Pular para o conteúdo principal

Ateísmo perde 300 adeptos por dia, aponta pesquisa de entidade cristã

O secularismo tem avançado na Europa Ocidental, mas se restringe a essa região porque as religiões continuam se expandido nos demais países, tanto que de 2000 a 2011 o ateísmo perdeu em média 300 adeptos por dia e o grupo de pessoas não religiosas diminuiu 700. É o que mostra o estudo anual Status of Global Missions, do International Bulletin of Missionary Research, que é mantido por cristãos missionários.

Pelo estudo, em meados de 2000 os ateus eram 138.925.000, caindo em meados de 2011 para 137.555.000. Na projeção para 2025, o número de descrentes será menor ainda, de 133.631.000.

O site católico Religion en Libertad recuperou dados de 1970 da Bulletin of Missionary para apontar que em 41 anos o ateísmo perdeu 28 milhões de adeptos, embora houvesse, no mesmo período, crescimento de mais de 100 milhões de pessoas não religiosas.

A explicação, segundo o site, é a queda de regimes comunistas cuja população tida como de ateus passou a ser de não religiosos.

O Status of Global Missions mostra que de 2000 a 2011 todas as religiões cresceram, destacando-se as cristãs, que obtiveram no período a média diária de 83 mil novos fiéis, passando de 1,997 bilhão para 2,306 bilhões. Essa expansão deveu-se sobretudo às religiões evangélicas.

Em segundo lugar, está o Islã, que conseguiu a média de 79 mil devotos por dia, crescendo no período de 1,294 bilhão para 1,578 bilhão.

Estudo aponta crescimento de todas as crenças  


Comentários

Daniel Martins disse…
É, a queda da união soviética foi um problema para os números frios sobre o ateísmo no mundo. Contudo, lá tal ateísmo era forçado pelo Estado, o que não é benéfico para nenhum sistema de crenças e não-crenças, assim como não é uma teocracia.
Mas, esse dado em geral ainda tem outros erros. A maioria dos ateus não tem coragem de se declararem como tal, pois as famílias, e a sociedade ao entorno deles, em sua maioria, não os aceitaria.
Já foi, e ainda é, assim com os homossexuais(embora esteja melhorando), e outros grupos minoritários.

Outro ponto é que o aumento do número de religiosos é, em grande número, automático, não parte da liberdade individual. Boa parte das crianças são batizadas quando mal tem capacidade cognitiva para decidir sobre isso. Alguns evangélicos se vangloriam que o batismo de seus filhos já é quando são mais velhos. Mas não comentam a imposição de um modelo e as más consequências que o desvio do mesmo trariam a esses.
Mesmo vindo de uma entidade cristã, não contesto os dados porque não tenho acesso a outros. Mas considerações sobre os números devem ser feitas, faz parte do processo.
yami karasu disse…
Hmmmmmmm.....
Achei, no começo, essa matéria um pouco tendenciosa (e ainda é), porém faz um pequeno sentido (de uma certa forma, no erro e retirando q puxa um saco enorme p/ a religião q fez o "estudo").

Pode até ser um ñ-religioso, porém, essa pesquisa literalmente engloba os agnósticos na categoria ateus e/ou ñ-religiosos. Fazer o q? P/ eles tudo é a msma coisa....talvez.....
[thg] disse…
É claro que as religiões cresceram e vão continuar crescendo: a população dos países pobres (= mais religiosos) continua tendo filhos como coelhos...
Anônimo disse…
Eu tenho a impressão que ocorre o contrário.Entidade cristã? Credibilidade seria o forte da pesquisa?
Anônimo disse…
As informações são tendenciosas, pois não equiparam com o crescimento populacional, o que pode indicar um crescimento negativo como ocorre há 150 anos com o cristianismo, com crescimentos positivos eventuais. Mas na média global o crescimento é negativo, ou seja, inferior ao crescimento populacional. Estamos em um ciclo positivo por diversos fatores como uma jornada das religiões aos países mais pobres, à China, à India, à África, que são territórioa relativamente virgens ao proselitismo religioso. Onde existir pobreza a religião vai aumentar, mas depois com a inclusão digital massiva volta a cair.
Sky Kunde disse…
Com o cristianismo evangélico-oba-oba-tudo-é-permitido-desde-que-aceite-jesus de hoje, não é de estranhar esse aumento. Como já disseram, a taxa de natalidade nos países mais atrasados e religiosos é muito maior.

E ainda, com à abertura dos países comunistas, como a Rússia e a China, os missionários cristãos partiram com tudo pra conquistar prosélitos.
Cláudio disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudio disse…
Eu tenho a impressão que ocorre o contrário.Entidade cristã? Credibilidade seria o forte da pesquisa? ²

Concordo com o anonimo aí em cima Paulo, postar pesquisas de entidade cristã sobre ateísmo??? É o mesmo que postar pesquisa de uma entidade Skinhead sobre judeus e negros.
Bruno Nigro disse…
Isso é igual aquelas pesquisas para saber que clube tem a maior torcida. E claro, a credibilidade é muito questionável.
John Constantine disse…
Prefiro fontes isentas e imparciais, qdo se trata de estatisticas. Essa "pesquisa" ai foi feita por um site cristao, o que da margem a duvidas e desconfianca da credibilidade da fonte deles.
Headbanger Ateu disse…
Primeiro: o site coloca ateísmo como crença e como algo digno de ser "adepto" (clássica burrice típica dos crentes).

Segundo: o número de ateus deve apenas ter diminuído tendo em vista o crescimento opressor das religiões imperialistas (islã e cristianismo). Tais religiões são as que mais visam se infiltrar no governo com suas idéias e o Brasil, quando se fala a respeito do cristianismo (já que o islã é uma minoria superada até mesmo pelo número de ateus e agnósticos), é referência nisso.

Há as "lendas urbanas" de que ateus e agnósticos, muitos deles, fazem parte de igrejas evangélicas (já que o evangelismo protestante é o mais opressor e separatista). E eles estariam entre os pastores, apóstolos, teólogos e posições de alto escalão nas igrejas. Tudo por conta da opressão social da falta de emprego e da óbvia opressão das igrejas de ordem protestante e imperialista quanto a terem ateus como pessoas ruins.

Contudo, a falta de emprego e a ascensão opressora das religiões de ordem governista e imperialista deve ser uma das possíveis causas da "baixa" de ateus. Que na verdade, podem ter passado para o outro lado da moeda não como reais crentes, e sim, como charlatães sociais. Ou a bem da sobrevivência, ou a bem da imagem social.

P.S. - Edir Macedo, a meu ver, é tão ateu quanto eu.
Anônimo disse…
De fato ateismo não é crença e nem filosofia de vida e nem tem cartilhas de regras, e religião sempre fez mal a humanidade ,pessoas apedrejas, guerras, pessoas queimadas, homens bomba, etc
Anônimo disse…
Pesquisa minimamente suspeita. Só o ateismo e o "sem religião" possuem numeros negativos, e aidna são pequenos. Do onde sairiam todas essas pessoas? Nasceram tantas pessoas assim no mundo?
Anônimo disse…
Não confio muito nessa pesquisa, nesse programa do Atheist Experience fala que 3 maior grupo do mundo. E aposto que eles devem ter pesquisado em fontes neutras.
http://www.youtube.com/watch?v=B2SUwLt58oA&feature=related

Detalhe, linhas do budismo não acreditam em deus, confucionismo e taoísmo também não acreditam. Logo são ateus também, a metodologia da pesquisa já esta errada.
Rodrigo*
Anônimo disse…
Ateísmo não é para qualquer um. Tem que, antes de tudo, ter QI, sensatez e racionalidade... Melhor a qualidade de ateus do que a quantidade
Também questiono a imparcialidade da pesquisa.
Este resultado pode também ser consequência de vários fatores. Um deles é a existência de ateus não declarados e, outro fator importante, é que a taxa de natalidade dos países pobres é bem maior que a dos países ricos, onde o nº de ateus é maior. Está comprovado, por estatísticas, que o nível educacional de um país é diretamente proporcional ao nº de ateus. Isso prova que quanto mais consciente e esclarecido um indivíduo, mais facilmente ele se vê como ateu e assume esta condição.
Anônimo disse…
Não é o que está dizendo (aqui no Brasil, pelo menos) a última pesquisa da Fundação Getulio Vargas, que informa um aumento no ateísmo; este já tem 6,7%, segundo pesquisa. vamos ver daqui há uns anos o que o conhecimento e o tempo (senhor da razão) vão fazer com as religioes.
Yuri disse…
Pesquisa FAIL, budistas são ateus tb.
Anônimo disse…
Não é a queda dos países comunistas, é o fim do Stalinismo. Não se deixem enganar por essa mentira. O que acabou no mundo foi o Stalinismo e não o comunismo como alternativa ao capitalismo, fora isso, vindo de entidades cristãs, o que garante que os resultados são passíveis de alguma confiança? Pois é, disseram o mesmo do IBOPE, aqui em Natal fizeram uma pesquisa em 2008 sobre a satisfação de usuários do transporte coletivo (que é pago): disseram que 8 em cada 10 deles estão satisfeitos com um modelo obsoleto, com frota de mais de 18 anos de rodagem, modelos que nem são adaptados para cadeirantes e idosos (muito alto para subir ou descer até para mim dito normal), sem falar de caro para curtas distâncias (até entendo que em SP seja caro por conta das longas distâncias, mas em Natal só para ir de Neopolis para Potilândia, que tem uma distância de menos de 5KM? Vê se pode?), ou seja, nem vale a pena pagar atuais R$2,20 (inteira) ou R$1,10 (estudante/tarifa social em dias de fériados, que nem o de amanhã, dia da padroeira de Natal, aliás algo que nem deveria ser feriado para as instituições como a IFRN, que é federal, nem deveria parar suas atividades por conta de um feriado municipal católico).
Anônimo disse…
No Brasil cresceu de acordo com o último senso.
Keli disse…
Eu penso o mesmo. Com o avanço do capitalismo, logo da miséria e pobreza, explosão demográfica nas favelas, muito natural esse crescimento.
Igor disse…
Essa pesquisa é, no mínimo, manipulada – para não dizer falsificada.

Primeiro que o instituto é cristão, ou seja, tem interesse em números crescentes. É no mínimo suspeito.

Segundo que eles somam o cristianismo no total, ou seja, usam todas as denominações religiosas do cristianismo como se fossem uma só – e o que não é. Tática clássica para inflar números!

Terceiro que não especificam o grupo “sem-religião”: dentre destes, pode haver desde deístas até ateus e agnósticos. “Dividir para dominar” é uma frase famosa muito pertinente às pesquisas manipuladoras!

É uma pesquisa totalmente descartável!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 renuncia; sucessor vai ser escolhido até a Páscoa

Ratzinger disse "não ter mais forças" para o cargo O papa Bento 16 vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro. Ele anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais. É a primeira vez que isso ocorre em 600 anos. O discurso ocorreu entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão). Os bispos brasileiros disseram  que foram pegos de surpresa. O  L'Osservatore Romano , jornal oficial do Vaticano, informou que Ratzinger tomou a decisão em março de 2012, durante visita ao México. Na ocasião, ele foi visto andando com uma bengala. O Vaticano afirmou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi. Em comunicado, Bento 16, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avanç...

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Devoto que perdeu perna por causa de crucifixo processa igreja

Jimenez estava pagando uma promessa quando o crucifixo caiu O imigrante mexicano David Jimenez (foto), 43, de Hudson Valley, no Estado de Nova Iorque (EUA), está movendo ação contra a Igreja Católica com o pedido de indenização de US$ 3 milhões (R$ 6 milhões) por ter perdido uma perna. Um crucifixo de 300 quilos de um memorial de uma igreja católica esmagou a perna direita de Jimenez no dia 30 de maio de 2010 quando ele limpava-o em agradecimento pela cura de sua mulher. Ele relatou no processo que o crucifixo estava preso por um único parafuso. A peça de mármore se espatifou, e o maior pedaço atingiu Jimenez. Kevin Kitson, advogado do mexicano, disse que seu cliente é católico devoto, tanto que fez a promessa de limpar o crucifixo gigantesco durante o tratamento de um câncer de ovário diagnosticado em Delia, sua mulher, em 2008. Segundo Jimenez, a limpeza foi autorizada pelo responsável pela estátua. O casal está nos Estados Unidos há pelo menos 20 anos. Tem três filhos, ...