Pular para o conteúdo principal

Reprodução humana é boa ou ruim? Bíblia é contraditória




por Austin Cline
para About.com

A Bíblia é inconsistente sobre se a reprodução humana é boa ou não. De acordo com Gênesis, Deus ordenou aos primeiros humanos que se reproduzissem. A frase bíblica “Frutificai e multiplicai-vos” tem sido  interpretada como uma ordem para que os fiéis tenham muitos filhos. "Enchei a terra."

Mas a reprodução humana em Levítico é apresentada como se fosse pecado, um comportamento que deixa as pessoas "impuras".

Então, para a Bíblia, a produção humana é boa ou ruim?

"Frutificai e multiplicai-vos." Mas quem o fizer se tornará impuro

Diz Gênesis 1: 28: “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”.

Já Levítico 12: 1-8 afirma: “Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda. E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio. Depois ficará ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; nenhuma coisa santa tocará e não entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação. Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação. E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano por holocausto, e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado, diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote. O qual o oferecerá perante o Senhor, e por ela fará propiciação; e será limpa do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina. Mas, se em sua mão não houver recursos para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos, um para o holocausto e outro para a propiciação do pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação, e será limpa". 

Em Levítico há outras passagens que descrevem o ato sexual como fonte de imundice.

Está em Levítico 15:16: “Também o homem, quando sair dele o sêmem da cópula, toda a sua carne banhará com água, e será imundo até à tarde.”

Em Levítico 15:18-19: “E também se um homem se deitar com a mulher e tiver emissão de sêmem, ambos se banharão com água, e serão imundos até à tarde. Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde.”

O que significa ser pessoa imunda (ou impura) ? É difícil dar uma resposta porque, na Bíblia, a palavra é mais aplicada a seres não humanos e a coisas. Mas há associação de pessoa impura com doenças.

Diz Levítico 13:22: “Se ela grandemente se estender na pele, o sacerdote o declarará por imundo; praga é.”

Se Deus pediu ao homem que se multiplicasse, como está em Gênesis, o sexo para reprodução não deveria ser desagradável nem fonte de impureza. Mas a Bíblia diz tanto uma coisa como outra.

Com transcrições da Bíblia Online.





Como é possível Deus ter criado toda a existência se Ele já existia?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa