TV e rádio não podem estar a serviço de crenças religiosas

por Eugênio Bucci para O Estado de S. Paulo

Tirar uma celebração religiosa da TV brasileira será um pequeno milagre. É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que uma missa sair da grade de uma estação de TV no Brasil. Em verdade vos digo: as religiões, algumas fanáticas, outras meramente formais, não são apenas o ópio dos radiodifusores; elas são o bezerro de ouro - e ponha ouro nisso - de boa parte dos canais de rádio e TV, sejam eles públicos ou privados, com fins de lucro.

Até aí, nada de novo sob o sol. É assim desde o princípio dos tempos televisivos. Agora, porém, o anúncio da TV Brasil pode indicar mudanças no horizonte. Uma tendência que parecia eterna poderá ser invertida. Ao menos é o que parece. Se de fato as igrejas saírem do ar, nem que seja numa única estação, teremos razão para um júbilo moderado.

Será uma glória, ainda que modesta. Em nosso país, religião e radiodifusão guardam laços antigos, quase pétreos, e a presença de pregadores na tela só faz aumentar. Basta olhar a paisagem. Diversas emissoras públicas, em uma ou outra beirada da sua grade, têm lá uma pregação católica regular.

Um exemplo é a TV Cultura de São Paulo, pertencente à Fundação Padre Anchieta, que cultiva a tradição de transmitir a missa de Aparecida. A distorção não para aí. Ela se espalha pelos domínios das emissoras comerciais, que são a grande maioria. A Globo, aos domingos, pouco antes das 6 da manhã, transmite em São Paulo a Santa Missa, estrelada pelo padre Marcelo Rossi.

Sim, é apenas uma missa. Mas há casos mais graves, bem mais graves. Na Rede Record é difícil fazer os olhos não tropeçarem num bispo ou num pastor a cada hora - as bênçãos estão para a Record assim como os sorteios e loterias estão para o SBT. Daí para a frente, zapeando pela TV aberta, constatamos que a grande maioria das estações e das redes, ao menos uma vez por semana, abre as antenas para a propaganda religiosa, boa parte dela dirigida a captar doações do fiel telespectador.

O "mercado da fé" cresce sem parar. Proliferam aceleradamente as emissoras vinculadas a esta ou àquela igreja. Tele-evangelistas prosperam como radiodifusores abastados. O cenário desola, em oposição ostensiva aos ideais democráticos e republicanos.

Esse ponto, o dos ideais democráticos e republicanos, é o mais sério. É também o mais desprezado: políticos e legisladores - principalmente os comprometidos até a alma com o gigantesco negócio dos teletemplos - fazem questão de ignorá-lo.

Por isso mesmo, é fundamental que tratemos dele. Emissoras, públicas ou privadas, quando conduzidas por interesses ou critérios religiosos, contrariam as premissas do Estado laico e, mais ainda, afrontam a Constituição federal. Estão pecando contra as leis dos homens, por assim dizer, e constrangendo a liberdade religiosa dos cidadãos.

À primeira vista, a afirmação parece um paradoxo, mas paradoxal é a situação que está aí. Alguém desavisado pode imaginar que a liberdade religiosa deveria permitir que cada religião fosse dona da sua própria rede de radiodifusão, mas não é assim que deve ser. É justamente o oposto. Para que todos tenham liberdade de culto as emissoras não podem estar a serviço de culto nenhum. Estações de rádio ou TV controladas por igrejas não ampliam, mas confinam a liberdade religiosa.

O raciocínio é muito simples. A radiodifusão é serviço público - nos termos da própria Constituição - e, como tal, assim como não pode estar a serviço de um partido político, não deveria servir a uma igreja. O Estado - e os serviços públicos por ele assegurados - deve ser laico. Não porque ele, Estado, queira propagar o ateísmo, mas porque, ao abraçar uma religião em particular, estaria oprimindo as outras.

Só há a liberdade religiosa se o Estado não tiver religião alguma. Tanto é assim que a Constituição nos garante, em seu artigo 19: "É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público".

Como serviço público - que só pode ser prestado por particulares mediante concessão pública -, a radiodifusão deveria observar o mesmo princípio - principalmente a radiodifusão pública. A veiculação semanal de cultos numa televisão do Estado é uma apostasia, uma heresia, um escândalo, um pecado mortal. Por que uma ou duas religiões viriam na frente das demais? Por que promovê-las com recursos públicos em detrimento das outras?

É nesse contexto, atrasado e antidemocrático, que devemos louvar a decisão da TV Brasil.  O Conselho Curador da instituição decidiu substituir o culto evangélico e a missa católica por uma programação que dê lugar às outras crenças, não como pregação, mas como debate e informação. Datada de 24 de março, a decisão tem seis meses para ser posta em prática. Oremos, ou seja, tomara que dê certo.

Por quatro anos, três meses, vinte dias e duas horas, fui presidente da Radiobrás - a empresa pública que deu origem à atual Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Durante a minha gestão havia uma missa dominical na TV Nacional de Brasília, que pertencia à Radiobrás. Não tive o engenho, a sustentação política e a graça para tirá-la do ar. Era difícil demais. Se a direção da EBC conseguir fazê-lo, deixo aqui meu testemunho, terá sido um feito bíblico.





Band é a TV que mais fatura com religião: R$ 280 mi em 12 meses
abril de 2012

Religião no Estado laico.     Religião na TV.

Comentários

  1. RELIGIÃO dá uma grana danada..........

    A record só tá essa potencia , porque seu dinheiro vem do FIEL TROUXA enganado pelos pastores picaretas da IURD....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferentemente do que o autor, Eugênio Bucci, afirma, Estado laico é aquele que permite que todas as religiões se manifestem, de forma neutra, sem favorecer ou desfavorecer nenhuma delas. Não é aquele que proíbe a manifestação religiosa, esse aí é o Estado Anti-religião, que muitos ateus estão querendo implantar... Inclusive o autor do texto, pelo visto...

      Ele diz que é "antidemocrático" que exista programação religiosa cristã na TV e Rádio brasileiros... Democracia é o governo do povo e os cristãos representam mais de 80% do povo brasileiro. Portanto, ter programação que represente os cristãos é extremamente democrático... É o cúmulo da democracia...

      O fanatismo ateu-anticristo dele é tão grande que ele não se incomoda que a umbanda, cujos praticantes não chegam nem a 0,5% da população do Brasil tenha um espaço gigantesco na maior emissora de TV aberta do país, a Globo, sendo um dos cultos mais divulgados, senão o mais divulgado, pelo canal nos últimos anos.

      O programa infantil "Sítio do Picapau Amarelo", que, entre idas e vindas, foi exibido pelo grupo Globo nas últimas 4 décadas, desde 1977, conta com sua própria entidade da umbanda entre os personagens principais, o "Saci"... Pois é... Saci é um exu da umbanda... Basta pesquisar. (Já reparou que ele tem um cachimbo, e como o cachimbo é usado amplamente na umbanda? )

      (Inclusive fazendo propaganda de fumo para crianças... Mas esses militantes, que querem proibir programa cristão na TV, parecem não se importar com isso...)

      Se o personagem do programa infantil fosse um menino com vestes brancas, um crucifixo no peito e um incensário na mão aí os ateus-anticristos iriam chiar... Mas como é uma entidade com um cachimbo na boca, os ateus-anticristos não ligam...

      A Globo também dedicou novelas inteiras ao espiritismo ao longo dos anos, como "A Viagem" e "Alma Gêmea", sendo que espíritas representam apenas aproximadamente 4% da população. Disso o ateu-aticristo não reclama.

      Nunca teve nenhuma novela dedicada a doutrinas cristãs na rede Globo, mesmo com cristãos ultrapassando 80% da população...

      Com um texto extremamente chato, cheio de utilização de linguagem bíblica como sarcasmo, o autor tenta te cansar, em seu redemoinho de argumentos circulares...

      Nos últimos anos, a Globo continua sua propaganda umbandista gratuita, com novelas que levam a umbanda no próprio nome e abertura, inclusive, como "Salve Jorge", com abertura na qual se ouve o canto "'Salve Jorge' na Lua", deixando claro que se trata de umbanda... Aí os ateus-anticristos não se incomodam... Mas se o nome da novela fosse Salve Jesus aí o cenário seria outro... Eles iriam começar a confusão supostamente em defesa do Estado Laico...

      Não se engane... todas essas artimanhas são para que você não conheça a verdade.

      Creia em Jesus Cristo e será salvo!

      "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." Romanos 10:13

      Excluir
  2. Muito bom. Infelizmente, assim como quase todos os direitos e deveres previstos na constituição só existem no papel, com essa história do Brasil ser um país laico não podia ser diferente. Mas devemos lutar para que a constituição seja respeitada, em todos os seus artigos e incisos.

    ResponderExcluir
  3. Espero que todas as emissoras tirem, padres e pastores "Estrelas" do ar.Realmente, promover alguns é subestimar outros.A fé verdadeira, que capacita o homem, está em seu coração.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente nem tudo que é legal funciona na prética neste país. Cá pra nós, é muito mais fácil fazer desaparecer da constituição este dispositivo do que fazer efetivamente colocar em prática. Pense numa reclamação geral no dia em que você ligar a TV e não vê sequer um programa religioso..... o povão simplesmente endoidarão de vez, quando se acharem sem a visão diário das suas muletas psicológicas, ou deuses de plantão, como santos, padres, jesuis e coisas mais....

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a TV Brasil pela decisão. Devemos lutar para que outras redes de TV façam o mesmo. Mas além de brigarmos por uma programação laica, também por uma programação mais inteligente, porque o sensacionalismo e a superficialidade imperam nesse veículo de comunicação que é a TV brasileira.

    ResponderExcluir
  7. "Estão pecando contra as leis dos homens, por assim dizer, e constrangendo a liberdade religiosa dos cidadãos."
    Pqp!
    Não existe controle remoto??
    Esse vai pro meu blog. Hahahaha!
    Ty!

    ResponderExcluir
  8. Tomare que Deus leve em conta todas essas palavras no dia do juizo final, é mais um grau no fogo do inferno que voces ateus vao queimar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Tomare" ??? nunca vi essa palavra.
      ou vc é analfabeto ou é crente, o que dá no mesmo.

      Excluir
    2. que burro dá zero pra ele prof. linguiça, não pude me esquecer do desta frase do chaves ,hehe

      realmente "tomare" não seria Tomara, crentóides são bitolados em ler a gibiblia, mas não se presam ler dicionários ou outras literaturas,

      Excluir
  9. Meire Borges(ex viciada da IURD)9 de abril de 2011 22:37

    Obreira Marlucy, aleluia!realmente a rede record mostra:sexo,drogas,vampirismo,fazenda da sacanagem, tudo em nome de jesus.Todos os autodenominados bispos,pastores e até o recém criado apóstolo milagrero:respondem inquéritos pela prática dos mais diversos crimes:macedão pata do demo,marcelinho bom moço crivela e outros da quadrilha universal:lavagem de dinheiro,desvio de dinheiro público,assassinato.Já a dupla Bony estevinho e Soninha Clayde, diversos inquéritos de estelionato.Valdo (que já fez muito mais milagres que um tal jesus) guardava em casa várias armas e 30 mil cartuchos(ia falta demonio para matar a tiros).Agora irmã Marlucy, será que todos odeiam evangélicos?ou será que os evangélicos donos e membros desses cassinos da fé, estão humilhando o pobre e ingenuo diabo,mostrando que ele é bonzinho e puro se comparado a esses gatunos da fé.

    ResponderExcluir
  10. Isso, tentem tirar se puderem Deus do ar. E deixem somente as bandalheiras que a maioria desse povo sem Deus adora. Agora devo avisa-los que no tempo das perseguições era o tempo que Deus mais agia e a igreja crescia forte. Está Escrito"E agora digo-vos:( "Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas se é de Deus, não podereis desfaze-la; para que não aconteça serdes também achados lutando contra Deus." Atos 5:38-39). Na história da igreja de Cristo Satanás já tentou de várias formas parar a igreja, mais não conseguiu. Jesus disse: "Nem todas as portas do inferno prevalecerão sobre Ela". Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu deus por si so é um sadico, homicida,infanticida, genocida, adora incesto, tem problema de personalidade...vc fala de satanas mas me diga quem matou mais inocentes e crianças no seu livrinho a biblia, ou vc nao le ou nao sabe oque le

      Excluir
  11. Anônimo disse...
    Tomare que Deus leve em conta todas essas palavras no dia do juizo final, é mais um grau no fogo do inferno que voces ateus vao queimar!
    09/04/11 22:18

    FERNANDO eu fico impressionado como vc e 110% dos crentes ? sempre usam a Biblia pra justificar tudo...

    o DEUS de vcs é a BIBLIA , BIBLIOLATRIA

    acontece que o moooooooooonte de merda que tem na Biblia os crentes nao citam :

    . assassinatos
    . crueldades
    . pedofilia
    . homofobia
    . genocidios
    . violencia
    . mentiras
    . escravidão
    . preconceito racial
    . inverdades e mentiras etc etc

    Vc é um zumbi crente cara ? deixa essa bosta da biblia de lado e procure ler um livro de :

    HISTORIA GERAL
    BIOLOGIA EVOLUTIVA
    CULTURA GERAL

    com certeza vc vai ganhar mais que isso , ficar escravo de um livro que diz que ´´MORCEGO É AVE´´

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só faltam eles dizerem outras pérolas da gíbiblia como o ouro oxidar, o ferro boiar na água, mosquitos com 4 patas, proibir comer camarão e carne de porco... pq não disseram ainda?
      talvez os tolinhos nem conhençam também as atrocidades que deixariam o freddy krueger e o jason voorhees no chinelo

      Excluir
  12. Então vamos excluir a droga do BBB e o maldito futebol.
    De nada serve para alguém a lém do mais é um péssimo exemplo.


    Steus, o rabinho de vocês já estão cheirando no churrasco que vos aguardam..hehehhehe

    ResponderExcluir
  13. Ebgraçado que as pessoas assistem ao que quer.
    Pq ateus desgraçados e filhos da puta da mãe, se incomodam tanto com isto????
    Vão caçar o que fazer seus malditos.
    Se o povo gosta de ter uma religião na TV ou radio, são eles quem pagam suas contas de energia e não depende do tostão maldito de vocês.
    Malditos ateus, vão viajar numa nave espacial para algum planeta maldito como vocÊs.
    Ah, já sei: Vão para o inferno seus desgraçados malditos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falácias detected

      Excluir
    2. Malditos! Malditos malditos, malditos malditos malditos. Malditos malditos, malditos malditos malditos malditos, malditos malditos malditos malditos, malditos malditos malditos. Malditos.

      Excluir
    3. O inferno é a melhor forma de educar um ateu. Até porque o ateu sabe que inferno não existe e nunca vai existir.

      Um pobre vê esses canais não porque quer, mas sim por falta de dinheiro para parar TV por assinatura ou internet.

      Excluir
  14. Este é o sonho do autor, retirar os programas religiosos da TV. Ok, mas alguém deve correr atrás de programas que sustentem ela afinal todos nós internautas sabemos que a morte da TV está próxima. Haverá algum padre ou pastor para fazer o sepultamento? Creio que ela morrerá como indigente, esquecida e abandonada!

    ResponderExcluir
  15. quanto bla bla bla, acho que nem quem esta a favor de ficar os programas religiosos ou quem quer que tire estao com a razao... uma porque existe controle remoto para mudar de canal, e outra pq assistem quem quer... e como os gay, o cu é deles deixem que dêem pra quem quer... acredito que se cada um cuidasse da sua vida, deixando o preconceito de lado, seja ele, de religiao, racial ou homofolico, acho que cada um deveria cuidar mais de sua vida... outra coisa, esta é pra os crente de plantao... acho que vc nao deveiriam querer impor pela garganta a baixo o que vcs acham certo, porque o que é certo pra vcs podem ser uma mera besteira para os outros...

    ResponderExcluir
  16. Quanto comentário bizarro....É por iso que dizem crentes sem argumentos fica mais boca suja que torcida organizada de clube de futebol!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e com muitas amecinhas típicas de tortura eterna, apelo à emotividade e abusando do velho e conhecido Ad Hominem, não tem mais nem graça sempre repeitndo as mesmas bobagens feito papagaio de pirata, advinha de quem, dos pastores estelionatários

      Excluir
  17. E porque esse destempero todo?Isso só prova que as igrejas precisam dos espaços televisivos para proselitismo e vender seus produtos.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo de 10/04/11 das 10:34. Concordo plenamente quando diz: Existe controle remoto, e não só controle remoto, mais uma variedade de canais a cabo ou antena tipo sky, Embratel tv, Oi tv etc... Há tv para todos os gostos. Agora quanto aos gays, sim eles são donos do própio nariz, mais que não fiquem querendo que nós cristãos aceitemos suas práticas como normais tentando empurrar essa coisa goela abaixo de nossos filhos. Como podemos aceitar uma coisa que é pecado mortal diante de Deus? Como podemos apoiar aquilo que Deus condena? Voce receberia em sua casa um traficante ou um ladrão e assaltante conhecido e tomaria um café com eles sabendo que poderiam fazer mau a voce e a sua família? Da mesma forma os gays fazem mau as famílias levando em consideração a desaprovação de radical de Deus quanto a pratica homoxessual. Está Escrito:("Semelhantemente, quando um homem,se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; e o seu sangue será sobre eles" Levítico 20:13.) Há "igrejas" de homossexuais criadas para deturparem a Bíblia de acordo com os seus interesses. Mais eles jamais poderão arrancar esta e outras muitas páginas dos bilhões de Bíblias espalhadas pelo mundo que também fazem alusão a isso condenando. A verdade nunca será apagada. Disse Jesus: "Eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai se não por Mim." Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fernandete papagaio de piura da gibibra

      Excluir
    2. Oi Fernando, seu gibi também classifica o consumo de frutos do mar como "abominação". Quantas peixarias você já tentou fechar hoje?

      Excluir
  19. Sim se você chama o evangelho de produto dissestes bem e eu aceito, porem este é um bom produto para quem é sincero diante de Deus e O leva à sério. Fernando

    ResponderExcluir
  20. Fernando,a sua ¨verdade¨vale para você e para os demais que pensam como você e que concordam contigo.Não é a verdade de todas as pessoas!!Meu caro sinto desapontá-lo mas suas palavras não são uma sentença e não tem impacto sobre todas as pessoas.Nem todo mundo acredita em deuses e menos ainda na bíblia.Fernando,bibliolatria não atinge ou influencia todas as mentes do mundo não.

    ResponderExcluir
  21. Olha aí a bíblia está mandando matar os gays!!!Quem vai levar isso ao pé da letra?É exatamente aí que nasce o fanatismo!!!Existem pessoas que podem seguir esses ensinamentos ao pé da letra.Literamente o sangue dos homossexuais cairá sobre eles!!!!Nós observamos nessa expressão¨seu sangue¨será sobre eles uma clara incitação ao homicídio de gays.Seu sangue será sobre sobre eles significa que a fúria divina traduz-se na matança a pedradas de homossexuais masculinos!!!!Um absurdo!!!!Já imaginou se resolverem seguir essa passagem bíblica literalmente???!!!!Vc apoia isso????Que religião é essa que manda matar???!!!

    ResponderExcluir
  22. Será que o matador fanático do Realengo andou lendo essas baboseiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ryoko Hakubi procurada em 15 sistemas solares18 de junho de 2012 21:06

      com certeza, depois a recópia vem falar de videogames

      Excluir
  23. Na época em que a bíblia foi escrita os homossexuais eram mortos a pedradas.

    ResponderExcluir
  24. Fernando, gosta de carne de porco? Sua mulher veste 2 tecidos diferentes? Tem alguma fazenda que planta 2 tipos de legumes diferentes no mesmo lugar? Come frutos do mar? Faz algo no sábado, nem que seja uma faxinazinha no quarto?
    Se respondeu um sincero "sim" a alguma dessas perguntas, deve ser apedrejado por estar pecando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não vale mais, foi escrito para outra época, são metáforas, bla bla bla.

      Agora, odiar homossexuais ainda vale.

      Excluir
  25. Como que alguém em pleno 2011 pode dar crédito a esses absurdos e despautérios que instigam à violência que estão escritos nesse livro? Matar por apedrejamento?

    ResponderExcluir
  26. Gente que defende absurdos como "derramamento de sangue desta ou daquela pessoa" em nome de "limpeza moral"... Isso nos faz refletir sobre até que ponto o fanatismo religioso se manifesta na mente humana. Fanatismo esse que pôde até ter motivado um massacre de estudantes em uma escola brasileira...

    ResponderExcluir
  27. Sem dúvida foi o principal motivo!!
    Deus é um mito cultural.
    Deus mandava apedrejar os pecadores no velho testamento.Onde está o seu amor?
    A grande maioria dos deuses vêm do céu,do cosmo,talvez sejam,tenham sido alienígenas.O fato que deuses são seres mitológicos!!

    ResponderExcluir
  28. Aff
    Quanta idiotice!!!
    Chegaram os especialistas em mentes criminosas.
    KKKKKK

    ResponderExcluir
  29. Idiotice disse você que não acresceu nada tampouco apresentou argumentos.Não sou psiqiatra mas tenho paraentes portadores de esquizofrenia.Posso assegurar com a mais absoluta convicção que esse cara não era doente mental só pela minha experiência.E se ele se baseou na bíblia,de fato,é um livro que incita à violência sim!!.Veja os exemplos do livro de Levítico.Não tem desculpas,era um fanático religioso.Um livro que manda apedrejar quem come frutos do mar ou carne de porco não pode ser levado a SÉRIO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Respeito todas as religiões mas não há como negar que elas levam à ignorância,preconceitos e alienação e leva ao fanatismo.

    ResponderExcluir
  31. Os ateus e gays continuam a usar a velha tática de deturparem a Bíblia a bel prazer como disse acima. A lei de Moises com seus apedrejamentos é passada. A lei atual é, Jesus Disse:("Ouvistes o que FOI DITO, "FOI DITO", Olho por olho, dente por dente. Eu, porem, VOS DIGO, SE QUALQUER TE BATER NA FACE DIREITA, OFERECE-LHE TAMBÉM A OUTRA" Mateus 5:38,39.) Quanto a restrição de alimentos O Apostolo Paulo Disse:("COMEI DE TUDO, "DE TUDO" quanto se vende no açougue" 1 Corintios 10:25). Os gays e afins serão condenados no tempo certo mais não por nós cristãos, Quanto a isso Está Escrito:("Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, NEM OS EFEMINADOS, NEM OS SODOMITAS, nem os ladrões,nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus" 1 Corintios 6:10). Vemos aqui que se esta causa fosse julgada por um Juiz de Direito honesto os argumentos dos ateus e gays não seriam aceitos. Pois está claríssimo que são equiovocados e não suportam um exame sério da Bíblia. Gostaria de dizer que escrevo não para descrentes, mais para crentes em potencial. Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ryoko Hakubi procurada em 15 sistemas solares18 de junho de 2012 21:09

      troféu jegeu de de ouro cravejado de diamante pro proselitista acima

      Excluir
  32. Se em pleno século, ainda fazem testes em animais inocentes, porque não apedrejar alguém de vez em quando???

    ResponderExcluir
  33. Anônimo disse...

    Respeito todas as religiões mas não há como negar que elas levam à ignorância,preconceitos e alienação e leva ao fanatismo.
    11/04/11 14:06


    CAra pessoa, as religiões sim, mas DEUS não.
    Jamais.

    E vcs qd apedrejam alguém que crÊ em DEUS, se esquecem de separar uma coisa de outra.
    Uma coisa é crer em religiôes, outra é crer em DEUS.

    Vocês criticam os crentes em Deus pela religião que seguem.

    Eu creio imensamente em Deus, mas não perco meu tempo indo a lugares.

    Minha igreja é meu coração.
    Porque não há lugar mais sincero para Deus habitar e vigiar que ele.
    E aqui dentro, do meu peito pastores, padres, não podem entrar.
    Sim, é possível seguir Jesus sem estar sentado em um banco de algum ambiente que dizem ser igreja.

    ^^

    Fernanda Durão!

    ResponderExcluir
  34. É uma indecência este bando de charlatões encenando 24 horas por dia. Não basta uma igreja em cada esquina agora a TV aberta tbm. Isso é repuldiante, é uma falta de respeito com os seres de audição erudita.

    ResponderExcluir
  35. "os seres de audição erudita. "

    KKKKKKK
    Rachei de rir!
    Tem gente que é toda especial mesmo!

    ResponderExcluir
  36. Fernando,sua bíblia é um livro completamente contraditório e você sabe disto.Se fôr pelo que diz a bíblia praticamente ninguém vai entrar nesse céu!

    ResponderExcluir
  37. Outra coisa, um livro que já passou por uma quantidade enorme de traduções,retraduções,concílios,revisões alem de ser baseado em mitologias primitivas infantis e fabulação alegórica com algumas pitadinhas de filosofia barata,de fato,não pode ser levado a sério!!!!

    ResponderExcluir
  38. Ninguém merece ouvir as picaretagens e malandragens de pastores e padres católicos com seus programas de enrolação para iludir o povo.

    ResponderExcluir
  39. Fernando,ninguém precis deturpar a bíblia não.Ela já é deturpada por natureza.

    ResponderExcluir
  40. Tomara que essa programação religiosa de quinta da tv saia do ar.Talvez seja uma utopia...Mas espero que esses pilantras saiam do ar.

    ResponderExcluir
  41. As pessoas são livres para professarem a fé que quiserem.Não deve haver é a exploração dessa fé.

    ResponderExcluir
  42. Todo mundo é "crente", não venham com conversa fiada! O "deus" de uns é o dinheiro, de outros é o próprio ópio, já de outros é a impudicícia... e por aí vai...
    Tvs que propagandeiam esses "deuses" há aos montes!E para esse escritor esdrúxulo, bem como tantos outros de mesma opinião, haverá sempre tolerância para tais "deuses", evidentemente...

    ResponderExcluir
  43. Thiago tem razão....16 de abril de 2011 18:23

    Thiago disse a verdade.
    Porque ateus criticam "crentes" em DEUS se eles são também crentes em dinheiro, carro, mansões, maltratos a animais(rinchas de animais,etc), estupros, assassinatos, prostituição, pedofilia, ....
    td mundo é CRENTE emalguma coisa.
    Sentam em cima do rabo pra falar do rabo dos outros....
    ATEUS ridículos.
    Queria que existeisse um atirador para cada um de vocês.

    ResponderExcluir
  44. Não,Thiago não tem razão16 de abril de 2011 18:55

    Crentes atacam ateus e o restante do mundo porque dependem de uma farsa para ganhar a vida.Ateus não!!!!

    ResponderExcluir
  45. Outra coisa,tudo que vc escreveu aí existem nas igrejas,igrejolas,igrejocas e igrejecas

    ResponderExcluir
  46. Jânio Lima está certíssimo!!!16 de abril de 2011 19:07

    É um indecorosidade ver essa bandidagem na tv e é nojento assistir aos mais bizarros espetáculos de ilusionismo pilantra para enrolar o povo ignóbil e as extravagantes atuaçoes teatrais baratas de vigarices e charlatanices desses falsários exploradores da fé!!!!

    ResponderExcluir
  47. todo mundo é crente em algo
    do contrário nao possui cérebro.

    ResponderExcluir
  48. Seus neurônios precisam formatar,se é que podem.a ideia que a crença em questão neste post é a religiosa.E o fato de todo mundo ter crenças,que também são descrenças, não necessariamente religiosas não prova que deus existe!

    ResponderExcluir
  49. Toda esssa defesa fragmentada e pouco convincente não remove da cabeça de muita gente nem da minha um pensamento.O pensamento de que esses vagabundos deveriam trabalhar honestamente ao invés de viverem às custas da exploração da fé,ingenuidade, ignorância,estupidez e desinformação do povo.

    ResponderExcluir
  50. cada anonimo mais burro que o outro
    é pq sao ateus

    ResponderExcluir
  51. Burro é vc que não argumentou nada absolutamente nada e só entrou aqui para ofender os outros.Os religiosos estão piorando cada vez mais!!

    ResponderExcluir
  52. Essa porcaria(merda) de programecos crentóides na televisão aberta deveria acabar mesmo até porque eles ferem o princípio da laicidade e neutralidade das emissoras de tv comerciais que privilegiam umas seitas em detrimento de outras e além de ser uma afronta à constituição do Brasil.

    ResponderExcluir
  53. O tal do crente é o bicho mais burro,tapado e fanático que pode existir que se podesse eliminava os opostos pelo homicídio.São ídolos da biblicidiofilia que consiste em usar a bíblia arrogantemente para metralhar seus inimigos com lendinhas e continhos patéticos...

    ResponderExcluir
  54. O que eles apresentam de bom?Aquele charlatanismo barato,circence e aquelas curas fajutas?.Ou aquelas pregações cheias de retorções,preconceitos,segregacionismos,mentiras,bibliolatria e hermenêutica fuleira que não é nem ciência assim como a tal teologia e a cristologia,gritos histéricos e´berros ensurdecedores?/ou ainda o pede-pede de dinheiro e comércio de seus produtos de qualidade questionável?Apologia à homofobia e à intolerância?Até parece que oferecem algo de positivo para a educação das crianças e jovens e de positivo e edificante para a cultura do povo e do país.

    ResponderExcluir
  55. Será o prenúncio do fim da vigarice, e a aposentadoria precoce do charlatanismo. Oremos, ou torçamos, ou saravemos, para que os hipnotizadores eletrônicos da massa sejam definitivamente expulsos do templo televisivo, e com eles, os demoníacos enlatados, os emburrecedores diabólicos dos programas-privada, os fanatizadores satanistas da violência urbana e da imbecilidade do besteirol do humor negro, da banalização do mal e da vulgaridade. Todos estes estelionatários da mediocridade e usurários da fé, prostituidores da consciência e proxenetas da ignorância; sejam perpetuamente proscritos e condenados ao inferno do ostracismo, impedidos de retornar.

    ResponderExcluir
  56. Absurdo essa proibição, se pode novela, futebol, carnaval, micareta, filmes de putaria e etc. Agora justo com as igrejas foram querer derrubar, criem vergonha na cara, controle remoto serve para que afinal ?
    Cada um assiste aquilo que gosta e que bem entender, há público para todos os gostos.
    Hahahahahaaha que programa de igreja influencia alguèm, cresçam e apareçam, tem novela ensinando e mostrando coisa muito ruim e não proibem nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ryoko Hakubi procurada em 15 sistemas solares18 de junho de 2012 21:24

      quanta hipocrisia num post só

      pior é que bem tais progamas um tal de $ila$ malacraia manda descer porrete em gays e descrentes, depois falam de novelas q incitam ao mal, mas q o malacheia vigarista incintando as pessoas a descerem o porrete em gays, pobres entre outros...

      Excluir
  57. Alo Fátima.
    Sou angolano, não conheço a realidade brasileira, mas a exemplo de outros países o Brasil é uma republica e um estado democrático e de direito. Isso pressupõem liberdade de expressão, de associação e de religião, e por conseguinte a laicidade do estado, o que significa que deve haver separação entre o estado e a religião, e que nenhuma religião deve ser a religião do estado, como é o caso do Vaticano e dos países islâmicos.
    Assim o estado defende a igualdade de direitos a liberdade religiosa do cidadão qualquer que seja a sua religião, e por leis apoia e promove a sua existência e manifestação pública, o que inclui a sua radiodifusão e televisionação. Isto inclui a liberdade de ateus e descrentes de se associar e de radiodifundir e televiosinar as suas opiniões e conceitos, o que perfaz a democracia.
    Todos podem viver juntos respeitando a liberdade de escolha de cada um. "A minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro", é o principio a ter em conta e respeitar para que haja coexistência e estabilidade social, emocional, psíquica, e poder-se assim ser no minimo pacíficos e felizes neste mundo efervescente.

    Miguel Varandas

    ResponderExcluir
  58. Tirar Missa? Deveriam era tirar essas porcarias de A Fazenda, BBB, e etc. Isso sim são programas que deveriam ser proibidos, afinal, trouxa é quem assiste isso

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Nada de extremismo. Apenas validação das leis. Se o Estado é laico, não pode haver promoções de crença x ou y aliadas a ele. Rádio, TV e internet são concessões públicas e difundir religião em um Estado laico nessas cadeias de mídia é fazer dela um interesse público de todos. O que na prática não é plausível. Trata-se de outra questão a ser discutida e rever as leis. É aí que se poderia entrar a real divulgação do que é ser ateu ou agnóstico ou quaisquer outras religiões.

    Mas é tão difícil aos ditos cristãos e evangélicos perfazerem suas crenças em suas igrejas? Precisam das escolas também? Há mesmo a necessidade de se infiltrar no poder, no Estado? De se fazer de um estado laico, uma teocracia disfarçada com partidos políticos cristãos? É erro. Concordo plenamente com o comentário de Miguel Varandas ao citar o aforismo da revolução francesa: "a minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro". O laicismo no Brasil deve ser revisto.

    "No meio de um povo geralmente corrupto a liberdade não pode durar muito."

    Edmund Burke

    ResponderExcluir
  61. Hitler, Fidel Castro, Stalin, Lênin, Idi Amin, Mao Tse Tung, Pol Pot, Kim Jang Il, Muammar al-Gaddafi, também concordam com o fim das liberdades religiosas.

    Esse pessoalzinho não sabe o que é um Estado/Ditatorial/Totalitário por excelência! O Brasil nunca viveu isso com plenitude!

    O regime de 64 não serve como parâmetro. Enquanto no mesmo período de ditaduras comunistas mundo afora, dezenas de milhões foram mortos, no Brasil Militarizado, mesmo com confrontos armados, a própria esquerda reconhece que os mortos não passam de 400(quatrocentos), em 21 anos.

    ResponderExcluir
  62. em parte creio que estão corretos os comentários, a respeito dos pastores e profetas (desde de que estejam realmente fazendo o que é contrario a Bíblia onde a própria palavra diz que pessoas que tem outros objetivos senão a pureza e santidade com expectativa de ir ao céu são chamados de falsos falsos profetas e pastores)
    PENSO, a situação é séria é urgência, é triste.
    A PROSTITUIÇÃO, AS DROGAS, O ADULTÉRIO,A PORNOGRAFIA são realmente males que minam e DESTROEM A FAMÍLIA, A SOCIEDADE, EM FIM A VIDA. fico triste em saber que muitas pessoas estão PREOCUPADAS, com os pregadores e igrejas tomarem conta do meios de comunicação (vale a pena frisar é necessário) mas não se preocupam com A PROSTITUIÇÃO, AS DROGAS, O ADULTÉRIO,A PORNOGRAFIA são realmente males. SE estão preocupados não demonstram aqui, QUEM SABE, estão concordando e até mesmo participando dessas doenças que contaminam o mundo físico intelectual, QUEM NÃO É CONTRA VOS É POR VOS, QUEM COMIGO NÃO AJUNTA ESPALHA disse o SENHOR JESUS (se é que tem ouvido, já que estão tão presentes em todos os canais de televisão procurando socorro. Ou lido ). querido tome muito cuidado no que você está fazendo ou dizendo ou tentando demonstrar zelo e cuidado, apalavra de Deus diz que é bom ter zelo, mas com entendimento. ok

    ResponderExcluir
  63. O que será que aconteceria se a família Marinho que é basicamente constituída por espíritas colocasse sessões espíritas no horário nobre? Tenho certeza que choveriam protestos dos crentes e dos católicos contra a Globo. Aí eu pergunto aonde fica o direito dos espíritas, umbandistas, Budistas, etc..etc... A questão principal é que os crentes e os católicos estão na mídia unica e exclusivamente pq. ele pagam, e todos sabemos que esse dinheiro não vem de um meio lícito é aquela velha história quem paga mais pode mais. Se eu fosse milionário eu pagaria um programa ateu em rede nacional aí eu queria ver religioso chiar.

    ResponderExcluir
  64. Crente não é gente,
    Cachorro não é ninguem,
    Quando crente for gente,
    Cachorro será tambem.
    Sê Tú, Uma BESTA!

    ResponderExcluir
  65. Quanto comentário ofensivo por parte dos teístas! Convenhamos, muitos ateus também fizeram comentários maldosos, mas quem desencadeou essa briguinha de segunda série foram os teístas, é só ver o histórico de comentários.

    Concordo, quem não está contente com a programação que vê pode muito bem trocar de canal ou simplesmente desligar a TV e ir fazer outra coisa... MAS! Existe, como mencionaram, uma passagem na Constituição Federal dizendo que o Estado deve ser 100% independente de qualquer credo - não podendo beneficiar esta ou aquela vertente religiosa. Isso, teoricamente, obriga todas as emissoras PÚBLICAS a remover qualquer tipo de propaganda/pregação/proselitismo de suas grades.

    Porém existe um detalhe importante. Muitos aqui atacaram emissoras como a Record, a Globo e a Bandeirantes. Apesar de usarem consessões públicas, essas emissoras são empresas PARTICULARES, podendo então colocar o que bem entenderem em seus horários. O que significa que não vamos ver a TV brasileira livre de missas, cultos ou de outros programas de conteúdo intelectual nulo, como BBB ou A Fazenda.

    ResponderExcluir
  66. Parabéns pelo tema, mostrou ser bastante pertinente, vendo tantos comentários, acredito que cumpriu seu papel, isto é liberdade de imprensa, bilateralidade, interação, coisas que as outras midias prometem mas não praticam.

    Quando grupos monopolizam meios de comunicação, deles fazendo uso para explorar e disseminar a ignorância e mentiras, com um único objetivo de extorquir pessoas de boa fé, o afastamento do Estado nestas questões não se justifica, tem sim o Estado obrigação de impor limites e até punir a todos que burlam a fé publica e as instituições.

    Estes que usam uma concessão de serviço público, destinado a educação e entretenimento, devem cumprir esse propósito, e deverá ser controlado sim, pois ninguém está acima da lei.

    o afastamento do Estado nestas questões, poderá com certeza gerar consequências desagradáveis num futuro próximo,

    ResponderExcluir

Postar um comentário


EDITOR DESTE SITE

Paulo Roberto Lopes é jornalista

profissional diplomado. Trabalhou

no jornal centenário abolicionista

Diario Popular, Folha de S.Paulo,

revistas da Editora Abril e

em outras publicações.

Contato