Pular para o conteúdo principal

Com 16% de crentes, Estônia é o país menos religioso do mundo

Quem vai à igreja é o turista
da BBC

Vinte anos após o colapso da União Soviética, a Estônia, uma das antigas repúblicas do regime comunista, mantém praticamente intacto um traço marcante dos anos em que era dirigida por Moscou - o desinteresse pela religião.

Uma pesquisa do Instituto Gallup, de 2009, indica que os estonianos são o povo menos religioso do mundo, pelo menos estatisticamente. Apenas 16% da população considera que a religião desempenha um papel importante em suas vidas (contra 99% dos habitantes de Bangladesh, os mais religiosos).

O repórter Tom Esslemont, da BBC, foi ao país báltico conhecer a espiritualidade dos seus habitantes. Segue seu relato:

A princípio, as ruas da cidade litorânea da capital estoniana Tallinn podem até dar ao visitante uma sensação distinta: cúpulas fazem parte da paisagem, sinos tocam aos domingos e hinos religiosos são ouvidos nas catedrais.

Uma olhada mais atenta, no entanto, revela a realidade da espiritualidade estoniana. Cerca de 70 dos fiéis que participavam do culto dominical da Igreja Luterana de Tallinn eram turistas holandeses. Apenas 15 eram estonianos.

O pastor Arho Tuhkru não vê a baixa frequência como um problema: "As pessoas creem, mas não querem se ligar a uma igreja. Por aqui não temos a tradição de uma família inteira vir à igreja", disse

Embora a Igreja Luterana seja a maior denominação religiosa da Estônia, ela representa apenas 13% da população do país.

A falta de interesse pela religião começa já nas escolas, onde os alunos aprendem que o cristianismo foi imposto no país pelos invasores germânicos e dinamarqueses.

Ringo Ringvee, especialista em religião, diz que a Estônia "é uma sociedade secular onde a identidade religiosa e nacional não se cruzam".

A língua também cumpriu um papel determinante na rejeição de muitos estonianos à religião, segundo Ringvee.

"Os luteranos falavam alemão. Os russos ortodoxos chegaram no século 19 e até o século 20 continuavam falando russo", disse.

Com a fundação da Igreja Ordoxa Estoniana, em 1920, o culto passou a ser na língua local (com o ramo estoniano fiel ao patriarca de Constantinopla, e não ao de Moscou).

Nos anos 1940, a União Soviética anexou o país báltico. Até o fim do regime comunista, em 1991, a religião foi desincentivada pelo Estado.

Diferente de outros países, que experimentaram um reavivamento religioso após a desintegração soviética, a Estônia continuou pouco crente. Mas o desapego às igrejas tradicionais não significa que os estonianos não acreditem em nada.

A 300 km de Tallinn, no meio da floresta, um grupo de fiéis cultuam as forças da natureza.

"Somos pagãos", diz Aigar Piho. "Nosso deus é a natureza. Você deve parar, sentar e ouvir".

Como muitos estonianos, Piho se considera um espiritualista. Ele também é membro da comunidade Maausk, um culto pagão que venera a terra e as árvores, sem rituais pré-estabelecidos.

Durante um festival religioso, os seguidores cantam e dançam ao redor de uma grande fogueira.

Tradições como essa estão arraigadas na sociedade local, onde mais de 50% dos estonianos dizem acreditam em alguma força espiritual, mesmo que não consigam definí-la.

Para alguns pesquisadores, no entanto, as tradições não são tão antigas quanto parecem.

"Elas são geralmente baseada no folclore do século 19 e 20", segundo o arqueólogo Tonno Jonuk, especialista em religião pré-histórica.

"É algo que eles acreditam e seguem. Mas não é nada medieval ou anterior ao Cristianismo", diz.

A concepção de Jonuk não é, no entanto, compartilhada pelo grupo Maavalla Koda. A organização com 400 integrantes diz ser baseada no antigo calendário rúnico (baseado em runas).

Entre os seguidores estão Andres Heinapuu e seu filho Ott. Para ambos, espiritualidade é uma experiência intensamente pessoal.

"A árvore não tem ouvido. Eu penso na questão em frente à árvore. Então, sinto que recebo a resposta", diz. Para o estoniano, "a árvore é um sujeito, não um objeto".

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés
outubro de 2010









Comentários

Anônimo disse…
Seria o paganismo a religião natural do ser humano?
Eu não diria "natural", mas mais primeva, muito provavelmente...
O Cretino disse…
Muito interessante!
O Blog é massa. Parabéns!
Izaque Bastos disse…
se tornaram um povo sem identidade, os sovieticos torturavam tantos os crentes que depois de um tempo em lavagem cerebral, muitos deles so acreditavam naquilo que os sovieticos ateus diziam pra eles acreditarem,

nao vejo nenhuma vantagem nessa estatistica.

e eles ja ensinam ateismo no colegio? isso que é liberdade de pensamento em?
Yuri disse…
História é diferente de ateísmo, o cristianismo foi imposto sim, é histórico, o que não é histórico é a sua afirmação que crentes foram torturados em nome do ateísmo.
Anônimo disse…
Todos nascem ateus, depois de lavagem cerebral alguns aceitam alguma religião, com CONHECIMENTO, muitos voltam ao ateísmo.

Charles
Felipe disse…
Pelo visto a maior parte dos estonianos tem como religião o paganismo.

Concordo com o Yuri, o cristianismo foi imposto, tanto lá quanto aqui, gerando brasileiros (com algumas exceções) que infelizmente não dão mínima para a cultura indígena e para os índios que aqui estavam.

Não sou contra o cristianismo, mas sim contra o fato (histórico goste o cristão ou não) da imposição religiosa ocorrida, que em muitas vezes foi violenta, e no dano que esta imposição causou aos diversos povos e a pluralidade da cultura humana.

Parabéns pelo ao autor do blog pelo post.
Anônimo disse…
quero me mudar para lá urgente. Mas não deveria divulgar esse tipo de coisa pois corre o risco dessa seita que explora a miséria humana querer abrir uma igreja lá. Vade de retro
Anônimo disse…
Índice de ateus no mundo: - (menos) de 1%.
Headbanger Ateu disse…
See on tõeline näide ühiskonda!
Anônimo disse…
EXEMPLO, será!
AlyneS2 disse…
Estônia^^ será que lá legal?

Como se eu pudesse ir pra lá T.T
roberto quintas disse…
eu quase pude ouvir ateus pulando de alegria comemorando a ateízação do mundo.
wishful thinking.
Estônia não é atéia, mas pagã.
Eu até apostaria que o Paganismo está mais presenre nos "países ricos" do que o ateísmo.
Anônimo disse…
e sobre os INDÍOS, os verdadeiros moradores das Américas, vai dizer que eles também não foram dizimados em nome de Deus? e os sírios, turcos e outros povos que estavam no caminho da Igreja Católica? é por eles trabalharem em nome de Deus podem matar?
Anônimo disse…
O QUE IMPORTA É QUE DEUS NENHUM EXISTE. NEM THOR, NEM JEOVAH, NEM JESUS, ETC...
Unknown disse…
Olá tenho lido atentamente estes comentários bom cada um seguem o caminho que escolher mais eu acredito que a um DEUS que é diguino de toda hora e glória e estou orando a DEUS que ele salvar está nação eles são de JESUS CRISTO que morreu para salvar todos que nele quer JESUS TE AMA MUITO povo da estonia
Unknown disse…
Com certeza essas pessoas q não creem em Deus são muitos infelizes e amargurados.Sempre têm uma resposta dura contra o Cristianismo.Jesus já disse q os Cristaos "jenuinos"seriam perseguidos por causa do seu nome,entao não adianta lutar contra por mais q matem Cristãos sempre terá mais homens de fé pra levar a sua palavra curas e salvação aqueles q tem sede e crêm.Deus seja louvado.Paz pra vçs q não crêm.Q Deus abra seus corações.Amém

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas