Pular para o conteúdo principal

Será que o desenvolvimento científico criou um vazio espiritual?

Título original: Em busca de significado


por Marcelo Gleiser para Folha

Abordamos tanto questões mais imediatas, como o aquecimento global e a crise energética, como as mais fundamentais, como o significado do tempo e o debate entre a ciência e a religião.

Hoje, gostaria de abordar uma questão que, a meu ver, está no cerne do antagonismo entre a ciência e a religião: será que o desenvolvimento científico criou um vazio espiritual? Será que a ciência só serve para gerar fatos e dados sobre o mundo natural?

Ou será que pode ir mais fundo, talvez criando uma nova forma de espiritualidade?

Para começar, cito meu livro "O Fim da Terra e do Céu": 

"O desenvolvimento da ciência nos séculos 18 e 19, baseado na interpretação racional dos fenômenos naturais, foi seguido, ao menos no Ocidente, por um abandono progressivo da religião. O conforto espiritual encontrado na fé foi gradualmente abandonado, em nome de um sistema de pensamento secularizado. O historiador da religião S. G. F. Brandon expressou claramente tal preocupação quando escreveu: 'Para os pensadores do Ocidente, nenhuma missão pode ser mais urgente do que a resolução desse dilema, se possível produzindo uma filosofia da história adequada, isto é, que justifique o sentido da vida dos homens dentro de sua duração temporal finita'."


Explicações da ciência descartam a 'hipótese Deus', diz filósofo italiano.
dezembro de 2011


Logo a seguir, pergunto se, ao vermos a ciência além de seu papel de quantificadora da Natureza, podemos talvez encontrar ao menos parte desse "sentido": "Talvez fosse isso que Einstein tinha em mente quando introduziu o seu 'sentimento cósmico religioso', a inspiração essencialmente religiosa por trás do ato racional de compreendermos o Cosmos. A ciência e a religião nascem das mesmas ansiedades que torturam e inspiram o espírito humano. E a conexão entre as duas é a nossa existência finita em um Cosmos aparentemente infinito".

Obviamente, o tempo também complica as coisas, pois a perda dos que amamos e a nossa própria mortalidade são causas de muita dor.

Nessas horas, encontro consolo em muitas coisas. Mas uma das mais significativas é o que a ciência nos ensina sobre nossa íntima relação com o Universo: a matéria da qual somos feitos é também a matéria das estrelas, dos planetas e de suas luas, e de todos os seres vivos.

O tempo que usamos para descrever as transformações que experimentamos é o mesmo da expansão cósmica. 

O tempo passa para o Universo também. Como escreveu o naturalista americano John Muir, "ao movermos uma única coisa na Natureza, descobrimos que ela está presa ao resto do Universo".

Não existe uma solução única para os nossos anseios. Não sei onde você encontra sentido para a sua vida. No meu caso, a busca se desdobra em muitas trilhas.

Ao tentar entender um pouco mais sobre os mistérios do mundo natural; na convivência com minha família e amigos; em saber que sou um ser humano no nosso raro planeta Terra. Para mim, o sentido não está na ciência em si, mas na busca pelo conhecimento. Talvez seja assim também com um músico, que dá sentido à sua busca tocando o seu instrumento. As técnicas nos dão os meios, mas não são um fim em si mesmas. É tocar, e dividir a música com os outros, que importa.

Marcelo Gleiser é professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA), e autor do livro "Criação Imperfeita"

Religião ajudou a evolução humana, mas 'secou', afirma psiquiatra.
junho de 2011

Comentários

Ricardo disse…
Se o Pondé ler esse texto vai dizer que o Marcelo
Gleiser é "brega". rsrsrs
Mujica disse…
Admiro o cientista Marcelo Gleiser...
Muito claro ao expor seus conhecimentos...

Não acredito que Ponde seja seu algoz mental...
Acredito que estes dois pensadores se somam...

A diluição homeopática do sentimento religioso...
Parece ser irreversível e inevitável...

Admiro a filosofia budista...
Substituir deus pela boa conduta...

Boa conduta não significa deus...
Então, basta ficarmos com a boa conduta...

O que é boa conduta...?
Nada mais paradoxal diante do livre arbítrio...
Parece que todos sabem a resposta...
Então por que vivemos em conflito...?

Assim como já disse Gouvêa em “Fast food da fé” ...
As vertentes ideológicas já se diversificaram tanto...
Que transformaram correntes de fé em frágeis barbantes...
Incapazes de sustentar as próprias escolhas...
Fernando disse…
Fico à pensar muitas vezes, Que evolução é essa em que a mente humana não evolui? Vemos a evolução ciêntifica, tecnológica, intelectual, médica, genética, espacial etc... mas o espírito humano continua o mesmo, como nos dias dos Bárbaros. Só o evangelho(Deus) levado a sério muda a essência do ser humano.
Mujica disse…
Corrigindo meu texto:

Assim interpreto Gouvêa em "fast food da fé"
Anônimo disse…
CRISTÃO como vc pode ser Burro cara ??

a MENTE HUMANA evoluiu muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito ao longo dos anos, o que vc nao entende e que EVOLUÇÃO BIOLÓGICA leva tempo muuuuuuuuuuito tempo, e nem sempre podemos observar as mudanças....

Vc deveria parar de ler gibiblia e ler um livro de biologia
Caruê disse…
vazio espiritual?
Espírito não existe.

É um bom texto, mas no Brasil tenho como o maior comunicador da ciência o Doutor Drauzio Varella no mundo o título vai para o Carl Sagan.
Carl Sagan, começo a babar só de lembrar dos seus textos tais como o: O Dragão na minha garagem. Ou o: O pálido ponto azul.
Fernando disse…
Anônimo 22:49. Vai esperando. Mesmo que o homem daqui a uns milhares ou milhões de anos consumisse a terra e caso isso fosse possível, mesmo com todo o avanço tecnológico e "evolução" mudasse para outro planeta. Te garanto, que tudo começaria de novo, Os mesmos vícios, as mesmas mazelas, os mesmos pecados. Não há uma verdadeira evolução sem Deus. Um abraço.
Anônimo disse…
O "evangelho" ainda permanece nos dias dos bárbaros, com os seus costumes barbaros, com a sua moral e etica de barbaros, regras dos barbaros, etc e tudo o mais.

É, o "evangelho" nao evoluiu. Estagnou ha milhares de anos.
Anônimo disse…
Tudo continua evoluindo apenas os religiosos ficam parados.
E se fosse em outro planeta como diz o Cristão, ele está certo seria tudo a mesma coisa e com ele não seria diferente.

A evolução verdadeira acontece sem Deus.
Anônimo disse…
Podemos dizer que tudo evolui menos a religião.
Anônimo disse…
Podemos dizer que todos evolui menos o Cristão.

(e pessoas com mentes como a dele)
Cognite Tute disse…
Podemos dizer que tudo evolui menos a religião.(2)
Podemos dizer que todos evolui menos o Cristão.(2)

Sucinto, claro e cristalino..:-)

Cognite Tute
Anônimo disse…
Mas é errado achar que a ciência é suprema sobre a religião é cair na mesma armadilha , pois nada é absoluto.
Devemos questionar sempre
Mujica disse…
Ela não é suprema...
Nem espera ser canonizada...
Os maiores benfeitorias mundiais...
Decorrem das suas descobertas...

Ela não aprisiona o cérebro...
Nem acorrenta o pensamento...
portanto, devemos conhecê-la...
Para eliminarmos os mitos...

Não devemos confundir progresso da ciência...
Com o mau uso que fazemos dela...
Pois entraremos em um ciclo tão perigoso...
Que seria melhor aprender só a bíblia...
AlyneS2 disse…
A ciência não é suprema^^
É apenas melhor que a religião^^
Fernando disse…
Após alguns meses participando desse blog, findo essa minha participação, porque sei o que os ateus pensam e resolvo deixa-los. Eis os pensamentos dos ateus: “QUANDO ME TORNEI CONVENCIDO DE QUE O UNIVERSO É NATURAL, DE QUE TODOS OS DEUSES E FANTASMAS ERAM MITOS, ENTRARAM NA MINHA MENTE, NA MINHA ALMA, EM CADA GOTA DO MEU SANGUE, O SENSO, O SENTIMENTO E A ALEGRIA DA LIBERDADE. OS MUROS DA PRISÃO RACHARAM E CAÍRAM. AS MASMORRAS FORAM INVADIDAS PELA LUZ, E TODAS AS TRAVAS, AS ALGEMAS, AS BARREIRAS, VIRARAM PÓ. EU NÃO ERA MAIS UM SERVO, UM SERVENTE OU UM ESCRAVO. NÃO HAVIA MAIS PARA MIM NENHUM MESTRE EM TODO ESTE GIGANTESCO MUNDO – NEM MESMO NO ESPAÇO INFINITO. EU ESTAVA LIVRE. LIVRE PARA PENSAR, PARA EXPRESSAR MEUS PENSAMENTOS. LIVRE PARA VIVER MEU PRÓPRIO IDEAL. LIVRE PARA VIVER PARA MIM E PARA AQUELES QUE AMO. LIVRE PARA REJEITAR TODA E QUALQUER CRENÇA CRUEL E IGNORANTE. LIVRE PARA REJEITAR TODOS OS “LIVROS SAGRADOS” QUE SELVAGENS IGNORANTES PRODUZIRAM E TODAS AS BÁRBARAS LENDAS DO PASSADO. LIVRE DE PAPAS E PADRES. LIVRE DE TODOS OS “CHAMADOS” E “EXCLUÍDOS”. LIVRE DE ERROS SANTIFICADOS E DAS MENTIRAS SANTAS. LIVRE DO MEDO DO SOFRIMENTO ETERNO. LIVRE DOS MONSTROS ALADOS DA NOITE. LIVRE DE DIABOS, FANTASMAS E DEUSES. PELA PRIMEIRA VEZ EU ERA LIVRE. NÃO HAVIAM LUGARES PROIBIDOS EM QUALQUER RECANTO DA MENTE. NÃO HAVIA AR OU ESPAÇO EM QUE A IMAGINAÇÃO NÃO PUDESSE ATINGIR COM SUAS ASAS COLORIDAS. NENHUMA ALGEMA ME PRENDENDO. NENHUM CHICOTE NAS MINHAS COSTAS. NENHUM FOGO NA MINHA CARNE. NENHUM MESTRE ME ENCARANDO NEM ME AMEAÇANDO. NADA MAIS DE SEGUIR OS PASSOS DOS OUTROS. NENHUMA NECESSIDADE DE ME CURVAR, AJOELHAR OU RASTEJAR, OU EXPRESSAR PALAVRAS MENTIROSAS. EU ESTAVA LIVRE. COLOQUEI-ME DE PÉ, E, ALEGRE E SEM MEDO, ENCAREI O MUNDO

ROBERT GREEN INGERSOLL (1833 - 1899)
PROCURADOR, ADVOGADO E ORADOR POLÍTICO NORTE-AMERICANO......................................."Porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. 1 Samuel 2:30". Paulo Roberto Lopes. Obrigado!
Mujica disse…
Caro cristão...
Aqui a parada é dura...
Acho que já sabias disto...

Uma questão de fé para ti...
Uma ausência de deus para nós...
A intenção nunca foi arrancá-lo de ti...
E sim, fazer você enxergar além dele...

Não pense em derrota...
Afinal, você foi muito convicto...
Serviu para abrir os olhos de alguns...
E fechar de vez o de outros...

Vai com deus...!
AlyneS2 disse…
Eu achei o texto lindo Cristão^^
Mujica disse…
Concordo, Alyne...

Realmente, o texto é ótimo...
Infelizmente Cristão limitou-se a...
Reproduzir os textos bíblicos...
Este ato o tornou massante...
E, mal líamos seus textos...

Como sempre, de forma displicente...
Só passei o olho sobre o texto...
Num frágil momento de distração...
Pensei que as frases eram dele...

Sua despedida é digna de mérito...
Pois escolheu este belo texto...
Além de despedir-se gritando...
Colocando as frases em caixa alta...
Os milhões de anos de ignorância, desconhecimento da origem da origem de tudo, de todos os objetivos que hoje são corriqueiros já desenvolvidos pelas ciências, deixaram um espaço, um chip vazio no cérebro do homem atual, tal espaço oco, desocupado, é preenchido com Ciência e suas tecnologias pelo Homem evoluído, mas com fanatismo religioso anticientífico de mentalidades primitivas. Infelizmente Marcelo Gleiser é um aborto intrigante do conhecimento, um pseudo cientista esquizofrênico que deveria ser um exemplo de desprezo à superstição, à barbárie religiosa primitiva e medieval, aos sacrifícios humanos sanguinários de inocentes, aos deuses. Felizmente temos cientistas verdadeiros como o Doutor Miguel Nicolelis que despreza o agressivo, assassino, escravocrata e genocida judaísmo-cristão bíblico.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...