Pular para o conteúdo principal

Igreja Russa pede 'revolução moral' contra livros clássicos

Chaplin sugere 
censura a  dois
  clássicos da literatura
Vsevolod Chaplin (foto), um dos líderes da Igreja Ortodoxa Russa, pediu que a sociedade questione  duas obras clássicas que, segundo ele, promovem a pedofilia. Trata-se de Lolita, de Vladimir Nabokov, e de Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez.

O romance de Nabokov relata a obsessão de um homem de meia idade por uma menina de 12 anos. No livro de García Márquez há um caso de incesto.

"Chegou o momento de uma revolução moral”, disse Chaplin, sugerindo que os dois livros sejam censurados.

Ele disse que esses dois livros foram muito criticados quando lançados no Ocidente. “Houve uma repercussão muito negativa, que depois mudou.”

A reação de intelectuais russos a Chaplin foi imediata.

O historiador Nikolai Svanidze, por exemplo, fez um comentário irônico: “Depois de discutir os dois livros, vamos verificar se na literatura, desde Homero até os grandes clássicos russos, há sinais de violência, pedofilia e outras coisas inaceitáveis”.

O escritor Boris Akunin deu um chega pra lá em Chaplin. “A igreja não deve se meter em temas seculares e literários”, disse.

Com informação das agências.

Tentativa de censura a Lobato é tema do bloco 'Que merda é essa?'
fevereiro de 2011

Comentários

Adelino disse…
Pelo que sei A Virgem Maria tinha 14 anos ao ser estuprada (afinal ninguém pediu licença) pelo ES. Vamos censurar o livro que conta essa hist. tb?
Anônimo disse…
Então talvez seja necessário censurar a Bíblia também

Gênesis 19:30-38

31. Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra;

32. Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.

Nessa parte ocorre incesto entre Ló e 2 filhas suas.
A Bíblia está cheia de violência e violações.
Um só capítulo está recheado destes acontecimentos abjectos - Números cap 31.

Resumo de Números, capítulo 31
Yahveh disse a Moisés: “Vinga os filhos de Israel dos midianitas”. Moisés então reuniu soldados e confrontaram-se com o povo de Midiã. E os israelitas saquearam e queimaram as suas cidades e acampamentos, mataram todos os homens, e aprisionaram as mulheres e as crianças.
Quando levaram o saque e os prisioneiros a Moisés, este repreendeu os oficiais israelitas dizendo:
- "Deixastes viver todas as mulheres ..., e por isso houve praga na congregação do Senhor. Portanto matem todos os meninos entre as crianças, e todas as mulheres não virgens. Mas podem ficar com as meninas virgens."

O resto do capítulo quantifica o saque em peso do ouro, cabeças de gado e escravas virgens e descreve minuciosamente a distribuição destes bens entre os soldados, a população, os sacerdotes e... o próprio Yahveh!
Anônimo disse…
Ele mandou matar os menino entre as crianças, quer dizer as menininha que eram pra ser abuzadas e as virgens deus mandou preservar. E ainda tem tolo que não percebe que deus era um delirio, mais não acho que eles acreditam que foi deus mesmo que mandou estas coisas.
D'us Imoral
YHWV Imoral
Jesus Imoral
Yeshua Imoral
Yaeweh Imoral
Yahveh Imoral
Jeova Imoral
nha que eram pra ser abuzadas e as virgens deus mandou preservar. E ainda tem tolo que não percebe que deus era um delirio, mais não acho que eles acreditam que foi deus mesmo que mandou estas coisas.
D'us Imoral
YHWV Imoral
Jesus Imoral
Yeshua Imoral
Yaeweh Imoral
Yahveh Imoral
Jeova Imoral
Alguém conhece algum caso de pedofilia na Bíblia? Ainda não encontrei nada.
Anônimo disse…
A Virgem Maria não foi estuprada. Leia a bíblia direito e verá que ela quis "conceber do Espírito Santo".
Anônimo disse…
Revolucao moral ?

OK

Comecem pela Biblia.
Anônimo disse…
Não lembro de ver algum versículo em que Maria consinta a relação. Aliás, nem precisou, né...
Aliás, pelo que me lembro do Jesus histórico, Maria foi violentada por um soldado romano aos 12, e por isso seria apedrejada.
Mas um senhor de idade teve pena dela e a 'adotou' como esposa.


De resto, fico imaginando o Japão censurando seus materiais eróticos, como os quadrinhos. Seria comprar uma briga grande com os otakus.
AlyneS2 disse…
Nhaaaa, os MANGAS e ANIMES não!!! A briga seria feia mesmo, mas tenho certeza que o Japão ganharia de longe!!!
Israel Chaves disse…
Os livros são apenas contos, eles não mandam o leitor fazer as coisas que acontecem na história (diferente da Bíblia). Para o cara ser influenciado por um livro desses a cometer um ato de pedofilia, é porque já era um pedófilo e só não tinha tido a coragem de colocar em prática (e o livro será apenas uma desculpa esfarrapada dada no tribunal na esperança de amenizar a pena). Se for assim, temos que proibir todos os filmes do Rambo, para não incentivar as pessoas a pegarem metralhadoras, os filmes de corridas de carro para não incentivar as pessoas a fazerem rachas, todos os filmes de assalto a banco para... Enfim, deu para entender. Se uma história tivesse o poder de influenciar uma pessoa a esse ponto, seria impossível escrever qualquer coisa. Quem comete algum crime e usa um livro/filme/novela/gibi/e até mesmo a Bíblia como explicação, é só um maluco que está dando uma desculpa esfarrapada para a própria falta de caráter.
Temos que proibir todos os vilões de todas as histórias, também, por medo de que eles influenciem as pessoas a repetir seus atos de vilania? Se for assim, tudo vai ser proibido. Acho que só vai sobrar Teletubbies.
Ridículo isso. Não interessa do que os livros tratam, são só histórias. O problema está em quem for influenciado por elas. Isso se chama problemas mentais.
Anônimo disse…
É mesmo. Se fosse por isso, o Japão seria a maior nação de tarados, pedófilos e estupradores. E é inversamente o contrário...
balade disse…
/\ mais o japão E isso
Anônimo disse…
Literatura não é para virgens, definitivamente.
Imaginem se todo o livro que tivesse em suas páginas a narração de algum crime - seja lá o que for - acabasse por ser censurado...iria sobrar pouca coisa para ler. Ei!!! Além da bíblia, poder-se-ia censurar também o Talmud e o Corão...há coisas estranhas neles. Sinceramente, na literatura tudo é permitido, quem não quiser ler, que não leia!
Anônimo disse…
fala merda..rapaz
Anônimo disse…
Adelino, foi com 12 anos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...

Surpresa no Nordeste: evangélicos estão se convertendo ao judaísmo

MP estuda pedir demolição de templo da Mundial que roubou rua

O Ministério Público do Estado de São Paulo poderá enviar à Justiça um pedido para a demolição do templo que a Igreja Mundial está construindo em São Paulo, no bairro Santo Amaro, zona sul. Com a conivência de autoridades municipais, a construção roubou 137 metros de um terreno previsto em lei para ser o prolongamento da rua Bruges, até a Benedito Fernandes, conforme mostra o mapa acima.   Hussain Aref Saab, que foi diretor do Aprov (Departamento de Aprovação de Edificação), da Prefeitura, teria participado de manobras ilegais para permitir que a igreja de Valdemiro Santiago assumisse um pedaço da rua. A informação é de Diego Zanchetta e Rodrigo Burgarelli, do Estado de S.Paulo. Saab se afastou do Aprov após denúncias de que ele se tornou proprietário de 125 apartamentos em 7 anos, levantando a suspeita de enriquecimento ilícito. As obras começaram em março de 2011 sem alvará, apenas com documento provisório chamado “direito de protocolo”. Os vizinhos alertaram as autoridade...