Pular para o conteúdo principal

Venezuela investiga se Universal lava dinheiro do tráfico de drogas

Promotores do Ministério Público da Venezuela estão investigando a acusação de um ex-pastor segundo a qual a Igreja Universal participa ou participou naquele país de um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.

A revista Veja informou que esses promotores enviaram ao Ministério Público Federal do Brasil, que também investiga a Universal, um pedido de cooperação para troca de informações.


O ex-pastor afirmou que ao final de 1989, quando ele ainda estava na Universal, fez uma viagem à Colômbia de onde viajou ao Brasil em um avião fretado com dinheiro que lhe foi dado por um traficante do Cartel de Cali. Essa quantia teria sido usada para a compra da TV Record.

Embora a denúncia seja antiga, os promotores da Venezuela não a descartaram porque temem que a expansão da Igreja Universal no país, desde aquela época, se deva a algum tipo de colaboração com os traficantes.

“Estamos na presença de uma organização criminosa internacional que também atua na Venezuela”, disse um dos promotores.

O Ministério Público de Nova Iorque também está investigando a movimentação de dinheiro da Universal em bancos americanos. O órgão está tentando quebrar o sigilo de contas de cinco empresas ligadas ao bispo Edir Macedo, fundador da Universal.

Os templos da Universal estão espalhados por 170 países.

MP dos EUA investiga contas de empresas ligadas a Edir Macedo.
 novembro de 2009 

Universal enviou R$ 400 milhões ao exterior, dizem doleiros.
abril de 2010

Negócios de Edir na mira da Justiça.

Comentários

Anônimo disse…
O cerco está SE fechando em torno da IURD e do MACEDO,mas as outras(seitas pentecostais) também estão envolvidas em crimes desse tipo.O BRASIL INTEIRO SABE!!
Anônimo disse…
PAULO eu citei isso em um comentario anterior....

Não tem logica nenhuma uma seita de picaretas crescer tanto e comprar um TV do porte da RECORD ???? so com dizimo de crente fudido ?????

O SILVIO SANTOS vem enganando velhinhas a decadas e olha o estado do SBT ??

a BAND é uma emissora serissima chefiado por Paulistanos riquissimos e nao dá lucro ???


CAIO FABIO afirmou com convicção que eles sao associados ao crime...


Como eu sempre disse , só existem 2 tipos de crente ?


O BURRO 95% e o SAFADO 5% .....
Israel Chaves disse…
Tomara, mas tomara mesmo, que consigam alguma prova, algo que possa incriminar o nosso amigo Edir sem nenhuma sombra de dúvida. Se algo assim for provado e vier à tona, não tem dinheiro que consiga limpar o nome dele. Lógico que acabar com a Universal não vai, muito menos com a adoração dos fiéis por ele, mas com certeza iria diminuir e muito o poder dele, quem sabe até ele tivesse que sumir do mapa ao estilo Abdelmassih.
Vamos lá, governos do Brasil e da Venezuela, nos deixem orgulhosos e façam um bom trabalho conseguindo acabar com essa palhaçada universal. Estou torcendo por vocês.
LEGIÃO disse…
É probabilisticamente impossível uma organização criminosa progredir sem o apoio de um sistema legalizado.

O encobrimento das operações clandestinas exige, necessariamente, colaboração de agentes do Estado e entidades civis que ostentam faxadas bem comportadas.

Esse contrato entre o Mundo Legal e o (Sub) Mundo do Crime potencializa os lucros de ambos:

a) Driblando a incidência de impostos e taxas;
b) Permitindo a movimentação de dinheiro em espécie, sem tributação;
c) Permitindo trânsito de mercadorias - principalmente no varejo - (e aí vão armas e drogas) sem tributação ou fiscalização;
d) Permitindo o trânsito de mão de obra escrava.

Um exemplo bem conhecido são as alianças entre agentes do Governo dos EUA e a Máfia, durante a II Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã. Como as drogas chegavam às tropas?

Não estou dizendo que tal ou qual governo é corrupto, mas que agentes, em cargos chaves, promoviam a corrupção.

Da mesma foram, se há um fundo de verdade nas acusações contra a IURD, então isso é obra de agentes corruptos dentro da Organização.

A melhor forma de identificar tais relações perigosas é pela vigilância dos agentes políticos ligados à Instituição: Parlamentares, Lobbistas, Articuladores de Negócios, Estrategistas...
LEGIÃO disse…
Outro exemplo mais atual é a associação das lojas legalizadas de bugigangas de São Paulo com os Vendedores Ambulantes. Os produtos "fake" circulam igual água.

Outro exemplo, ainda, são as distribuidoras de gás glp e os depósitos clandestinos.
Anônimo disse…
Não é atoa que nessas igrejas a maioria dos pastores são ex presidiários, ex tudo quanto é podreira.

Essas igrejas devem ter sido criadas dentro dos presídios, tipo golpe do falso sequestro, golpe do bilhete premiado ou "saidinha" de banco.
Anônimo disse…
Anônimo das 20:23,você está certíssimo.Até a poderosíssima e multi-milionária Rede Globo enfrenta dificuldades.A BAND,como você mencionou,dirigida por pessoas de altíssimo poder aquisitivo e o SBT do Sílvio Santos(empresário poderoso)passam por dificuldades igualmente.E a Manchete dos Bloch que foi vendida praticamente falida?Só a Record que nada em grana?Claro que nesse mato tem coelho.
Anônimo disse…
Engraçado que não aparece um seguidor do Macedão aqui para defende-lo,estão envergonhados, também quem dera com tanto podre,mas mesmo assim os burros defendem ele.A igreja universal esta indo para o buraco juntamente com a record(cópia da globo e sbt)canalzinho de tv mais ruim que esse impossível,não é a toa que leva um banho de ibope da globo.
A denúncia é muito antiga, muito mesmo. Se bobear o crime até já prescreveu (a compra da Record foi em 1992).
Anônimo disse…
este país não eh sério, veja que existe jogo do bicho em qualquer lugar mesmo sendo ilegal a polícia sabe e não faz nada. Do mesmo jeito acontece com estas igrejas as autoridades sabe das maracutaia e não faz nada. Este país é uma vergonha em todos os sentidos , na educação na saúde no sistema carcerário. E tudo isto é culpa da religião que cria um bando de gado . As coisas vão mal e a culpa é do diabo a culpa é de deus a culpa é do pecador. Mais nunca a culpa é do governo dos político. Das más administrações públicas etc
Olha só os defensores da moral e bons costumes! Disso aí o inferno já tá cheio, tenho certeza que esses caras vão tudo pro inferno (se existisse inferno)
AlyneS2 disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Headbanger Ateu disse…
A reputação do Brasil vai ficar imunda no cenário internacional se esses esquemas de lavagem de dinheiro da IURD forem devidamente evidenciados.
Headbanger Ateu disse…
Anônimo de 19/09/11 23:55


A culpa é do povo mesmo. Que também sabe dos erros e ainda assim, insiste em mantê-los. Seja pela alienação religiosa ou da mídia ou de qualquer outro tipo, seja pela apatia em fazer algo para mudar.
Anônimo disse…
As falcatruas denunciadas pelo ministerio publico, não repercutem na midia, na qual diariamente vemos noticias de assuntos rasteiros, serem repetidos a exaustão.
LEGIÃO disse…
As falcatruas não repercutem, justamente, por causa da instrumentação - que criminosos e falsos moralistas - fazem de negócios legais.

Nos anos 199X, Edir Macedo e sua horda receberam críticas e foram alvo de investigações por parte, principalmente da Rede Globo.Ele resolveu comprar a Record, como uma arma contra tais ataques.

Assim, quando é atacado na mídia, a Record solta reportagens sobre a ICAR e sobre os negócios sujos globais. Com isso ele alcançou uma espécie de equilíbrio de Nash (da Teoria dos Jogos). Ou seja, agora, qualquer ataque de uma das partes pode levar prejuízo a ambos. Daí a falta de repercussão.
LEGIÃO disse…
É tão simples que chega a ser genial!

Empresas como Rede Record, Transamérica e outras, além de servirem como arsenal do equilíbrio estratégico da IURD, podem ser uma forma legal de lavar dinheiro.

Os recursos, arrecadados pelas igrejas, podem ser injetados nessas empresas e retornarem ao investidor como recursos de publicidade e propaganda.

Assim, quando e se pEDIR for julgado, muito pouco poderá ser tomado dele. Não haverá indícios de enriquecimento ilícito.

Maldoso e genial!
LEGIÃO disse…
Entretanto, se o dinheiro sai da IURD com a tarja de Res Nulius e é injetado nas empresas de comunicação, o retorno do investimento tem de ir para os cofres da própria igreja, e não para o bolso de uma pessoa física. E isso deve ser provado na contabilidade.
Anônimo disse…
Agora ele vai acusar a Globo de perseguição por isso também? Com base em quê se nem no Brasil está sendo investigado desta vez? fecha essa latrina Edir Mascaracedo! Seus dias já estão contados para você e sua ganga irem para a cadeia por conta de seus delitos ocultos.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Isso não é surpresa alguma, e tb não sera surpresa quando isso não der em nada infelismente, esses bandidos ja estão fortes demais. E o povo de modo geral apoia essas organizaçoes criminosas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih