Pular para o conteúdo principal

MPF diz que construção no Acre do Parque Gospel é inconstitucional

Se o chamado Parque Gospel for construído em Rio Branco conforme anunciado inicialmente pelo governo do Acre, com dinheiro público e para uso exclusivo dos evangélicos, trata-se de uma ilegalidade, de acordo com o MPF (Ministério Público Federal) naquele Estado.

Procurador Anselmo Lopes é o
responsável pela investigação
O MPF instaurou ontem (25) um inquérito civil público para investigar a natureza do empreendimento. O procurador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes (foto)  solicitou ao governo informações sobre o local da construção do parque, o início das obras, a origem dos recursos e a quem caberá a sua gestão.

O governador Tião Viana (PT), 50, anunciou a construção do parque no dia 13 deste mês à diretoria da Ameacre (Associação dos Ministros do Evangelho). A obra terá ginásio, restaurante, piscina e ciclovia e custará no mínimo R$ 7 milhões – dinheiro que virá de verba do Acre e da União.

Lopes lembrou que a Constituição veda à União, aos Estados e Municípios o estabelecimento de cultos religiosos, ou igrejas, além do “financiamento ou a manutenção de alianças ou relações de dependência, ressalvadas as colaborações de interesse público".

Diante da repercussão negativa na internet do anúncio da construção do parque, Viana disse que o espaço será para todos.

"Macumba, candomblé, umbanda, o que quiserem fazer lá, eles [evangélicos] não teriam o menor problema com isso”, afirmou. “O que eles estão reivindicando é que tenham a oportunidade de se reunir, porque não há espaço físico amplo na cidade."

Não foi assim que os líderes evangélicos entenderam. Após o encontro com o governador, o pastor Marco Mardine, por exemplo, disse que o parque vai ser “um marco na história da comunidade evangélica não só do Acre, mas para todo o povo evangélico brasileiro”.

Leonildo Rosas, secretário de Comunicação do Acre, disse ter estranhado a decisão do Ministério Público de investigar o parque evangélico.  “Como abrir inquérito de uma coisa que não existe?”, argumentou. “Não existe nem uma área, não há nem projeto ainda para o parque.”

Rosas omitiu a informação de que Viana já se comprometeu em doar um terreno de 6 hectares para o parque, em uma área desapropriada para a construção de 10 mil casas populares.

O procurador Lopes informou que, se for confirmada a ilegalidade do empreendimento, o MPF recorrerá à Justiça com o governo do Acre.

Com informação da Folha.com, entre outras fontes.

Parque Gospel do Acre vira motivo de gozação no Twitter.
outubro de 2011

Religião no Estado laico.

Comentários

Israel Chaves disse…
Esse projeto é tão absurdo e estupra tanto o estado laico, que mesmo conhecendo o poder das igrejas com todos os seus políticos pastores, acho que não vai para a frente. É absurdo demais para que consiga passar, apesar dos pesares.
Só vai servir para gastar dinheiro público com os processos e tempo dos funcionários com a burocracia. Vai se arrastar por anos, no final não vai vingar, mas vai ter dado prejuízos absurdos com todo o investimento em pessoal para os processos.
No fim, religião causando estragos mais uma vez, o parque saindo ou não.
Cristian Z. R. disse…
O fato desse parque ser cogitado já é um absurdo. Acho insano a religião tomar conta da vida das pessoas, passar da esfera particular para a pública causando desconforto e constrangimento àqueles que são menos religiosos ou não possuem religião.
John Constantine disse…
Eu concordo com a iniciativa do MPF, tem que investigar tudo isso.

Cabe processo judicial, e reforcar o carater laico do Estado. O Estado nao pode e nao deve jamais favorecer uma religiao em detrimento das demais, em atitudes sectarias, com uso de verbas publicas.

Os evangelicos estao dando muitos maus exemplos, com uma frequencia cada vez maior. Pega muito mal para eles. E denigre a imagem deles.

Nao é dificil entender porque aumentou de 1% para 10% em menos de 10 anos, o numero de "evangelicos nao-praticantes".

É por vergonha mesmo de participar desse meio !
Anônimo disse…
Sera que os politica entende o que seja um país laico?
Os políticos não sabem nem o que tem na constituição:

"Artigo 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I - Estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.
II - Recusar fé aos documentos públicos.
III - Criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si."

O parque fere simultaneamente dois incisos de um artigo importante, localizado no capítulo "Da Organização Político-Administrativa". Artigo que, inclusive, é cláusula pétrea da Constituição.

O primeiro problema é que, se o parque for para uso exclusivo de evangélicos, poderá ser caracterizado como "igreja" (ou seja, local de culto).

O segundo é que o parque, sendo de cunho religioso em particular, não pode ser subvencionado pelo poder público.

O terceiro problema é que o parque, por ser exclusivo para evangélicos, cria distinções entre os evangélicos e os não evangélicos.

Por fim, quarto problema, o parque demonstra preferência do governador pelos evangélicos.

O simples fato de ter sido cogitado é uma mostra de que os responsáveis não conhecem a lei.
Israel Chaves disse…
Provavelmente conhecem. Só não respeitam, pois acham estar acima dela (e muitas vezes, acabam ficando acima, mesmo).
Izaque Bastos disse…
vem cá, mas isso nao é colaboraçoes de interesse publico? se nao é , é o que entao? ou os evangelicos nao sao publicos, e nao pagam seus impostos.
Anônimo disse…
Se querem construir um parque evangélico que seja numa área particular e não numa pública, pois ceratmente estarão fazendo um empreendimento numa area non edificante, ou seja, um local onde nenhuma imobiliária poderia construir algo. Realmente, esse projeto beira mesmo o inconstitucional.
Anônimo disse…
Claro que é inconstitucional.
Izaque, Izaque... sei que conceitos não cabem no espaço disponível em sua mente, mas vou tentar picá-los em pequenos pedaços para você entender.

vem cá, mas isso nao é colaboraçoes de interesse publico?

Não. Cooperação de interesse público é quando uma entidade OFERECE ao governo alguma coisa de que o governo precisa em troca de algo que ela precisa e que o governo lhe pode dar.

Exemplo: a ICAR recebe recursos do governo para fazer a Pastoral da Família, que tem um programa de redução da mortalidade infantil e da desnutrição que é exemplo para a humanidade. Neste caso a ICAR oferece trabalhadores voluntários e a sua distribuição geográfica, em troca dos recursos que são utilizados.

No caso do "Parque Gospel" os evangélicos não estão oferecendo nada. Estão só se beneficiando do que o governador diz querer fazer. Não é do interesse público beneficiar ninguém em detrimento de outrem.

ou os evangelicos nao sao publicos, e nao pagam seus impostos? (eu corrigi a pontuação de sua citação).

Os evangélicos são uma PARTE do público e pagam seus impostos da mesma forma que as outras partes, que não são beneficiadas por esse projeto.

O fato de pagarem seus impostos COMO TODO MUNDO apenas lhes dá direito de ter os MESMOS BENEFÍCIOS que todo mundo -- não lhes dá o direito de ter privilégios.

E por que o PARQUE GOSPEL seria um privilégio? Ele não estaria aberto a todo mundo? (Perguntará alguém, inocentemente).

Das duas uma: ou ele estará aberto a todo mundo, e nesse caso ali se fará proselitismo da religião evangélica (algo que o texto constitucional citado acima veda em seu inciso I) ou não estará aberto a todo mundo, e nesse caso ele funcionará como um local de culto privado ("igreja"), algo também proibido no mesmo inciso.

Se você quer a prova dos nove. Responda com sinceridade: o que você estaria dizendo se o governo de seu estado resolvesse construir um grande "Centro Cultural Islâmico"?
Cognite Tute disse…
Maravilha, Jose Geraldo, se o Izaque não entender agora, não entende nunca (e precisa procurar ajuda especializada urgentemente.:-).

Muito bem explicado e detalhado!

Cognite Tute
Israel Chaves disse…
Querem apostar que ele não vai entender? Isso, supondo que vai responder, acho mais provável fingir que não leu.
Cristãos, mas não só eles, pessoas fanáticas e cegas em geral, não conseguem entender o conceito de "suponha tal situação" ou "veja por outro ponto de vista". O cérebro dele não vai conseguir processar o exemplo do Centro Cultural Islâmico, e mesmo que entenda, não vai dar o braço a torcer e responder com sinceridade; que ele acharia um absurdo e seria contra. E também não vai ver nada de errado em ele ser contra o Centro Cultural Islâmico, mas achar ruim pessoas não-evangélicas não gostarem do Parque Gospel. O que ele vai fazer (supondo que responda) é xingar e espernear.

Vou exemplificar demonstrando uma conversa que tive com uma amiga Testemunha de Jeová, o jeito como eles agem.

Ela: Nós não votamos porque só Jesus pode governar, é pecado haver um governo dos homens.
Eu: Ok, mas você tem que entender que existe algo chamado comércio. Se não houver alguém para organizar tudo, imagine o caos que seria? Como seriam as relações entre os países? Como se organizaria hospitais e escolas? Suponha que vocês consigam o que querem e convertam todo mundo às Testemunahs de Jeová. Como ficaria o mundo?
Ela: Mas isso não vai acontecer, porque existem profecias que dizem que não vai acontecer.
Eu: Tudo bem, profecias, mas é só uma hipótese. Suponha que o mundo inteiro virou Testemunha de Jeová. E agora, como fica?
Ela: Isso não vai acontecer, porque existem profecias que dizem que não vai acontecer.
Eu: É só uma hipótese, imagine que aconteceu, e então?
Ela: Isso não vai acontecer, porque existem profecias que dizem que não vai acontecer.
Eu: Só FAÇA DE CONTA que aconteceu, não disse que VAI acontecer. Me diga como seria.
Ela: Isso não vai acontecer, porque existem profecias que dizem que não vai acontecer.
Eu: Tá, mas E SE ACONTECESSE?
Ela: Isso não vai acontecer, porque existem profecias que dizem que não vai acontecer.

Sem exageros. E se extendeu um pouco mais depois disso. Simplesmente ela não conseguia processar a minha pergunta, então agia que nem uma inteligência artificial com respostas pré-programadas. E achava que tinha dado uma resposta satisfatória.
Crentes...
AlyneS2 disse…
sociedade mais justa pra todos cidadaos vai ser quando não ver mais pessoas morando de baixo da ponte, ou pedindo esmolas ou passando fome, o governador do Acre deveria lutar pra que isso acabe.

Um...acho que o meu comentário não ficou ruim não, eu li um semelhante a esse mas não me lembro de quem foi.
Cognite Tute disse…
AlyneS2 disse...
sociedade mais justa pra todos cidadaos vai ser quando não ver mais pessoas morando de baixo da ponte, ou pedindo esmolas ou passando fome, o governador do Acre deveria lutar pra que isso acabe.

Um...acho que o meu comentário não ficou ruim não, eu li um semelhante a esse mas não me lembro de quem foi.



Kkkkkkkkkkkk..:-) Perfeito, Aline, ficou excelente, com a dose certa de ironia e sarcasmo. Só espero que o infeliz entenda ironia e sarcasmo..:-)

Cognite Tute
Paulo disse…
Por que será que o MPF, não está vigiando seriamente, os bilhões de reais que estão sendo desviados nesse momento para o poço sem fundo da Copa de 2014 e antecipadamente das Olimpíadas de 2016, que fatalmente levarão o Brasil a uma bancarrota econômica?

Um outro aí acima, apelou para a relação custo-benefício.

Mas, fica uma pergunta: Os altos custos dos governos estaduais em todo o Brasil, todos os anos, para patrocinar os carnavais em fevereiro(só no DF são cerca de 8(oito) milhões anuais do GDF), não geram um alto custo social com aumento das mortes violentas, aumento de drogadição, aumento de acidentes de trânsito por embriaguez ao volante etc, ninguém questiona?
Os altos custos dos governos estaduais em todo o Brasil, todos os anos, para patrocinar os carnavais em fevereiro(só no DF são cerca de 8(oito) milhões anuais do GDF), não geram um alto custo social com aumento das mortes violentas, aumento de drogadição, aumento de acidentes de trânsito por embriaguez ao volante etc, ninguém questiona?

Embora eu tenha uma opinião sobre o Carnaval, prefiro guardar boa parte dela para mim porque nesse país falar mal do carnaval atrai mais rejeição do que cuspir em crucifixo. Mas parte dela vou dizer.

Ai do governo que ousar acabar com a verba do carnaval. Tem muita gente dizendo que carnaval é cultura, que atrai turista, o escambau. Ameaçar esse poderoso status quo requereria coragem extrema (que nenhum político tem).

No fundo o carnaval cumpre uma função social, ainda. Mas eu tenho dificuldade para entender qual é.
Giselle disse…
Ideia insana, é ridiculo fazer um projeto desses! Além de inconstitucional, os evangelicos reivindicariam o uso exclusivamente para eles. O Acre é um Estado tão pobre e deveria investir em sua economia, e não em parques idiotas..
Paulo disse…
José Geraldo Gouvêa,

Todos sabemos que o carnaval é uma CAIXA PRETA ANUAL, onde governantes e apadrinhados(cabos eleitorais e similares) se banqueteiam com verbas públicas, sem quaisquer questionamentos dos tribunais de contas estaduais ou assembleias legislativas e câmaras municipais!
Anônimo disse…
Só quem não mora no Acre, quem não conhece a política do Acre, quem não vive a realidade do Acre acreditará que esse parque não será construído por conta de intervenções do MP. Esse estado é uma merda.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 renuncia; sucessor vai ser escolhido até a Páscoa

Ratzinger disse "não ter mais forças" para o cargo O papa Bento 16 vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro. Ele anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais. É a primeira vez que isso ocorre em 600 anos. O discurso ocorreu entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão). Os bispos brasileiros disseram  que foram pegos de surpresa. O  L'Osservatore Romano , jornal oficial do Vaticano, informou que Ratzinger tomou a decisão em março de 2012, durante visita ao México. Na ocasião, ele foi visto andando com uma bengala. O Vaticano afirmou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi. Em comunicado, Bento 16, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avanç...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Devoto que perdeu perna por causa de crucifixo processa igreja

Jimenez estava pagando uma promessa quando o crucifixo caiu O imigrante mexicano David Jimenez (foto), 43, de Hudson Valley, no Estado de Nova Iorque (EUA), está movendo ação contra a Igreja Católica com o pedido de indenização de US$ 3 milhões (R$ 6 milhões) por ter perdido uma perna. Um crucifixo de 300 quilos de um memorial de uma igreja católica esmagou a perna direita de Jimenez no dia 30 de maio de 2010 quando ele limpava-o em agradecimento pela cura de sua mulher. Ele relatou no processo que o crucifixo estava preso por um único parafuso. A peça de mármore se espatifou, e o maior pedaço atingiu Jimenez. Kevin Kitson, advogado do mexicano, disse que seu cliente é católico devoto, tanto que fez a promessa de limpar o crucifixo gigantesco durante o tratamento de um câncer de ovário diagnosticado em Delia, sua mulher, em 2008. Segundo Jimenez, a limpeza foi autorizada pelo responsável pela estátua. O casal está nos Estados Unidos há pelo menos 20 anos. Tem três filhos, ...