Pular para o conteúdo principal

Ateísmo internacional dá prioridade aos países em desenvolvimento


A recém-criada AAI (Aliança Ateísta Internacional) decidiu que países em desenvolvimento – como o Brasil – vão ter prioridade em seu propósito de incentivar a criação de entidades de ateus e livres pensadores. A entidade foi anunciada no final da semana passada em Dublin (Irlanda), durante a Primeira Convenção Mundial de Ateus.

A direção da AAI é composta por 19 representantes de países da Europa, América do Norte, América do Sul, África e Ásia e da Austrália.

Tanya Smith é a 
presidente da AAI
Entre eles está o biólogo britânico Richard Dawkins, autor do livro “Deus, um delírio”. Tanya Smith (foto), da Austrália, é a presidente.

Tanya disse que a AAI vai se empenhar para que haja cooperação entre as organizações ateias e se colocar como porta-voz de reivindicações seculares, e a principal delas é a separação entre o Estado e a religião.

“A Aliança Ateísta Internacional será a voz global das causas ateístas e seculares", afirmou. "A direção [da entidade] está animada em começar a promover e a apoiar o livre pensamento em todo o mundo.”

Com informação do site da Atheist Alliance International.

Arkansas recusa o anúncio 'Você é bom sem Deus? Milhões são'.
junho de 2011

Ateísmo.

Comentários

Ricardo disse…
AAI = Ateus Alegrinhos Irritadinhos.
Agora, falando sério, esse proselitismo ateíta já está enchendo o saco.
Anônimo disse…
Escuta bem, e o proselitismo pentelhocostal?Já não encheu o saco do povo há muito?
Nathan disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Nathan disse…
inútil... temos que combater a maior religião de todas: o Sistema Capitalista, e seu paradigma "dívida/pagamento".

Quanto às outras religiões deístas, basta seus fiéis serem honestos consigo mesmos, parar de entender as escrituras ao pé-da-letra, e aprenderem a MORRER, isto é, livrar-se de orgulho e individualismo. Digo isso para todas as religiões do mundo, inclusive à maior de todas, e a sociedade burguesa que ela construiu.

É inútil uma religião (atéia) "combater" a crença em Deus... O que o mundo precisa (tanto para deístas quanto para ateus) é combater sistemas de controle, de poder e de imposição de leis. O resto é resto...
Só alcançaremos liberdade quanto conseguirmos nos livrar de leis, de sistemas de controle social e de acúmulo de riquezas nas mãos de poucos...

AAI é formação de classe, sectarismo e militância... não vejo muita solução nisso. ¬¬
MUITO BOM!

Nós, do Livres Pensadores.org, pensamos em fazer isto, inclusive parte dos ganhos dos banners do blog será dedicado a isto.

Agora está começando a entrar algum dinheiro (3,18 dólares, se não me engano, no mês passado). Então estamos cada vez mais próximos disso. ;)

Abraço!
Ricardo disse…
Nathan,

Esse seu discurso de combater o sistema capitalista já morreu de velho. Já foi tentado antes e todos sabemos no que deu...
Nathan disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Nathan disse…
Ricardo... o Capitalismo já acabou há muito tempo... o que vc vê agora é um simulacro dele, e é por isso que o sistema está muito mais arraigado do que nunca antes.
O problema é que o Capitalismo é a causa de todos as patologias sociais do mundo moderno. A sociedade que ele construiu é como um VELHO CADUCO, que não se livra de paradigmas e valores ultrapassados, insistindo em se achar na razão de seus juízos ou em confiar no seu "senso de realidade" completamente corrompido...

veja bem, eu não fiz o comentário nem pra vc, nem pra ninguém mais "concordar" comigo... isso pouco me importa... Eu apenas testo a reação das pessoas às minhas afirmações, a fim de confirmar minhas hipóteses.

O mundo de hoje é uma completa ilusão (isso é muito lucrável, afinal), e a maioria das pessoas está tão imersa nela, que passa a considerá-la "realidade"... é o que chamamos de "hiperrealismo".
Não vivemos mais o "real" (que também é ilusão) mas sim a REALIDADE VIRTUAL. Não há "sustentabilidade" nisso...
Esse mundo vai andar em círculos até o fim... assim como vc com esse seu pensamento "novo", cheio de "razão"... completamente perdido.
Ricardo disse…
Nathan,

Então meu caro, o que você sugere? Como combater o capitalismo malvado?
Nathan disse…
simples meu caro...
parar de comprar e de trabalhar, em dias estrategicamente organizados, com aderência de 80 a 100% da população... Se, pelo menos, 1 país no mundo fizer isso de modo bem sucedido, vários outros vão fazer o mesmo, paulatinamente desestabilizando o sistema, até sua total desordem.
Parece factível? Sim...
Mas é possível? Aparentemente, não... Pq quase a totalidade das pessoas do mundo pensa que o sistema vigente é "bom" e "justo", quando na verdade dá evidências diárias de que não é... Por isso, não entenda meu comentário como sendo um "discurso", pois não tenho afinidade política nenhuma, e o fato de eu estar preconizando o fim total do Capitalismo não significa que eu seja, necessariamente, socialista, comunista ou anarquista...

Não se trata de uma opção, ou de um "viés" político, mas sim sobre o fim de um sistema amplamente injusto, insustentável; o fim da própria Política como hoje a conhecemos; o fim dos sistemas de controle (economico, cultural, social, mental, etc); o fim do Sistema de Poder; e até mesmo o fim da Ciência como a conhecemos hoje (sob o paradigma da Explosão, em vez da Implosão).

não se trata de política, ou de reaver o poder político... trata-se de reaprender a "arte do desapego", e nos livrarmos de paradigmas acumulados (a essência da caduquice)...
Nathan disse…
a propósito, o capitalismo não é malvado...
eu não tenho medo de infantilidades e caduquices....
Ricardo disse…
Nathan,

Você é um sonhador, mas pelo menos é otimista. Eu sugeriria o suicídio coletivo.
Nathan disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Nathan disse…
de fato, meu caro...

"a troca simbólica da morte, na forma sacrificial ou 'suicida', constitui a arma definitiva contra o sistema capitalista, porque ataca o maior fundamento de sua organização (...) a única possibilidade de abolir o poder(...) A morte não é mais do que a linha social de demarcação separando o 'morto' do 'vivo'..." (Jean Baudrillard)

se sou sonhador?... sim, eu sou...
num mundo saturado de "realidade", de racionalismo, e principalmente de engano e mentiras, é bom sonhar um pouco... e ouvir mais o coração, do que só dar ouvidos à exclusiva razão...
Não se trata de ser "sonhador", visionário, "louco", artista, sentimental, demagogo, ou de "viajar na maionese"... trata-se de encarar o mundo com PAIXÃO. Lembrando que o verdadeiro sentido de "paixão" não é aquele arraigado no senso comum contemporâneo (este que é o mais infantilizado de todos os tempos), isto é, aquele entre duas pessoas "apaixonadas" uma pela outra... mas sim, algo que muitos consideram "pessimista": paixão é SACRIFÍCIO, é vc se sacrificar pelo próximo, pelos amigos, e pelo bem coletivo, não individual... fazer mais pelo outro do que faz para si mesmo, e não se considerar "superior" ou acima de ninguém (em inteligência, em "razão", em capacidades, talentos, posses, méritos, "sentidos", etc)... Sacrificar a própria vida, sem ter medo da morte, sem querer "preservar a vida a qualquer custo"... é ser humilde, e não soberbo...

esse mundo já acabou há muito tempo, meu caro... destruiu-se e reergueu-se como simulação ubíqua, hiperreal...
Vinícius disse…
Nathan, aprende uma coisa: qualquer proselitismo (seja ateu, religioso, político, esportista ou seja qual for) é sempre irritante e intolerável! Abaixo os proselitismos, especialmente os forçosos!!
Nathan disse…
rs
vc não entendeu lhufas, caro Vinícius...
apesar de eu não incitar a prosélitos, só uma escassa minoria consegue entender a minha mensagem...
De qualquer modo, não tente me entender, Vinícius... eu não preciso disso... se eu quisesse que um grupo de pessoas "entendesse", eu seria de fato um proselitista...

O seu comentário confirma tudo o que eu falei, afinal...

fim
Ricardo disse…
oops... leia-se "ótimo" e "instrumento"
Joshka disse…
Prezado Nathan:

Realmente, você é uma pessoa de rara lucidez num país como o nosso. Concordo com a sua linha de pensamento, sem restrições.

Abrs.
Nathan disse…
oh, brigado Joshka! Fico honrado!

Se quiser, leia um livro chamado "A Troca Simbólica e a Morte" (Jean Baudrillard); minha linha de pensamento é derivada dele.

abraço!
Anônimo disse…
Ricardo, esse vídeo que recomendou não diz nada. Não prova que a bíblia está cheia de imoralidades nem que as partes (ensinamentos) morais sejam originais dela. Sabe-se que a biblia sofreu influencia de muitas filosofias, principalmente a de um povo ignorante do deserto (origem de todos os preconceitos e machismo biblico) e pensamentos greco-romanos (onde a bíblia se salva). Também não prova a existencia do deus cristao, ou mesmo o deus de Abraao.
Anônimo disse…
Perceberam o fechamento do vídeo indicado pelo Ricardo?
"A gente que mora em 2009, a gente percebe que grande parte das pessoas que pararam de acreditar em Deus na literatura, na filosofia, sei lá, acabaram colocando algo no lugar, e normalmente algo bem mais vagabundo."
Isso dito por um professor de filosofia, Luiz Felipe Pondé, e não por um "crente sem cultura". Algo para refletir!
Anônimo disse…
Apelo à autoridade não.
Anônimo disse…
Aos ateus que são expostos à essa ignorância explícita, trolls podem ser combatidos com ironia. Caso o troll esteja muito entusiasmado, é só ignorar que eles vão embora. Don't feed the trolls.


Bonus:
Religiosos são como avestruzes: enterram a cabeça no chão e acham que estão seguros.
Anônimo disse…
Eu não sou atéia,mas devo adimitir que isso não é ruim,me lembra um pouco o Iluminismo na idade média(sei que é diferente),e acho que isso pode trazer muitas mudanças boas para o mundo,e acredito que isso esteja apenas no início de uma revolução;)

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes