Pular para o conteúdo principal

Onde Jesus apareceu após a ressurreição? Há contradições



Bíblia apresenta
 diferentes relatos
para ressurreição 
por Austin Cline
para About.com

Cristãos apontam a ressurreição de Jesus como um dos diferenciais do cristianismo em relação às demais  religiões. Porque, afinal, os fundadores de outras religiões, como Maomé e Buda, estão mortos, e só Jesus continua vivo.

O curioso é que, embora a ressurreição de Cristo seja central na pregação do cristianismo, os autores dos evangelhos contam essa historia de maneira radicalmente diferente.

Primeira aparição

Apesar de a ressurreição de alguém ser obviamente  um evento importante, os evangelhos parecem não saber onde e quando Jesus apareceu pela primeira vez quando voltou da morte.

Em Marcos 16:14-15, Jesus aparece a Maria Madalena, mas não está claro onde. Em Mateus 28:8-9, aparece perto de seu túmulo. Lucas 24:13-15 relata que ele foi visto perto de Emaús, a quilômetros de Jerusalém. João 20:13-14 diz que a aparição foi no túmulo.

Quem vê Jesus primeiro

Em Marcos, a primeira aparição de Jesus foi para Maria Madalena e em seguida para os onze apóstolos. Também na  versão de Mateus, Madalena foi a primeira a vê-lo, mas em segundo lugar está outra Maria e finalmente os apóstolos. João confirma que Madalena foi quem Jesus viu primeiro, vindo em segundo lugar os discípulos sem Tomé. Na terceira aparição, Tomé estava entre os discípulos. Em Lucas, Jesus aparece inicialmente para dois apóstolos, em seguida para Simão. A terceira aparição foi para os apóstolos.


Reação das mulheres

Os evangelhos concordam que o túmulo vazio foi encontrado por mulheres, mas não quanto à reação delas.

Em Marcos 16:08, as mulheres ficaram espantadas e com medo, silenciando-se em seguida. Em Mateus 28:6-8, elas saíram correndo "com grande alegria". Lucas 24:9-12 conta que elas procuraram os discípulos para dizer o que viram. Em João 20:1-2, Maria diz aos discípulos que o corpo tinha sido roubado.

Comportamento de Jesus

A primeira atitude de quem acaba de ressuscitar é obviamente significativa, mas nem quanto a isso os evangelhos concordam. Marcos 16:14-15 diz que Jesus apareceu para os “onze” [apóstolos] e pediu que fossem pregar pelo mundo. Em Mateus 28:9, Jesus permite que Maria e Maria Madalena abracem os seus pés. Mas em João 20:17, Jesus proíbe Maria de tocá-lo porque ele ainda não subiu ao céu. Uma semana depois, ele permite ser tocado por Tomé.

Dúvida 

A Bíblia também é contraditória sobre a repercussão da notícia da ressurreição.

Em Marcos 16:11 e em Lucas 24:11, todo mundo duvida e ou fica com medo, mas em seguida há o convencimento. Em Mateus 28:16, há dúvida, mas a maioria acredita. Em João 20:24-28, todos acreditam, exceto Tomé, que só se deixa convencer após ter uma prova física.

Subida para o céu

Jesus subiu ao céu. Mas de onde, quando e como isso ocorreu?

Marcos 16:14-19 conta que ele e os discípulos estavam sentados em uma mesa ou perto de Jerusalém. Mateus 28:16-20 não faz o relato da ascensão, mas conta que os apóstolos se encontraram com Jesus para um monte da Galileia, de onde ele partiria para o céu.

Em Lucas 24:50-51, no mesmo dia da ressurreição, Jesus vai para o céu após um jantar. Mas em Atos 1:9-12, Jesus sobe após 40 dias.


Reprodução humana é boa ou ruim? Bíblia é contraditória

Britânicos festejam a Páscoa em pubs fantasiados de Cristo




A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

cleomarsantos disse…
Quando comecei a ler a Bíblia diversas contradições apareceram. Porque os leitores não dão atenção para isso?
LEGIÃO disse…
"Marcos 16:14-15 diz que Jesus apareceu para os “onze” [apóstolos] e pediu que fossem pregar pelo mundo."

Se eram doze apóstolos;
Tomé não estava presente na primeira aparição; judas suicidou-se ao saber que Jesus fora morto.
Então deveria haver somente dez apóstolos, na primeira aparição, e não onze.
Anônimo disse…
Quando se tem fé, cremos naquilo que nos é relatado e cremos na bíblia sem precisarmos de um porque. Cremos e pronto. Isto é alienação? Problema!. Cada um crê no que quer. Queremos crer e não criar questionamentos. Paulo diz que a contenda sobre a Palavra é vã. Se ele disse que é vã, estão questionando porque? Apenas cremos porque somos convencidos pelo Espírito Santo e só. Cremos do jeito que é e somos submissos a Palavra. Não vivo mais eu mas Cristo vive em mim. Não temos dúvida e nada é sem explicação. Ao invés de questionar aos homens, pergunte a Deus, Ele próprio irá te sanar a todas as suas dúvidas e com todo amor.
Yuri disse…
Interessante que só quem viu Jesus ressuscitado foram aqueles que pregaram que ele existiu. Nenhum estoriador ou rei, escritor, viu ele subindo e registrou, mesmo que um judeu levantando voo seja extremamente peculiar e mereça atenção. Afinal, quantos judeus voadores vcs veem voando poraí?
Yuri disse…
Estranho, Anônimo ou Matheus, estou certo?
Quando eu era cristão tentava conversar constantemente com Jesus, Espírito sando e ou escambau a 4 e ninguém me respondia. Como pode um deus que quer que acreditemos nele nos deixe às cegas sem responder nossas perguntas?

Acabar os cristãos querem impor as regras do seu livro pra todos pq ele teem fé que aquilo é verdade, mas em verdade vos digo, não é pq vc tem fé algo que esse algo se torna real.
juliano disse…
muitas pessoas dizem ter fé, mas ninguém pode fazer nada de extraordinário com ela
eu posso dizer que tenho fé que amanhã vai chover, então se chover serei aclamado como um homem de muita fé e s enão chover entãos erá dito que não tive fé suficiente (pastores respondem muito isso quando alguém reclama que deu tanto xx de dinheiro e não teve a cura ou não não ganhou em dobro)
então a fé é isso, vc pode ter fé que vai se curar mas se tiver que morrer vc morre mesmo com sua enorme fé, ou seja, fé não representa nada!!
Izaque Bastos disse…
o escritor da materia em questao é burro ou se faz de burro, acho bom ateus fazerem questionamentos biblicos.

primeira questao, autores diferentes, Lucas nao era judeu, era grego, e nem conviveu com Jesus, ele escreveu na carta pra um senhor chamado Teofilo, tudo que ele escreveu ele foi pesquisar, o livro de atos tambem foi ele que escreveu, e o Yuri diz que Jesus só apareceu para os discipulos, falta ler a biblia, pq em atos fala que ele apareceu pra mais de 500 pessoas e tambem a Paulo, que nao era da sua epoca.

segundo; sao 4 autores diferentes, cada um escreve com seu ponto de vista, ou cada um relata de uma maneira e outro de outra, a mesma historia, essa é a grande diferença entre uma coisa e a mesma coisa.

terceiro; os evangelhos nao foram escritos para historia, nao sao livros de historia, foram escritos para aconselhamento.

quarto;o texto biblico foi escrito em outra lingua, originais sagrados é diferente, por isso existem muitas traduçoes diferentes, uma palavra grega ou hebraica ou aramaica podem ter varios interpretaçoes, e muitas palavras biblicas nao existe nos origianis, por nao achar traduçao no portugues para uma traduçao livre.

o certo, é que a historia é contada quase do mesmo jeito, existe pequena diferença de um texto ao outro, enfim quem escreveu esta materia quer é polemizar e nao agregar conehecimento.
Avelino Bego disse…
Lendas não são coerentes.
Yuri disse…
Izaque Bastos disse...
o escritor da materia em questao é burro ou se faz de burro, acho bom ateus fazerem questionamentos biblicos.

Ad hominem, é assim que vc quer começar um debate?

2. Cite algum historiador que tenha visto esse judeu voando poraí, de onde vc tirou que 500 pessoas viram? Cite fontes. Outra: Pq alegar historiamente um livro cheio de erros de tradução como a bíblia como verdade? E se ela serve apenas como aconselhamento pq cristãos levam o lado "histórico" dela tão a sério como se tivesse realmente existido?
Filósofo Bíblico disse…
Em João 18, 19 a 21
19 E o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina.

20 Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto.

21 Para que me perguntas a mim? Pergunta aos que ouviram o que é que lhes ensinei; eis que eles sabem o que eu lhes tenho dito.
LEGIÃO disse…
A Estória de Jesus, o Cristo, foi uma farsa montada pelos romanos para dominar os Judeus.

A única forma de subjugar completamente um povo religioso é substituindo sua doutrina sagrada. Assim, onde armas e leis não fazem efeito, um novo deus pode causar, no mínimo, guerra civil.

Por volta do ano 68 da E.C os judeus estavam divididos em facções pró-cristãs e anti-cristãs. Suas brigas levaram à perda do controle político de Jerusalém e depois à destruição total, por Tito, dos prédios - inclusive o Templo - seguido do espalhamento do "povo santo" pelo mundo.

O Ato Final do plano estratégico romano se deu com Constantino. Nas mãos desse Imperador, grande parte das crenças religiosas da época foram devidamente convertidas e enfeixadas.

Um Deus, um império, um Imperador!
Avelino Bego disse…
Na minha opinião, o grande erro da mitologia Cristã foi ter se unido à mitologia Hebraica na condição do Velho Testamento.

Se ela tivesse sido construída como a mitologia Islâmica, como uma história completa, ela teria um percentual maior de coerência.

Não conheço á funda a mitologia Islâmica, e acredito que ela também tenha incoerências em sua história, mas menores que a mitologia Cristã.
Anônimo disse…
O silmarillion de J.R.R. Tolkien é muito mais convincente que a bíblia.
É muito mais coerente, porém não menos fantasia.
LEGIÃO disse…
As Massas precisam de roteiros simples para que se sintam seguras. Pequenos contos e decretos que lhes inspire e lhes ative o estado de esperança.

As realizações de homens como Constantino (Fundador da Igreja Católica), Edir Macedo (Fundador da Igreja Universal do Reino de Deus) e Valdomiro Santiago (Fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus) são fruto da ambição pelo poder, mas não deixam de ser brilhantes.

Eles caminham sobre multidões, que os alimentam e os tornam ricos. Reforçam o "Credo quia absurdum" de Tertuliano, silenciando ou eliminando até seus mais eminentes opositores.

Com a fé alheia, eles removem montanhas.
Izaque, só porque são autores diferentes não é desculpa para as contradições, que não são poucas. Lucas pode até ser exceção, mas os outros três conviveram juntos com Jesus e os outros apóstolos. Estilos diferente de escritas sim, mas histórias desencontradas, contradições, ou eles eram tapados e não prestaram atenção ou as histórias são adulteradas.

Você e seus ad homenems já estão me cansando há tempos. Você tenta dizer alguma coisa inteligente, você tenta montar alguma linha lógica de raciocínio, mas no final, não sai nada, só falácias e agressões gratuitas. Então, chega disso, Izaque; você tá passando vergonha aqui. Não tente usar a razão misturada com a fé que você se queima, está fazendo um papel patético de pseudo-intelectual. Vai pregar pra crente, está perdendo seu tempo conosco.

Você sabe o que é os apógrifo? Já leu algum deles? Seria bom você ler e perceberá, se tiver um mínimo de inteligência, como a religião é a arma mais potente para controlar uma sociedade inteira através da ignorância e do medo.
Anônimo disse…
Sr Paulo lopes você responderia umas perguntas fazendo favor:
-Por que esse seu ódio de cristãos?
-O sr só publica o lado ruim da religião, e porque nunca publica algum lado bom? ex as instituições de caridades que algumas igrejas tem...
-O sr sempre foi ateu?Por que virou ateu?
-Se da bem com parentes, colegas cristãos?
-Você tem certeza absoluta que Deus não existe?
-Por que criou esse blog apenas para criticar a religião?
-Conte sobre sua formação acadêmica um pouco de sua história de jornalista.
Obrigado...
Anônimo disse…
Acho engraçado esses cristãos que vem aqui tentar convencer que o livrinho mágico deles é real. É bem coisa de crente: em vez de estudar ou se informar, ficam perdendo tempo com histórias sobre alguém que é perfeito e o resto do mundo é pecador.
Filósofo Bíblico disse…
Se Jesus ressuscitou, então por que Ele não continua andando aqui na terra? Deve ser porque os crentes ficam sonhando que Ele ressuscitou.
Paulo Lopes disse…
O que é isso, anônimo das 22:24? Um interrogatório? Só respondo uma coisa: não tenho ódio ninguém.
Anônimo disse…
Eu quero saber de onde tiraram 500 testemunhas que viram o judeu zumbi voando para o céu. E se isso foi visto por tanta gente assim, não estranho que só foi relatado por um punhado de apóstolos ao invés de ter sido por muitas pessoas mundo afora? Afinal, trata-se do salvador, do messias, do homem mais importante da terra!
Só sendo crente mesmo. ¬¬
Yuri disse…
Pois é anônimo, ainda tô esperando o cara postar as fontes históricas dessa afirmação, vai ver que só quem queria receber dízimo naquele tempo dos apóstolos pastores é que tinha visto um judeu subir aos céus. E claro, o povo supersticioso daquela época, com medo de não receber a vida eterna deu o tão aclamado dízimo pro Pedrão, sendo que uns até morreram pra reforçar mais ainda o cristianismo. Gente burra só se fode.
Anônimo disse…
A GIBIBLIA é um dos livros mais :

. antipedagógicos
. irracionais
. preconceituosos
. imbecis da historia da humanidade


Mula que fala ? homem 3 dias na barriga de um peixe ? guerreiro que para o sol , Morcego é ave...? e por ai vai...
Anônimo disse…
Izaque Bastos, a casa caiu!

http://www.matutando.com/2010/05/22/por-que-jesus-nao-e-o-messias-segundo-os-judeus/
John Constantine disse…
O anonimo das 19.48 disse:

"Não temos dúvida e nada é sem explicação. Ao invés de questionar aos homens, pergunte a Deus, Ele próprio irá te sanar a todas as suas dúvidas"

Porque nao explica para nos, entao ? Ja que nada fica sem explicacao..

Pergunte a esse deus, e faca com que seja ouvido por todos, de forma clara e audivel, em bom portugues, com a voz sendo gravada. Nada de "locucoes internas" ou "vozes dentro da cabeca".

Estaremos esperando ansiosamente pelas respostas.
John Constantine disse…
500 testemunhas...

OK

Por favor, cite por extenso o nome de cada uma das alegadas testemunhas, com os seus respectivos relatos e documentos deixados pelas mesmas.

É facil alegar, mas provar é outra coisa. Deixo com vc o onus da prova.
oCristão disse…
Até tem sentido esse ressentimento que o
povo ateu tem, o único problema é que em vez
de buscarem a verdade buscam a ignorância.
Abbadon disse…
É facil para o Cristao reclamar.

Mas provar, apresentar evidencias, dialogar, debater... cade ?

Nada. So reclamar e fazer mi-mi-mi.
Anônimo disse…
oCristão disse...

Até tem sentido esse ressentimento que o
povo ateu tem, o único problema é que em vez
de buscarem a verdade buscam a ignorância.
23/10/11 16:57

Vejam quanta hipocrisia: enquanto buscamos a verdade por meios práticos, vocês ainda estão na fase de mitos, então quem está buscando ignorância?

Fora isso, o autor do posta está mostrando que há contradição quanto a ressurreição do zumbi, ou seja, tem mais de uma versão para esse evento. Me diz: qual deles serve? Todos? Nenhum? Se decida!

Nem vou lhe cobrar uma base racional, pois só de saber quem você é, com certeza não tem, pois debater com gente feito você racionalmente é impossível.
Não só impossível, como também perda de tempo, Rhalah! Esses caras se acham os senhores da sabedoria divina, mas são tão ignorantes e ainda por cima arrogantes! Não sabem nem o que é Evolução, nem isso!
Unknown disse…
Coincidência, eu escrevi sobre isso no meu blog (com um pouco de humor) há algumas postagens atrás:

http://opinioesdobandeirinha.blogspot.com/2011/10/em-busca-do-jesus-historico-parte-1-o.html
Anônimo disse…
Segundo o Cristianismo , Jesus foi o unico homem do planeta que ressucitou....correto ? engracado e que nao existe absolutamente nenhuma evidencia textual historica desse digamos ''fato'' ????????????

absolutamente nada , apenas os textos pra lá de fajutos e falsificados da gibiblia , copiada , falsificada , remontada ao longo de milenios...
Anônimo disse…
anonimo das 8;30 vc dizer que nao existe evidencia historica acerca da ressurreiçao d Jesus, talvez vc nao estudou historia mesmo né?

durante os 2000 mil anos ou mais da morte dele, nao se fala em outra coisa, mas pra que citar autores, se vcs vao dizer, ha mais esse nao vale, ele era cristao e etc.

agora acho engraçado o seguinte, nao existe evidencias da existencia de platao, Aristoteles, e outros filosofos, mas no entanto vcs acreditam que eles existiram nao é mesmo?

cada um cita a fonte que quer ou que lhe interessa, porque o mundo antigo nao tratou de desmentir que Jesus nao existiu ou nao ressuscitou? e tentaram foi destruir todos cristaos perseguindo e matando como fez Nero?
Abbadon disse…
Anonimo das 9.04 (engracado, os crentes NUNCA se identificam)

Que tal provar que Jesus existiu como personagem real e historico, em vez de reclamar e falar de outras coisas que nao possuem relacao direta ?

Nao adianta falar de Aristoteles ou Platao, pois ninguem é obrigado a acreditar que existiram por meio de fé ou crença, ou que ha uma religiao em torno deles. Nem ameacas de morte ou inferno, se as pessoas nao acreditarem neles.

Jesus sim, exige crença e fé, mas nao se prova por si mesmo. E alem do mais, as pessoas sao pressionadas a acreditar por acreditar, sob a sutil ameaca de inferno se nao puxar o saco desse ser imaginario.

Vai la, mostre uma prova concreta, solida e irrefutavel. Estaremos aguardando, em vez de vc fazer mi-mi-mi.
Anônimo disse…
porque nenhum historiador tenta provar que Jesus nao existiu e apresente provas da nao existencia dele, e a ILIADA de Homero, existe alguma copia dos originais dela?ou existe algum fragmento dos originais dela?

Contanto todos sem exceçao acredita que Homero existiu, enfim 40 autores biblicos nao é o suficiente pra demonstrar a existencia de Deus,ou a existencia de Jesus, enfim é só implicancia de ateus mesmo com a Biblia,qualquer um que citar fontes de historiadores como Flavio Josefo, ou Eusebio de Cesareia nao vale né mesmo?pois é, vcs acreditam só no que vcs querem, se Jesus nao tivesse existido, sera que nao teria aparecido alguem para contestar isso? se apareceu, porque nao conseguiu fazer que o cristianismo nao parasse de avançar?

a inveja é uma desgraça da alma humana, muitos tiveram e tem inveja de um homem, que na sua simplicidade, impactou o mundo, mudou a historia da humanidade,sem nem sair de seu territorio, vcs falam de falacias, mas falacias mesmo sao as ateistas, que esperneiam , esperneiam, mas cadê? nao conseguem mudar a historia.
Abbadon disse…
E o anonimo das 9.17 continua sem provar nada, apenas reclamando dos outros, choramingando e falando mal de quem nao acredita. Alem de mudar de assunto, para falar de outras coisas.

Por favor, pare de espernear e apresente provas concretas, solidas, irrefutaveis e veridicas.

Estaremos no aguardo, qdo vc se comportar de forma séria.
Ricardo disse…
Vai aí um texto para os ateus milenaristas (aqueles que acham que o dia em que não houver mais nenhuma religião no mundo, este será um paraíso)

http://sergyovitro.blogspot.com/2011/10/contardo-calligaris-fundamentos-da.html

Leiam e reflitam.
John Constantine disse…
Uma simples pesquisa no Google, com analise do 1° paragrafo do texto, mostra que ha varios iguais em varios sites.

E o que isso tem a ver com ESTE artigo em questao ?

Nada. Perdeu seu tempo fazendo pose.

Volte qdo vc tiver um argumento melhor.
Ricardo disse…
John Constantine,

Primeiro: sim, há vários iguais porquê o texto foi reproduzido por vários sites. Dãããh.

Segundo: O que tem a ver? A velha mania irritante que os ateus moleques têm de ficar procurando errinhos na Bíblia pra tentar convencer os teístas de que ser ateu é sinal de inteligência superior, enquanto ser teísta é atestado de burrice. Uma pessoa pode muito bem acreditar em Deus e aceitar que a Bíblia, na sua maior parte, é uma ALEGORIA, e não um livro de fatos históricos, verídicos e concretos.
John Constantine disse…
A velha mania irritante que os ateus moleques

---> Ofender e insultar é caracteristica de ataque ad hominem. Isso invalida a sua opiniao e argumento, e podem desqualificar vc como pessoa séria.

têm de ficar procurando errinhos na Bíblia

---> Foram encontrados mais de 5000 erros e contradicoes. Diante disso, nao tem como dizer que sao "errinhos"...

pra tentar convencer os teístas de que ser ateu é sinal de inteligência superior,

--> Isso é opiniao sua. Ninguem aqui esta dizendo que um é melhor que outro. Aparentemente, vc tem um pre-conceito ja formado.

enquanto ser teísta é atestado de burrice.

---> Isso depende muito das atitudes, comportamentos, acoes, consequencias, etc.. para qualificar uma pessoa como "burra".

Uma pessoa pode muito bem acreditar em Deus e aceitar que a Bíblia, na sua maior parte, é uma ALEGORIA, e não um livro de fatos históricos, verídicos e concretos.

---> Mas vc prefere ficar aqui atacando os ateus e se desviar do assunto do artigo em questao NESTE post.
Unknown disse…
Quanto à existência do Jesus histórico, eu defendi isso na parte 2 da série "Em busca do Jesus histórico". Aquele link que eu passei anteriormente é a parte 1. Entretanto, ao mesmo tempo, nas partes 3 e 4 eu também começo a mostrar que o Jesus histórico não foi nada do que as pessoas pensam que ele foi.

Aqui tem links para todas as partes:

http://opinioesdobandeirinha.blogspot.com/p/em-busca-do-jesus-historico.html
Anônimo disse…
oCristão?Será quem eu penso?
Anônimo disse…
Gsuiz, o primeiro zumbi criado pela humanidade: morreu, depois ressucitou.
oCristão disse…
Zumbi? eu imagino que estou falando com um
nerd viciado em Resident evil...
olha se a sua inteligência "superior" não
nos deixa dialogar me desculpe.
Anônimo disse…
oCristão,

1º: acho que isso foi mais um ataque.
2º: como foi dito anteriormente, ninguem disse aqui que os ateus são seres superiores a ninguém.
3º: pelo que vi até este último post, os ateus é que estão tentando dialogar, argumentando; enquanto os cristãos só atacam, ignoram e dão desculpas.

o meu caso é o seguinte: acredito que possa existir alguma divindade sim. o que contesto é o fato do "endeusamento" de um homem comum. já não basta o fato de que a bíblia tem algumas "coincidências" com outras religiões? o fato de comemorarem o dia de nascimento deste homem exatamente no dia de solstício de verão, que em outras religiões, é o dia mais importante do ano? nunca se perguntaram o porque de que o mesmo homem que um dia "ressuscitou", apareceu primeiramente para uma meretriz, que a propria religião condena? porque não aparecer para seus seguidores ou para sua mae? e por onde anda os outros "livros" ou "evangelhos" que durante séculos a igreja luta em esconder, para que não se tornem publicos?

já ouvi uma frase que dizia assim: "uma mentira, contada muitas vezes, por muitas pessoas, acaba virando uma verdade". não necessariamente seja uma verdade, mas muitos tomam para si como sendo uma.
Unknown disse…
Na verdade, historicamente acredita-se que Maria Madalena era uma das seguidoras de Jesus. Além disso, o nascimento no dia 25 de dezembro foi uma característica dada a Jesus séculos depois, não faz parte da história original.
Onde estão as contradições? Vocês conhecem um pouco de hermeutica? De memória social? Tudo bem ser ateu, mas isso não significa ser burro.
Unknown disse…
Você quis dizer hermenêutica, que é uma aberração à racionalidade - pode-se "interpretar" qualquer ponto de vista a partir da bíblia, desde o de Hitler até o de Gandhi.

A hermenêutica parte do princípio que a interpretação correta da bíblia deve levar à verdade. Sendo assim, quando você lê alguma coisa que não lhe parece verdade, então você diz que aquele trecho deve ser interpretado. Usando esse método, pode-se "interpretar" qualquer texto.
Denilson disse…
Eu fui seguidor do cristianismo(religião) em seguida comecei a encotrar contradições na bíblia. Então me afastei do cristianismo e fui viver minha vida. Mas nunca consegui deixar de crer em Deus. Concordo que que o grande problema da humanidade é a religião.

Eu soube que existem provas documentais da Existência Jesus, mas que estão em poder da igreja católica no Vaticano.

Mas na realidade não me importo se essas provas existem ou não.

Quanto a bíblia, ela é um livro, e como qualquer livro é interpretado da forma que quizer, por este motivo se encontram várias contradições, é claro que também há o problema das traduções, mas isso implica somete em detalhes, mas a linha central da bíblia não muda.

Desde Genesis a bíblia vem mostrando Cristo muito tempo antes de Jesus, e tudo se cumpriu, todas as profecias do antigo testamento com relação a Cristo se cumpriu.

A bíblia deve ser lida no Espírito pois a biblia também é "letra" e como a própria bíblia diz:"a letra mata, mas o Espírito vivifica"2 Co 3:6

A bíblia diz também que toda palavra da escritura não seja de particular interpretação 2Pe 1:20. Mas hoje o que vemos são várias paticulares interpretações, tudo isso por causa da Religião

Jesus não veio pregar uma religião,Ele sempre se mostrou contra a religião, inclusive foi a religião quem o matou.

Da mesma forma eu não prego uma religião eu prego o que Cristo pregou, mas isso não vem ao caso.

O Ateísmo é um tipo de religião e a religião cega as pessoas, hoje vejo tanta profundidade na bíblia, que me espanta, é algo tão tremendo que não dá pra explicar.

Quanto mais exercito o espírito mais eu vejo que a bíblia não tem contradições, ela tem aparente contradições, mas quando o Espírito revela a palavra tudo fica claro.

O grande problema são as interpretações,foi por esse motivo que o autor deste viu contradições, assumindo ele quais foram a primeira, a segunda ou a terceira aparição de Jesus, os autores dos evangelhos descrevem algumas aparições mas não diz essa foi a primeira ou essa é a segunda ou ainda a terceira.

Alguem até postou que no texto de Mc 16:14 Jesus apareceu aos "onze" onde deveria ser "dez" pois Tomé não estava presente Judas havia morrido, mas uma vez ele interpretou que Tomé não estava, Marcos não relata o episódio de Tomé, ele relata que finalmente Jesus apareceu aos onze, ou seja no final Jesus apareceu aos onze, o episódio de Tomé já havia acontecido, porém não relatado por Marcos.

Uma outra postagem do autor deste aponta que as plantas foram criadas no terceiro dia e o sol no quarto e as plantas não teriam como sobreviver sem a luz do sol, ele interpretou que estva tudo escuro pois ainda não havia o sol, mas ele esqueceu da Luz do primeiro dia

Esses são só alguns exemplos, se eu fosse responder a todas as aparentes contradições teria que escrever um livro.

Teve outro que postou algo que me chamou a atenção, que disse que ele acreditava e pronto, não importando as evidêcias. A religião faz esse tipo de coisa, acredita e pronto, ou no caso dos ateus, não acredita e pronto.

Temos que buscar a verdade, e não colocar uma venda nos olhos e dizer eu acredito ou eu não acredito.

Eu creio que Jesus é o Filho de Deus porque a bíblia diz e porque o Espírito testifica com o meu espírito que essa é a verdade

Não estou aqui para convencer ninguém, até porque eu não tenho poder para isso, quem o faz é o Espírito, mas para que o Espírto mostre a verdade, o primeiro passo é crer.

Os ateus acreditam em provas, precisam ver para crer, mas Jesus disse que é bem aventurado os que não viram e creram.

em breve vou postar em meu blog "cresceremvida.blogspot" o Plano de Deus - Porque Deus Criou o homem?

A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus

Jesus Cristo é o Senhor!!!
VC É UM DOENTE MENTAL, VAI SE TRATAR SEU VERME, IRRACIONAL !
Anônimo disse…
Olha a Diferenda da resposta e o tratamento de um Cristão para um ateu e de um ateu para um Cristão.
Fernando disse…
1 Coríntios 15:6
Anônimo disse…
Talvez você precise estudar um pouco mais de Teologia. É simples, a ignorância gera as asneiras...
Anônimo disse…
Sem fé, vc só escuta no máximo o barulho do ambiente. As pretenções humanas são que o Verbo se torne carne a cada ano, morra e ressuscite e de prefenrencia, que eles estejam lá no sepulcro na hora que Jesus se levanta. Certamente, tirar uma foto, gravar um video para postar no youtube e talvez acreditar no que viu. Felizes aqueles que creem e viram. Infeliz dos que ficam no mar de seus proprios egos imaginando um Deus do "seu jeito".
Adal Fonseca disse…
a desculpa é sempre a mesma "você está fora do contesto, você está fora do contesto"..
Unknown disse…
a resposta e simples,sao cegos para a realidade.
Unknown disse…
cidadao ,voçe continua sonhando,mesmo estando acordado?sua desculpa ilusoria nao nos convence de que devemos acreditar em tal loucura.isso fica so pra voçe.
Unknown disse…
a biblia e apenas mais lenda,igual a qualquer outra.mais parece que tem gente que so vive delas.vai entender!
Unknown disse…
estava me dando sono sua tentativa de provar que um mito se torne realidade.sua biblia e tao importante como qualquer livro de de historia,a unica diferença e que so os crentes o levam a serio.
Anônimo disse…
Nesse livro é interessante essa parte:
1 Coríntios 14:34

E eu queria que alguém me desse um contexto onde isso seria aceitável. E olha que sou homem.
Anônimo disse…
"Jesus subiu ao céu depois de jantar " Nao deve ter comida no céu não é mesmo. Se fosse Hj seria depôs da novela...
Ricardo Mazzaferro disse…
ja perguntei para aquele que me sanearia das minhas duvidas com todo amor, e silencio foi apenas o que veio até mim. o que voce diz a respeito?
Anônimo disse…
Se esta insanidade que você acredita não causasse nenhum problema ao mundo, eu não teria nenhum problema em deixar você acreditar nela, da mesma forma que não me importo com o que malucos da cientologia ou outras seitas pequenas e reservadas fazem.

Mas, o cristianismo é o maior mal que já se acometeu à humanidade.

E, não me refiro ao que eles fizeram na inquisição, ou no suporte ao nazismo.

Me refiro ao que os cristãos fazem HOJE, quando começam a usar sua crença medieval para impedir que uma mulher com um feto anecefálico possa ser abortado, para forças uma menina de 9 anos de idade estuprada pelo pai a ter este filho

Para impedir que africanos miseráveis usem camisinhas, o que poderia salvar milhões da AIDS

Para manter em constante miséria países como as Filipinas

Para estorquir o dinheiro dos crédulos com promessas impossíveis de vida eterna e outras bobagens.

Quando sua religião não causar mal ao mundo, eu não vou me importar com ela.

No momento, sua religião, e pessoas como voc~e que lhe suportam e dão poder estão ameaçando este mundo e a nossa civilização.


Anônimo disse…
Isto seria o MÍNIMO que jesus poderia fazer, se quisesse que acreditássemos nele...

E, realizar milagres, baixar a inflação, dar um Dodge Viper para cada um dos seus fiéis e por aí vai...

Por que não?

Ele não passou pela terra realizando milagres a dois mil anos atrás?

Ele não ressuscitou?

Não andou sobre as águas?


Porque, depois que inventaram as câmeras, estes milagres nunca mais aconteceram?

Eles aconteciam até poucos anos antes, porque a virgem de fátima não aparece hoje, quando as crianças lá poderiam filmar ela com seus celulares?

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Me poupe Anônimo , Teologia nem é uma Ciência
Anônimo disse…
Melhor...

qual o lado BOM das religiões...

o lado ruim todos aqui sabemos, mas, se existe um lado bom, eu gostaria que você expusesse.
Anônimo disse…
OK...

Mas, não é como age a sua religião...

a sua religião prega que aquele monte de lendas de ódio, preconceito e intolerância devem ser interpretados literalmente.

que as leis absurdas devem ser seguidas ao pé da letra.

Então, qualquer um que siga tais absurdos apenas dá o poder aos que pregam tais absurdos.

e, sim, é um completo ignorante ao fazê-lo

Se você tem consciência do ridículo que são as religiões, mesmo assim as segue, eu pergunto, o que isto o torna?
Anônimo disse…
"Onde Jesus apareceu após a ressurreição? Há contradições"

Não sei nem porque existem contradições, tampouco porque pessoas gastam tempo discutindo essa abobrinha.

Não houve ressurreição porque esse personagem é folclórico. Nunca existiu. Simples assim.

Att.,

Espancador de Pastores
Regis disse…
A coisa mais absurdo nem foi dizer que 500 pessoas viram Jesus depois de ressuscitado. A mais absurda é que depois da morte de cristo um bando de zumbi ao melhor estilo Resident Evil saiu perambulando pela cidade e nem um historiador comentou sobre zumbis andando pela cidade.

http://www.4shared.com/office/KmRtdW-S/Sinto_muito_mas_Jesus_Cristo_n.html
Anônimo disse…
Conheço cristãos que questionam, e isso é o certo, pois eles possuem discernimento, mas, infelizmente a religião cria pessoas sem discernimento assim como você caro...cuidado com sua "Fé", nem tudo aquilo que QUEREMOS, que desejamos, e que acreditamos é bom para nós mesmos...
andrelago disse…
Falou e disse... :)
Anônimo disse…
Não te ocorre que a Bíblia não é prova pra porra nenhuma? O livro de Atos poderia falar que toda Israel viu Jesus voar, mas fala nome de algum? Existe QUALQUER outro registro que mencione esse fato peculiar? A bíblia diz que animais falam e nem por isso eu converso com um jumento (com a exceção de V. Senhoria). Ponto de vista é uma coisa, relatar uma EStória, supostamente história, é outra bem diferente. Cada autor aumentou as coisas de um jeito, aumentou testemunhas, aumentou os "fatos". Nesse aumenta-aumenta com certeza muita mentira rolou também. Os evangelhos também relatam a, suposta, vida de Jesus e em VÁRIOS ocorridos dessa vida eles não entram em acordo. E quem sabe a ressurreição não foi um acréscimo nas escrituras gregas ou as originais, né?
peraí... PEQUENA DIFERENÇA?!?!?!? POOOUTZZ! Essa foi forte...

Pablo Sylar.
Anônimo disse…
Caro anônimo, irei lhe responder.

"As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei."
(1 Coríntios 14:34)

Como todos sabemos, a carta de Paulo à igreja de Corinto é um escrito extremamente antigo. Devemos levar em consideração o contexto histórico-social na interpretação do texto. Aconselho que você pesquise um pouco sobre hermenêutica bíblica,pois é extremamente interessante.

Na época em que Paulo escreveu o texto, a figura feminina era extremamente oprimida socialmente e a própria lei gerava restrições ao comportamento desse gênero. Dessa forma, Paulo aconselhou que as mulheres da igreja que recebia seus conselhos agissem da forma que as convenções sociais ditavam. Além disso, assim como qualquer homem naquele período, Paulo era machista. A luta pela igualdade de gêneros é um conceito bem recente do ponto de vista histórico. Exigir que o pensamento do autor da carta fosse igual ao nosso hoje em dia é absurdo.
Anônimo disse…
Isto é ridículo.Falar que a bíblia se contradiz assim.Aposto que o autor dessas postagens pegou trechos de bíblias diferentes e pôs ai para confundir o povo.
Ateus são pessoas ignorantes,que não adimitem que há uma força maior que eles no mundo,são pessoas orgulhosas,que não sabem o que falam.
Muitos desses sites são usados para confundir a cabeça de evangélicos,por isso não é bom que as pessoas que são novatas na fé leiam muito estes tipos de postagens,pois não sabem muito da palavra.
E que você que blasfema tanto contra Deus seja recompensado em dobro por todas as suas ações,e todos os pecados que cometeu contra o senho,que nos deu a vida,o ar e a água,e tudo de bom que temos no mundo.
Anônimo disse…
Pra quem não acredita na bíblia.Eu tenho algumas perguntas à fazer para vocês: Se Deus não existe,como o mundo foi criado?Pessoas dizem que foi o big bang, uma grande explosão de matéria.Mais como essa matéria foi criada?
Se os personagens da bíblia são mentira,responda-me como o povo de Israel escapou da escravidão dos egípicios?Vai até o povo de Israel e pergunta a história do povo deles,se não foi Moisés,à mando de Deus que os guiou.
Se os personagens da bíblia são mentira,responda-me como até hoje,a bandeira de Israel tem como símbolo a Estrela de Davi?
Anônimo disse…
Idiota!A ressureição de Cristo foi apenas para provar o quanto ele era Deus,e para o povo acreditar em suas leis.Depois da ressureição de Cristo,acabou que o povo romano teve o cristianismo como sua religião oficial.
E mais,a história nunca negou que Jesus esxistiu,muito pelo contrário,eu já vi em televisão muitos historiadores encontrando provas da esxistência de Jesus,como escritas e etc.
E mais,se você se informar com algum professor de história,verá que o nosos calendário é chamado de " calendário cristão ".Porque este calendário começou à valer depois da morte de Jesus.
Anônimo disse…
Livrinho mágico?É assim como ver a bíblia meu caro ateu?
Vá você estudar a história do povo de Israel,perguntem-nos como eles saíram do Egito,se não foi Moisés que os tirou,à mando de Deus.
Se a bíblia é mentira,por que até hoje a bandeira de Israel tem como símbolo a estrela de Davi?
Se Deus não existe,como o mundo foi criado?Se me disser que foi a partir do Big Bang,me responda como toda aquela matéria foi criada.
Como o homem foi criado?Foi através do macaco?Me responda então por que os macacos de hoje em dia não evoluíram?
Aposto que você não sabe me responder estas perguntas.Se você me fazer perguntas sobre o que aconteceu antes da fundação do mundo,não saberei responder,pois o meu " Livro Mágico ",só me explica o que aconteceu desde aquilo.Porém,a minha teoria tem mais sentido que a sua.
Anônimo disse…
Eu entendo seu comentário Juliano.
"Trazei todos os dízimos `acasa do tesouro,para que haja mantimento na minha casa,e depois fazei prova de mim,diz o senhor do exércitos.Diz o senhor so exércitos:Se eu não vos abrir as janelas dos céus e não derramar sobre vós bençãos tal,que dela vos avenha a maior abastança "(Malaquias:3:12)
Realmente aluns pastores usam estes textos para fazer com que pessoas dêem dinheiro no altar,e se não dã,são " fracas na fé ".
Mais Deus certamente não se agrada disso.Eu já vi exemplos de muitas pessoas que pelo meio da fé conseguiu sim operar milagres.Pessoas que eu conheço pessoalmente.
Eu digo à você irmão,a bíblia não é uma mentira.Se tudo que estivesse na bíblia fosse mitológico,o povo vivente em Israel já a teria desmentido há muito tempo.
O nosso calendário,é chamado de " calendário cristão ",por que ele só passou à valer após a morte de Jesus.Eu não soube disso na igreja,foi na escola mesmo,na aula de história,que eu tive anos atrás.
Se a bíbla fosse mentira,a bandeira de Israel não teria até hoje como símbolo a Estrela de Davi.
Anônimo disse…
Saiba de uma coisa meu caro,que pode mudar sua vida,espero que esteja sentado quando receber esta notícia:JESUS NÃO LIGA PARA A INFLAÇÃO!!!
Jesus faz muitos pelos seus servos.Além de dar a vida eterna para aqueles que o seguem,Jesus também proporciona coisas boas.
Veja televisão,estes programas evangélicos:Pessoas o tempo todo são curadas,demônios são expulsados das pessoas e há tantos testemunhos.Acha que isso tudo é atuação?Se for,os pastores e bispo tem muito dinheiro hein!
Eu já vi Deus operar milagres tremendos em minha vida.Eu era muito doente na minha infância.Tive quatro pneumonias,tomava remédios para tudo,meus dentes quase apodreceram de tantos remédios.E quando eu entrei na igreja,e passei à servir o Deus vivo,minha vida mudou,eu era como um esqueleto humano,agora do meio " barrigudinho ".Meus dentes quase apodreceram,agora são os mais bonitos da minha casa.Eu tive quatro pneumonias,hoje em dia eu demora cerca de dois anos para ficar doente.
Eu não tô inventando essas histórias para vocês acreditarem em Deus, pois o nono mandamento de Deus é " Não dirás falsos testemunhos contra o teu próximo ".
Vocês ateus,leêm a bíblia para criticá-la,procuram nela contradições, mais não mencionam os fatos bíblicos em que Deus operou milagres em seu povo.Quando as pessoas leêm a bíblia,se dão ao luxo de interpretá-la do seu jeito,mais quando ler a bíblia,você deve ler no " espírito ",e não como se fosse um livro de Mitologia Grega por exemplo.
Enfim,espero que um dia você entenda que está errado,e Deus o perdorará,e estará de braços abertos para lhe responder.
Anônimo disse…
Deus não responde suas perguntas com vozes,e sim com sinais.Se você orasse no espírito,e com total concentração e temor,poderia até sentir o espírito de Deus,e ver sua luz.
Eu conheço muitas pessoas que já tiveram um encontro com Deus,viram sua luz e o sentiram.
Unknown disse…
Acho interessante é que dizem que o homem foi à Lua, muitos acreditam piamente nisso porque a NASA disse que foi e pronto. O fato de um texto bíblico não ser cópia do outro, não demonstra contradição, apenas pessoas distintas, relatando fatos de modo distinto. Não entende essas pessoas que não acreditam na bíblia, mas gastam suas preciosas vidas tentando provar pra si mesmo, não para os que creem, que ela não é a palavra do Deus verdadeiro. Se eu não acredito em alguma coisa apensa ignoro, não faz diferença em minha vida se tem quem acredite.
Amanda Moraes disse…
Um simples erro de cronologia e não de escrita ou relato. A Bíblia é 100% VERDADEIRA, mas os relatos muitas vezes são sem cronologia. Matias tinha sido levantado para ficar no lugar de Judas.
"É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,
Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias Atos 1.21-23

Não há sombra de dúvidas ao analisarmos estes versiculos, podemos concluir que 2 discípulos que viram a Cristo estavam sendo separados para se escolher o apóstolo que substituiria Judas, sendo assim Matias foi contado como o 12° apóstolo que viu a Cristo.
A fé ela deve ser espiritual e racional, cada ponto da minha fé em Cristo pode ser explicada, mas para crer temos que ser espirituais também .
Anônimo disse…
Kkkkkkkkk q bosta. Só uma pessoa que não pensa pra Acreditar nessas bobagens.

Cristão é tudo desesperado, pra não morrer de desespero criou um amigo imaginário.

Que merda de vida vcs tem
Anônimo disse…
Matias ficou no lugar de Judas.
Anônimo disse…
Entendo e respeito seu comentário.
Mas os seus argumentos não são fortes o suficientes.
Dizer que o povo de Israel desmentiria se fosse mentira não se sustenta, pois eles não desmentirem não faz verdade. É o mesmo argumento que dizer que
Você aprendeu que o nosso calendario se chama cristão. dessa forma por te ensinaram errado ou você não lembra direito, (provavelmente o primeiro, já que as escolas foram históricamente sempre "vigiadas" pelo cristianismo especialmente uma disciplina como história, ou só por preguiça do professor/a) O calendário foi criado em Roma no século VI por um monge chamado Dionísio. A contagem dos anos deveria ser iniciada por um acontecimento de grande valor, de modo que, como cristão, Dionísio considerou que o ano 1 deveria ser o ano do nascimento de Jesus Cristo.
Esse calendário se tornou oficial no ano 1582 pelo papa Gregório XIII; por esse motivo também é conhecido como calendário gregoriano.
Logo é por dois humanos que eram cristãos e tinham poder que decidiram abritarialmente colocar um nome religioso.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa