Pular para o conteúdo principal

Justiça na Rússia proíbe pintura que retrata Jesus como Mickey

Sermão da Montanha
O Tribunal de Justiça de Kaluga, uma cidade de 327 mil habitantes da Rússia, proibiu o artista Alexander Savko de expor a pintura que mostra Mickey Mouse como Jesus Cristo em uma cena do Sermão da Montanha. Além de exposições, a proibição vale para televisão, jornais e revistas. 

A pintura faz parte de uma série que retrata o ratinho do Walt Disney em uma viagem pela história da arte.

Para o Tribunal, Savko ofendeu os cristãos ao usar a imagem cômica de Mickey para representar a uma figura sagrada dos cristãos. “É uma pintura vulgar e radical.”

Na sentença, o Tribunal diz que mostrar o Evangelho em forma de história em quadrinhos “é um insulto extremamente cínico e zombeteiro em relação às crenças religiosas e aos sentimentos dos cristãos ortodoxos."

Savko não comentou a decisão, mas não lhe foi surpresa porque em 2010 a Justiça de Moscou determinou a retirada da pintura de uma exposição sob a acusação de incitamento ao ódio religioso.

Já em 2007, quando a pintura apareceu pela primeira vez em público, na exposição Arte Proibida, o Mickey Jesus foi acusado por cristãos de ser blasfêmia.

Com informação das agências.

Comentários

Anônimo disse…
Não sei o porquê de tanta euforia... os dois não são apenas personagens de ficção?
Marcos disse…
Se alguém tinha que ficar ofendida era a Disney, não a Igreja.
Anônimo disse…
Vejam bem o homem não veio do macaco,o primeiro ancestral comum humano segundo os ateus é esse bichinho aqui:

''http://pt.wikipedia.org/wiki/Pikaia''
''http://video.google.com/videoplay?docid=-541506005212838072''

Legal né o ser humano surgiu de um verme,não sei porque os ateus acham ruim quando o chamamos de vermes, já que o primeiro ancestral deles foi um verme...
Anônimo disse…
Melhor do quer ser resultado de manufatura de barro!
Anônimo disse…
hahahaha Cômico ...
Verme é essa escória religiosa que domina as mentes fracas como a sua, anonimo acima !
E concordo com o Marcos, quem deveria sentir-se ofendido é a Disney que fez o Mickey para o entreterimento e não para enganar cordeirinhos covardes ...
Anônimo disse…
A única diferença do "verme" ateu e o verme religioso é que nós, ateus estamos um passo à frente na evolução. Não precisamos de muletas e sabemos enfrentar os problemas da vida sem ter que se acovardar atrás de um deus.
Anônimo disse…
Concordo que os dinossauros foram encontrados fosseis pois eram animais enormes,agora esses cientistas dizerem que acharam o esqueleto de um verme vertebrado de 500 milhões de anos,é historia para boi dormir,só ateu para acreditar em uma coisas destas mesmo.
Anônimo disse…
E o que raios isso tem a ver com a notícia?
Anônimo disse…
Não alimente os trolls
Anônimo disse…
O que tem a ver com a notícia : nada. Mas foi o outro anonimo acéfalo que trouxe isso. Aprendeu com a maioria dos religiosos. Fugir do foco com outro ataque que não tem nem pé nem cabeça.
Não apenas é incompreensível a mudança de foco da crentalhada, mas é também surpreendente o nível de ignorância dessas criaturas.

Pikaia não é um verme, é um cefalocordado, um anfioxo, e não é meramente o ancestral mais antigo do homem, mas sim de todos os cordados.

Ah, e em vista de um argumento que eu já cansei de ouvir de retarda... quer dizer, crentes: como que a idéia de que o ser humano é uma espécie como qualquer outra, parte de uma longa cadeia evolutiva, é arrogante, prepotente, presunçosa e por aí vai, enquanto a de que a humanidade é especial, obra perfeita do criador, escolhida e soberana, demonstra humildade?
Za disse…
O anonimo aí que está criticando os conhecimentos científicos que são baseados em evidências e estudos, provavelmente deve acreditar num livro cheio de achismos de homens primitivos que não entendiam o mundo ao redor.

Oras, vc acha absurdo que o ser humano tenha suas origens num "verme"?
TODOS os seres vivos desse planeta evoluiram de alguma coisa pra uma outra coisa. Processo natural em todas as espécies que vem se desenvolvendo há bilhões de anos.

Mas é claro que não espero que vc entenda todo o processo da evolução das espécies, afinal, pessoas como vc ignoram a biologia e a ciência. No seu caso é mais facil aceitar que viemos do barro e que o mundo foi construído em 6 dias.
Cláudio disse…
Parece que os crentes não confiam na própria "justiça divina". Que se mudem pra "Terra Sagrada" onde o povo se mata por amigos imaginários lá e deixe quem acha isso só uma imagem em paz.
Anônimo disse…
Continue Paulo Lopes!.Continue mostrando a farsa que são essas seitas e religiões estelionatárias e não se deixe intimidar por ataques covardes desses religiosos imbecis que vivem a trollar aqui neste blog!
Anônimo disse…
Nós viemos dos vermes!? então todos já foram religiosos?!
Anônimo disse…
Isso é alta de Mickey no coração!
Anônimo disse…
Desculpem "falta"
Anônimo disse…
Mais um bobão querendo aparecer.
Anônimo disse…
Trollar? Neste blog? Nos defendemos. contra ateus imbecis.
Fernando disse…
Anônimo 15:52. Disse bem, ateus vem dos vermes, e isto não é ofensa, já que é nisto que eles creem(são crentes). Mas nós viemos de Deus é nisso que cremos.(também somos crentes). Jó 17:14 "Å corrupção clamo: Tu és meu pai; e aos vermes: Vós sois minha mãe e minha irmã. Jó 17:14"
Anônimo disse…
Só atacam aos demais das mais diversas maneiras ou recitam versículos da bíblia.Não comentam as notícias e tampouco contribuem produtivamente com o blog!
Anônimo disse…
Completando:Apenas reles trolls!
Luiz disse…
Gostaria de saber, antes de tudo, a relação entre ateísmo e Teoria da Evolução.

Cristão, vir de algo é diferente de ser (este) algo. Você, como todos nós, veio de um óvulo fecundado por um espermatozoide, o que não quer dizer que você é um. E eu não creio na evolução, eu aceito a evolução. Há muitas evidências suportando a evolução.
Anônimo disse…
Não alimente os trolls (2)
Artista fail: todo mundo na cena tinha que estar com cara de persoangem Disney. A mensagem ficaria mais clara.
Anônimo disse…
Viva o bom senso! Todo mundo está cansado de saber que liberdade de expressão não significa liberdade de ofender o outro.
Alguém poderia aproveitar e me tirar uma dúvida. Qual é realmente o sentimento que ateus têm em relação aos crentes? O fanatismo religioso que pregra a violência é definitivamente um erro e também o é o "fanatismo ateu". Não entendo como os "ateus, que estão um passo a frente na evolução" possam se dedicar a tantos comentários bem mal educados e tão inúteis como simplesmente chamar crentes de imbecis.
Anônimo disse…
Essa foi hilária, mas com certeza Disney é quem deveria ter pedido direitos de exibição. Ele pode fazer isso?


Hahahahahahahaha!!!!
A Igreja como sempre exerce uma grande autoridade sobre a sociedade. Nos tempos atuais eles apenas censuram e criticam certas coisas, mas a algumas centenas de anos atrás, eles torturavam e matavam.
Anônimo disse…
Grande coisa proibe-se a exposição mas esta na net, para o mundo ver quando quizer. Religiosos idiotas.
Lavina: A Ladina disse…
Kra... tu é tão burro que me deu câncer. =_='''
Unknown disse…
Você veio do barro então? Vamos chamá-lo de tijolinho então.
Diferente da Gibíblia, a Ciência baseia-se em fatos, estudos e testes laboratoriais para basear as suas afirmações. Volte para a sua caverna seu merda.
Unknown disse…
Diferente da Gibíblia, a Ciência baseia-se em fatos para basear as suas afirmações. Volte para a sua caverna tijolinho.
Eu disse…
Não é o ancestral comum dos humanos, meu caro tijolo, é o ancestral comum de todos os vertebrados. Mas, você, é claro não deve ter se originado dele, já que nem ao menos cérebro tem para interpretar corretamente. Faça-me um favor, volte a chafurdar na lama, que lá é o seu lugar.
Eu disse…
Claro, muito mais óbvio acreditar que viemos do barro.
Eu disse…
Oh, maravilhoso amor cristão, não era isto que Jesus pregava? Claro, o ódio entre pais e filhos, mães e filhas. Afinal, deus adora oferecer como sacrifício virgens e matar fetos ainda no ventre materno. Não me admira este exemplo de amor cristão. Adorar um deus assassino imoral, grande motivo de se orgulhar de vir de um pai tão bundão.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová