Pular para o conteúdo principal

Justiça na Rússia proíbe pintura que retrata Jesus como Mickey

Sermão da Montanha
O Tribunal de Justiça de Kaluga, uma cidade de 327 mil habitantes da Rússia, proibiu o artista Alexander Savko de expor a pintura que mostra Mickey Mouse como Jesus Cristo em uma cena do Sermão da Montanha. Além de exposições, a proibição vale para televisão, jornais e revistas. 

A pintura faz parte de uma série que retrata o ratinho do Walt Disney em uma viagem pela história da arte.

Para o Tribunal, Savko ofendeu os cristãos ao usar a imagem cômica de Mickey para representar a uma figura sagrada dos cristãos. “É uma pintura vulgar e radical.”

Na sentença, o Tribunal diz que mostrar o Evangelho em forma de história em quadrinhos “é um insulto extremamente cínico e zombeteiro em relação às crenças religiosas e aos sentimentos dos cristãos ortodoxos."

Savko não comentou a decisão, mas não lhe foi surpresa porque em 2010 a Justiça de Moscou determinou a retirada da pintura de uma exposição sob a acusação de incitamento ao ódio religioso.

Já em 2007, quando a pintura apareceu pela primeira vez em público, na exposição Arte Proibida, o Mickey Jesus foi acusado por cristãos de ser blasfêmia.

Com informação das agências.

Comentários

Anônimo disse…
Não sei o porquê de tanta euforia... os dois não são apenas personagens de ficção?
Marcos disse…
Se alguém tinha que ficar ofendida era a Disney, não a Igreja.
Anônimo disse…
Vejam bem o homem não veio do macaco,o primeiro ancestral comum humano segundo os ateus é esse bichinho aqui:

''http://pt.wikipedia.org/wiki/Pikaia''
''http://video.google.com/videoplay?docid=-541506005212838072''

Legal né o ser humano surgiu de um verme,não sei porque os ateus acham ruim quando o chamamos de vermes, já que o primeiro ancestral deles foi um verme...
Anônimo disse…
Melhor do quer ser resultado de manufatura de barro!
Anônimo disse…
hahahaha Cômico ...
Verme é essa escória religiosa que domina as mentes fracas como a sua, anonimo acima !
E concordo com o Marcos, quem deveria sentir-se ofendido é a Disney que fez o Mickey para o entreterimento e não para enganar cordeirinhos covardes ...
Anônimo disse…
A única diferença do "verme" ateu e o verme religioso é que nós, ateus estamos um passo à frente na evolução. Não precisamos de muletas e sabemos enfrentar os problemas da vida sem ter que se acovardar atrás de um deus.
Anônimo disse…
Concordo que os dinossauros foram encontrados fosseis pois eram animais enormes,agora esses cientistas dizerem que acharam o esqueleto de um verme vertebrado de 500 milhões de anos,é historia para boi dormir,só ateu para acreditar em uma coisas destas mesmo.
Anônimo disse…
E o que raios isso tem a ver com a notícia?
Anônimo disse…
Não alimente os trolls
Anônimo disse…
O que tem a ver com a notícia : nada. Mas foi o outro anonimo acéfalo que trouxe isso. Aprendeu com a maioria dos religiosos. Fugir do foco com outro ataque que não tem nem pé nem cabeça.
Não apenas é incompreensível a mudança de foco da crentalhada, mas é também surpreendente o nível de ignorância dessas criaturas.

Pikaia não é um verme, é um cefalocordado, um anfioxo, e não é meramente o ancestral mais antigo do homem, mas sim de todos os cordados.

Ah, e em vista de um argumento que eu já cansei de ouvir de retarda... quer dizer, crentes: como que a idéia de que o ser humano é uma espécie como qualquer outra, parte de uma longa cadeia evolutiva, é arrogante, prepotente, presunçosa e por aí vai, enquanto a de que a humanidade é especial, obra perfeita do criador, escolhida e soberana, demonstra humildade?
Za disse…
O anonimo aí que está criticando os conhecimentos científicos que são baseados em evidências e estudos, provavelmente deve acreditar num livro cheio de achismos de homens primitivos que não entendiam o mundo ao redor.

Oras, vc acha absurdo que o ser humano tenha suas origens num "verme"?
TODOS os seres vivos desse planeta evoluiram de alguma coisa pra uma outra coisa. Processo natural em todas as espécies que vem se desenvolvendo há bilhões de anos.

Mas é claro que não espero que vc entenda todo o processo da evolução das espécies, afinal, pessoas como vc ignoram a biologia e a ciência. No seu caso é mais facil aceitar que viemos do barro e que o mundo foi construído em 6 dias.
Cláudio disse…
Parece que os crentes não confiam na própria "justiça divina". Que se mudem pra "Terra Sagrada" onde o povo se mata por amigos imaginários lá e deixe quem acha isso só uma imagem em paz.
Anônimo disse…
Continue Paulo Lopes!.Continue mostrando a farsa que são essas seitas e religiões estelionatárias e não se deixe intimidar por ataques covardes desses religiosos imbecis que vivem a trollar aqui neste blog!
Anônimo disse…
Nós viemos dos vermes!? então todos já foram religiosos?!
Anônimo disse…
Isso é alta de Mickey no coração!
Anônimo disse…
Desculpem "falta"
Anônimo disse…
Mais um bobão querendo aparecer.
Anônimo disse…
Trollar? Neste blog? Nos defendemos. contra ateus imbecis.
Fernando disse…
Anônimo 15:52. Disse bem, ateus vem dos vermes, e isto não é ofensa, já que é nisto que eles creem(são crentes). Mas nós viemos de Deus é nisso que cremos.(também somos crentes). Jó 17:14 "Å corrupção clamo: Tu és meu pai; e aos vermes: Vós sois minha mãe e minha irmã. Jó 17:14"
Anônimo disse…
Só atacam aos demais das mais diversas maneiras ou recitam versículos da bíblia.Não comentam as notícias e tampouco contribuem produtivamente com o blog!
Anônimo disse…
Completando:Apenas reles trolls!
Luiz disse…
Gostaria de saber, antes de tudo, a relação entre ateísmo e Teoria da Evolução.

Cristão, vir de algo é diferente de ser (este) algo. Você, como todos nós, veio de um óvulo fecundado por um espermatozoide, o que não quer dizer que você é um. E eu não creio na evolução, eu aceito a evolução. Há muitas evidências suportando a evolução.
Anônimo disse…
Não alimente os trolls (2)
Artista fail: todo mundo na cena tinha que estar com cara de persoangem Disney. A mensagem ficaria mais clara.
Anônimo disse…
Viva o bom senso! Todo mundo está cansado de saber que liberdade de expressão não significa liberdade de ofender o outro.
Alguém poderia aproveitar e me tirar uma dúvida. Qual é realmente o sentimento que ateus têm em relação aos crentes? O fanatismo religioso que pregra a violência é definitivamente um erro e também o é o "fanatismo ateu". Não entendo como os "ateus, que estão um passo a frente na evolução" possam se dedicar a tantos comentários bem mal educados e tão inúteis como simplesmente chamar crentes de imbecis.
Anônimo disse…
Essa foi hilária, mas com certeza Disney é quem deveria ter pedido direitos de exibição. Ele pode fazer isso?


Hahahahahahahaha!!!!
A Igreja como sempre exerce uma grande autoridade sobre a sociedade. Nos tempos atuais eles apenas censuram e criticam certas coisas, mas a algumas centenas de anos atrás, eles torturavam e matavam.
Anônimo disse…
Grande coisa proibe-se a exposição mas esta na net, para o mundo ver quando quizer. Religiosos idiotas.
Lavina: A Ladina disse…
Kra... tu é tão burro que me deu câncer. =_='''
Unknown disse…
Você veio do barro então? Vamos chamá-lo de tijolinho então.
Diferente da Gibíblia, a Ciência baseia-se em fatos, estudos e testes laboratoriais para basear as suas afirmações. Volte para a sua caverna seu merda.
Unknown disse…
Diferente da Gibíblia, a Ciência baseia-se em fatos para basear as suas afirmações. Volte para a sua caverna tijolinho.
Eu disse…
Não é o ancestral comum dos humanos, meu caro tijolo, é o ancestral comum de todos os vertebrados. Mas, você, é claro não deve ter se originado dele, já que nem ao menos cérebro tem para interpretar corretamente. Faça-me um favor, volte a chafurdar na lama, que lá é o seu lugar.
Eu disse…
Claro, muito mais óbvio acreditar que viemos do barro.
Eu disse…
Oh, maravilhoso amor cristão, não era isto que Jesus pregava? Claro, o ódio entre pais e filhos, mães e filhas. Afinal, deus adora oferecer como sacrifício virgens e matar fetos ainda no ventre materno. Não me admira este exemplo de amor cristão. Adorar um deus assassino imoral, grande motivo de se orgulhar de vir de um pai tão bundão.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Co...

Jean Wyllys acusa Malafaia de semear ódio na TV

Deputado Wyllys criticou  a "estupidez fundamentalista" O deputado e militante gay Jean Wyllys (Psol-RJ), na foto, disse que a entrevista que Silas Malafaia concedeu a Marília Gabriela mostrou que o pastor é um “semeador de ódio”, “um falso profeta”. Na entrevista levada ao ar no domingo, o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo refirmou que é contra a união de pessoas do mesmo sexo porque dois homens ou duas mulheres não conseguem “criar uma criança perfeita”. O pastor disse que, mesmo assim, não odeia os homossexuais porque a Bíblia condena o pecado, e não os pecados. Afirmou que, assim, “ama” os gays tanto quanto os bandidos. Wyllys afirmou que não pode ignorar as mentiras do falso profeta porque o pastor tem acesso a veículos de comunicação de massa, como a TV. “Se esse vendilhão do templo homofóbico e semeador de ódio não tivesse horário na tevê aberta nem falasse à grande mídia, eu poderia ignorá-lo”, disse. O problema é que, segundo o deputado, “mui...

'Sottomaior comete falácia ao definir o que é ateísmo'

por Eli Vieira a propósito de comentários no post Sottomaior responde a Gandra: fundamentalismo ateu é ficção Quantos anônimos criativos por aqui. Vejamos: Senhora Crente, você comete o mesmo erro do Daniel Sottomaior no texto, que é tentar definir ateísmo pela etimologia. O Caruê cometeu a mesma coisa, e ainda alegou que ignorar o "a" em "ateísmo" é uma falácia. Em primeiro lugar, vou perguntar que falácia é essa. Filosofia da lógica é um campo de pesquisa filosófica sério. Inventar falácias que não existem é como falar de biologia e inventar que fungos são plantas. Aqui está, para quem está aqui para debate de verdade, uma boa explicação do que é falácia etimológica:   http://goo.gl/iUNyl Para aqueles que estão aqui para disputa de ego, recomendo não entrar no link acima e não tentar debater. Definir ateísmo é um trabalho filosófico que já foi feito por diversos filósofos, entre eles Colin McGinn e Michael Martin. Obras filosóficas sobre ateísmo...

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Pastor-deputado Feliciano diz que Aids é ‘doença gay’

Pastor retomou o estigma dos primeiros casos de HIV A participar do Congresso dos Gideões Missionários da Última hora, realizado em abril em Camboriú (SC), o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto ao lado, disse que a Aids é “uma doença gay, é uma doença que veio desse povo”. A manifestação do preconceito contra os homossexuais está registrada em um vídeo que o próprio pastor acaba de postar no Youtube [ver trecho abaixo]. Na condição de “profeta, pregador e parlamentar”, Feliciano criticou o “ativismo gay” infiltrado no governo brasileiro. “Eles [os ativistas] usam da mesma linguagem de Hitler”, disse. “O problema são as pessoas que têm na cabeça o engendramento de Satanás. São homens e mulheres que usam os mesmos mecanismos que Stalin usou em seu comunismo nazista.” O pastor reclamou das acusações de que ele é fanático religioso e homofóbico.  Ele se queixou até seus colegas da Frente Parlamentar Evangélica, porque parte deles, disse, não o apoiou n...

Verissimo comenta o poder de uma mera suposição — Deus

Verissimo se referiu  à Igreja Católica como  'empresa multinacional'  O escritor Luis Fernando Verissimo (foto), 76, se mostrou admirado com o poder da uma mera suposição, a da existência de um deus, que tem desafiado até agora todos os desafios da razão. Como exemplo da resistência dessa suposição, ele citou uma “empresa multinacional”— a Igreja Católica — que persiste há mais de 2.000 anos. “A hipótese de Deus não tem inspirado as religiões a serem muito religiosas”, disse Verissimo em crônica publicada na semana passada no jornal O Globo.  Em 2012, Verissimo ficou internado 24 dias, metade deles na UTI, com infecção generalizada.  Depois, em uma entrevista, o escritor disse que a "morte é uma sacanagem, sou contra" Segue a íntegra da crônica onde ele fala sobre as consequências da suposição da existência de um ente divino. Deus hipotético Um religioso dirá que não faltam provas da existência de Deus e da sua influênci...