Pular para o conteúdo principal

Cientistas britânicos querem ensino da evolução já no pré

Cerca de 30 cientistas do Reino Unidos assinaram uma petição para que o governo introduza nas escolas públicas o ensino da teoria da evolução, de Charles Darwin (1809-1882), já no pré-primário, portanto a crianças de cinco anos. Entre os cientistas estão o biólogo e militante ateu Richard Dawkins, 70,  e o naturalista David Frederick Attenborough, 85.

O biólogo Dawkins argumentou que a
evolução está mais do que provada
Trata-se de uma reação às escolas que, influenciadas por religiosos, estão ensinando nas aulas de ciência o criacionismo como uma das alternativas do surgimento do universo. Ou seja, Deus criou tudo em seis dias, conforme diz a Bíblia.

Para Dawkins, trata-se de um absurdo porque o criacionismo não tem nada de científico. Ele defendeu que a teoria da evolução passe a ser chamada apenas de “evolução” porque a palavra “teoria”, conforme exige o rigor científico, pode passar a falsa ideia ao senso comum de que se trata apenas de uma possibilidade.

“A evolução está mais do que provada”, disse.

Grã-Bretanha corta subsídios de escolas que ensinam criacionismo.
janeiro de 2012

Pela teoria de Darwin, todos os seres vivos são uma evolução de organismos primitivos que sofreram mutações genéticas aleatórias ao longo do tempo em um processo de seleção natural.

O governo anterior já tinha aceitado introduzir no currículo escolar a evolução como matéria obrigatória, mas houve um recuo.

Em artigo para o Times, Dawkins escreveu: "A evolução é uma explicação para a existência verdadeiramente satisfatória e completa. Eu acredito que ela possa ser ensinada a uma criança já a partir de seus primeiros anos escolares".

Para ele, a evolução é mais simples de ser entendida pelas crianças do que os mitos.

Com informação das agências.

Museu de História Natural de NY fica melhor em resposta aos criacionistas.
julho de 2011

Ciência versus religião.     Teoria da evolução.      Mais sobre Dawkins.

Comentários

Israel Chaves disse…
Mais uma vez, apoiado. Dawkins e os demais cientistas têm toda a razão, não é porque é criança que deve-se ensinar coisas fantasiosas, seja porque se acredita nelas ou simplesmente porque acha-se que a criança não vai entender.
Muitos pais subestimam seus filhos. Acham que por serem crianças, não vão entender explicações mais "complexas", e assim que surgem histórias como "a cegonha trouxe o bebê" e "papai do céu que fez". Mas tais histórias simples, divertidas, bonitinhas e de "fácil assimilação" são um veneno para o intelecto da criança, que passa a aceitar sempre as explicações mais fáceis e não desenvolve senso crítico e raciocínio próprio.
E não é preciso enfiar um tratado científico goela abaixo da criança quando ela quiser saber de algo. É totalmente possível explicar ciência de forma simples (Beakman que o diga).
Um exemplo pessoal. Minha mãe, apesar de cristã e supersticiosa, nunca me ensinou essas histórias bizarras quando eu queria saber das coisas. Ela explicou, por exemplo, que "o homem coloca uma sementinha na barriga da mulher, e essa sementinha cresce, cresce, e cresce até virar um bebê, que quando está pronto, os médicos tiram da barriga, e é assim que as crianças nascem". É uma explicação extremamente simples, e verdadeira, que qualquer criança entenderia. Mais detalhes vieram depois conforme a curiosidade pediu.
Esse tipo de atitude deveria ser encorajada, pois as crianças são curiosas e têm muita sede de informação, e seus cérebros podem aceitar informações muito facilmente. Nunca se deve ensinar uma mentira fácil de entender com o pensamento de que "quando for maior, vai saber a verdade". Isso é um insulto à inteligência da criança. Eu, pelo menos, ficava puto quando sabia que estava sendo enganado por ser criança.
Perdi a conta de quantas vezes discuti com adultos que tentavam me convencer de que houve um dia em que a Terra inteira ficou coberta de água e que um velho fez um barco com todos os animais dos mundo dentro. Eu sempre perguntava como que couberam todos e o que os leões comiam, e como nunca davam uma resposta que prestasse, nunca acreditei.
Tudo graças ao fato de eu saber o quão grande era o mundo, da imensa quantidade de animais e que isso era totalmente impossível. Minha mãe pode não ser um gênio, mas nisso ela acertou em cheio, me ensinando desde pequeno como as coisas realmente funcionam.
Todas as mães e todos os pais deveriam fazer o mesmo, espero que essa inciativa dos cientistas ajude a criar uma nova era de educação infantil com boas bases científicas.
Avelino Bego disse…
Mais do que apoiado!
Anônimo disse…
Ensino religioso não pode,agora ensinar o ateísmo pode,esses ateus estão de zoação mesmo.E sempre o tal do Dawkins esta no meio sempre querendo ser notado pois não acha outra maneira de se aparecer fica fazendo intriga com religião sujeitinho sem noção.
Anônimo disse…
Bem dos males o menor,antes ensinar teoria da evolução do que ensinar os nossos filhos a serem gays igual estavam querendo fazer no Brasil distribuindo aquela cartilha apoiando nossos filhos a se tornarem gays.
blogueiro disse…
Anonimo das 10:00 fica ai falando mal dos gays que daqui a pouco aparece aquele tal do Luan gosta de cunha para te xingar e ele é uma bicha bem revoltada.
Anônimo disse…
Anonimo das9:58
Não é ensinar ateísmo, é ensinar a verdade e não mitos sobrenaturais.
Anônimo disse…
Anônimo idiota,ninguém"se torna" gay por causa de uma cartilha(kit anti-homofobia de instituição de ensino pública ou palhoça de São João de escolinha kindergarten).De outra banda o bullying é uma questão séria ignorada só por pessoas sem noção e obscurantistas(como alguns trolls que infestam este blog com suas pérolas)que acreditam ser possível um material ditáditico apoiar alguém a ser homossexual ou converter alguém(de outra sexualidade) para tal sexualidade.E sem dúvida,antes teoria de evolução(ou a nomenclatura que você queira dar aos estudos do grande cientista Darwin que foram continuados por outros notáveis)do que o ensino compulsório de lavagem de dinheiro e cerebral!!
Anônimo disse…
Aqui ninguém é melhor do que ninguém.Todos(ateístas,agnósticos,irreligiosos,gays,bissexuais etc) são massacrados pelas religiões dominantes.Então militemos juntos e não separadamente.Sejamos inteligentes!
Israel Chaves disse…
Incrível como os cristãos trolls já tentaram mudar o assunto!
Haja desespero!
Eles mesmo sabem que suas mulheres-costela e cobras falantes já não fazem tanto sucesso como antigamente.
Anônimo disse…
Israel Chaves,eu já não te saberia dizer se seriam de fato "cristãos" os ditos trolls por ti mencionados.Parece(outros posts o têm atestado)que união não é o forte dos leitores daqui.Infelizmente.
Blogueiro, esse trocadilho infâme com meu nome, que você provavelmente deve ter tirado de um dos seus dois neurônios, não me ofende. Se quer me ofender, continue sendo um imbecil, já que sua presença já é uma ofensa, não só a mim, mas a todo ser humano pensante e racional, o que não é seu caso.

E Anônimo das 10:00, ninguém tá tentando transformar ninguém em gay, porque isso não é possível, não é uma opção, a pessoa não escolhe. Ela simplemente sente atração pelo mesmo sexo, você por um acaso escolheu sentir atração pelo sexo oposto? Claro que não! Para de enfiar a cara na porra da Bíblia e vai ler algo decente, algo científico, ignorante.
Anônimo disse…
Luan,para o seu esclarecimento.Permita-me a intromissão em sua resposta.Talvez esse anônimo e até o tal "blogueiro" não sejam leitores de avant-garde de mitologias tão absortos pela literatura bíblica a afoitar-se em trollagens pueris incitantes de ofensas gratuitas e desnecessárias por aqui.Eu já não teria tanta certeza quanto à "religiosidade" deles.Eles não percebem que minorias desunidas(já desmerilhadas e esmigalhadas,linguas ilhadas) mais enfraquecidas acabam ficando!
Anônimo disse…
Mais enfraquecidas acabam ficando quando desunidas estão!Atrevo-me a completar.Tomara, que REFLITAM!!
Anônimo disse…
Ninguém aqui é melhor do que ninguém.Todos são objeto de forte persecução fundamentalista.
Caruê disse…
Muito bom, quanto antes melhor.
Falando em livros, recomendo a todos: O mundo assombrado pelos demônios, Carl Sagan. paz
AlyneS2 disse…
Legaaaal^^S2
Anônimo disse…
Caruê,Carl Sagan sempre lutou contra o obscurantismo.Essa deveria ser a lutar de todo ser pensante.Sua sugestão de leitura é muito boa,mas só a leitura não vai adiantar muito, enquanto as pessoas não tiverem a consciência de que estamos TODOS em um mesmo barco.
Anônimo disse…
Cala boca Luan gayzinho rebelde,revoltado com Deus só porque a religião é contra essa aberração que é o homossexualismo,ser gay é mesmo uma coisa fora do natural e ponto final,não adianta virem ateus e gays revoltadinhos falarem ao contrario.
Anônimo disse…
Daqui uns dias no Brasil vai ser crime ser religioso ou hétero,é o sonho dos ateus e gays.
Yuri disse…
Deixa eles aprenderem sobre mitologia cristã, eu lia estorinhas na chapelzinho vermelho e nem porisso tenho medo do lobo mau.

E pro anônimo retardado das 15:14:
Vá se lascar, isso foi em outro país, não no Brasil. Devia ser proíbido é gente irracional ter acessoa à internet.
Anônimo disse…
Yuri olha eu achava que existia ateu inteligente,mas depois que comecei a entrar nesse blog,percebi que são mais burros que se imagina.
J.M. disse…
Troll (caso perdido) vítima de lavagem cerebral aguda disse...

"Yuri olha eu achava que existia ateu inteligente,mas depois que comecei a entrar nesse blog,percebi que são mais burros que se imagina."

---> Você está é abalado e revoltadinho com as postagens e comentários que denunciam as falcatruas dessas seitas religiosas e refutam seus dogmas fundamentalistas. Só o que te resta é espernear e xingar, não é, revoltadinho?

Pode continuar esperneando de ódio aí, e vomitando ignorância. Você não passa de um troll covarde.
Cognite Tute disse…
De um modo geral trolls, religiosos ou não, querem arrumar encrenca, bate bocas, brigas, causar confusão. Assim, se a reação a seus xingamentos, ofensas e maluquices diversas for no "mesmo nível", eles vencem.

Não apenas vencem, mas ficam felizes. Como diz o ditado, não lute com porcos, eles vão te arrastar para a lama e sujeira, e todo mundo sai emporcalhada, mas eles gostam disso..:-)

Claro que as vezes é difícil, tal o grau de asneiras e insanidade das "mensagens", mas é preciso entender que xingar de volta não faz nenhum efeito, não positivo, e alimenta o ego e a natureza daninha do sujeito.

E afinal, um sujeito assim me chamar de "burro", é um elogio, pior seria se ele gostasse de mim..:-).

Uma história que se conta do Mario Covas é ilustrativa. Ele estava doente, de cama, e foram dizer a ele que o Maluf andava criticando e acusando o Covas disso e daquilo.

A resposta dele foi, "que bom, pior seria se ele estivesse me elogiando"..:-)

Um sujeito, adulto que acredita em contos de fada da idade do bronze, com direito a cobras falantes, tendo um chilique por causa do sexo dos outros, é de dar pena, não raiva..:-)

Provavelmente a insegurança com relação a sua própria sexualidade é tanta, que ver dois homens que se amam seria perigosíssimo para ele..:-)

Vamos deixar os trolls esperneantes falando sozinhos, ou dando a eles apenas o que merecem, ironia, sarcasmo e coisas do tipo.

Cognite Tute
Cognite Tute disse…
Anonimo sem noção: "Ensino religioso não pode,agora ensinar o ateísmo pode,esses ateus estão de zoação mesmo."

Ensinar religião não pode, porque causa danos as mentes das crianças, e de toda forma, são milhares de religiões, alegando milhares de coisas diferentes, não dá para saber qual é a "única certa"..:-)

E ensinar evolução, relatividade, biologia, química, etc, não é ensinar ateísmo. Se isso acaba acontecendo, o ateísmo, é devido ao pensamento racional, e ao fato de que quanto mais informação, mais absurdas e sem sentido parecem as alegações das religiões.

Com relação a evolução, é perfeitamente possível, para quem tem fé de verdade (crer sem precisar de motivos ou evidências), manter a crença em deus, e ao mesmo tempo entender a evolução, como fato e teoria.

Muitos na verdade o fazem, desde padres, até a religiosos de diversas correntes, que se debruçam sobre a ciência, e estudam as evidências, até não haver mais dúvidas.

Se sua fé é tao frágil, que um ou duas pinceladas de conhecimento científico a destrói, é problema seu, não da ciência.

Neste vídeo, Dawkins conversa com um padre, esclarecido e culto, sobre a evolução, deveria dar uma olhada para entender o que é conhecimento e o que é honestidade intelectual:

http://www.youtube.com/watch?v=po0ZMfkSNxc

Cognite Tute
Anônimo disse…
Cognite Tute,até que enfim um texto inteligente de sua parte,da sim para ser religioso e entender a evolução sim,basta ter um pouco de esclarecimento,padres e alguns pastores de algumas igrejas estudam a fundo a evolução também,ao contrario de certos lideres religiosos que ignoram tudo e por vezes nem a bíblia estudam direito,abrem igrejas com o proposito de faturarem dinheiro em cima de pessoas sem cultura. Você sabe algum vídeo legendado ou dublado parecido com esse que você postou,quem sabe assim alguns fanáticos que não sabem inglês possam entender alguma coisa,bem que são cegos para o mundo não por eles mas pelos lideres que os proíbem de usar o cérebro.
Cognite Tute disse…
Anonimo: "Cognite Tute,até que enfim um texto inteligente de sua parte,"

Obrigado, mas todos os meus textos são inteligentes..:-)

Vou ver se encontro este mesmo vídeo já com legendas para postar aqui.

Mas existem muitos vídeos sobre isso, já com legenda, disponibilizados pelo Bule Voador e pela LiHS, procure no YouTube.

Cognite Tute.
Anônimo disse…
Cognite Tute existe na bíblia em certos textos até uma ligação com a evolução,basta interpretar o que esta escrito ,mas os fanáticos levam tudo ao pé da letra,não compensa nem ficar escrevendo,explicando aqui né,pois eles vão achar um absurdo.
Cognite Tute disse…
Anonimo: "Cognite Tute existe na bíblia em certos textos até uma ligação com a evolução,basta interpretar o que esta escrito "

Não, não existe, sinto muito. E "interpretar" dá margem a encontrar tudo o que quiser, em qualquer texto ou livro, inclusive o que não está lá.

É assim que as "profecias" de Nostradamus são "encontradas". São apenas frases sem sentido, que podem ser "interpretadas" como se desejar.

Na verdade, bem interpretado, o Livro de Receitas de Dona Benta tem referências a evolução, a relatividade, a turma da Monica, etc..:-)

Anonimo, a Biblia é uma coletânea de textos de povos semi-analfabetos, da idade do bronze, nômades, que absorviam lendas e superstições de outros povos. Não sabiam nada sobre evolução, ou sobre qualquer outro conhecimento moderno.

São lendas, como Noé e a arca, tomadas de outros povos (neste caso, de Gilgamesh, lenda suméria sobre um dilúvio), sem muita ligação com a realidade.

Quando digo que é possível manter a crença em deus e entender que a evolução é real, isso não se aplica a religiões em geral. O que o conhecimento científico refuta, não é a existência de deus, uma impossibilidade lógica (não se provam negativas genéricas), mas as alegações das religiões sobre o que esse deus é, deseja, intenciona, objetiva, etc.

Os cientistas que mantém a fé em "deus", são deístas, não teístas. Eles pensam que pode ser que exista "algo", uma energia, uma forma, até uma mente, mas não que possamos, não só entender essa mente, como compreender suas motivações ou objetivos.

É o "deus-de-Spinoza", não o deus cristão.

Mesmo o padre do vídeo tem de fazer um enorme malabarismo teológico-tergiversativo, para ajustar sua posição como padre católico e a ciência biológica.

O que aponto com o vídeo é que ele tem honestidade intelectual suficiente para reconhecer isso, o esforço, e que, a partir desse conhecimento, não se pode negar a evolução.

Sim, fanáticos levam ao pé da letra. Mas mesmo não fanáticos precisam, em algum momento, defender a origem sobrenatural de suas crenças, e nesse momento, tem de abandonar a ciência.

Fanáticos causam danos a outros, por isso são perigosos. Não fanáticos causam danos apenas a si mesmos, e tendem a ser mais tolerantes e esclarecidos.

Cognite Tute
Eduardo R. V. disse…
Gostaria de apresentar a vocês um blog sobre ciência, Darwin e coisas na teoria da evolução http://pos-darwinista.blogspot.com.

--
Eduardo da Rocha Vieira
http://leio.me
Avelino Bego disse…
"Anônimo disse...
Ensino religioso não pode,agora ensinar o ateísmo pode,esses ateus estão de zoação mesmo.E sempre o tal do Dawkins esta no meio sempre querendo ser notado pois não acha outra maneira de se aparecer fica fazendo intriga com religião sujeitinho sem noção."
________________________________________

Isso é ensinamento científico.
Não confunda Evolução com ateísmo ou mesmo ensino de alguma religião.

Uma criança bem instruída ajuda a não criar adultos que não tem discernimento do que é religião e ensinamento científico.

Dentre outras coisas...
Avelino Bego disse…
E, como vemos pelos comentários dos trolls presentes, o ensinamento científico deve ser executado o quanto antes.

Ignorância científica aliada à crença em lendas dá nisso: muita besteira e pouco conhecimento.
Avelino Bego disse…
"Anônimo disse...
Cognite Tute existe na bíblia em certos textos até uma ligação com a evolução,basta interpretar o que esta escrito ,mas os fanáticos levam tudo ao pé da letra,não compensa nem ficar escrevendo,explicando aqui né,pois eles vão achar um absurdo."
----------------

Não, não tem não.

Aliás, a Bíblia é tão cheia de contradições e absurdos que até mesmo que a leva a sério precisa interpretá-la.
Cognite Tute disse…
Eduardo R. V. disse...
Gostaria de apresentar a vocês um blog sobre ciência, Darwin e coisas na teoria da evolução http://pos-darwinista.blogspot.com.


Não, amigo, não adianta usar "truques" para tentar enganar as pessoas..:-) Esse blog, do Enézio, não é sobre Darwin, evolução, etc.

É um blog sobre religião, disfarçada de criacionismo, que tenta "enganar" leigos, apresentando uma linguagem "pseudo-científica", dados distorcidos, e mentiras, tentando "provar" que a evolução não é real.

É uma tristeza só, que causa grande dano as pessoas que se iludem, ou não tem conhecimento suficiente para perceber os erros e distorções que ele apresenta.

Eduardo, não sei se apresenta o link do Enézio de boa fé ou não. Se realmente é um dos que foi enganado, eu teria prazer em ajudar e explicar os erros e mentiras que ele apresenta.

Mas se apenas "encontrou" um logar que ajuda a manter sua fé, imutável e cega, então nada se pode fazer, sinto muito.

Cognite Tute
Avelino Bego disse…
Eduardo R. V. disse...
Gostaria de apresentar a vocês um blog sobre ciência, Darwin e coisas na teoria da evolução http://pos-darwinista.blogspot.com.
-----------------

Enézio: grande criacionista.

Suas tentativas de derrubar a Evolução são tão fúteis quanto sua tentativa de enganar os outros...
Eduardo R. V. disse…
Mostrei um blog que eu acho interessante, pronto.

E, talvez eu deveria ter avisado, sou ateu e não acredito no criacionismo. Não é por isso que eu vou descartar uma fonte; só por que ela não convém ou é mentirosa. Uso qualquer fonte, para construir meus conhecimentos... e dúvido da ciência, também.


--
Eduardo da Rocha Vieira
http://leio.me
Cognite Tute disse…
Eduardo: "Mostrei um blog que eu acho interessante, pronto."

Sim, e nós explicamos nosso ponto de vista sobre ele. Talvez de forma um tanto "forte" ou agressiva, e peço desculpas por isso, mas é que criacionistas, e o Enézio em especial, são figuras carimbadas, e causam tanto dano as pessoas, que nos irritam bastante..:-)

Eduardo: "E, talvez eu deveria ter avisado, sou ateu e não acredito no criacionismo. Não é por isso que eu vou descartar uma fonte; só por que ela não convém ou é mentirosa. "

Sim, se tivesse avisado, saberíamos que sua postura quanto ao site que indicou é mais crítica, e teríamos iniciado o debate provavelmente com mais cuidado. Peço desculpas novamente. É que a quantidade de vezes que criacionistas usam o Enézio como "prova" de suas loucuras é imensa..:-)

Bem, eu descartaria uma fonte se for mentirosa, mas entendo o que quer dizer, mesmo textos incorretos podem ensinar algo, nem que seja por exclusão. Eu também leio (embora com desgosto..:-) textos criacionistas, para entender e poder refutar as tolices.

Tolices que muitas vezes estão "disfarçadas" com pseudo-cientificismo, que acaba enganando leigos ou pessoas sem informação prévia.

Eduardo: "Uso qualquer fonte, para construir meus conhecimentos... e dúvido da ciência, também."

A ciência implica em dúvida. Não a dúvida cega, mas o ceticismo embasado, confiável, racional.

Tem toda razão em duvidar, não da ciência propriamente, mas de seus resultados. Estes, embora confiáveis, os mais confiáveis que podemos esperar obter, são sempre parciais, ajustáveis, e mesmo cientistas contam com isso.

Apenas tome cuidado com o Enézio, ele não é confiável, nem honesto. Se achar que encontrou algo lá que seja "certo', poste aqui que tentaremos explicar o erro ou o engano dele, ok?

Cognite Tute
Patola disse…
Pra começar com esse ensino, o autor desse post deveria imediatamente retirar a imagem da "Scala Naturae" deste post. Esta idéia não somente não é evolucionista, mas ANTI-evolucionista, e existia desde os gregos, antes de qualquer idéia de evolução: o ser humano como pináculo de uma escala de "superioridade" de seres. O ser humano não é nem mais nem menos evoluído (nem mesmo no sentido de "mais diferente do ancestral") do que qualquer outra espécie, e a evolução ocorre em árvore com a especiação, não linearmente.
Anônimo disse…
Não vim do barro, senão seria tijolo, não dei minha costela para mulher nenhuma, senão me faria falta, portanto não me venham com essa de que viemos do pó.
Anônimo disse…
Apenas um lunatico acha que um código químico como o DNA surgiu em uma sopinha de aminoácidos, acreditarem fanaticamente que o acaso ou aleatoriedade tem capacidade de codificação é como acreditar na existência de uma esfera quadrada, o DNA tem todas as características de um código que um ser humano produz, mas a questão é se códigos surgem ao acaso por que temos que projetar códigos?Meus filhos irão aprender a raciocinar logicamente não uma metafísica pseudo-cientifica chamada teoria da evolução .
Eh... caso não saiba, DNA também é feito de aminoácidos de proteínas, que são responsáveis pela leitura do código genético, formadas por sequências de bases nitrogenadas.

Obviamente, você não estudou, nem pesquisou a respeito. Recomendo que você estude primeiro antes de sair por aí falando asneiras.
E saiba escrever direito, sua pontuação é péssima e dificulta o entendimento.
Fabiano disse…
Porque acreditar em pessoas feitas de barro é algo extremamente racional (modo ironia OFF)
A evidência viva da evolução:

http://www.youtube.com/watch?v=0fMyAIRU4A4
Neo disse…
Luan Cunha, provavelmente o troll soltou um espirro quando vc mandou ele estudar. Lembre-se que religioso tem alergia a estudos.
ICk disse…
Cara não se ensina o ateísmo
vai estudar ..
Anônimo disse…
Ensinar ateísmo, isso é ensinar realidade. Ohhh... é a mesma coisa :p
Anônimo disse…
Cara cala a tua boca!!!! Prove que "Evolução" é "Ateismo"!!!! Aonde no artigo que você esta vendo o ensino do Ateismo? kkkkkkkkkkkkkkkkk tu não deve passar de mais um religiosos alienado....
Anônimo disse…
Não estão ensinando ateísmo, estão ensinando ciência, sua alienação é comovente. Porém não.
Unknown disse…
"Ensinar a ser gay". Esse aí tá sabendo muito das coisas... Tá parecendo o outro ali em cima que disse que estão ensinando ateismo. ¬¬
Unknown disse…
"Ensinar a ser gay"
Tá sabendo muito hein, campeão!
Criança pode muito bem aprender sobre Evolução.
http://www.youtube.com/watch?v=aYfaxT6Tsbk

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová