Pular para o conteúdo principal

Museu de História Natural fica melhor em reação aos criacionistas

Título original: Meu agradecimento aos criacionistas

Museu de Nova Iorque é considerado o melhor do mundo
por Fernando Reinach, biólogo, para o Estadão

Fazia 25 anos que eu não passava um dia no Museu de História Natural em Nova York. Lá, as crianças correm entre elefantes, leões, esqueletos de enormes dinossauros e baleias em tamanho real pendurados em um oceano profundo. E os pais correm atrás. Era a hora de levar meu filho mais novo.

No táxi, como sempre ocorre quando revisitamos um lugar muito querido, fiquei com medo de me decepcionar. Será que áudios, vídeos e jogos interativos teriam substituído as cenas bucólicas criadas no início do século 20? Será que ainda encontraria o grupo de hienas e abutres empalhados, devorando um zebra embalsamada, sobre um palco de areia manchada de sangue, montado na frente de um fundo infinito pintado com a paisagem de uma savana africana? Teriam sobrevivido à avalanche politicamente correta que cobriu o território norte-americano? Mas o museu não decepcionou. Está melhor, não por causa das novas tecnologias, mas porque montou um contra-ataque eficaz ao movimento criacionista.

Há 25 anos, paleontólogos, geneticistas, ecologistas e estudiosos da evolução das espécies tinham uma vida tranquila. O darwinismo, após as décadas de polêmicas que sucederam à publicação dos primeiros livros de Darwin, parecia ter sido aceito. Focos de resistência ainda existiam entre os seguidores de algumas religiões, mas eram cada vez mais raros. A Suprema Corte dos EUA, com base na separação do Estado e da religião, havia banido o ensino do criacionismo nas escolas.

Mas foi então que surgiu um movimento nos EUA que pregava o direito dos alunos de aprender que a evolução das espécies e o processo de seleção natural não passavam de uma entre as diversas explicações para a origem da biodiversidade existente na Terra. A estratégia visava a burlar a decisão da Suprema Corte.

Como nos EUA cada comunidade pode decidir o que é ensinado nas suas escolas, os adeptos do "design inteligente" passaram a influenciar os conselhos de cada distrito escolar - não com o objetivo de abolir o ensino da evolução darwiniana, mas forçando os professores a ensinar que poderia haver outras explicações para o surgimento de animais e órgãos tão complexos.

E, claro, uma dessas explicações seria o design inteligente, a ideia de que algo tão complexo como a vida só poderia ter sido criada por um ser superior.

Os cientistas resolveram que não bastava lutar na Justiça e em cada distrito escolar. Era necessário usar o poder de convencimento da observação direta, da explicação e da educação e convencer a população de que o darwinismo era uma explicação melhor, baseada em dados e experimentos.

O Museu de História Natural foi um dos líderes nessa contrainsurgência. Grande parte do material exposto foi reorganizado para demonstrar como os fósseis sugerem que as espécies mudam. A sequência dos ancestrais do cavalo, mostrando como cada um dos quatro dedos das patas foi atrofiando, sobrando o dedo médio com uma enorme unha que hoje chamamos de casco, não está mais em um corredor lateral: ganhou um espaço mais nobre e um rico material audiovisual.

Um filme narrado por Merryl Streep serve de introdução à arvore evolutiva dos vertebrados, representada nos corredores das salas de esqueletos. Dezenas de pequenas modificações na forma como o material está exposto fazem com que o visitante examine um a um os argumentos usados por Darwin para formular a teoria da evolução. O material que antes parecia alojado nas diversas salas agora conta uma história, com a integração das mudanças morfológicas às do meio ambiente, as interações entre as espécies e sua fisiologia.

O Museu de História Natural ficou melhor. E grande parte dessa melhora se deve à pressão exercida pelo movimento a favor do design inteligente. Ele forçou os cientista e museólogos a encontrar maneiras didáticas de contar como e por que Darwin e seus sucessores concluíram que a seleção natural é ainda a melhor explicação para o que ocorreu na Terra desde que a vida surgiu, há cerca de 3 bilhões de anos. Assim, só me resta expressar aqui meu agradecimento aos criacionistas.

Escolas brasileiras ensinam criacionismo em aulas de ciência.
abril de 2010

Religião ajudou a evolução humana, mas 'secou', afirma psiquiatra.
junho de 2011

Ciência versus religião.    Teoria da evolução.

Comentários

Infelizmente nos EUA está acontecendo uma onda fundamentalista que faz reviver teses absurdas já refutadas há centenas de anos pela ciência. Eles creem, por exemplo, que homens e dinossauros andaram juntos há menos de 10 mil anos. Mas para minha satisfação, os EUA também são lar de uma ciência de vanguarda, essa que tem como símbolo o Museu de História Natural. Nem tudo está perdido.

Grande abraço,

Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/
Cláudio disse…
Vlws!
Anônimo disse…
Essa ideia de ensinar teoria da evolução junto com design inteligente é uma piada. Como Bill Maher disse uma vez "you don't to teach both sides of a debate, if one side is a load of crap."
Fernando disse…
Creio que não sou a pessoa mais habilitada para tal discurção mas gotaria de dizer que, A Macroevolução é a tentativa direta de explicar a origem da vida desde as moléculas até o homem em termos puramente naturalistas. Ao fazer isto, ela afronta aos cristãos porque ela deliberadamente tenta se livrar de Deus como o criador da vida. A idéia de que o homem é o resultado de milhões de felizes acidentes que encontraram seu caminho pela mutação, desde o lodo, através da cadeia alimentar, até os macacos, deveria ser ofensiva para qualquer pessoa pensante. Mesmo que teoria de Darwing fosse totalmente correta, temos também na Bíblia a questão da alma e do espírito do homem que os ateus principalmente, negam por motivos obvios. "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23"... "E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. Mateus 27:50"
"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago 2:26". Sendo assim preferimos confiar em Deus e continuarmos a orar. Porque a seu tempo tenho certeza absoluta, Ele nos iluminará os olhos do entendimento. "O SENHOR, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus. Provérbios 3:19".
Headbanger Ateu disse…
O curral criacionista nos EUA é grande. O lobby cristão de lá sempre visou burlar e contrariar as leis desde o início do século XX para extirpar o darwinismo das escolas. Um caso conhecido é o do "Julgamento do Macaco" em 1925 no estado do Tennessee. Foi estabelecida uma lei que penalizava (com a prisão) professores que ensinassem qualquer teoria contrária à bíblica, e as escolas que ensinassem a teoria da evolução teriam suas verbas suspensas.

Com os avanços do tempo e do darwinismo, atualmente o criacionismo é uma espécie de limbo pseudocientífico que, sem querer, está a afirmar o darwinismo como sendo a melhor teoria para explicar a realidade na Biologia. Os ditos neo-darwinistas - que são criacionistas religiosos e numerosos no Brasil - não têm argumentos para defender o próprio criacionismo a não ser pela estratégia de atacar o darwinismo epistemicamente, e isto, sempre com a falácia do Deus das Lacunas para assim perfazer o conhecido (e mágico) Design Inteligente. Ensinar criacionismo em escolas públicas (com o argumento falacioso e anticientífico de que os alunos devem "escolher" entre aprender ciência e pseudociência) é induzir os alunos à ignorância e a falsa dicotomia científica, bem como também promover a religião ao invés da ciência. É fornecer uma educação cientificista (vulgar, contrária e dicotômica à própria ciência), e não, científica.
Headbanger Ateu disse…
Errata: onde lê-se "NEO-DARWINISTAS", leia-se "PÓS-DARWINISTAS".
Anônimo disse…
Para o Cristao-Fernando:

http://ceticismo.net/ciencia-tecnologia/evolucao-vs-criacionismo/

http://ceticismo.net/comportamento/tipicos-erros-criacionistas/

Vá estudar !
Anônimo disse…
FERNANDO GIBIBLIA

Vc sabia que o DEUS BIBLICO YAVÉ [ deus dos hebreus] é o deus dos desertos e que ele tinha até esposa qdo surgiram os primeiros relatos...
Cultuar deus ou deuses faz parte da evolução biologica do ser humano que vem da imaginação do cerebro humano....

a GIBIBLIA é o livro mais imbecil do mundo pra quem quer ter uma noção real e racional de como começou a vida no planeta terra...



PERGUNTA pro FERNANDO GIBIBLIA ?


ONDE FORAM PARAR OS DINOSSAUROS na GIBIBLIA ?? já que DEUS adorava um sacrificio animal.......e chegava a classificar animais em puros e impuros etc e tal ?

Eles nao couberam na arca de NOÉ ????

Eles são obras do CAPETA ??

Como deus deixou eles passarem batido ???

Eles seriam o BEHEMOT citado na gibiblia ???
Fernando disse…
Irmãos repito: Não só eu, mas milhões, preferem confiar em Deus.
Anônimo disse…
Então já que milhões acreditam/confiam em deus, deus existe? Argumentum ad populum.
Cristão,

se o fato de milhões crerem em Deus tivese alguma importância, isto teria uma implicação terrível: os judeus estavam certos em clamar por Barrabás.
Fernando disse…
José Geraldo, Admito não fui sábio nessa afirmativa. Porque crer em Deus não quer dizer nada realmente. O mais importante é obedece-lo."Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Tiago 2:19
Caruê disse…
Pouco importa se a teoria da evolução ofende as crenças cristãs ou as refuta, a questão é simples, a teoria da evolução é a melhor explicação para a origem das espécies logo deve ser ensinada nas escolas.
Se para o cristão a perspectiva de sermos produtos da evolução é ofensiva. Para mim a idéia de um Deus que oferece seu próprio filho como sacrifício para pagar pelo erro de outros. É eticamente inaceitável.
Qualquer um que queira saber mais sobre a disputa entre evolução e DI deveria ver o julgamento de Douver o documentário: http://www.youtube.com/watch?v=cEOYTJczY4M
Recomendo a todos.
Anônimo disse…
Os cristao temem, o diabo treme, e os ateu morre de dar risadas kakaka. O pior é ver eles explicando como noé enfiou todos os animais na arca
Imagina na sala de aula ensinando isto pra uma criança TRAGICO u.u , ah senhor yhwh tu é um cagão mesmo como pode dar uma tarefa tão dificil para teu povo.
ACAMTALABAXURIA LOL UH DERERE SALVE MONSTRO DO ESPAGUETI VOADOR KAKAKA
Anônimo disse…
Acabei de ver o documentário sobre o julgamento de Dover, muito bom! Só mostra que DI é pseudociência. Mostram várias evidências a favor do evolucionismo, e a que o cara mostra a favor do DI, é refutada.
Anônimo disse…
Deus está muito mesmo preocupado com o que acham dele...

"Já que desprezastes todos os meus conselhos
e não destes ouvidos às minhas repreensões,
também eu me rirei da vossa ruína, e zombarei, quando vos sobrevier o que temíeis, quando cair sobre vós o terror, como um temporal, quando vos surpreender a des­graça, como um furacão e quando vierem sobre vós a tri­bulação e a angústia. Então chamar-me-ão, mas não res­ponderei, procurar-me-ão, mas não me en­con­trarão. Porque aborreceram o saber e não escolheram o temor do Se­nhor; repeliram os meus conselhos e desprezaram todas as minhas repreensões; comerão, pois, do fruto das suas obras, e ficarão fartos dos seus conse­lhos."
Anônimo disse…
Quando o besouro azul encantado fez com que o Unicórnio rosa comesse a azeitona verde e foi expulso do escorredor de macarrão dando o inicio a toda vida na terra.


está escrito: "Xumbalacatumba tumba tá."besouro azul 1:71
Anônimo disse…
Ateus como o anônimo acima apenas zombam, é o que eles sabem fazer, por aí se vê a inutilidade deles.
Celso disse…
Os EUA, realmente, é de onde saiu a maior parte desse discurso criacionista radical que vemos até na América Latina de hoje.
Mas é lá também onde a ciência tem seu paraíso.Muita grana investida e centros de excelência: MIT,Stanford,Harvard,Columbia,NASA,Vale do Silício,etc.
A ciência já venceu, aliás.
Anônimo disse…
Crendo ou não, a verdade de Deus não muda. Se creres verás a glória de Deus.
Anônimo disse…
Crendo ou não, a verdade de Thor não muda. Se creres verás a glória de Thor.
Anônimo disse…
Crendo ou não,a verdade de Lanterna verde não muda.Se creres verás a glória de Lanterna verde.

Crendo ou não,a verdade de Aquaman não muda.Se creres verás a glória de Aquaman.

Crendo ou não,a verdade de Tarzan não muda.Se creres verás a glória de tarzan.
Valério disse…
Darwinismo é uma falácia sem tamanho. Apresentem-me o elo perdido, a prova da transição e ai poderei começar a considerar tal teoria. As próprias leis naturais jogam por terra tal argumentação uma vez que toda lei seja ela da gravidade, relatividade ou outra qualquer só é lei porque legisla sobre algo com um fim específico. Sendo assim existe raciocínio por traz de toda lei e evidentemente existe um legislador. Dizer que as leis que imperam no universo de forma ordenada são produtos de tentativas e erros é no mínimo estupidez.
Anônimo disse…
Esse Valério nao é inteligente mesmo.

Que falacioso ele é...

Porque nao vai no Museu, entao ? La tem o que vc pediu. Vai la.
Anônimo disse…
Anônimo de 17/07/11 14:33 disse:
"Porque nao vai no Museu, entao ? La tem o que vc pediu. Vai la."

> Não será mais um daqueles, como o crânio que montaram até com queixada que continha dente de porco, para parecer tratar-se de um hominídeo de milhões de anos?

> Por que será que evolucionistas também não falam dessas tramóias dos ateus/evolucionistas?

PS.: Eu não sou o Valerio.
Anônimo disse…
Eu só discuto Criacionismo e Design Inteligente quando estiver na capa da revista Scientific American, Nature ou Science, que são algumas das revistas mais conceituadas em matéria de ciência, caso contrário é perda de tempo.
leandro disse…
eu estive no Museu.
Maravilhoso.
qualquer cristao ficaria de boca aberta, mas iria duvidar de tudo, jah que a principio somos apresentados ao tempo da origem do universo e da vida na terra.
confronto certo entre provas e crencas ridiculas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Livros citados neste site

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Crânio de 20 milhões de anos registra começo da evolução do cérebro

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...