Pular para o conteúdo principal

Conselho quer impedir que haja proselitismo no ensino religioso

O CNE (Conselho Nacional de Educação), que é ligado ao Ministério da Educação, quer impedir que as religiões façam proselitismo nas escolas.

César Callegari, presidente de uma comissão do CNE que se dedica ao tema, informou que o órgão vai divulgar no começo do próximo ano um documento sobre a atual situação do ensino religioso e o que poderá ser feito para enquadrá-lo na laicidade.

O documento vai questionar o acordo que o Brasil assinou com o Vaticano estabelecendo que esse tipo de ensino deve ser dado por representantes da Igreja Católica ou por de outras religiões.

“Estamos preocupados com os problemas que esse acordo pode trazer”, disse ele ao iG. “Devemos fazer de tudo para proteger o Estado laico.”

O ensino religioso é facultativo aos alunos, mas as escolas públicas são obrigadas a oferecê-lo, de acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

O professor de religião tem de ser isento, sem manifestar qualquer dogma, mas não é o que ocorre em muitos casos. Na prática, os estudantes acabando sendo alvo de proselitismo, principalmente do católico.

“Precisamos garantir o cumprimento do que está na lei de maneira adequada”, disse Callegari.

Ele vai discutir o assunto com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Brito, que é o relator de uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) proposta pela Procuradoria Geral da União para que se discipline o ensino religioso e se invalide o acordo Brasil-Vaticano.

Entre os líderes religiosos, não há consenso. Alguns deles são contra o ensino religioso por entenderem que, do jeito que está, a Igreja Católica é única beneficiada.

Papa diz que ensino religioso no Brasil não prejudica o Estado laico.
outubro de 2011

Escolas ignoram o Estado laico e adotam nomes religiosos.
outubro de 2011

Religião no Estado laico.

Comentários

Cláudio disse…
Amém. Se fizessem isso nas casas tb eu não demoraria tanto pra me livrar desses contos de fadas.
Anônimo disse…
É obvio q igreja católica vai ser favorecida. O Brasil tem maior parte da população de católicos, logo a maioria dos professores vão ser de católicos. Então inevitavelmente todas as outras religiões vão sair prejudicadas. Outro detalhe provavelmente a imensa maioria dos cursos de teologia se inclinam ao catolicismo.

Admiro-me, que os lideres religiosos não conseguirem ver algo tão obvio. Provavelmente caíram no bla bla bla, oq importa é deus.

O Vaticano pode ser tudo, mas burro não é.
Sem contar, que é praticamente impossível um professor de religião que acredita que sua religião é o único caminho para salvação, não tentar salvar as almas das crianças fazendo prosetelismo.

Se vcs realmente acreditassem que a única salvação fosse sua religião, não fariam prosetelismo, para salvar as crianças???

Já existem mais igrejas que escolas, não têm motivo nenhum para querer desperdiçar dinheiro público com isso, e ainda ir contra constituição. A não ser é claro, a ICAR que está em pleno declínio e esta tentando de tudo para evitar isso.
Rodrigo*
Aleatório disse…
Sou a favor da queda do ensino religioso e ascensão da Educação Moral e Cívica.
Anônimo disse…
Para não haver proselitismo, os professores de religião deveriam ser ateus ? Será que os religiosos aceitam ?
Anônimo disse…
Extinção do ensino religioso nas escolas públicas JÁ. Quem quiser aprender religião que vá a igreja ou vá estudar em algum estabelecimento religioso privado.


Sou a favor de uma educação totalmente moderna. Voltada à ciência e tecnologia, coisas que este país realmente carece. Educação "moral" não é algo que se diga respeito a um Estado laico. Um estado leigo e libertário não deve guiar seus cidadãos a "moral" alguma. Isso até lembra os repressores tempos ditatoriais...

O nacionalismo também é uma doença tão pútrida quanto a religião. Ao invés desta doença, noções de direito constitucional aos alunos do ensino médio e aulas de cidadania e estudos sociais aos alunos do ensino fundamental.

Abaixo o ensino religioso e moralismos!
Joaquim disse…
Por que ensino religioso se já existem o catequismo e a escola dominical para ensinar que ignorância é algo bom e que o criacionismo é uma verdade absoluta.
Anônimo disse…
Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio ao mundo para remir os pecados da humanidade e salva-la. O propósito de Deus é que todos sejam salvos para morar com ELE no seu REINO. Jesus é o amor incomensurável de Deus, mesmo assim, os religiosos e os "marias-vão-com-as-outras", os inimigos de Deus questionaram os seus ensinamentos e o seu amor. Fizeram acepção dele, discriminaram e com ódio o mataram. Se Ele viesse em carne e ossos nos dias atuais, aqueles que falam mal dos seus semelhantes, que são como assassinos, como está escrito na Bíblia,sem pestanejar matariam novamente o Reis dos Reis. Até porque não aceitam a verdade "nua e crua". Quem não tem entendimento Bíblico material e espiritual, morre na letra, porque é o Espírito que vivifica. Sabendo ou não tem o direito de falar porém, não deveria,pois assim está na condição de um tolo que fala sem nada saber.
Falando mal dos outros, com certeza falam mal de Deus porque todos somos criaturas de Deus, do qual, os maus são inimigos do Pai, do Filho e do Espírito Santos. Uma coisa é entender é as coisas do mundo e outra as de Deus. Deus seja louvado e tenha misericórdia das maus línguas.
Má e Gabriel disse…
Ensino religioso deveria ser ensinado por professores de história, demonstrando cada religião e suas particularidades. Mais laico, impossível!
Mari disse…
Prefiro que ensinem robotica(que ensina trabalho de equipe, criatividade, ciencias no geral, e é super divertido)ou ética e legislação(que é bem legal pra saber direitos/deveres e a própria legislação) que ensinarem religião.
Anônimo disse…
merda de país q vivo.... enquanto fica essa confusão toda aí, eu (13 anos) ainda tenho q aprender religião e rezar um pai nosso e uma ave maria antes de cada aula ¬¬ ninguem merece
ndmorales disse…
O diabo se desesperou, agora quer arrebatar as crianças no "ninho"; Já não basta nascer num berço católico aprendendo dos pais tudo o que é errado, contrário à bíblia, principalmente, em negar o segundo mandamento, ÊXODO cap. 20 versículo 3 a 5, agora tem que fazer lavagem cerebral nas pobres crianças.
Jesus disse, vinde a mim as criancinha, pois deles serão o reino dos céus, logo querem fazê-las do remino das trevas. Rezar Ave Maria; Onde foi que Jesus mandou rezar pedindo algo à mãe Dele. Disse,:´Diz a palavra de Deus: " Só há um intermediador entre o homem e Deus, O seu filho Jesus.Com o enquadramento acima a bíblia diz: "Não terás outros deuses diante de mim".
"Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra".
"Não te curvarás a elas, nem as servirás, em outras versões encontram , "não as adorarás , nem lhes darás culto, ou não prostrarás diante delas, porque eu sou o SENHOR , teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais aos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.
Ora, este é o segundo mandamento, e nunca foi abolido, inclusive Jesus disse: se tropeçares em um mandamento, será culpado de todos. Como não veem que Deus proibiu terminantemente a fabricação de imagens, e principalmente prostrar diante deles, ou peticinar a qualquer pessoa que não seja Deus ou Jesus. Pelo que se extrai do texto acima, mesmo que as pessoas que as imagens representam estivessem no céu, mesmo assim não deveriam fabricar tais imagens e muito menos pedir intercessão a elas à Deus. Está bem claro o texto, isto é iniquidade, e aborrece a Deus, e, só por isso, Deus visita os filhos e netos de tais pessoas com maldição e castigo. Você quer um ensinamento desse para o seu filho? contrário aos mçandamentos de Deus? Não sou eu quem digo, mas a própria bíblia.Eu amo a todos, amigos e inimigos, e principalmente as criancinhas indefesas, sem a plena capacidade de raciocinar e entender o certo ou errado, e o ensinamento nesta fase poderá marcá-la para o resto da vida. Muitos dizem nasci em tal igreja e morrerei nela, e morre mesmo, muitas das vezes no engano. Se surgir qualquer lei neste sentido, será maculada com inconstitucionalidade, pois o Brasil deveria continuar sendo um pais LAICO; O medo é de que uma possível lei continue no mundo jurídico, no ordenamento, mesmo inconstitucional, a exemplo da que elevou APARECIDA a estato de Padroeira do Brasil, a qual diz respeito à apenas catolicismo, mas aí está em pllena vigência.Que Deus nos livre destas "aberrações".rs PHD

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos