Pular para o conteúdo principal

Bispo ironiza 'iluminados' do STF por mudar lei do Adão e Eva

Petrini disse que Tribunal
mudou uma lei 'multimilenar'
O bispo João Petrini, de Camaçari (BA), ironizou “os dez iluminados” do STF (Supremo Tribunal Federal) por aprovar a união estável de pessoas do mesmo sexo, mudando o que foi estabelecido por Deus “desde Adão e Eva”. "É uma alteração em uma história que é multimilenar."

A declaração foi feita ontem durante a 49ª Assembleia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que se realiza em Aparecida (SP).

D. Petrini disse que o STF não tem “mandado ou legitimidade” para mudar a Constituição, cujo artigo 226, parágrafo 3º, estabelece que a base da família é a união estável entre homem e  mulher. Acrescentou que só o Congresso Nacional pode modificar o que determina o texto constitucional.

Afirmou que a igreja não fará “uma cruzada” contra a legalização da união de casais homossexuais, “mas vamos procurar defender aquilo que desde Adão e Eva até ontem [anteontem] foi característica da vida”.

Com informação da Folha.

maio de 2011

Comentários

Cosme Souza disse…
O Brasil NÃO É UMA TEOCRACIA. Será que é preciso desenhar?
Anônimo disse…
TINHA QUE IRONIZAR é essa cambada de padre pedofilo e safado que tem na ICAR isso sim....


dizem que os seminarios são um antro de pedofilia e viadagem...uma coisa incauculavel...
Anônimo disse…
Adao e Eva nunca existiram como personagens reais.

Esse bispo tem de entender que esses dois personagens sao apenas mitologia, parte do imaginario religioso judaico, que herda tradicoes religiosas do Oriente Medio mais antigas.

Nao foi estabelecida por nenhum deus, mas sim por seres humanos que escreveram essas historias e colocaram as suas interpretacoes de como viam o mundo na epoca em que viveram.
Anônimo disse…
E quem disse que contos não podem ser mudados?
MBA disse…
O nosso Senhor, Monstro do Espaguete Voador não vê nenhum problema com isso. :|

Zeus aparentemente também não tinha problema, e acho que outros deuses nem sequer pensaram.

Mas o melhor de tudo foi o "Multiilenar". A Igreja Católica não tem nem 2 milênios, e agora eles são "Multi Milenares".

LAUGHING OUT LOUD!
Lucio Ferro disse…
Nem o Nazi-papa chico bento 16 acredita na lenda adão e eva. Esse bispo deveria se preocupar em parar de acobertar e transferir padres pedófilos, e parar de encher o saco dos outros.
Anônimo disse…
Nem o Nazi-papa chico bento 16 acredita na lenda adão e eva. Esse bispo deveria se preocupar em parar de acobertar e transferir padres pedófilos, e parar de encher o saco dos outros. [2]
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Adão e Eva até que se prove o contrário são figuras mitológicas portanto tal declaração deve ser vista como um delírio.
Anônimo disse…
Deixa os gays e afins fazerem o que quizerem, pois isso não terá jeito. Jesus disse:(E por se MULTIPLICAR A INIQUIDADE o amor de muitos esfriará) Só não admito que ensinem isso como normal a nossos filhos e filhas. Os meus eu oriento dentro da palavra de Deus e morro por isso. Eles(homossexuais) vão ver aonde vai dar. Fernando
Anônimo disse…
Fernandinho e seus garotos-bibra.
Charles disse…
Os únicos homossexuais que a igreja católica tolera são seus padres...
Anônimo disse…
Fernando,eles(homossexuais)vão ver aonde isso vai dar?Vai dar em quê?Você virou profeta?Na Holanda e Escandinávia,por exemplo,não resultou em tsunamis ou terremotos...
Anônimo disse…
Fernando, o papagaio da Bíblia.
Anônimo disse…
A DEUSA PAIRAVA SOBRE A SUPERFÍCIE DAS ÁGUAS.CRIOU LILITH À SUA DIVINA IMAGEM.
Adão, e o deus masculino, são CRIAÇÃO dos
descendentes de Abraão.

A gênesis, ainda que literária, e obviamente metafórica, deixa claro que Deus é mulher. A palavra ESPÍRITO, em hebraico, RUAH, é feminina, logo, Deus tinha mesmo que ser uma das nossas; digo, não das filhas de Eva, degredadas ( e algumas degradadas), mas de Lilith, o primeiro ser humano criado à SUA divina imagem e semelhança: fêmea.
Ao traduzirem a palavra feminina hebraica para o grego, PNEUMA e latim SPIRITUS, os padres misóginos e homofóbicos da Igreja, em número significativo, - com misoginia e homofobia derivada da homossexualidade reprimida e enrustida - ; deram vazão à sua loucura, ao seu delirio, supondo que Deus é homem, por ser pai, quando tudo indica - na suposição alegórica de uma figura idealizada, cuja existência ninguém conhece - que Deus é muito mais mãe do que pai; portanto, só pode mesmo ser mulher! A falta dos atributos femininos divinizados, lacuna irreparável no deus masculino e excessivamente machista; não passou despercebida pelos teólogos do catolicismo, tanto que exaltaram às alturas inconcebíveis da glorificação da divindade, à sua Maternal e Misericordiosa Imagem de Deus, projetada em Maria; foi isso que despertou em Jung, o insight de que a religião é o movimento do inconsciente coletivo da humanidade. Declarada mãe de Deus em 431 dC., Maria "esperou" até o século XIX, para ter dogmatizada a sua Imaculada Conceição; quanto à sua Assunção, só em 1950, admitiu-se obrigatoriamente à fé, que encontrava-se em corpo e alma no céu. Como foi difícil para uma instituição androcêntrica, patriarcal, sexista, machista e repressora da sexualidade, em seu despotismo chauvinista, RECONHECER A SIMPLES IGUALDADE DAS MULHERES! Imaginai o quanto ainda hão de perseguir os gays, que pela lógica obtusa e engessada de uma teologia ainda medieval; encontram-se ainda fora do status de humanos, por não se enquadrarem na restrita concepção de natureza e família que postula a Igreja, como "santuário da procriação"; sem distribuir entretanto, sua bilionária renda com seus filhos e devotos; para que haja nesses laboratórios de reprodução sexuada, mesmo pela Igreja abençoados e santificados, nem as mínimas condições - como se vê inúmeras vezes - , de sequer poder se manter com dignidade, essa sagrada proliferação! O amor que o clero tem pelas crianças, pelos nascituros, é folclórico! A literatura e a experiência denunciam os atentados, os abusos e a barbárie; que sofreram os desafortunados entregues aos seus cuidados, em seus colégios internos e orfanatos! Como dizia a canção do nosso compositor nacional: "o cardeal, vê tanto espírito no feto, e nenhum no marginal".
Anônimo disse…
O tempo mostrará aonde vai dá. Paga para ver. Pode escrever isto e observeFernando
Anônimo disse…
Fernando,eu nem deveria em virtude desse rancor que você demonstra em seu comentário, mas vou ter o atrevimento de questionar-lhe.Por obséquio, dê-nos um exemplo claro de algo nocivo e pernicioso que uma decisão como esta(mais que justa. visto que, promove a isonomia entre pessoas das mais distintas orientações afectivo-sexuais) poderia trazer para as pessoas,para a sociedade e mesmo para toda a nação.Mas sem recorrer aos delírios bíblicos.
Anônimo disse…
Tento respeitar amigos religiosos mas de modo algum sou obrigado a concordar com eles ou com você.Este livro pré-histórico de fábulas e mitos chamado bíblia foi escrito por uma tribo ignorante há 3 mil anos.Como posso dar crédito a um livro que manda isolar um homem que¨verte sêmen¨que se tratava de gonorreia,causada por bactéria,não conheciam microorganismos,microscópio,física quântica,clonagem etc.
Desculpe,não posso respeitar a ignorância.
Anônimo disse…
Eles além de não saberem nada sobre biologia molecular,física nuclear,química ou astronomia ainda consideravam impuro e pecador um homem com gonorreia por desconhecerem a doença.É muito para o intelecto humano!!
vlamir10 disse…
Quem é este Bispo, das brenhas da Bahia, para insultar os Ministros do supremo ?
Acaso ele é detentor da verdade absoluta e os Ministros uns ignorantes ?
Palmas ao Brasil moderno, laico e compromissado em defender seus cidadãos !
Anônimo disse…
É muito complicado debater com religiosos.Eles sempre estão certos e o resto do mundo errado...
Anônimo disse…
A ICAR pensa que ainda governa as autoridades e os poderes constituídos do país.
Google disse…
Tô aqui pensando uma coisa... Como será a próxima geração??? Existirá nascimento de mulheres???. Hmmm. Talvez a ciência dá um jeito para a união instável entre homens ou mulheres tenha filhos. Eita. Hmmm....Não é complicado debater com religiosos. Complicado é ter homens em união instável
JACS disse…
Este anõnomo só está pensando em seu prazer sexual, já pensou se todos os pares(casais) fossem formados por homensxhomens, mulheresxmulheres?Onde estaria a criação?Em breve, acho até justo em razão desta decisão do STF, poderemos casar com animais, permitir sexo com crianças, casar com filhas ou filhos, em breve tudo vai ser natural.
Anônimo disse…
Charles disse...

kkkk! União instável deve ser o cara casado com uma mulher em tpm permanente!
Fred disse…
Que peninha....Abacaram-se o repertório de argumentos e o pessoal está partindo para a ironia paupérrima e para ofensas pessoais!!!Lugar de chorar é na cama!!!!
Anônimo disse…
Charles disse...

Falando sério, com STF ou sem STF pessoas do mesmo sexo, continuariam se unindo, essa decisão é apenas com objetivo de preservar os direitos dessas uniões, na prática não vai aumentar nem diminuir o numero delas.
Anônimo disse…
O que o Supremo precisa definir é uma paridade entre os seres humanos fora desse paradigma da sexualidade e da liciedade de suas uniões sexuais; igualdade econômica entre os sexos e gêneros sexuais; impor a força da Lei para que todos tenham isonomia independente das diferenças sexuais e de gênero. Igualdade de oportunidades e condições para todos. Igualdade efetiva e de fato. Não essas abstrações, da política profissional, e eleitoreira.
Anônimo disse…
Charles, talvez aumentem em virtude de pensões alimentícias...Aí não seriam uniões homoafetivas.Seriam homooportunistas.
Anônimo disse…
JACS,se toda relação sexual resultasse em gravidez muito provavelmente a humanidade á teria sumido do planeta.E tudo vai ser normal?Incesto,pedofilia,necroflia,bestialidade vão ser legalizadas ??Em que mundo vc vive?Será o mundo celestial ou universo paralelo?
Anônimo disse…
Anônimo 08/05/11. 15:47. Se o homem que pega gonorréia não pecou, a mulher pecou. Porque o primeiro pecado é falta de confiança entre conjuges. Deixa de falar besteiras.
Anônimo disse…
Anônimo 08/05/11. 13:53 A Bíblia é e sempre será a coluna da verdade. Por mais mentiras que se digam, um dia elas cairão. Mais a Bíblia permanecerá. Prova disso é em que em mais de tres milénios, homens, mitos, ciências tidas como certas cairam, mais a Bíblia permanece desde quando voce nem sonhava em ser gente.Por isso estou aqui para defender os seus preceitos e nada mais. Bem aventurado aquele que é sensato e crer.Fernando
Anônimo disse…
das 21:48 considerar uma pessoa com fluxo seminal, que não era era gonorreia, pecado por desconhecer a patologia em virtude de ignorância é a mesma coisa de considerar pecador um portador de hemofilia...Faça-me um favor que está a falar besteiras aqui é você!!!Eu armei a e você caiu
Anônimo disse…
Bom,o meu corretor ortográfico matou meu comentario!!Refazendo:Anônimo das 21:48 considerar uma pessoa com um tal ¨fluxo¨seminal,que não era sêmen,era gonorreia,pecador por desconhecer a patologia em virtude de ignorância é a mesma coisa de considerar pecador um portador de hemofilia...Faça-me um favor quem está a falar besteiras é voc~e!!! Eu armei uma arapuca e você caiu.(01)Xdd
Anônimo disse…
Olhem a resposta evasiva do Fernando.Ele não deu uma resposta objetiva a pergunta que foi formulada.
Anônimo disse…
Se a esposa transa sem camisinha por confiar no marido e pegou gonorreia é porque ele trouxe da rua ou vice versa. Alguem traiu. Deixa de falar besteira.
Anônimo disse…
Meu amigo, vc nesciamente ou propositadamente não quer entender o que eu disse.OU TU ÉS MUI SÁBIO(RSRSRS) ou é jegue,cavalo, asno,descebralizado ou se faz?!, o que eu disse(se é que vc me interpreta corretamente ou entende) é que os ignorantes(autores) da bíblia(os incultos que nada sabiam que escreveram aquela estupidez há mais ou mesmos 3 mil anos apartir de mitos e fábulas tolas)consideravam impuro,indigno e infrator(o portador da doença gonorreia pois não conheciam nada de microorganismo,microscópio ou bacteriologia ou ainda infectologia e ousavam dizerem que eram doutores) o que eles desconheciam; uma doença bacteriana que causa um fluxo que estupidamente na sua ignorância(deles) pensavam ser um fluxo initerrupto de esperma.Isso não era impureza era doença(não importa se dst ou se era hemofilia,parkinson,alzheimer ou autismo eles nem imaginavam o que vinha a ser isso tudo visto que, nem sabiam de genética,matemática, gas hélio,cosmo, genoma,física,biologia molecular,quimioterapia,manipulação genética ou inseminação artificial)Todos eram pecadores para eles!!Os doentes mentais(como esquizofrênicos,bipolares,megalomaníacos,HISTÉRICOS,FANÁTICOS etc eram endemoniados...uma estupidez completa!!!REPITO VOSSA MERCÊ É QUEM ESCREVE BESTEIRAS NÃO SOU OBRIGADO A CRER NESSE BESTEIROL DE BÍBLIAS ,EM padrecos,pastorecos e afins com suas hermenêuticas E HOMILIAS baratas!!Não está se falando de traição(adultério ou transa extraconjugal) mas da estupidez de confundir-se um doença infectocontagiosa ou qualquer outra como a lepra,por exemplo embora esse exemplo,seja ainda mais estúpido :confundir cabelo ruivo com hanseníase(segundo a doutorada da bíblia vulgo gibíblia) (por desconhecê-la) com uma maldição,castigo ou impureza!! Será que deu para entender???!!!!! Ou vou ter de desenhar?XDD1Bota o cérebro para funcionar!!
Renato Otero disse…
Romanos 1:26-27 “Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.”

Levítico 18:22 “Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação.”

1 Coríntios 6:9 “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas.”
Anônimo disse…
Cada coisa que a gente vê(lê)...Acho engraçado as pessoas censurando as ações alheias.Acho que isso que tem tanta gente com amantes e que procuram por ajudinhas de prostitutas e prostitutos para aliviarem seus desejos veementes reprimidos.Colocam fardos enormes nos ombros das pessoas mais pesados do que podem carregar.E querer impor isso arbitrariamente aos que pensam diferente.
Não, na visão fundamentalista a mulher sempre está errada. Se está doente é porque lhe faltou fé.
Unknown disse…
Amigo Charles Netto.
Acontece que estes ditos lideres religiosos, estão querendo tomar o lugar de Deus
com tanta balburdia e discórdia.
Estão fazendo um verdadeiro armagedon de polêmicas, com um tema que sempre existiu.
Pois o homossexualismo data da era pré histórica.
Até hoje a ciência não conseguiu provar nenhum disturbio emocional ou físico.
São seres humanos como todos nós.
E todo ser humano é digno de seus direitos.
Estes ditos religiosos deveriam se importar em argumentar e tentar sanar guerras, pedofilia, crimes, violência, fome e a miséria.
E deixar este julgamento cruel e sarcástico, que já passou dos limites.
É a minha sincera opinião.
Abraços
Anônimo disse…
O STF teve de tomar as rédeas.Afinal,os políticos do legislativo federal tinham medo ou pavor te tratar da temática.Com os evangélicos concitando à covardia e suas orquestrações circenses,hitlerianas e por fim: pífias; articulando vilmente para barrar a tramitação de projetos de leis que amparam os direitos dos gays,bissexuais etc.É uma insana e feroz peleja fundamentalista sem lógica,inglória e injusta que vemos da parte dos crentes congressistas para procrastinar o curso das proposições favoráveis aos lgbts.É tanta canalhice que chegam a usar o baixo do Bolsonaro para bradar insultos contra os gays coisa que eles não poderiam fazer para não deixar cair a máscara de bonzinhos e polidos mocinhos de igreja.O estandarte dessa gente proclama com júbilo falso a luta contra os direitos dos homossexuais.Sempre condenam duramente as uniões homoafetivas e o seu rancor que enfeita as vestimentas ostentativas da arrogância do ato escuso e brutalizado de preconceituar e segregacionar com voracidade felina seus inimigos.Com suas mentes intolerantes,inconcessivas e retrucantes fazem ecoar no furor da desmesurada,desjubilosa e doentia vesânia e do aviltante,rebaixante,humilhante e inconsequente julgamento sentencioso e brutal da reprovação severa de algo que afinal não lhes pertence.E na verborreia desmedida,na loquacidade irrefletida de um discurso perverso,intransigente,injusto que caracteriza e tipifica a tirania sem personalidade desta fé anencéfala dessa gente.Isso tem de acabar.O mundo é plural e todos têm o direito de desfrutá-lo e principalmente de ser feliz.
Anônimo disse…
José Gouveia. Perdeu uma boa hora de ficar calado. Pois falou besteira. José
Anônimo disse…
José Gouveia. Perdeu uma boa hora de ficar calado. Pois falou besteira. [2] Fernando
Anônimo disse…
Esse Fernando é o verdadeiro ou o mentiroso?
Cristão disse…
Quem tem verdadeiro compromisso com a verdade (Jesus) não mente. A verdade nos proteje porque quando uma pessoa vai fazer algo errado ela pensa: "Não farei isso porque depois terei que mentir para não arcar com as consequencias"E ela não faz por amor a verdade. Nesse sentido a verdade nos proteje. Será que um ateu tem compromisso com a Verdade?
Anônimo disse…
Esse negócio de igreja querer mandar no mundo,criar leis,influir nos poderes da república precisa que alguém de um BASTA nisso.
Anônimo disse…
por que deus criou adao primeiro??? porque se fosse a eva iria soar estranho EVA I ADAO.V
Anônimo disse…
alguem no brasil seja o ministério público ou o estados tem que acabar com o obscurantismo da igreja evangélica, a maior das miseráveis do brasil
Anônimo disse…
O Bispo devia olhar para si mesmo....Afinal el não é irrepreenssível...E ele sabe do que falo.
jorgeprado disse…
Existem dois sexos,isso é Ciência,Biologia,genes XX e XY,o que contraria isso é muito mais irracional do que qualquer dogma religioso!A homolatria só se arma de falácias e coações,quem não concorda com seus argumentos é ignorante,homofóbico ou enrustido,chego a rir dessas besteiras,só funcionam contra pessoas simples,as mesmas pessoas simples explporados pelos senhores da Fé!

Quanto a decisão do supremo,demorou até,é só uma interpretação das leis já existentes,se uma dupla de homens ou mulheres constrói patrimônio juntos é justo que tenham seus direitos assegurados,agora,tentar obrigar a sociedade a aceitar dois machos ou dua fêmeas como um casal é pura fantasia anti-científica.
WicCaesar disse…
Confundir gênero com sexualidade como faz o senhor jorgeprado não é somente anti-científico mas sim uma imensa ignorância, e ainda coloca a palavra Ciência no meio do seu bolo de preconceito.
Anônimo disse…
existe alguma lei na bíblia que proíba a pedofilia?
blog do guigs disse…
Pior q nesse caso ele está certo
blog do guigs disse…
a bíblia foi criada pelo século 5 antes de cristo, n dão 3 milênios.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová