Pular para o conteúdo principal

Religião ajudou a evolução, mas 'secou', afirma psiquiatra

por Eileen Flynn
para Austin American-Statesman

A teoria da evolução
agora faz parte do
mapa de nossa mente
Quando se trata de religião, temos a tendência de falar sobre "o que" nós acreditamos em vez de "por que" acreditar. Em seu livro "Por que cremos em Deus (s): um guia conciso para a Ciência da Fé" (Why We Believe in God(s): A Concise Guide to the Science of Faith), J. Anderson Thomson, psiquiatra de Virginia (EUA), oferece uma resposta científica a essa questão.

Ele argumentou que a religião desempenhou um papel fundamental na evolução humana, mas já deu o que tinha de dar -- "secou".

Thomson respondeu por e-mail as perguntas desta entrevista.

Qual é a sua expectativa ao escrever uma explicação evolutiva de crença religiosa?

Thomson: Em primeiro lugar, espero ajudar as pessoas a compreender que as raízes da crença religiosa dentro de cada um de nós e que essa psicologia é muito fácil de entender. Para isso, escrevi um pequeno e acessível  livro ao leitor interessado sobre o assunto. Como ideia de Darwin sobre a seleção natural, a psicologia da religião é extremamente fácil de entender.

Pesquisadores de várias disciplinas mapearam os mecanismos de mentes humanas para entender como as crenças religiosas são criadas e difundidas. Através de estudos de neuroimagens, esses pesquisadores descobriram que não há no cérebro uma região específica para a ideia ou conceito de Deus. O cérebro utiliza, nesse caso, diferentes regiões que se desenvolveram para outros fins, a partir da necessidade de interação. Meu outro objetivo, com esse livro, é introduzir um novo conhecimento no debate sobre o papel da religião na sociedade americana.

Com os grandes avanços da ciência e da tecnologia, por que a religião ainda tem uma influência poderosa sobre as pessoas?

Religião surge da nossa humanidade básica e, por isso, independe da tecnologia. Dentro desse nosso crânio moderno ainda há um cérebro da Idade da Pedra, e os mesmos mecanismos [do cérebro] que proporcionaram a evolução de nossa espécie também criaram a religião.

Um desses mecanismos é a necessidade de apego emocional e proteção de alguém íntimo. Por isso, o cérebro criou Deus (s) como um super pai, muito mais poderoso do que nós e é por isso que nós nos voltamos para ele (s) em momentos de aflição.

Alguns crentes não veem nenhum conflito entre ciência e religião. Mas no sistema educacional há uma batalha sobre os defensores da evolução e os do criacionismo e do design inteligente. Quem vai prevalecer?

Há conflitos irreconciliáveis ​​entre a ciência e a religião. A religião era a cosmologia original da humanidade, biologia e antropologia. Ele forneceu explicações para a origem do mundo da vida e a dos seres humanos. Mas a ciência agora nos dá explicações cada vez mais completas para tudo isso. Sabemos que as origens do universo, a física do big bang e como os elementos químicos básicos se combinam para formar em supernovas [estrelas]. Sabemos que a vida neste planeta se originou cerca de 4 bilhões de anos atrás e que todos nós somos descendentes de uma molécula original, que se replicou.

Graças a Darwin, sabemos que a seleção natural é a única explicação viável para o design e a variedade de toda a vida neste planeta. Paleoantropólogos e geneticistas têm reconstruído a maior parte da árvore da vida humana. Estamos ressuscitando macacos, não anjos caídos. Nós somos o sobrevivente e o mais bem sucedido hominídeo africano. Cada pessoa na Terra, cada uma dos 7 bilhões delas, surgiu há 50.000 anos a partir de pequenos grupos de caçadores e coletores africanos de alimentos de uma população total entre 600 e 2.000 indivíduos.

A teoria da evolução agora faz parte do mapa da mente humana e os mecanismos da construção de deuses e de ideologias religiosas se tornaram vulneráveis -- houve um avanço cognitivo. Assim, qualquer um para se considerado educado neste século 21 tem de estar familiarizado com os mecanismos da evolução da espécie.

Ainda que os defensores do criacionismo estejam obtendo seguidores [nos Estados Unidos], é só uma questão de tempo para ciência vencer a religião. A artilharia da ciência é pesada porque é composta por armas poderosas: provas.  A questão não é mais saber se a religião vai ‘secar’ completamente, mas quando.





Ciência vai ganhar da religião, afirma Stephen Hawking
junho de 2010



Comentários

Anônimo disse…
Para o bem da humanidade e fim de todas as opressões espero que isso ocorra o mais breve possível.
Anônimo disse…
Que artigo belissimo Paulo , Parabens !!!

O profissional da medicina que estuda o pensamento humano e a neurobiologia cerebral dando uma explicação super racional e correta da causa da religiosidade humana....

E uma pena que mesmo 50 mil anos depois do homem se tornar moderno....

Individuos chucros como o Fernando ainda teimam em acreditar nas bobagens da Gibiblia....



Sigmund Freud o Neurologista Austriaco já dizia que :


O cerebro humano criou Deus na ansia de ter um super pai protetor que nos proteja depois da morte dos nossos pais....


Para as crianças Deus são os pais...e os adultos cultuam Deus pois sabem que seus pais morreram um dia....



O LUTO e a dor da morte é causa primordial da religiosidade humana....

Qdo o homem das cavernas morria e o defunto ficava ao relento ? atraia predadores , insetos , mal cheiro etc....


E ai a 300 000 anos atras os antropologos acharam evidencias de que o homem primitivo passou a enterrar o ente morto e com isso passou a imaginar uma ´´VIDA APÓS A MORTE´´ , um paliativo pra dor da morte...



Fernando infelismente a Gibiblia é uma lenda criada pelos seres humanos espertinhos da epoca com finalidade politica e de controle social....


Morreu acabou !!!!

Larga essa gibiblia logo e vai curtir sua vida bixão......


Ja dizia o 007 :

´´SO SE VIVE UMA VEZ´´
Concí Sales disse…
Interresante que sob o prisma da psicologia animal (sim, pasmo com saber que ela exista!), símios mais próximos de nós na cadeia evolutiva, também indicam referências pré-linguísticas, interpretadas como alusões a um mundo imaginário, "para onde vão filhotes e pais mortos". Religião, como parentesco, são sinais evolutivos peculiares não só aos humanos, como aos primatas; indícios de certa predisposição ao pensamento, ao afã natural de começar pela simbolização, a estabelecer signos e significados. Não só a ciência, a linguagem também ajudou a desconstruir Deus; o princípio da filosofia, da ciência, é o mesmo do ateísmo, a lógica desvinculada do mito e da teologia. Por mais que eu desejasse isso do fundo do coração - para o bem da própria humanidade -, não creio que suceda em breve; a religião há de sobreviver como a fábula, o teatro, a pantomima, o furor uterino, a histeria, e a neurose. A religião conta também com armas poderosas, a consciência mágica ou ingênua, a falta de educação científica, o sentimentalismo excessivo, o pavor ante a realidade, o medo da morte, a impossibilidade de estabelecer um critério cognitivo acerca dela, e a loucura de ambicionar tal coisa, como já provava Epicuro...Enfim, são muitas as armadilhas da "psicologia evolutiva", ou da evolução natural da psique, influenciada pela própria criação que é a representação...É incrível que o mais óbvio e ululante seja visto como o mais misterioso e difícil de compreensão; que Deus é uma criação nossa e não o contrário, como já demonstrou Feuerbacha em Preleções Sobre a Essência da Religião e em A Essência do Cristianismo...Talvez por isso o compositor nacional quisesse que “o mais simples fosse visto como o mais importante”; essa ocultação proposital e mistificada revelação da obviedade, que faz o delírio religioso de crentes e leitores de auto-ajuda e enche o bolso de escritores e veneráveis teólogos, e pastores; deve alertar-nos que não será fácil vencer a besta ferida de morte e sempre rediviva que é a religião... A cada retrocesso, a cada marretada que recebe da evolução tecnológica e científica, ela incorpora em si o discurso pseudoético e estético para reafirmar-se como juíza, mestra e corretiva dos desvios, retificadora de consciências, de paradigmas ideológicos...Como um andar dois passos à frente e um para trás. O que não deve desanimar a ninguém na luta contra a superstição institucionalizada e também a ignorância desencabulada dos religiosos "inteligentes" e letrados.

Como dizia Aristófanes, a ignorância pode ser vencida, a estupidez nunca.
Anônimo disse…
Eu estaria sendo muito mais irracional se estivesse afirmando estes pensamentos. Como dizia Aristófanes, a ignorância pode ser vencida, à estupides nunca.
Anônimo disse…
Concí seu post foi extremamente bem escrito parabens....
Anônimo disse…
Mais cem anos de internet e veremos se não desaparecem não só as religiões, como também todas as outras áreas do cérebro que não são religiosas...
Anônimo disse…
"Para o bem da humanidade e fim de todas as opressões espero que isso ocorra o mais breve possível."

Isso, para formar o novo homem do século XXI!

Meu Deus, como tem gente ingênua nesse mundo. Precisa criar um grande bode expiatório pra poder viver por uma causa- a morte da religião como fim da "opressão", no caso...
Anônimo disse…
É sim!!A religião só trouxe opressão,perseguição,preconceitos,genocídios.Até que não seria má ideia cogitar seu fim.
Fernando disse…
Que evolução é essa onde os homens se amam cada vez menos. Onde o "eu" de cada um prevalece. Vemos isso na célula da sociedade "família" entre marido e mulher e pais e filhos. Como já disse em outros posts, não entendo de religião. Mas entendo de uma pessoa. E esta pessoa não foi criada por cérebro nenhum. E tão pouco foi religioso. O autor do texto diz que temos necessidade de um deus e que o cérebro criou um deus(um super pai). O cérebro criou Um Deus e Pai que quando necessário repreende os filhos. (menos né) Por mas que os incrédulos queiram atribuir tudo a massa cinzenta, ela não tem essa capacidade."Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeleso, e arrepende-te Apocalipse 3:19" , "Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci e me assentei com meu Pai em seu trono. Apocalipse 3:22". Isto me parece não apenas uma obra da imaginação, mas bém real.
Fernando disse…
Não estou defendendo a religião, mas ela nunca desaparecerá. E muito menos o cristianismo. "O céu e a terra passará mas minhas palavras jamais passarão, disse Jesus. Portanto o céu e a terra com toda a sua ciência, tecnologia e sabedoria humana passará. Mas a fé prevalecerá.
Anônimo disse…
Talvez nunca desapareça mas certamente passará por mudanças estruturais e filosóficas(doutrinariamente) profundas inevitáveis como a família tradicional, a que você faz referência como célula da sociedade, passou e continua passando em um processo contínuo e ininterrupto.
Anônimo disse…
"Que evolução é essa onde os homens se amam cada vez menos. Onde o "eu" de cada um prevalece. Vemos isso na célula da sociedade "família" entre marido e mulher e pais e filhos. Como já disse em outros posts, não entendo de religião. Mas entendo de uma pessoa. E esta pessoa não foi criada por cérebro nenhum. E tão pouco foi religioso. O autor do texto diz que temos necessidade de um deus e que o cérebro criou um deus(um super pai). O cérebro criou Um Deus e Pai que quando necessário repreende os filhos. (menos né) Por mas que os incrédulos queiram atribuir tudo a massa cinzenta, ela não tem essa capacidade."Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeleso, e arrepende-te Apocalipse 3:19" , "Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci e me assentei com meu Pai em seu trono. Apocalipse 3:22". Isto me parece não apenas uma obra da imaginação, mas bém real."
.
Parabéns, Fernando!! Ótimo comentário!
Jânio Lima disse…
É como a palvra BARBARO proninciada nos dias de hoje carrega sempre o pó do que é ultrapassado. A religião carrega esse mesmo pó, essa poeira ultrapassada, não faz mais sentido, nunca fez.
Anônimo disse…
"Dentro desse nosso crânio moderno ainda há um cérebro da Idade da Pedra, e os mesmos mecanismos [do cérebro] que proporcionaram a evolução de nossa espécie também criaram a religião."

Muito boa a colocação aí do psquiatra. No meu caso, cujo crânio está pior que o de Cioran pouco antes de morrer, com mais pontos isquêmicos que as estelas do céu, não resta mais cérebro nem Moderno, nem da Pedra, logo não resta nele lugar para religião.
Bugresplot disse…
A luz da bíblia e não defende a religião! Meu amigo...primeiro descubra quem tu és! Depois então, opine! Meu conselho.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih