome de uma fé imutável e letárgica?

A propósito icarianos: sabiam que ele é que nem um filiado ao extinto PFL (Hoje DEMônios), ou seja, um fascista em férias, quer dizer, um nazista em férias? Pois é, ignorantes da história, mais uma vez deixaram passar esse detalhe tão influente na fé que tanto defendem.

Fora isso, quem levou gsuiz para a crucificação não foram os judeus, foram os fariseus, que nunca tiveram relações de heretariedade e genealogia com os hebreus, também não vieram da mesma região. Leiam um pouco de história antes de sairem por aí matando inocentes, seus assassinos de uma figa!
Anônimo disse…
Eles querem ser eternos.
Anônimo disse…
Acho que o ensino de religião poderia até ser bom, desde que conduzido de forma certa. Morei na Alemanha e lá tinha aula de religião, que no início achei que seria a pior -pois não sou cristã, nem acredito no Deus cristão- mas acabou por ser minha favorita. Durante a aula aprendiámos sobre a história e os dogmas de várias religiões, não somente as cristãs. Aprendemos sobre o catolicismo, sobre as religiões protestantes, o espiritismo, e também o islamismo, judaísmo, hinduísmo, budismo e até mesmo as "religiões naturais" (as de origem indígena). Foi uma época de aprendizado muito grande e acho que esse tipo de ensino de religião seria muito útil e ensinaria as pessoas a ter mais respeito pela religião alheia. Porém sei que ESSE não é o 'tipo' de ensino religioso que existe nas escolas do Brasil.
Anônimo disse…
A escravidão e a exploração também faz parte da historia do Brasil!!!
Anônimo disse…
Eu sou a favor do ensino religioso nas escolas.
A disciplina de Ensino Religioso se for aplicada corretamente ensina os principais principios das grandes religiões.

O Ensino religioso ao contrário do que muitos desinformados acham não trata de igrejas, seja Igrejas Cristãs, Budistas, Islamicas...

Ele deveria abrir a mente para que as pessoas não ficassem bitoladas como alguns que acham que igreja não serve pra nada, além de explorar o povo.

Bom, alguns querem e desejam abrir suas mentes, aprendendo coisas novas, outros já desejam permanecer alienados em seus mundinhos pequenos se achando donos de todo saber...
Estudante Bíblico disse…
Se todo mundo ficasse religioso, acreditando que todo o poder emana de Deus, então nas eleições todo mundo votaria em branco, não sendo mais necessário haver eleições. Seria o fim do Estado Laico.
Cláudio César disse…
Se o ensino de religião no Brasil contemplar todas as grandes religiões do mundo ao longo da história da humanidade com um foco na diversidade religiosa brasileira como também no ateísmo crescente no brasil e no mundo com forte enfase a respeitabilidade e tolerância a diversidade religiosa contra os absurdos já vividos ao longo dos anos ai digo que o Papa esta certo. Agora o estado sendo laico e o ensino de religião puxando a sardinha para a religião cristã e sobre tudo com foco na Católica ai eu digo que o Papa deveria no mínimo ter ficado de boca fechada. Pra ele e para sua igreja é perfeitamente agradável o ensino de religião no Brasil. Mas para um educador comprometido com o conhecimento crítico e amplo e sobre tudo para O Estado que Deveria, repito Deveria ser laico, este modelo de ensino fortemente influenciado é no mínimo absurdo.
Anônimo disse…
sim da mesma forma que se eu cair de uma janela deus vai me segurar em uma nuvem branca até chegar ao chão....

kkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
não confunda história das religiões com ensino religioso
Estudante Bíblico disse…
Mesmo Deus que não exista, é necessário que Ele exista, por isso fizeram o filme do super-homem, para ficarem imaginando como seria se Deus existisse.
Analista Man disse…
Deve ser porque os pastores não estão indo falar sobre Deus lá no Congresso Nacional.
Anônimo disse…
AnônimoJan 10, 2012 07:13 AM

Entendo o seu ponto de vista. O problema é que nestes dias de ditadura religiosa cristã(principalmente evangélica), ensino religioso virou sinônimo de proselitismo. A maioria esmagadora dos professores cristãos se negam a falar de outras religiões se não as suas própias.
Anônimo disse…
O papa como chefe de estado deveria se preocupar menos com assuntos internos de outros estados soberanos e mais com os assuntos de seu microestado como por exemplo a lavagem de dinheiro que ocorre em suas dependências, bancos geridos pelos cardeais católicos e crimes cometidos pelos seus nacionais (padres pedófilos).
Anônimo disse…
Quer dizer então que as leis da religião são necessárias porque elas resolvem problemas como ruas esburacadas, pontes caindo, trânsito engarrafado, filas ... Sério ? As leis da religião resolvem tudo isto ?? Não estava sabendo !!
DIgão disse…
Gritem não a esse verme hipócrita!!!!!!!! Enquanto muitos passam fome, muitos não tem o que vestir, muitos nao tem escola, muitos não tem o básico pra viver, essa merda, que se acha especie de divindade dorme sobre ouro.... "Vai venda tudo e dê aos pobres!" Esqueceu de ler né seu HIPÓCRITA, ninguém precisa de papa, precisamos de educação e condições de vida melhor...
Jonathan disse…
Mas ainda há uma solução: pôr os incrédulos na fogueira. O Catolicismo ainda não tocou-se que não domina mais o mundo, e que, a cada dia, mais e mais, o mundo tornará-se ateu. Esses religiosos querem respeito, nós respeitamos, mas quando queremos nos expressar, assim como estes fazem, somos perseguidos. Não adienta, o Brasil não vai pra frente. Em minha escola, por exemplo, é estadual e em todas as salas, há crucifíxos nas paredes. O estado laico deve existir, a liberdade religiosa deve existir, e as pessoas devem parar de pensar que os ateus tem uma igreja, que passem a perceber que não temos religião, é a ausência.
Mickey Ribeiro disse…
A menina que morou na Alemanha...


Aqui no marista eles ensinam desta mesma maneira.
Unknown disse…
Onde está a fonte, gostaria muito de ler.
Arquivar no zotero.
Anônimo disse…
Ás vezes em que as leis da religião preponderam são de homens-bombas, mulheres de burcas, pessoas sendo apedrejadas..., inquisição católica e protestante, cruzadas, misoginia ... castas absurdas desde o nascimento (castas hinduístas) ... .
Ás leis da religião são uma beleza, só que não ...
Anônimo disse…
O Papa dizer que o ensino religioso não fere o Estado Laico é a mesma coisa da Coca-Cola parar de produzir e vende refrigerantes porque produz muitos obesos e diabéticos na sociedade.
Anônimo disse…
desculpe-me discordar de vç...a igreja católica é a única igreja q reconhece suas falhas de ter um passado sangrento quando era dominada por reis e nobres, mas sempre reconheceu seus pecados e se arrependeu, qual outra igreja faz isso?
Nenhuma, todas usam o nome de Deus para oprimir os pobres, obrigando a pagar tantos % de dízimo e varias outras coisas...quando vç diz q a igreja catolica tem um passado sangrento e corrupta eu concordo contigo mas ela tambem sofreu com a perseguição de Nero muito mais...
A Igreja e qualquer outra religião tem que se meter mesmo em questões sociais pq são poucas as pessoas criticas e q lutam por igualdade..todos temos direitos de discordar dos politicos, sem preconceito religioso.
Anônimo disse…
Atrasar a ciência? muito pelo contrario, nenhuma religião apoia tanto a saude e a ciencia para o bem-estar da população como a nossa igreja...E somos todos contra o aborto, defendemos a vida em todas as dimensões, até mesmo a sua, garanto q se vç fosse um feto e sua mãe quisesse abortar eu tenho certeza absoluta q vç escolheria viver...
cuidado com suas palavras: quem atrasa a ciência é a própria ciencia q em vez de se preocupar em achar a cura de doenças e o saber da "vida" tentar achar uma alternativa menos custosa para o governo como o aborto: assim "solucionar" o problema de uma mãe na hora, mas e depois...quem é q vai cuidar do psicologico de uma mãe? os postos de saude? Bem sabemos como está hj a saude no Brasil...
Anônimo disse…
Concordo contigo..mas quem é q tem uma emissora de TV no Brasil? Edi Macedo e todos sabem quem ele é: um verme nojento que não é critão e usa o nome de Deus em vão para massacrar os "pobres"...
Eu sei q precisamos de igualdade e solidariedade, mas em vez q criticar as religioes, comecemos por nós mesmos, passar na rua e ajudar um mendigo e não jogar a culpa pro governo e ficar de bico calado, cade a nossa parte?
rr disse…
Se fosse ensino de história da religião as igrejas temeriam. Não é fácil conhecer a história das religiões e ainda assim não questionar a fé.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas