Pular para o conteúdo principal

Antigo Exército Vermelho Soviético volta a ter capelães

Porta-voz das Forças Armadas diz
que decisão atende a uma demanda
As Forças Armadas da Rússia, o antigo Exército Vermelho da União Soviética, voltarão a ter capelães de várias denominações, incluindo a dos judeus e dos muçulmanos. Eles farão parte de uma estrutura militar com sua própria hierarquia, a exemplo do que existe nas Forças Armadas da Espanha.

Boris Lukichev, responsável pelo departamento de Assuntos Religiosos das Forças Armadas, informou que a decisão foi tomada para atender a uma demanda por assistência espiritual. Do total dos militares, 70% se definem como religiosos e 80% deles estão ligados à Igreja Ortodoxa Russa.

O líder religioso Dmitir Smirnov, do Patriarcado de Moscou, disse que os capelães ajudarão a elevar o moral das tropas, que se encontram abaladas com a corrupção e o nepotismo do comando. "Isso melhorará a situação, embora o pecado não possa ser erradicado completamente da natureza humana".

Em 1716, o czar Pedro, o Grande, criou as capelanias, que chegaram a representar 400 igrejas. Elas foram extintas um pouco antes da Revolução Comunista de 1917.

Os capelães de agora não receberão treinamento militar nem terão armas. Muitos deles, contudo, já serviram as Forças Armas como oficiais, inclusive na época da União Soviética.

A Igreja Ortodoxa Russa tem sido uma das bases de apoio político ao presidente Dmitri Medvedev.

Com informação das agências.

março de 2010

Comentários

Oi, Paulo. Achei muito interesante seu trabalho, e apartir de hoje estarei seguindo e acompanhando ele. Conheci seu trabalho no blog do Professor Pascol.

Estarei aguardando sua visita para conhecer meu trabalho.

http://www.construindohistoriahoje.blogspot

Um abraço,
Leandro CHH
Anônimo disse…
@LEANDRO CHH

Visitei seus sites sobre história, e tenho algo a te sugerir: abra sua mente, senão é melhor não visitar mais este site, pois pode abalar sua fé.
Joel Carvalho disse…
Perguntar não ofende.

Perguntem aos soviéticos se eles querem o retorno do Estado LAISCISTA/ATEU? Receberão um peremptório NÃO!

PS.: "laicista" é diferente de "laico".
Anônimo disse…
Joel,laico não significa ateu.
Joel Carvalho disse…
Anônimo disse...
Joel,laico não significa ateu.
18/07/11 11:05

> Veja que escrevi LAICISTA/ATEU, o que faz muito sentido. Aliás, vou mais longe. Pode-se perfeitamente dizer que, no caso do Brasil, estamos tentando incutir um Estado LAICISTA/ATEU/ICONOCLASTA!

> Não se quer só um Estado Laico, mas eliminar tudo o que for relacionado à fé religiosa ou a Deus. Daí o ESTADO LAICISTA/ATEU, a que me refiro.

> Eu sei disso. Por isso mesmo fiz questão de terminar meu post, fazendo referência à diferença que há entre LAICISTA e LAICO.

> Qualquer um sabe que LAICO ou LAICISMO sempre leva a ESTADO ATEU, como ocorreu nos países, onde isso foi levado ao pé da letra, como na antiga URSS, hoje Rússia.
Headbanger Ateu disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Headbanger Ateu disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Headbanger Ateu disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Headbanger Ateu disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Headbanger Ateu disse…
Seguindo a lógica acima, um Estado Confessional também pode levar a um Estado Teocrático.

O Brasil não é mais Estado Confessional (onde há religião oficialmente declarada, com a promoção de outras) desde 1888 com a proclamação da República. Tornando-se Estado Laico. Um Estado Laico não possui religião declarada. É neutro quanto a isso. Leigo.

Esses discursos conservadoristas, ultrajados e enganadores de bancada religiosa à la Estados Unidos não têm limites quanto à irracionalidade. A intenção é escusar crenças para aliá-las ao governo de um Estado Laico e promover religião. Argumentum ad metum é campeão de ocorrências entre essas bancadas "politicamente corretas". É o que se nota logo acima:

"Qualquer um sabe que LAICO ou LAICISMO sempre leva a ESTADO ATEU, como ocorreu nos países, onde isso foi levado ao pé da letra, como na antiga URSS, hoje Rússia."

Sem contar que no meio deste parágrafo há também a sutil falácia de entonação. Incrustada no uso de letras capitais (LAICO, LAICISMO, ESTADO ATEU, URSS). A intenção é mudar o significado delas entonando-as de modo a dar uma significação temerosa. Fazendo parte do ad metum.

Esse tal Joel Carvalho é o mestre desse tipo de argumento. Esse sujeito me lembra os anais da irracionalidade, da mentira e da corrupção da bancada religiosa na Câmara dos Deputados em Brasília.

Estado Laico não é Estado Ateu. Da mesma forma que não é Estado Confessional ou Estado Teocrático. Game Over.


P.S. - Apaguei esse monte de posts por problemas de formatação.
Emanuel Jr. disse…
Qual a fonte dessa informação?
Em resposta ao anônimo que acreditar existir aqui conteúdo capaz de abalar a fé cristã.
Aconselho que estude um pouco mais sobre o Cristianismo e no que acreditamos, pois a oposição dos ateus, se assim és demonstra sua frágilidade e debilidade.
Por que tu tens teus deuses: dinheiro, ganância, arrogância....e da natureza humana procurar Deus e a maioria como você perdesse nas areias da praia.
Não desejo lhe converter quando convidei para conhecer meu blog, pois a conversão é um ato particular e uma decisão pessoal que não deve ser imposta.
Espero não entender-me mal, mas não é nada pessoal.
Fique na paz,
Leandro CHH
Anônimo disse…
Não preciso do conselhos de covardes anônimos!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...