Igreja Católica obtém liminar para manter programa em TV estatal

A Igreja Católica obteve na terça-feira (20) liminar que mantém o programa “Santa Missa” na TV Brasil, emissora estatal. A decisão da Justiça Federal de Brasília também beneficia o programa “Reencontro” da Igreja Batista.

Em março deste ano, o Conselho Curador da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), administradora da TV Brasil,  decidiu acabar com os programas de proselitismo religioso na emissora para que se cumprisse a determinação constitucional de que o Estado é laico.

O conselho fixou um prazo de seis meses para tirar do ar os programas religiosos. Esse prazo se esgotou no dia 18.

Claudine Milione Dutra, advogada da Arquidiocese do Rio de Janeiro, disse que a igreja recorreu à Justiça após “várias tentativas para que o conselho mudasse a decisão”.

O padre Dionel Amaral, diretor da “Santa Missa”, disse que a decisão judicial foi uma “vitória de Deus”.

Para substituir o proselitismo católico e evangélico, a TV Brasil tinha preparado programas informativos sobre todas as religiões com devotos no país.

O Conselho Curador da EBC vai decidir se recorre agora da liminar ou se vai esperar o julgamento do seu mérito, em data ainda não prevista.

Com informação das agências e deste blog.

julho de 2011

TV e rádio não podem estar a serviço de crenças religiosas.
por Eugênio Bucci em abril de 2011


Comentários

  1. Anônimo9/23/2011

    É assim mesmo quando a gente acha que vai dar alguma coisa certa e que o governo vai confirmar o ideia de um estado totalmete laico vem uma dessas!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que o Paulo deve saber do que é necessário para que se consiga uma concessão de TV pelo Governo Federal. E que isso, além de não ter lei alguma como remédio constitucional que garanta a prevenção de discrepâncias, só serve de jogadas políticas e enriquecimento de magnatas da TV. O que tem incluído a religiosos.

    O resultado é caótico, mas não aparenta porque é toda uma alienação que normalmente envolve gente poderosa que a propaga. Portanto, vemos todo esse proselitismo religioso a âmbito de interesse público na TV aberta, deixando magnatas televisivos, e atualmente, os próprios representantes religiosos, podres de ricos. Quando não, perfazendo campanhas de políticos; muitas vezes, corruptos e contraditórios que acabam se reelegendo.

    O compromisso com a informação ética, liberdade de expressão e até mesmo, com o laicismo do país, simplesmente acaba por ser execrado em forma de alienação popular. Onde o povo como um todo - exceto os magnatas e representantes religiosos que vivem dessas empreitadas - é sempre o mais prejudicado.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/24/2011

    Pessoal não quer largar o osso.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/24/2011

    E a paranoia dos ateus continua...

    ResponderExcluir
  5. LEGIÃO9/24/2011

    Amigos da TV Brasil!

    Sugiro que, antes de cada programa religioso, entre um comunicado, do tipo:

    O Programa a seguir será exibido por decisão liminar da Justiça Federal de Brasília, a qual rejeitou argumentos da direção desta emissora por uma programação, neste horário, mais digna de um Estado Laico, como é o Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/26/2011

    Por isso que nossos jovens e adultos estão ficando com ídices mais e mais baixos de desenvolvimento cognitivo: muita teoria criacionista e nada de teoria evolucionista, é nisso que dá ignorar ou desprezar a ciência tão comum hoje em dia.

    ResponderExcluir
  7. E qual teria sido a alegação da ICAR para manter o programa? Usucapião?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/13/2012

    Igreja Católica fundou esse país, nada mais justo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Igreja Católica fundou o pais, nada mais justo de que ela ter maiores benefícios do que qualquer outra religião!

      Excluir
  9. Anônimo2/11/2012

    Raul, Parabéns pelo comentário.
    Todo mundo fala mal da Igreja Católica, neste país. As primeiras pessoas professores que pisaram neste lugar foram os jesuítas que fundaram a maior cidade deste país.
    A Igreja tem defeito, mas suas qualidades são bem maiores.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/10/2013

    Não vou dizer que a Igreja Católica não tenha virtude alguma, pois a mesma é constituída de seres humanos inteligentes e de respeito. Somente a Igreja Católica como poder instituído(Igreja estado)por seres humanos imiscuídos com o poder político secular, desde Constantino, até os dias de hoje,merece,sim,alguma crítica. Segundo pesquisa(recorte religioso) do sociólogo Max Weber,onde predominou a influência da Igreja Católica, prevaleceu o mito,a alienação e o atraso.Basta observar os países cristãos onde o catolicismo prevaleceu por séculos o atraso também é evidente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Pastor afirma que 'mendigos têm dever bíblico de passar fome'

Carl Sagan escreve sobre um 'pálido ponto azul' nos cosmos, a Terra

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Trechos bíblicos cuja existência crente finge não saber

Nos EUA, críticos da pseudociência processam fabricante de homeopatia