Pular para o conteúdo principal

Até cristãos progressistas se calam sobre a violência bíblica


Marcelo da Luz, 42, disse que até os cristãos progressistas se calam sobre os trechos da Bíblia que estimulam o sectarismo e a violência, igualando-se, nesse aspecto, aos religiosos fundamentalistas.

Luz foi frei por 20 anos e estudou teologia, entre outros cursos, no Brasil, Itália e Estados Unidos. Agora, ele está lançando o livro “Onde a Religião Termina?” (486 págs, R$ 68, Editares), que é um petardo contra todas as crenças.

“Embora pretendam ser o caminho para uma autêntica experiência espiritual, as religiões acabam se transformando em um perigoso desvio, cujos embaraços evolutivos incluem a mentalidade sectária, o emprego da linguagem sedutora e enganosa, a submissão da racionalidade e a violência do fanatismo", escreveu.

Para Luz, a “transcendência da consciência”, ou seja, o espírito, é convenientemente mal interpretada pela religião de modo a tornar essa capacidade dependente de fatores externos ao ser humano. Daí, segundo ele, a existência da “noção de um ser superior paternalista e cioso da exclusividade do afeto humano”, Deus.

O livro é um "tratado da antirreligião”, de acordo com expressão do próprio autor, que se propõe a responder perguntas como “por que o cristianismo está baseado em mitos?”; “quais são as estratégias usadas pelos pregadores para encantar e manipular os fiéis?”; “em que medida a religião causa dependência nos crentes?” e “Deus existe?”

O ex-padre tem argumentado nos cursos que tem dado sobre descrenciologia que a crença surgiu da ignorância e temores humanos que não mais se justificam. Por isso, ele acredita que um dia a religião possa acabar.

Com informação do Jornal do Commercio.

Jesus é mito e evangélicos são idólatras da Bíblia, afirma ex-padre
maio de 2011

Comentários

Luan Cunha disse…
Eu acredito em Deus...
Nas religiões não.
Anônimo disse…
Deus foi criado pelos homens.
A cada momento que a ciência vai avançando...Deus vai morrendo.
Anônimo disse…
As religiões de hoje e ontem serão as mitologias de amanhã. Chegará o dia em que a religião será relevada, sem submissões metafísicas, apenas em seu único aspecto plausível: o histórico. Aos poucos, os próprios religiosos reconhecem isso.
Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse…
Onde está meu livre arbítrio??? Mas uma mentira, Pelo contrario a medida que a ciência avança, a Bíblia vai sendo confirmada. Se houvesse ciêntistas honestos admitiria isso em público. Não quero estar na tua pele se não se arrepender do que disse. Se
Fernando disse…
Só podia ser coisa de (EX) Frei. Não nos calamos, compreendemos. Mas um enganado, se é que algum dia esteve correto.
AlyneS2 disse…
Bem finalmente alguém tomou consciência. Esse ex-padre tem o meu apoio. A ciência sempre tem provas sobre suas teses (embora eu não acredite em certas coisas como a origem do mundo na versão dela. Da religião muito menos) enquanto que a religião a única prova ( que nem é prova realmente ) se baseia na bíblia e uma confiança que eles chamam de "fé". Quando a religião acabar eu me sentirei melhor, espero que isso aconteça o mais rápido possível, quero ter o meu irmão de volta. ( se bem que até a religião acabar eu já morri, tem tantos fanáticos religiosos por aí...)
Anônimo disse…
Isso é tão óbvio quanto a cor azul do mar!
Manoel Machado disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Manoel Machado disse…
Cristão, vai sonhando... Qualquer CRISTÃO HONESTO sabe que a bíblia não é e nem nunca será uma fonte científica. Na verdade foi desmentida vergonhosamente... A terra é esférica, morcego não é ave, ouro não enferruja... e outras coisas mais...
Fernando disse…
Eu não vou perder o meu tempo refutando idéias viciosas de ateus. Mas vou me apegar a coisas mais realistas e palpável. A realidade nua e crua que vejo e o pecado destruindo e matando diariamente como câncer e a humanidade cada dia mais impotente para solucionar este grave problema, e a única voz que se levanta contra isso é a voz da Bíblia. Em breve vamos ver o quanto é sustentável as palavras e o egoismo dos ateus quando tiverem face a face com a morte. E não me venham com a ladainha de que temos medo da morte, apenas somos prudentes.
Marcelo Idiarte disse…
@Cristão: "Eu não vou perder o meu tempo refutando idéias viciosas de ateus. Mas vou me apegar a coisas mais realistas e palpável."...

Realistas e palpáveis assim como... deus? Boa oportunidade para você demonstrar como deus é REAL e PALPÁVEL, segundo as definições de "real" e "palpável" consagradas em nosso vernáculo.

Vou até sentar para ouvir, porque vai ser divertido.
Anônimo disse…
Noossaa! esse Cristão é realmente muito doido!!!!

Cara! procura um psiquiatra, isso tá te fazendo mal!
Depois vai dar uma de "Maníaco de Realengo"!

Você deve ter algo muito pesado na consciência para se apegar tanto a essa loucura religiosa!
John Constantine disse…
Onde está meu livre arbítrio???

---> Nao existe tal "livre-arbitrio", é uma invencao teologica da Igreja, principalmente por causa de Agostinho. A vida real mostra que nao tem nem isso.

Mas uma mentira, Pelo contrario a medida que a ciência avança, a Bíblia vai sendo confirmada.

---> Sim, sendo confirmada como historicamente inexata, erronea, com lendas e fabulas primitivas da Idade do Bronze, etc.

Se houvesse ciêntistas honestos admitiria isso em público.

---> Honestamente, vc so quer aquilo que lhe convem, para confirmar as suas crenças que nao encontram sustentacao solida na realidade.

Não quero estar na tua pele se não se arrepender do que disse.

---> Ameaças são o recurso dos crentes sem argumentos consistentes, solidos e verificaveis.
John Constantine disse…
Eu não vou perder o meu tempo refutando idéias viciosas de ateus.

---> É claro que nao, porque vc nao tem como refutar. Vc nao tem argumentos e provas.

Mas vou me apegar a coisas mais realistas e palpável.

---> Nao é o que vemos. Vc se agarra desesperadamente a fantasias e ilusoes.

A realidade nua e crua que vejo e o pecado destruindo e matando diariamente como câncer e a humanidade cada dia mais impotente para solucionar este grave problema, e a única voz que se levanta contra isso é a voz da Bíblia.

---> Bla-bla-bla. Papo de pregador da Praça da Sé. A Biblia nao tem voz alguma, é um mero livro de contos e supersticoes da Idade do Bronze, com "solucoes" ultrapassadas e inaplicaveis nos dias de hoje.

Em breve vamos ver o quanto é sustentável as palavras e o egoismo dos ateus quando tiverem face a face com a morte.

---> Ui, as rotineiras ameacinhas dos crentes. Ah, como é lindo o amor cristao pelo proximo, isso me leva às lagrimas de tanta ternura.. os crentes tambem morrem, sabia ?

E não me venham com a ladainha de que temos medo da morte, apenas somos prudentes.

---> Os mais religiosos sao os que mais gritam diante da morte. Pesquisas sobre o assunto confirmaram isso.
Anônimo disse…
A religião é como o medo infantil do escuro. À medida que crescemos, procuramos nos reassegurar que "não há nada que ao acendermos a luz possa tornar-nos mais confiantes ou menos temerosos ante o imaginado porém inexistente"; precisamos porém acendermos a luz muitas vezes, até que os fantasmas irreais quais ilusões se afastem de nossa mente. Na verdade nem estavam ali de verdade, nem foram expulsos pela luz, eram inexistentes. Assim é a religião, com seus medos, culpas, castigos, todos derivados de uma suposta falta, dívida, ou erro, que chamam pecado. Não satisfeitos que o mal fosse algo fisicamente danoso, os religiosos elevaram-no ao invisível, ao transcendente, ao mágico, formas mais sofisticadas de referência ao fabuloso. Por longo tempo se rezaram e fizeram procissões para deter uma simples epidemia que adquiria proporções catastróficas pela ignorância...Hoje conseguimos debelar a imensa maioria delas simplesmente lavando as mãos, cobrindo os alimentos, tratando água e saneando dejetos e esgotos. A diferença qualitativa entre uma simples fervura de bico de mamadeira e uma supersticiosa crença em mau-olhado e rezadeiras, pôde reduzir a mortalidade infantil a zilhões. O que torna a superioridade quantitativa da ciência, da razão, em relação à fé, no mínimo benéfica, para sermos honestos. Não vamos nem falar das vacinas, da penicilina, dos antibióticos, da vitória sobre a paralisia infantil e a tuberculose, porque aí seria covardia. O que leva o bispo anglicano a dizer que aumenta a religião em nossos dias, entenda-se como NUNCA HOUVE TANTOS PSICÓTICOS ERRONEAMENTE TRATADOS PELAS RELIGIÕES DE MASSA, sobretudo as midiáticas, eletrônicas, neopentecostais, do lado católico como protestante. Males imaginários como aqueles monstros infantis que habitam no escuro, são "milagrosamente" expulsos pelos exorcitas baratos e sem escrúpulos. Acendem uma falsa luz, a da submissão a palavras mágicas e rituais inúteis. O povo continua refém dos monstros do seu próprio imaginário, enquanto os espertos engordam seu gado e acumulam seu ouro roubado dos trouxas, aos bilhões. E é claro que para quem se apavora no escuro, até uma simples folha assume proporções de uma tempestade. Mas a irrealidade não deixa de ser por isso irrealidade, sombra da sombra de uma ilusão.
Fernando disse…
Manoel Machado. Sim sabemos agora que morcego não é ave. Mas a milhares de anos atras alguém sabia disso? Havia grupos como, mamíferos, aves, peixes,e répteis? Quanto a redondeza da terra a Bíblia já dizia mesmo antes do nascimento de Jesus: "Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar; Isaías 40:22.
Fernando disse…
O ouro na visão de Deus enferruja, A mula pode falar, o machado flutuar, o sol parar, o fogo arde numa sarça e não á consumir, o mar se abrir, o rio parar seu curso, o homem andar sobre as águas, o morto ressuscitar, um exercito de ossos sequíssimos voltar a vida, o homem andar no meio do fogo de uma fornalha, fechar a boca de leões famintos, etc... Só não pode mudar os pensamentos dos tolos.
Anônimo disse…
E nao muda o fato de que a Biblia é uma colecao de lendas, mitologias, fabulas, informacoes erroneas e inexatas, historicamente inexata, muitas falsidades, contradicoes, erros, violencia, intolerancia, machismo, escravidao, assassinatos, genocidio, exterminio, guerras, etc.
Anônimo disse…
Cristão analfabeto e ignorante, vá estudar!

Círculo da terra, ou redondeza da terra, em outras traduções, é a visão de que a terra era uma circunferência plana...
UMA CIRCUNFERÊNCIA PLANA, cristão medíocre,
cristão safado,
vá estudar!

Ninguém nunca disse que a terra era quadrada, cristão medíocre, cristão ignorante e safado, MAS QUE ERA PLANA.

A sua bíblia, essa literatura de quinta categoria que você endeusa, jamais disse que a terra era quadrada, mas dizia que ela era o centro do universo e que o sol girava em torno dela, cristão medíocre, cristão safado, vá estudar!

O sol girava em torno da terra!
Não que a terra era quadrada, mas que ERA PLANA
cristão medíocre, cristão safado , vá estudar!
Mujica disse…
Frase do Chaves:
"Ninguém tem paciência comigo"
...
Frase do Cristão:
"Perderam a paciência comigo"
...
Junto ao muro das lamentações...
Um fiel faz suas orações...
Após terminar o ritual...
Uma repórter pergunta...
Quantos anos o senhor faz este ritual...?
Ele responde: 16 anos...
A repórter questiona-o novamente:
Como o senhor se sente...
Após fazer isso por tanto tempo...?
Ao que ele responde:
Como se estivesse falando com uma parede...
...
Fernando disse…
ANÔNIMO 8:55, 18:54, Mujica. Por suas palavras tem caído. Quanto a redondeza da terra a Bíblia já dizia: "Ele se assenta no seu trono, acima da "CÚPULA" da terra, cujos habitantes são pequenos como gafanhotos. Ele estende os céus como um forro, e os arma como uma tenda para neles habitar. Isaías 40:22" CÚPULA = [Arquitectura] Parte hemisférica, interna e côncava que cobre um espaço circular ou poligonal. HEMISFÉRIO = Meia esfera.
2. Cada uma das metades do globo terrestre ou da sua superfície, separadas pelo equador ou por um meridiano.
3. Metade da esfera celeste.
Anônimo disse…
CRISTÃO,

Não jogues pérolas aos porcos!
Esqueça, eles nunca chegarão ao conhecimento da Verdade. Isso é opcional!

Nós perdemos muito tempo com essa gente, quando há sequiosos pela Verdade que liberta, à espera de uma Palavra que lhes renove a Esperança. E, absolutamente, essa Verdade não está fora de Deus, pois o vazio existencial do HOMEM, é do tamanho de Deus.
"Esses" com quem estás falando e sendo agredido gratuitamente, estão fartos da própria ignomínia.
Vá pelos campos e valados à procura de quem precisa de fato dessa Verdade.
Sacuda a "poeira" dos calçados que se lhe pegaram aqui, e, sinta-se livre do sangue "destes". Eles rejeitam peremptoriamente.
Anônimo disse…
Os cristãos safados vivem jogando porcos nas pérolas, todos comandados pelo papa, o velho mais safado que existe.
Mello disse…
Os comentários estão ótimos, nem tenho o que acrescentar.
Só pediria para não humilhar tanto os crentes, lembrem-se que ignorância não deve ser pecado, por isto eles abusam deste "estado de espirito".
Anônimo disse…
O papa é uma soma do mal e da ignorância do mundo. A medida que a humanidade vai evoluindo, a praga das religiões vai desaparecendo.
Ricardo Alexius disse…
Boa! Também vou esperar...
Anônimo disse…
Isso é desculpa! pra não falar que é religioso,quando eu era cristão, usava muito essa expressão.
Anônimo disse…
Não existe livre-arbítrio! você pediu pra nascer aqui no Brasil?

E mesmo se existisse, como você teria ''livre-Arbítrio'' se seu suposto Deus é onisciente? ou seja, sabe de tudo: passado, presente e futuro.Antes de você nascer ele já sabe se você vai para o inferno ou céu,ora como vai ter escolhas, se seu futuro já está definido? Suposto Deus de deu duas escolhas, mas você não pode escolher, porque seu futuro já está definido.
Pense por si só.

Felipe lima
Três poderes paralelos.

A democracia tem seu equilíbrio nos três poderes, Executivo, legislativo e judiciário. Quando a democracia está realmente dentro de um espírito democrático existe também o quarto poder que é a imprensa, onde são divulgados sem censura os erros e acertos dos governantes.
Paralelamente a estes três poderes do regime democrático existem outros três poderes, são eles: poder econômico, político e religioso, naturalmente estes poderes por interesses próprio estão intimamente ligados formando um tripé o qual da sustentação a todo tipo de manipulação do povo brasileiro.
Primeiro falaremos do poder econômico, todos sabem, em país de terceiro mundo o dinheiro compra tudo, então para os poderosos tudo é possível, nada os impede de manipular qualquer setor da vida nacional.
Segundo, o poder político, este é sustentado pelo poder econômico e costumeiramente muito bem apoiado pelo poder religioso, que tem a incumbência de manipular a classe mais humilde da população proporcionando aos políticos desonestos a possibilidade de se manterem sempre exercendo cargos públicos sem serem questionados ou importunados.
Terceiro, poder religioso, a meu ver o maior manipulador das classes menos favorecidas. A manipulação religiosa é que mantém o povo sempre tranqüilo, esperançoso e sempre acreditando na promessa de que na vida eterna, é que está a verdadeira felicidade.
Dizem eles: Não se preocupem com riqueza, pois é mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico entrar no céu. (E quem falou que rico quer entrar no céu). Os teocratas Alardeiam com muita ênfase, a glorificação, e as delicias do paraíso, tudo isso vem após a morte, sendo assim os fieis religiosos mantém-se calmos, tranqüilos e cordatos sem desejo de reação contra os desmandos do poder político e do poder econômico.
Para finalizar, tenho ouvido muitos falarem que religião é o freio da humanidade. Não concordo, pois o verdadeiro freio que deveria existir na humanidade é a responsabilidade dos pais de educarem seus filhos os ensinando a serem honestos, trabalhadores, sobretudo ter grande respeito pelos seus semelhantes. Mas ao invés disso os pais na sua maioria ensinam aos filhos fantasias de que existe inferno, paraíso, pecado e sem questionamento devem sempre temer a Deus. Estes ensinamentos são fantasiosos, pois nem mesmo eles sabem com certeza se realmente existe. A meu ver a religiosidade do povo no planeta todo não regride pelo fato da maioria dos pais passarem para seus filhos suas crenças herdadas dos seus antepassados. Na verdade é isso que sustenta a continuação da fé religiosa. Dizem que a religiosidade é uma manifestação divina no ser humano, digo com toda certeza se não existisse o medo da morte, se vivêssemos para sempre, a palavra religião nem faria parte do nosso dicionário.

Paulo Luiz Mendonça.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová